Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

www.sabereletronica.com.br esta empresa acabou ?


vpmaciel

Posts recomendados

bom dia!!  entrei em contato por o email oficial da saber  eletrônica hoje pela manha neste email --> atendimento@sabereletronica.com.br e ate agora  nada   e perguntei  pessoalmente ao senhor  Newton c braga via fece book  meu amigo aguardando respostas também  .pois  acredito que  ele escrevia  muitos artigos por lá  se não me engano.

vamos aguardar mas respostas de outros membros em quanto isso

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Grato pela informação, espero também saber o que aconteceu.

Ontem comprei um livro: eletrônica para autodidatas estudantes e técnicos.

Vou ver se compro mais materiais e assino algumas revistas.

 

Sou formado em técnico em informática e engenharia da computação,

atualmente faço física e pretendo fazer pós graduação em ciência dos materias

e me especializar em eletrônica.

 

Preciso assinar algumas revistas de eletrônica e computação este ano.

 

Tomara que a empresa não tenha acabado,

pois temos muito poucas opções no Brasil nesta área.

 

Vamos aguardar pra saber o que aconteceu.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

bom  tive  um retorno do ilustre mestre  professor escritor Newton C braga que gentilmente  me respondeu  e aqui vai um trecho com palavras dele  e claro  veja --->  "Caro Ronald.. A editora parou as publicações, porém o dono da editora, continua da casa dele postando algumas notícias, não é com regularidade, mas ainda o faz. Minha atuação na editora se encerrou em 2010. Mas o editor republicou algumas de minhas matérias durante um bom tempo "

obrigado  por ter me respondido professor

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

É uma péssima notícia. Revistas impressas nas bancas de jornais sempre foram um bom meio de divulgação da Eletrônica. Em 1977, quando comecei na eletrônica, havia pelo menos cinco delas, Saber Eletrônica, Nova Eletrônica, Antenna, Eletrônica Popular e Monitor. Agora, não há mais nenhuma no Brasil.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@LMolinari,

Poxa que saudades.... A Nova Eletrônica e a Antenna eram compra obrigatória, as outras eu dava uma folheada na banca prá ver se valia a pena !

Mas isso só reflete a nossa realidade, Luis, ( creio que voce é o Luiz que tinha estação perto do Largo da Concórdia ??? Se for, já nos falamos no passado.... ) , ninguém mais se interessa em aprender, mas todos querem se formar !!!!!

Nosso Ensino Público está igualzinho à Saúde Pública.... Falido e ultrapassado !

Quem entra só quer saber de tirar o diploma, afinal se sem estudar nada conseguem se formar no curso primário e secundário, prá que aprender de verdade em um curso técnico de 3 anos ou um superior de 5 anos ???? É muito mais difícil, cansa muito mais, melhor ficar nas baladas, afinal agora dá para se formar em um ano ou 3 anos não é ????? Piada de mau gosto .....

Gozado que nos Usa , Austrália, Europa, tem várias revistas impressas, mesmo tendo internet ainda existe a procura.

Estamos vendo o capítulo final da novela "produzir produtos eletrônicos no Brasil" , por vários motivos. Falta de interesse em aprender, falta de qualidade dos professôres, falta de dinheiro para um laboratório decente, e por aí vai ....

Coitados dos que virão depois de nós, meu amigo !

Paulo

  • Curtir 5
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Infelizmente, tenho que concordar com você, Paulo. :(

Parece que só uma coisa funciona perfeitamente aqui no Brasil; o Ministério da Fazenda.

Voltando ao tópico.

@vpmaciel

Procure baixar alguns tutoriais que eu coloquei aqui no fórum.

Acho que com a palavra "Tutorial" na pesquisa você poderá encontrar.

Bons estudos.

MOR_AL

  • Curtir 4
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

@LMolinari,

Poxa que saudades.... A Nova Eletrônica e a Antenna eram compra obrigatória, as outras eu dava uma folheada na banca prá ver se valia a pena !

Mas isso só reflete a nossa realidade, Luis, ( creio que voce é o Luiz que tinha estação perto do Largo da Concórdia ???

Paulo

 

Sinto muito desapontá-lo, mas não sou esse Luiz. Sou da Freguesia do Ó e, aproveitando o gancho, esclareço que também não tenho nada a haver com a loja com meu nome que existiu lá na rua Santa Efigênia.

