Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

AMD Bulldozer / Bobcat / Zambezi - Plataformas.


Posts recomendados

Ednan: a gente não sabia com confiança nem quantos SPs a série 6900 tinha até o launch... Mas teve vários leaks sim (uma loja até vendeu antes)... mas era bem, mas bem próximo do lançamento. No caso do BDZ falta bastante tempo para o lançamento e o anúncio só vai ser daqui a 24 dias (vi no relógio do eriberto hehe)

Valeu! Eles realmente estão na linha dos preços da Sandy nos EUA?

E ao contrário do que o cara do anand disse, a "melhor" prova de que o BDZ deve superar os equivalentes Intel é um preço igual, já que a diferença seria pela performance. Claro, se fosse mais alto a gente estaria vendo performances absurdas, tipo +50% xD. Mas ai nem no sonho dos engenheiros da AMD. xD

http://www.dmtf.org/sites/default/files/standards/documents/DSP0134_2.7.1.pdf

na página 44 desse documento aparece uma sitação sobre uma série "S" da AMD, alguém conhece, alguém já viu?

Acredito que não tenha saido ainda. Parece ser uma segunda linha do Llano. Ou quem sabe uma linha mobile do BDZ.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Lembrando que, se forem reais, são preços de 1000 unidades como fala acima, então o valor final é maior. Mas ainda assim, isso significa que os FX81xx competem de igual pra igual com o i7 2600, o que é muito bom =)

Se isso for verdade, será muito bom.

Pois se no HIGH-END a AMD empata, então no low-end ela deve destruir(se a AMD continuar com sua tradição).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Se isso for verdade, será muito bom.

Pois se no HIGH-END a AMD empata, então no low-end ela deve destruir(se a AMD continuar com sua tradição).

Bom, tenho que ver os benchs em desempenho de 1~2 núcleos.

Acho que no total a AMD ganhará, ou empatará, mas em aplicações que utilizam menos núcleos (como jogos por exemplo) acho que os SB ainda levarão a vantagem... Apenas um palpite. :mellow:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Hoje convenci um cliente a esperar até junho para ver o lançamento do BDZ e daí comprar um pc.

O orçamento que eu montei coloquei um SB i7 2600K e uma GTS 450. O orçamento que ele tinha incluía um i7 950, mas achei que por 42 obamas extras valeria a pena um SB. Por 24 dias extras (usei o meu reloginho do BDZ também rss) achei que valeria a pena aguardar o lançamento :)

Po*** agora voltou a ansiedade de que vaze algo, mas só vale a pena se vazar algo concreto. Aguardemos então.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Ednan: Só porque a Intel não quer. Ela capa tudo.

@Eriberto: Realmente de 950 para 2600k por só isso não tem nem o que pensar. Agora sobre o BDZ, tomara que fique muito bom para o cara não vir tirar desaforo com você haha.

-----

Carinha da AMD fala que com o tempo os modelos de programação de OpenCL e tal vão avançar e deixar de considerar CPU e GPU separadamente, ficando assim mais adequados aos APUs.

http://blogs.amd.com/developer/2011/05/20/amds-lee-howes-on-heterogeneous-computing/

---- EDIT

Bem, saiu leak do Llano (inclusive com over) que parece que é legítimo, pelo menos o pessoal do Charlie assinou em baixo (charlie tá em dubai).

http://www.nordichardware.com/news/69-cpu-chipset/43182-first-amd-llano-benchmarks.html?utm_source=feedburner&utm_medium=feed&utm_campaign=Feed:+nhdotcom+(www.nordichardware.com+News+&+Articles)

http://www.inpai.com.cn/doc/hard/149135_2.htm

Fonte: http://semiaccurate.com/2011/05/20/an-alarmist-title-about-sillycon/

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Se isso for verdade, será muito bom.

Pois se no HIGH-END a AMD empata, então no low-end ela deve destruir(se a AMD continuar com sua tradição).

Detalhe.. pelo que me lembro, o chip do Bulldozer é maior, então a tia Intel "pode" cortar mais seus preços.

Carinha da AMD fala que com o tempo os modelos de programação de OpenCL e tal vão avançar e deixar de considerar CPU e GPU separadamente, ficando assim mais adequados aos APUs.

http://blogs.amd.com/developer/2011/05/20/amds-lee-howes-on-heterogeneous-computing/

---- EDIT

É do interesse dele que isso aconteça, espero que eles se esforcem bastante para tal.

Dentro do esperado, o desempenho CPU é levemente maior que o de um Phenom de mesmo clock.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Eriberto: A manha nem é ele ficar chateado com o BDZ ser pior hehe. O problema mesmo é ele não aguentar esperar e comprar em outro canto.

Dentro do esperado, o desempenho CPU é levemente maior que o de um Phenom de mesmo clock.

