Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

AMD Bulldozer / Bobcat / Zambezi - Plataformas.


Posts recomendados

  • Membro VIP
Agora eu fico naquela, sem a NB a MB irá esquentar menos. Como fica o VRM? Precisa melhorar, pode se manter, ou pode ser "reduzido" sem perder relativa qualidade final? Fico na duvida.

O VRM que falamos é o do processador, o chipset e memórias geralmente tem uma fase própria cada um.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Agora eu fico naquela, sem a NB a MB irá esquentar menos. Como fica o VRM? Precisa melhorar, pode se manter, ou pode ser "reduzido" sem perder relativa qualidade final? Fico na duvida.

1) Não é que não existe NB. Ele existirá dentro do processador. ;)

2) O sistema de fases teve que ser repensado pro Llano tendo em vista que o projeto é radicalmente diferente dos AM3 e mesmo dos bulldozers. Um chip fusion terá núcleos x86, controlador de memória, gpu, bios e sabe-se lá mais o que.

3) Bom, como é possível fazer overclock no SB, deve também ser possível fazer no Llano, porém, acho que ele deve trazer o mesmo problema do congênere Intel com relação ao clock base, sendo possível o overclock apenas pelo destravamento do multiplicador do processador. Neste caso, se por possível fazer um over agressivo veremos placas com um número maior de fases, caso contrário, será muito difícil vermos placas com mais de 5 fases.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3) Bom, como é possível fazer overclock no SB, deve também ser possível fazer no Llano, porém, acho que ele deve trazer o mesmo problema do congênere Intel com relação ao clock base, sendo possível o overclock apenas pelo destravamento do multiplicador do processador. Neste caso, se por possível fazer um over agressivo veremos placas com um número maior de fases, caso contrário, será muito difícil vermos placas com mais de 5 fases.

O problema do Sandy é em relação ao PLL, creio que ali entre os slots PCIs-E seja um cristal e um chip gerador, certamente Llano não tem PLL a bordo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

alguem sabe se essas placas da asus serie 990fx vai ter suporte para ate 32gb de memoria assim como tem nos intel, ou vai continuar com limite de 16gb(4x4gb)? so faltaria isso para deixar a plataforma destruidora!

obs: penso nisso porque é possivel q as memorias de 8gb se popularizem e isso traria um alto poder para futuras expansoes na plataforma.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

alguem sabe se essas placas da asus serie 990fx vai ter suporte para ate 32gb de memoria assim como tem nos intel, ou vai continuar com limite de 16gb(4x4gb)? so faltaria isso para deixar a plataforma destruidora!

obs: penso nisso porque é possivel q as memorias de 8gb se popularizem e isso traria um alto poder para futuras expansoes na plataforma.

Eu nem sabia que tinha esse limite de 16GB, só acreditava que o limite era o próprio n° de slots.

Mas essa quantidade de memória só é necessária/desejável em servidores. E que eu me lembre a AMD já anunciou que o BDZ oferecerá um suporte a bem mais memória, inclusive com quad-channel se me lembro bem (MAS só para os servidores).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
alguem sabe se essas placas da asus serie 990fx vai ter suporte para ate 32gb de memoria assim como tem nos intel, ou vai continuar com limite de 16gb(4x4gb)? so faltaria isso para deixar a plataforma destruidora!

obs: penso nisso porque é possivel q as memorias de 8gb se popularizem e isso traria um alto poder para futuras expansoes na plataforma.

Pra que 32 GiB, num sistema mid-end ?

Aliás, pra que mais que 8 GiB em um sistema topo de linha ? Tem pente de 8 GiB por aí ?

Servidor é que tem que ter bastante memória, e 32 GiB já acontece por ali faz um tempinho.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pra que 32 GiB, num sistema mid-end ?

Aliás, pra que mais que 8 GiB em um sistema topo de linha ? Tem pente de 8 GiB por aí ?

Servidor é que tem que ter bastante memória, e 32 GiB já acontece por ali faz um tempinho.

tem pente de 8gb sim, e nao é aqueles de servidor(non ecc se nao me engano é esse o nome). mas eles tem frequencia de ate 1333mhz.

eu disse isso porque eu pretendo pegar uma asus top com chip 990fx pra poder usar o sli e casar com ela por pelo menos 5~6 anos!:D

assim so precisaria esquentar a cabeça com placa de video e processadores mais atuais para o am3+ no futuro.

sabe-se la o q nos espera daki 6 anos, então seria bom ter um sistema bastante expansivel em termos de memoria e afins.

ja penso se lançarem um crysis 4 q consome 30gb de memoria???

:D:D:D:D:D

mas você esta certo, hj em dia mal tem jogos q chegam em 2gb de consumo e dificilmente vai aparecer aplicativos estão pesados assim em 6 anos, então com 16gb já fikaria bem folgado.

mas sabe como é né, nao custa perguntar, porque sei q nos 1155 tem suporte para 32gb, então achei interessante perguntar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Pra que 32 GiB, num sistema mid-end ?

Aliás, pra que mais que 8 GiB em um sistema topo de linha ? Tem pente de 8 GiB por aí ?

Servidor é que tem que ter bastante memória, e 32 GiB já acontece por ali faz um tempinho.

8Gb não é algo tão distante. Meu notebook tem 8Gb. 4Gb é pouco pra quem trabalha com virtualização.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

8Gb não é algo tão distante. Meu notebook tem 8Gb. 4Gb é pouco pra quem trabalha com virtualização.