 

Voltando ao assunto, acho esse desaparecimento das revistas um sinal muito ruim. É sintoma de desinteresse, e não do alto custo da impressão e distribuição das revistas como muita gente imagina. Para entender o que quero dizer, vá até uma banca de jornais e observe as prateleiras. Você irá encontrar uma variedade enorme de revistas sobre fofocas, novelas, moda, culinária, carros, armas, aviação, esportes, fotografia, música, informática, etc.

 

As causas desse desinteresse ou "despopularização" da Eletrônica podem ser muitas, imagino algumas.

 

O problema é o que fazer para reverter isso...

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@LMolinari,

 

Hehehe se fosse aquela pessoa ia ser uma grande coincidência... !

 

Concordo com voce, é muito ruim mesmo, e tem revistas de tudo que é assunto, menos Eletrônica !

 

Para mim, é um claro sinal de desinteresse, pois hoje em dia cada vez mais eu vejo que a realidade de nossas escolas é uma : cobrar FINANCEIRAMENTE os alunos, só isso !

 

E os alunos atuais também parece que pensam que o que importa é apenas concluir o curso, porcamente, de qualquer maneira. Depois reclamam que não conseguem emprego na área, e nem tem background para fazerem um negócio próprio.  Acabam trabalhando fora da área em que se formaram.

 

 

O que fazer para reverter ?

 

Para mim, o exemplo tem de vir de cima. E o que que vemos todo santo dia, entra ano e sai ano ?

 

Escandalos financeiros, roubalheiras, conchavos, onde tem política tem tudo isso a céu aberto ! Bilhões e bilhões de reais sumindo sem nenhum controle.

Todos se beneficiam, e todos são inocentes. Enchem os bolsos de dinheiro, e dane-se quem não está fazendo parte da festa.

 

Quem vê isso, vai querer estudar, dar duro ?  Claro que não, todos querem entrar nesse meio, e pronto ! O povo paga tudo e não reclama !!

 

Afinal, o que que é preciso para ser um político aqui no Brasil ?

 

 -   Apenas saber ler e escrever !  Ah, e também não entregar os outros "colegas" . Afinal, político detesta delator, não é ?

 

É um círculo vicioso : com péssimo ensino cria-se um povo cada vez mais ignorante, que se acomoda com as esmolas, e que não se importa com a farra dos políticos. Preferem as esmolas a ter de trabalhar e estudar. Isso garante os mesmos políticos no poder, que mantém o mesmo ensino horroroso, e por aí vai....

 

SÓ VAMOS REVERTER ISSO TUDO EDUCANDO O POVO ( DE VERDADE ) .

 

É um sonho ? parece que sim.....

 

Paulo

  • Curtir 4
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

@aphawk

 

O que fazer? Talvez uma ONG ou movimento para trabalhar com alunos do primeiro grau e despertar o interesse por matemática e ciências, e de quebra pela Eletrônica.

 

Não conte com o governo para nada, muito menos para educar o povão. O máximo que um governo pode fazer é garantir que o dia seguinte sempre será pior do que o de hoje.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@LMolinari,

 

Uma ONG pode ajudar sim, e despertar o interesse de alunos jovens não é difícil, basta mostrar algumas coisas simples, como um circuitinho de luz automática ao anoitecer, um pisca-pisca de Leds RGB que muda o jeitão conforme voce aproxima a mão de uma placa ( capacitivo ) , um simples radinho AM com uns transistores, um pequno carro que segue uma linha branca no chão, e assim vai .... 

 

Uma vez despertado o interesse, eu aposto que pegar esses jovens e levar para uma bancada, um dia com alguém que saiba ensinar e ajudar a fazer uma montagem simples, vai fazer o futuro aluno ficar muito interessado em montar, com o consequente aprendizado que vem junto com isso.

 

Mas mesmo uma ONG precisa de dinheiro de alguém para se manter .... 

 

Paulo

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

aqui é uma Ótima ONG  onde  pessoas  como nos que se  interessa  vem aqui e  ler  os tópicos   ou cria quando a duvidas  temos que trazer a juventude  para nosso  fórum preferencialmente aqui na parte de  eletrônica  o que acham ?

 

Acho que aqui é um ótimo lugar para o pessoal de eletrônica tirar dúvidas e manter contato entre si. Mas se é para angariar adeptos, tem que ir buscá-los nas escolas e nas vizinhanças. Tem que despertar o interesse fazendo palestras e/ou demonstrações.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 ano depois...