Como Llano vai vir sem L3 acho que o mais correto seria comparar com os Athlon II.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

O L3 mostra ganho significativo em alguns aplicativos, e pelo que foi falado, o Llano terá mais L2 que os K10.5, né ?

--

http://www.techpowerup.com/146070/MSI-990FXA-GD80-Socket-AM3+-Motherboard-Detailed.html

Isso já saiu ? Sobre a MSI 990FXA-GD80

--

http://www.techpowerup.com/146081/ASRock-A75-Extreme4-AMD-FM1-Fusion-Motherboard-Pictured.html

Foto de placa Asrock para o Llano. Bem mais caprichada que a da ECS, VRM bacana e que pelo visto esquenta pouco, capacitores sólidos, portas SATA paralelas à placa, boa distribuição dos SLOTs e EPS12V.

Bacana, podemos esperar coisa melhor da Asus, MSI e GB, só achei esse slot um pouco "pra direita".

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Então pessoal. não me dei ao trabalho de ler o tópico inteiro mas estou na espera para saber se as "antigas" 890FX como a minha Crosshair IV Fórmula será retrocompatível com as novas CPUs da AMD, os Bulldozer.

Se alguém tiver lido e acompanhado todo o tópico me informe se existem rumores de que seja retrocompatível, caso contrário, só trocando a mobo.

Desconfio que talvez seja pois a ASUS liberou uma versão de bios, bios que já instalei na minha mobo para alguns novos processadores, não entendi direito quais pois acho que apenas DENEBs com cock maior não seriam motivo de "RELEASE" de BIOS uma vez que a arquitetura interna seja a mesma só mudando o clock mesmo.

Então, como estamos???

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Esses preços aqui são de hoje (dia 20/05), estão em dólar e em real, U$$ e R$ respectivamente, e são dos sites Newegg e Boadica:

PII X4 955 - U$$ 120

PII X4 955 - R$ 260

PII X6 1090T - U$$ 190

PII X6 1090T - R$ 420

PII X6 1055T - UU$ 160

PII X6 1055T - R$ 350

Core i5 2300 - R$ 350

Core i7 2400 - R$ 395

Core i5 2500 - R$ 420

Core i5 2500K - R$ 420

Core i7 2600 - R$ 585

Core i7 2600K - R$ 750

http://img849.imageshack.us/img849/8320/amdbulldozerlianofiyatd.jpg

O dólar hj está a R$ 1,61 (R$ 1,60 arredondando). Logo o PII X4 955 custando U$$ 120, sairia por R$ 192 (sem impostos ou lucro). "Falando pro alto", ele ta sendo vendido aqui por R$ 260, R$ 68 a mais, logo 192 + 13% (PIS - 1%, COFINS - 3% e ICMS - 9%) = R$ 216,96, o lucro do vendedor é algo em torno de 19,85% (arrendondando 20%). Então o Bulldozer mais barato (FX-4110) sairá por aproximadamente R$ 404,32 (U$$ 190 +33%) isso descartando-se a taxa de importação, e o mais caro (FX-8310P) sairá por R$ 680,96 (U$$ 320 + 33%). Agora considerando que é lançamento e a ganância dos vendedores podemos esperar mais 50 reais em cima destes preços. Agora eu pergunto a vocês, será que valerá a pena pagar o mesmo preço ou mais por eles ao invés dos Sandy-bridge, para ter o mesmo desempenho, visto q no fim do ano saíram os Ivy-bridge que serão compatíveis com algumas placas p/ SB, já os BZ2 quando saírem provavelmente terão um novo socket por serem APU (tecnologia diferente) e impossibilitarão o upgrade. Eu por exemplo penso em fazer o upgrade, mas minha mobo impossibilita, então eu devo comprar outra, mas eu irei $pensar$ muito bem antes de tomar qualquer decisão.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O L3 mostra ganho significativo em alguns aplicativos, e pelo que foi falado, o Llano terá mais L2 que os K10.5, né ?

Sim, sim. Por isso acho que comparar com o Phenom II não seria o ideal para calcular a melhora em IPC, por exemplo. ;D

Então pessoal. não me dei ao trabalho de ler o tópico inteiro mas estou na espera para saber se as "antigas" 890FX como a minha Crosshair IV Fórmula será retrocompatível com as novas CPUs da AMD, os Bulldozer.

Se alguém tiver lido e acompanhado todo o tópico me informe se existem rumores de que seja retrocompatível, caso contrário, só trocando a mobo.

Desconfio que talvez seja pois a ASUS liberou uma versão de bios, bios que já instalei na minha mobo para alguns novos processadores, não entendi direito quais pois acho que apenas DENEBs com cock maior não seriam motivo de "RELEASE" de BIOS uma vez que a arquitetura interna seja a mesma só mudando o clock mesmo.

