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Mais memória faz diferença no desempenho em jogos?

       
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Colocar mais memória no computador melhora o desempenho em jogos? Testamos alguns jogos com 4 GiB, 8 GiB e 16 GiB de RAM para respondermos a esta pergunta. Confira!

Mais memória faz diferença no desempenho em jogos?
Rafael Coelho Editor-chefe do Clube do Hardware

Introdução

Uma regra antiga que todo entusiasta por computadores conhece é que “quanto mais RAM, melhor”. Com certeza, uma quantidade maior de memória não atrapalha, mas será que, para quem está montando um computador para jogos e quer a maior taxa de quadros possível, vale a pena investir para ter o máximo de RAM possível? Vale a pena colocar 4 GiB, 8 GiB ou mesmo 16 GiB? Confira nesse nosso teste.

A RAM (Random Access Memory, memória de acesso aleatório) é onde o computador guarda as instruções e dados que estão sendo processados. Em teoria, se a quantidade de memória disponível no computador for inferior à que o programa em execução exige, o programa simplesmente não rodará. Na prática, porém, os computadores usam um recurso chamado “memória virtual”, onde alguns dados da memória são transferidos temporariamente para uma unidade de armazenamento (disco rígido, na maioria dos casos) para “liberar espaço” na RAM. Quando o processador pede um dado que foi transferido para a unidade de armazenamento, os dados precisam ser repostos na RAM e dados que estiverem agora ociosos são colocados na unidade de armazenamento. Essas trocas diminuem o desempenho do computador, pois o desempenho se um disco rígido (e mesmo de um SSD) é bem inferior ao da RAM.

Quando há memória sobrando, a maior parte dos sistemas operacionais utiliza esta memória “ociosa” como cache dos dados de disco, guardando uma cópia das últimas informações lidas. Por isso, quando abrimos o mesmo programa pela segunda vez, ele carrega bem mais rápido do que da primeira: os dados não precisam ser lidos na unidade de disco, pois já estão armazenados na memória que não está sendo utilizada pelos programas.

Por causa destes dois recursos é que a quantidade de memória pode afetar o desempenho geral do computador; pouca memória pode deixar o computador lento por causa do uso da memória virtual; bastante memória pode acelerar o carregamento de programas pelo uso do cache de disco.

A questão que analisaremos hoje é se, na prática, uma maior quantidade de memória instalada é perceptível pelo o usuário em jogos. Para responder a esta pergunta, nós rodamos oito jogos atuais em um computador potente (para evitar gargalos de desempenho por causa da placa de vídeo ou do processador), utilizando 16 GiB, depois 8 GiB, e posteriormente 4 GiB. Nos testes com 16 GiB utilizamos dois módulos de 8 GiB cada (em canal duplo), no teste com 8 GiB utilizamos dois módulos de 4 GiB cada, também em canal duplo, e finalmente utilizamos apenas um módulo de 4 GiB (obviamente, em canal simples), pois não tínhamos dois módulos de 2 GiB à disposição. Apesar de termos utilizado memórias diferentes, em todos os testes elas estavam configuradas com o mesmo clock e latências.

O fato de rodarmos dois testes com a memoria configurada em dois canais e o terceiro com a memória configurada em apenas um canal não deve gerar diferença de desempenho, como já mostramos em nosso teste recente “Memória em dois canais faz diferença no desempenho em jogos?”.

A Figura 1 mostra os módulos de memória utilizados em nosso teste.

Quantidade de RAM faz diferença no desempenho em jogos?

Figura 1: módulos de memória utilizados no teste

Vamos listar a configuração utilizada nos testes na próxima página.

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Comentários de usuários




No meu caso acho que faz diferença

Como no jogo arma 3 usa ram virtual no meu caso com mais umas 5 ou mais separadores de website fica um com-somo de ram dedicada em-ter 5Gb a 8Gb

no caso de ram virtual vai ficando em-ter os 12Gb a 15Gb
no meu ponto de vista acho que depende do que de Usa e for para pessoas num modo Básico de pc mas

no meu caso com uma placa de Capturado a gravar toda a hora com o google sempre aberto com 5 ou ate mais separadores abertos eu notei a Diferença com 16
Na minha opinião Depende de pessoa para pessoa e usa modo avançado ao modo básico de windows

Editado por Afonso Pereira Domingos

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Uma coisa que faltou no teste foi utilizar um programa para medir o quanto de memória estava sendo utilizada durante cada benchmark.

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Gosto muito das matérias do Clube do Hardware, sempre interessantes.