Esta empresa, www.sabereletronica.com.br, Na minha opinião começou a AFUNDAR quando nos anos 95/96 começou a publicar muitas informações e poucos circuitos, deveriam ter colocado uma revista paralela com estas publicações e informação a Parte, e continuado com o velho sistema, A tecnologia Moderna veio pra estragar, pode reparar, mais ou menos do n° 280 em diante só publicaram coisas nada a ver, cada mês em diante, só colocavam porcarias nas revistas, desse jeito AFUNDA mesmo

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Talvez isso seja uma "consequência" de todo o processo. Tive o prazer de conhecer o Hélio e a primeira reclamação era a questão da pirataria e eventual perda de assinantes. Não vou escrever aqui mas sei que ele batalhou muito para que a empresa continuasse funcionando. Empresariado, neste país, é uma coisa complexa pois já tem um excesso de tributações de todos os lados, então, tudo que vem a mais para aumentar o dilema só pode complicar a situação.

Por outro lado tenho um carinho por essa publicação pois posso dizer que foi devido a ela, na minha adolescência, que iniciei e me aprofundei no mundo da eletrônica.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

8 horas atrás, Triumvirat disse:

Por outro lado tenho um carinho por essa publicação pois posso dizer que foi devido a ela, na minha adolescência, que iniciei e me aprofundei no mundo da eletrônica.

Comigo aconteceu o mesmo, aqui em casa tem várias edições dos anos 70/80 e algumas de 90. Meu pai comprava bastante delas nessa época, eu vi e comecei a ler e montar os projetos e me interessar por eletrônica.

Uma pena que acabou, eu nem sabia. Mas as últimas edições que eu vi estavam bem fracas, a maioria das páginas era sobre computadores e internet (o assunto do momento), deixaram de lado os projetos e as montagens, coisa que faz muita falta aos hobbistas e iniciantes que acredito eu era quem mais comprava essas revistas.

  • Curtir 5
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 15/02/2017 às 16:10, Triumvirat disse:

Tive o prazer de conhecer o Hélio e a primeira reclamação era a questão da pirataria e eventual perda de assinantes.

 

15 horas atrás, Picco disse:

Tem diversas revistas digitalizadas no blog abaixo:

 

@Picco, nada pessoal, ok? isso é só para complementar o que escrevi acima como "consequências". Mesmo porque hoje a empresa não existe mais mas na época que existia era uma reclamação corriqueira.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

42 minutos atrás, Triumvirat disse:

 

 

@Picco, nada pessoal, ok? isso é só para complementar o que escrevi acima como "consequências". Mesmo porque hoje a empresa não existe mais mas na época que existia era uma reclamação corriqueira.

Por essa Razão ou por outras Por isso que foi a falência, começou publicar informações demais e se esqueceu de colocar na revista circuitos, A Turma (Assinantes, Aprendizes, leigos e Tarimbados) Queriam ( e querem ) circuitos que resolvam suas Montagens, sejam eles Pré, Amplificador, transmissor e circuitos no modo geral, E quando colocassem circuitos como micro controlador pic, colocassem o código fonte ou arquivo HEX na revista, Hoje eles poderiam estar Mais Ricos, Foram quase 20 anos publicando coisas sem utilidades, Aí já sabe, os Assinantes caem fora mesmo Bom foi só um desabafo já que não podemos fazer nada, ....

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

6 horas atrás, Triumvirat disse:

 

 

@Picco, nada pessoal, ok? isso é só para complementar o que escrevi acima como "consequências". Mesmo porque hoje a empresa não existe mais mas na época que existia era uma reclamação corriqueira.

Não acredito que o motivo de não existir mais sejam as publicações que eu fazia no blog, até porque comecei publicando os números que eram distribuídos gratuitamente no próprio site da revista, a maior parte dos outros foram leitores que me enviavam, além do mais tanto o Hélio como Newton Braga conhecem e sabem o que faço no blog, se eles quisessem que eu parasse de publicar era só entrar em contato comigo e pedir que eu parava como fiz com as edições da revista CTA Eletrônica.

Acredito que o maior motivo foi esse comentado acima pelo @BAGINI e além disso para quem não conhece a lei de direitos autorais eu não estava fazendo nada de errado pois só é crime quando lucra com o que faz, eu não ganho nenhum dinheiro com o blog, pelo contrário, é só prejuízo.

Crime é o que uns caras fazem, baixam a revista do blog e vendem no mercado livre.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Picco, eu não escrevi que seu “blog” e “você” foram os causadores do fechamento da empresa. Mesmo porque escrever tal frase seria uma enorme bobagem.