Então, como estamos???

A AMD não suporta essa retrocompatibilidade, defende que é uma questão elétrica. Já foi bem discutido a umas (várias agora) páginas atrás. Aconselho que vá no site da manufaturadora da sua mobo para saber se ela oferece um bios novo, pois vai depender dela.

Esses preços aqui são de hoje (dia 20/05), estão em dólar e em real, U$$ e R$ respectivamente, e são dos sites Newegg e Boadica:

PII X4 955 - U$$ 120

PII X4 955 - R$ 260

PII X6 1090T - U$$ 190

PII X6 1090T - R$ 420

PII X6 1055T - UU$ 160

PII X6 1055T - R$ 350

Core i5 2300 - R$ 350

Core i7 2400 - R$ 395

Core i5 2500 - R$ 420

Core i5 2500K - R$ 420

Core i7 2600 - R$ 585

Core i7 2600K - R$ 750

http://img849.imageshack.us/img849/8320/amdbulldozerlianofiyatd.jpg

O dólar hj está a R$ 1,61 (R$ 1,60 arredondando). Logo o PII X4 955 custando U$$ 120, sairia por R$ 192 (sem impostos ou lucro). "Falando pro alto", ele ta sendo vendido aqui por R$ 260, R$ 68 a mais, logo 192 + 13% (PIS - 1%, COFINS - 3% e ICMS - 9%) = R$ 216,96, o lucro do vendedor é algo em torno de 19,85% (arrendondando 20%). Então o Bulldozer mais barato (FX-4110) sairá por aproximadamente R$ 404,32 (U$$ 190 +33%) isso descartando-se a taxa de importação, e o mais caro (FX-8310P) sairá por R$ 680,96 (U$$ 320 + 33%). Agora considerando que é lançamento e a ganância dos vendedores podemos esperar mais 50 reais em cima destes preços. Agora eu pergunto a vocês, será que valerá a pena pagar o mesmo preço ou mais por eles ao invés dos Sandy-bridge, para ter o mesmo desempenho, visto q no fim do ano saíram os Ivy-bridge que serão compatíveis com algumas placas p/ SB, já os BZ2 quando saírem provavelmente terão um novo socket por serem APU (tecnologia diferente) e impossibilitarão o upgrade. Eu por exemplo penso em fazer o upgrade, mas minha mobo impossibilita, então eu devo comprar outra, mas eu irei $pensar$ muito bem antes de tomar qualquer decisão.

A questão é que o preço lá fora será assim-assim com o do SB, então os preços aqui vão ser comparáveis mas um pouco inferiores (acredito) porque são da AMD e vocês sabem como ela "esqueeenta" e é "leeeeenta" e é de "máááá qualidade" e etc, etc... (_(

Detalhe importante: tudo leva a crer que teremos bulldozers não-APU na próxima leva ainda. A 3ª aí eu já não garanto nada.

Já foi confirmado isso faz tempo no roadmap. xD

E eu acho que a AMD talvez nunca chegue a oferecer APENAS APUs. Pelo menos com base no discurso dela de que vai oferecer soluções empresariais (leia-se "server") adequadas para cada nicho. E segundo ela existem alguns nichos que não faz sentido um APU.

É por isso que saiu os CPU bobcat, a não muito famosa série "G".

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

http://www.techpowerup.com/146081/ASRock-A75-Extreme4-AMD-FM1-Fusion-Motherboard-Pictured.html

Foto de placa Asrock para o Llano. Bem mais caprichada que a da ECS, VRM bacana e que pelo visto esquenta pouco, capacitores sólidos, portas SATA paralelas à placa, boa distribuição dos SLOTs e EPS12V.

Bacana, podemos esperar coisa melhor da Asus, MSI e GB, só achei esse slot um pouco "pra direita".

Com o controlador PCI-E on ao processador, é impressionante como um monstrinho desses ainda dar direito a CrossfireX de até 3 GPUs [8x/8x/4x], lembrando que o IGP é fortíssimo e dar direito a Hybrid CrossfireX.

Este ponto não entendi

Expect a big chop in CPU to discrete GPU latencies
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pessoal, vocês estão esquecendo de considerar a capacidade da AMD em fazer besteira ...

Lembrem-se do preço do lançamento das 6xxx

UHuhauahuahuaa vira essa boca para lá uahauhaua

Pelo menos por enquanto, já temos os "preços" diferentes fontes trouxeram os mesmos valores, vamos torcer para que se confirmem e que logo após o lançamento comece a "pricewar".

@Sirroman, esse problema no chipset, foi o que atrasou inclusive a apresentação do BDZ que seria feita em março, mas... o bendito chipset deu pau e agora estamos nesse "breu" sem informações oficiais, só nos resta acreditar que poderemos ter boas noticias daqui 24 dias :P

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!