Mas esse teste foi medido o resultado de forma equivocada. O correto seria ser medido o tempo de carregamento dos jogos, tanto na inicialização do jogo como dentro do jogo.

Pois é evidente que a memória ram não influienciará em nada o FPS.

Seria interessante como foi comentado pelo Jorno, é a quantidade de memoria utlizada e o que ficou disponivel. Pois muitos jogadores utilizam outros programas (ex: teamspeak, afterburner, rivaturner, hwinfo, google chrome, etc) ao mesmo tempo em que joga e ai a memória ram vai influnciar no desempenho geral do jogo.

Editado por Carlos Eduardo B Camargo

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Gosto muito das matérias do Clube do Hardware, sempre interessantes.

Mas esse teste foi medido o resultado de forma equivocada. O correto seria ser medido o tempo de carregamento dos jogos, tanto na inicialização do jogo como dentro do jogo.

Pois é evidente que a memória ram não influienciará em nada o FPS.

Seria interessante como foi comentado pelo Jorno, é a quantidade de memoria utlizada e o que ficou disponivel. Pois muitos jogadores utilizam outros programas (ex: teamspeak, afterburner, rivaturner, hwinfo, google chrome, etc) ao mesmo tempo em que joga e ai a memória ram vai influnciar no desempenho geral do jogo.

 

Não foi equivocado: o objetivo era medir se havia influência na taxa de quadros, e não no tempo de carregamento. E a propósito, chegamos a medir o tempo de carregamento do GTA V com 4 GiB e 8 GiB: deu exatos 57 s nos dois casos.

Quanto a medir a memória utilizada, é uma medição meio sem sentido, já que quanto mais memória disponível, mais memória o sistema operacional acaba utilizando como cache de disco e do sistema. Então se tiver 16 GiB, o computador pode estar com 15 GiB "utilizados", o que pode nos levar a pensar que o sistema não vai funcionar com menos do que isso.

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Não foi equivocado: o objetivo era medir se havia influência na taxa de quadros, e não no tempo de carregamento. E a propósito, chegamos a medir o tempo de carregamento do GTA V com 4 GiB e 8 GiB: deu exatos 57 s nos dois casos.

Quanto a medir a memória utilizada, é uma medição meio sem sentido, já que quanto mais memória disponível, mais memória o sistema operacional acaba utilizando como cache de disco e do sistema. Então se tiver 16 GiB, o computador pode estar com 15 GiB "utilizados", o que pode nos levar a pensar que o sistema não vai funcionar com menos do que isso.

 

Eu sou um dos que vem aqui no forum e defende as matérias desse site de gente que reclama por reclamar sem fundamento só para depreciar a matéria.

 

Mas agora vamos ao tema dessa matéria: Mais memória faz diferença no desempenho em jogos?

 

O titulo da matéria fala especificadamente que o teste é somente em relação ao FPS???

 

Memória ram não influencia em nada o FPS, mas sim no carregamento dos aplicativos e também na quantidade de aplicativos abertos ao mesmo tempo. Diga-se de passagem, outra coisa que influencia no carregamento é HD SSD.

 

Medir o desempenho dos jogos em FPS para testar a memoria ram é tão relevante quanto tentar verificar se uma placa de video influência no boot do windows. Ou também, saber se colocar o jogo num HD SSD influencia nos FPS dos jogos. Obviamente que não fará diferença, mas se notará na hora de abrir os jogos e no tempo de carregamento dentro do jogo.

 

Hoje em dia, ao meu ver o minimo para se rodar jogos é 4gb de ram. 8Gb já seriam suficientes para a maioria dos jogos. 16gb seria interessante para quem tem varios monitores e deixar aberto varios aplicativos ao mesmo tempo, ( ex: como jogar num monitor e rodar um filme em full HD em outro monitor)

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Bom dia!

 

Muito interessante o teste, mas como o amigo( Carlos Eduardo B Camargo) mais acima citou: "O correto seria ser medido o tempo de carregamento dos jogos, tanto na inicialização do jogo como dentro do jogo. Pois é evidente que a memória ram não influienciará em nada o FPS." Isso foi provado o teste anterior, mas como cada teste tem seu objetivo, este ainda está valendo.

 

Jorno

"Uma coisa que faltou no teste foi utilizar um programa para medir o quanto de memória estava sendo utilizada durante cada benchmark."

 

Com certeza, este tipo de teste teríamos algumas variações, até porque, nos modos de 8 e 16gb estaríamos usando em dual channel.