 

Escrevi que uma das “consequências” – que ouvi da boca do Hélio – era a questão da pirataria das publicações. Aí você publicou bem abaixo justamente o que acabava de dizer. Por isso escrevi “nada pessoal”.

 

Com relação ao direitos autorais sinto muito mas está enganado. Músicas, filmes ou qualquer tipo de mídia requer permissão do autor ou empresa que detém os direitos para publicação. Grave um vídeo no youtube de um artista conhecido e poste no face. Depois leia a mensagem que te mandam.  

 

Eu não era assinante na época do fechamento pois também compartilhava de algumas das opiniões escritas aqui e as publicações já não atendiam minhas necessidades.

 

Justamente por este motivo é que escrevi sobre as “consequências” que levariam a empresa a este fim.

 

Este assunto é mais complexo do que aparenta e sempre “toda questão tem dois ou mais lados” que devem ser analisados para que a opinião seja sensata e equilibrada.

 

O Sebrae, anos atrás, dizia que 80% das empresas abertas fechavam em 2 anos. Provavelmente a pessoa que abriu poderia ter muito conhecimento em sua área de atividade mas tocar uma empresa é algo bem diferente pois requer conhecimentos de administração, contabilidade, mercado, publicidade (no caso da publicação escrita, mais anunciantes), área fiscal, trabalhista, etc. além de muita energia e determinação ao lidar com outros problemas.

 

Luta-se contra uma economia instável, exagero de impostos e dificuldades diversas no decorrer dos meses e anos.

 

O Gabriel Torres citou, em um de seus últimos vídeos, que havia mês que o governo ganhava mais que a empresa. Também já passei por isso. Existe um excesso de tributações municipais, estaduais e federais que impedem o franco desenvolvimento do negócio.

 

Por outro lado, quando uma empresa começa a crescer é necessária uma adaptação ao crescimento, com investimentos para melhorar a infra estrutura geral. Delegar funções, aumentar funcionários, novos equipamentos, novas ideias, etc. Caso isso não seja realizado corre-se o risco de “andar para trás” começando com denegrir o atendimento ao cliente e eventual perda deste por falta de estrutura.

 

Resumindo, existem 3 funções importantes que muitas vezes são realizadas por uma única pessoa: técnica (externa e/ou interna), comercial e administrativa (interna). Uma única pessoa ficar responsável por essas funções é um erro mas muitas vezes um “erro assumido” seja por questões financeiras, estrutura ou confiança.

 

Uma empresa de grande porte manda 500 funcionários embora e continua no mercado com os 500 que sobraram. Uma empresa pequena manda um funcionário embora e este fará falta pois toda empresa pequena tem seus quadros de funcionários enxutos.

 

Voltando ao tópico, se uma empresa sobrevive por décadas é possível compreender que era bem administrada e que seus responsáveis são familiarizados com o mercado e sabem como explorá-lo.

 

Lá no início das edições haviam circuitos com transistores, scrs, display 7 seg, ldrs, etc., aplicações em apple II e tk 2000. Depois apareceram os PCs, telefonia móvel, internet, robótica e o mundo da eletrônica não parou de crescer.

 

Na década de 80 haviam mais concorrentes – monitor, nova eletrônica, etc - e com o tempo eles foram diminuindo. Acho que nos últimos 20 anos a empresa pecou em não explorar a baixa concorrência pois suas revistas não chegavam em todas as bancas.

 

Lembro – não a data – que foram lançadas várias publicações (mecatrônica, eletrônica total, etc.) visando públicos diferenciados. Com isso é possível perceber que a empresa estava enxergando a necessidade de expansão e também a oportunidade de ganhar novos assinantes.

 

Também em uma conversa citei ao Hélio que melhorasse e modernizasse o site.

O diretor técnico NCB se aposentou e novos colaboradores apareceram. Também recordo que em certa data as publicações passaram de mensais para bimestrais – sintoma claro de que alguma coisa estava acontecendo.

 

Quanto aos códigos dos programas eu cheguei a baixar alguns no site.

 

Essa é a minha ótica e é assim que vejo como algumas empresas deixaram de existir.

Como já escrevi mais do que devia e queria encerro minha participação no tópico.

 

Editando: Na época do fechamento li algumas reclamações de assinantes que não receberam suas publicações. Isso é lamentável e sem justificativa.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!