é por isso q eu disse. eu nao apenas jogo no pc, mas faço "N" coisas ao mesmo tempo.

um dos maiores exemplos aqui é q nao posso usar the sims 3+torrentz+firefox. ele crava nos 3,84gb e o pc começa a travar todo. e depois disso pra ele voltar a funcionar descente so reiniciando porque ele interrompe trocentos processos por causa disso.

como eu trabalho pela net e preciso estar sempre com o navegador aberto, eu aproveito para me distrair um pouco, mas com 4gb no seven ultimate para utilizar meus programas já nao esta dando mais. como você ja disse, nem da pra dizer q 8gb de ram é muito. se você trabalha com makinas virtuais precisa der bastante ram de sobra. eu ja trabalhei com 3 makinas virtuais(2 database, 1 jogo base) aqui pra teste de um servidor de jogos, e 4gb nao dá pra nada.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Usando um cheat mágico, até 2015 dificilmente precisaremos de mais de 16GiB de RAM.

Fizeram um teste lá no doompc mostrando que não existe diferença entre 4GB e 8GB para jogos, há menos que você use processos como virtualização, trabalhe com editores de imagens e gráficos monstros, etc.

Quanto a limitação de 16GB, a MSI 890FXA-GD65 suporta. O que me leva a crer que a limitação não é da plataforma e sim do projeto das placas. Enfim...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Qualquer processador AMD (x86-64) suporta o equivalente a 2^40 de RAM, se não errei na conta, 128GB, desde o Semprom ao Opteron, as limitações são físicas, (quantidade de slots).

Maioria do jogos você tem que ver ao certo, eles trazem um Pacth x64 onde na verdade o executável é x86, ou seja, não acessa mais que 1,5GB.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
tem pente de 8gb sim, e nao é aqueles de servidor(non ecc se nao me engano é esse o nome). mas eles tem frequencia de ate 1333mhz.

Non ECC são os "nossos", pra servidores eles geralmente são ECC. ;)

eu disse isso porque eu pretendo pegar uma asus top com chip 990fx pra poder usar o sli e casar com ela por pelo menos 5~6 anos!:D

assim so precisaria esquentar a cabeça com placa de video e processadores mais atuais para o am3+ no futuro.

A 5-6 anos atrás 1 GiB era bom e 2 GiB era super, quase ninguém tinha 4.

8Gb não é algo tão distante. Meu notebook tem 8Gb. 4Gb é pouco pra quem trabalha com virtualização.

8 GiB não é distante mesmo, hoje em dia os pentes de 2 e 4 GiB estã a preço de banana (eba !), agora esse tanto aí, tem que virtualizar bacarai ein ?! :D

um dos maiores exemplos aqui é q nao posso usar the sims 3+torrentz+firefox. ele crava nos 3,84gb e o pc começa a travar todo. e depois disso pra ele voltar a funcionar descente so reiniciando porque ele interrompe trocentos processos por causa disso.

Sem querer começar uma guerra, mas seu problema se chama windows.

É absurdo o 7 me consumir mais de 1.2 GiB de memória logo depois de terminar a inicialização, sem quase nada carregado. Dá pra ter o mesmo visual com 300 MiB no linux e mesmo no XP com jogo aberto eu raramente estourei meu 1 GiB de memória.

como eu trabalho pela net e preciso estar sempre com o navegador aberto, eu aproveito para me distrair um pouco, mas com 4gb no seven ultimate para utilizar meus programas já nao esta dando mais. como você ja disse, nem da pra dizer q 8gb de ram é muito. se você trabalha com makinas virtuais precisa der bastante ram de sobra. eu ja trabalhei com 3 makinas virtuais(2 database, 1 jogo base) aqui pra teste de um servidor de jogos, e 4gb nao dá pra nada.

Com 3 eu me viro fazendo as mesmas coisas e ainda frito o processador com o Folding.

Claro que não é perfeito, mas funciona.

Ademais, concordo com o soulforged, aí o teste que ele falou:

http://www.doompc.com/2011/03/06/teste-pratico-de-desempenho-2gb-4gb-6gb-e-8gb-de-memoria-em-jogos/

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

aee acabei de procurar informações sobre o amd fx 8110 e encontrei uma foto:

http://motherboardnews.com/wp-content/uploads/2011/05/fx8110_leak.jpg

o q seria o socket am3b(942)? ele pertence ao mesmo grupo dos bulldozer para desktop? será q essa foto é um fake? outra coisa, alguem sabe quando vão anunciar esses processadores? porque ja tem o chipset, as placas mae e tudo mais, tudo pronto pra receber os bulldozer.

fiquei curioso porque um usuario aee em cima citou o amd fx 8110. como achava q os fx fossem para servidores, ele também viria em um socket diferente, g34 se nao me engano.

depois disso acabei me perdendo legal. to todo confuso aqui!:D

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Seen below, the new board makes use of the AMD 990FX / SB950 chipset combo, it supports AM3+ processors, and features an 8+2 DIGI+ VRM, TPU and EPU processors, TUF components (Alloy Choke, military-grade Capacitors and MOSFET), the MemOK! function that ensures memory boot compatibility, ESD (electrostatic discharge) protection, plus the Thermal Radar which monitors temperatures in real-time and adjusts fan speed accordingly.
Se não for de boa qualidade, achei meio capada em Mosfets.
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!