 

Agora, um teste interessante, e que no texto é apresentado, é sobre a paginação de memória virtual. Sempre em meus computadores para jogos, eu desativo a função de memória/paginação virtual e sinto uma grande diferença no carregamento do sistema, jogos e programas, porém o consumo de ram fica extramente alto, coisa de 2gb a mais que o "normal". Não só isso, mas desativo serviços inúteis do sistema para que seja utilizado menos apps em segundo plano.

 

Jogando GTA por exemplo, em FullHD no médio, o pc tem um consumo de 1gb de vídeo e +- 6gb de RAM (contando o sistema) rodando a 50~80fps

 

ECS A785GM-AD3 2.0@2.400ghz

GTX460 1gb 256bits

Athlon II x4 630 2.8ghz @ 3.5ghz

4 x 2gb kingston 1333 CL9@1600mhz CL9/8 

2 x 320GB Raid Sata2

Editado por Valter Leonardo

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Entendo, e na verdade queremos mesmo é ver os leitores colaborando, com elogios e também com críticas. Das críticas têm surgido excelentes sugestões de novos testes.

Mas quanto a esse caso, não está claro no título que estamos nos referindo a ganho em fps, mas o objetivo que tínhamos era este, e tentamos deixar claro na introdução do texto.

Testar se a quantidade de memória influencia no tempo de carregamento dos jogos até poderia ser feito em outro teste, mas achamos que essa é mais óbvia ainda, já que o disco rígido (e mesmo um ssd) são bem mais lentos do que a memória. Assim, o gargalo é sempre o disco rígido. E, como eu escrevi acima, chegamos a fazer um teste por curiosidade, medindo o tempo de carregamento do GTA V com 8 GiB e 4 GiB, e não deu diferença nenhuma.

Mas uma coisa óbvia (tentamos deixar isso claro nas conclusões) é que estamos nos referindo a situações onde apenas o jogo (e o sistema operacional) está rodando. Claro que em situações como por exemplo você estar jogando e ao mesmo tempo capturando em vídeo o seu jogo, a necessidade de memória vai ser bem maior.

Editado por Gabriel Torres
Remoção de citação desnecessária para deixar o post mais limpo

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Parabenizo o CDH por mais um belo trabalho. Como era de se esperar, o tema causou bastante polêmica nos comentários.

Verifiquei que os resultados não eram o que muitos esperavam, mas acredito que existem explicações pelos resultados contraditórios, porém, como o objetivo da matéria foi se a quantidade de RAM influencia diretamente nos jogos, não questiono os resultados, muito menos a metodologia utilizada.

Gostaria de deixar uma sugestão construtiva para amenizar as polêmicas causadas, ou melhor: duas (caso esteja ao alcance do CDH, claro, pois não é meu objetivo forçar a barra).

A primeira seria um teste com a mesma metodologia de memória utilizada (mantém as mesmas capacidades de RAM utilizadas, em single ou dual channel), porém, com placas de vídeo de mesmo chip e quantidade de memória VRAM diferentes (tipo uma GTX 960 ou R9 380 com 2GB e 4GB - esta é a parte mais difícil de conseguir, imagino);

A segunda seria acrescentar o game "Middle Earth: Shadow of Mordor", que além de ser um jogo extremamente lindo, ainda tem um recurso "bandido" de qualidade de textura, que rouba toda a memória VRAM da placa gráfica, tendo que dividir recursos com a memória RAM principal do computador (em consequência caem bastante os frames, pelo menos na teoria, já que a memória RAM é mais lenta que a memória VRAM e a transição dos dados armazenados de uma para outra influencia na perfornance). Quem sabe esse elemento não determine se a RAM pode ou não ser um fator fundamental nos jogos, a depender da placa de vídeo utilizada? 

São apenas sugestões que podem ou não serem acrescentadas. Talvez a nova matéria intitularia se quantidade de VRAM influencia ou não nos games. Quem sabe com essas modificações, algo de interessante não surge ;) .

Mais uma vez parabéns pelos teste e resultados obtidos. Abraços e valeu a todos.

Editado por wilsansilva

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Obrigado!

Essa sugestão de refazer o teste repetindo com duas placas de vídeo com mesmo chip e diferentes quantidades de memória é realmente interessante, porém bastante trabalhosa. Vai ficar anotada e, se possível, faremos. Quem sabe daqui a algum tempo, quando novos jogos forçarem a barra da memória mínima para 8 GiB?

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Vou criar teorias malucas na minha cabeça para tentar entender o motivo da diferença de FPS nos casos onde deveriam ser iguais.

 

"Deveriam", essa palavra, na informática/tecnologia, nunca deve ser usada huahuahuahuhua

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@Valter Leonardo É mais um caso obscuro da informática sem explicação.

Ah, se eu tivesse um dia livre nessa semana iria testar isso (com o Windows 7 e o 10).

Editado por agnaldoreis

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Problema maior do teste foi usar o Windows 7. Não vejo lógica usar um sistema operacional quem tem duas versões mais recentes, ainda mais que a atualização para o Windows 10 é grátis para quem tem o 7, que foi o meu caso. Afirmo isso porque tive muito problemas para rodar o Battlefield 4 no Windows 7 com apenas 4GB de ram. Mudei meu sistema para o Windows 8.1 Pro com 8GB de ram e os problemas de travadas do jogo resolveram por completo. Esse problema do Battlefield 4 era bem debatido nos fóruns e maioria resolvia o problema atualizando o windows e adicionado mais 4GB de ram. Testes anteriores mostraram que não há grande diferença de frames entre os Windows 7, 8 e 10, mas que o 8 e o 10 são mais estáveis para jogos é fato.

Editado por AbstractionMind

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HMeira, obrigado pelo comentário!

A lógica em usar o windows 7 pode ser explicada aqui:

http://store.steampowered.com/hwsurvey

A maior parte dos usuários da Steam ainda usa Windows 7. O 8 não pegou e o 10 está muito recente ainda.

Quanto ao BF4, aqui rodou muito bem com 4 GiB.

Já a atualização "grátis" do windows 10 é complicada, já tentamos fazer aqui e não funcionou, usando uma mídia com uma instalação "limpa" ele não reconhece a chave original do windows 7 que temos, e tentando fazer por meio do Windows Update ficou mais de um dia instalando para no final dizer que houve um erro e o windows 10 não pôde ser instalado.

Mas vamos seguir tentando pois sabemos que em breve vamos ter de passar a utilizar windows 10 nos testes.

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@Rafael Coelho

Talvez não reconheça a chave original do Windows 7 porque o Windows 10 usa outra chave.

O Windows 10 tem melhor gerenciamento de memória e compactação de arquivos dentro da RAM.

Não desmerecendo o excelente trabalho que fazem, mas semana que vem eu irei testar por conta própria.

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Exatamente, pode-se fazer a atualização dentro do próprio Windows 7 usando um aplicativo que baixa no próprio site da Microsoft > http://www.microsoft.com/en-us/software-download/windows10

 

Nesse caso entendo perfeitamente. Espero que consigam a atualização, afinal é uma questão de meses para que o Windows 10 ultrapasse o Windows 7 como pode ser visto no próprio site Steam.

Editado por Gabriel Torres
Remoção de citação para deixar o post mais leve

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Poderiam ter feito o teste também com alguns jogos mais mal feitos, como o AC Unity que diz precisar de no minimo 6GiB de RAM, e talvez incluir jogos que dizem precisar de 8GiB como minimo...

 

Quanto ao resultado contraditório, minha teoria é que quando usando mais memória, o espaço de endereçamento para periféricos como memória de vídeo e I/O precisa ser remapeado para áreas de endereços mais altas, números maiores para se trabalhar, essa "tradução" entre um endereço real e o endereço realocado talvez explique a perda de desempenho... é mais uma tese que uma teoria...

Editado por F4b10

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Problema maior do teste foi usar o Windows 7. Não vejo lógica usar um sistema operacional quem tem duas versões mais recentes, ainda mais que a atualização para o Windows 10 é grátis para quem tem o 7, que foi o meu caso. Afirmo isso porque tive muito problemas para rodar o Battlefield 4 no Windows 7 com apenas 4GB de ram. Mudei meu sistema para o Windows 8.1 Pro com 8GB de ram e os problemas de travadas do jogo resolveram por completo. Esse problema do Battlefield 4 era bem debatido nos fóruns e maioria resolvia o problema atualizando o windows e adicionado mais 4GB de ram. Testes anteriores mostraram que não há grande diferença de frames entre os Windows 7, 8 e 10, mas que o 8 e o 10 são mais estáveis para jogos é fato.

Eu vou discordar de uma coisa.... Eu  já testei o windows  10240 na minha maquina( Notebook Avell I7 3630qm + GF GT650m) ...Mas todos os games que testei, alguns antigos e alguns mais novos( na verdade os mais novos são de 2013) ,  em todos os casos esses mesmos games rodaram mais lento no 10 do que no 7 ...... Mas o 10 ainda está um pouco melhor que o 8.1....

HMeira, obrigado pelo comentário!

A lógica em usar o windows 7 pode ser explicada aqui:

http://store.steampowered.com/hwsurvey

A maior parte dos usuários da Steam ainda usa Windows 7. O 8 não pegou e o 10 está muito recente ainda.

Quanto ao BF4, aqui rodou muito bem com 4 GiB.

Já a atualização "grátis" do windows 10 é complicada, já tentamos fazer aqui e não funcionou, usando uma mídia com uma instalação "limpa" ele não reconhece a chave original do windows 7 que temos, e tentando fazer por meio do Windows Update ficou mais de um dia instalando para no final dizer que houve um erro e o windows 10 não pôde ser instalado.

Mas vamos seguir tentando pois sabemos que em breve vamos ter de passar a utilizar windows 10 nos testes.

 

Era só fazer o update para win 10 usando o Media creator tool da M$ ..... Nem precisa atualizar o windows 7 pelo windows update.... Ele só precisa estar ativado corretamente... Depois de atualizado para o 10 e ativado.... Era só formatar e fazer a instalação limpa , pulando as  2 etapas onde pede a key durante a instalação... Eu fiz desse jeito e foi de boa... O único problema  que a licença vai ficar atrelada a placa mãe, ai se a placa mãe morrer, bau bau Licença.... E se passar dos 30 dias,  não da para voltar para do windows anterior  com a licença antiga. ...

Editado por zex

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Só esclarecendo que em algum momento teremos de migrar nossos testes para o Windows 10 por causa do DirectX 12. No momento, porém, como o Rafael Coelho explicou, estamos tendo problemas com o Windows 10, e pelo o que estamos acompanhando aqui no fórum, não estamos sós... Então é questão de aguardarmos um pouco até o Windows 10 estar um pouco mais "maduro" por assim dizer.

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Só esclarecendo que em algum momento teremos de migrar nossos testes para o Windows 10 por causa do DirectX 12. No momento, porém, como o Rafael Coelho explicou, estamos tendo problemas com o Windows 10, e pelo o que estamos acompanhando aqui no fórum, não estamos sós... Então é questão de aguardarmos um pouco até o Windows 10 estar um pouco mais "maduro" por assim dizer.

Concordo plenamente. 

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Caramba...

Parece que com 8 GiB tivemos os piores resultados... acho que vou devolver o pente de 4 GiB que comprei 15 dias atrás e voltar a usar 4 GiB! happy-053_zpsd27e8bd8.gif

Brincadeira à parte, o texto final ("Conclusões") é bastante claro e não deixa dúvidas sobre o assunto tratado neste teste. Eu adoro testes como este (que eu costumo chamar de "Quebrando mitos"), porque fazem a gente repensar e rever conclusões que antes tínhamos como certas. Tomara que venham mais! :)

 

Posso acrescentar uma informação sobre este assunto: se a máquina utilizar uma APU (processador da AMD com vídeo integrado), usar mais memória faz toda a diferença. Digo isto porque tempos atrás indiquei máquinas com essa configuração (APUs) para 2 amigos. Ambos compraram processadores/placas-mãe diferentes, mas com os mesmos 4 GiB de RAM. Tempos depois, ambos compraram um segundo pente, dobrando a capacidade. A reação de ambos foi a mesma: "a máquina melhorou muito nos jogos!"

 

Parabéns e obrigado, @Rafael Coelho! thumbsup.gif

Editado por Duda Sgluber

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Caramba...

Parece que com 8 GiB tivemos os piores resultados... acho que vou devolver o pente de 4 GiB que comprei 15 dias atrás e voltar a usar 4 GiB! happy-053_zpsd27e8bd8.gif

Brincadeira à parte, o texto final ("Conclusões") é bastante claro e não deixa dúvidas sobre o assunto tratado neste teste. Eu adoro testes como este (que eu costumo chamar de "Quebrando mitos"), porque fazem a gente repensar e rever conclusões que antes tínhamos como certas. Tomara que venham mais! :)

 

Posso acrescentar uma informação sobre este assunto: se a máquina utilizar uma APU (processador da AMD com vídeo integrado), usar mais memória faz toda a diferença. Digo isto porque tempos atrás indiquei máquinas com essa configuração (APUs) para 2 amigos. Ambos compraram processadores/placas-mãe diferentes, mas com os mesmos 4 GiB de RAM. Tempos depois, ambos compraram um segundo pente, dobrando a capacidade. A reação de ambos foi a mesma: "a máquina melhorou muito nos jogos!"

 

Parabéns e obrigado, @Rafael Coelho! thumbsup.gif

 

Obrigado!

Se seus amigos com APUs ambos tinham um módulo de 4 GiB, e acrescentaram outro, o ganho de desempenho pode ter sido pelo aumento de memória ou pelo aumento da largura de banda pelo uso de canal duplo...

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