Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Teste water coolers vs air coolers - resultado


Posts recomendados

  • 3 semanas depois...

@Contiusa queria sua opinião sobre o meu airflow.

Esse é o meu case

P_20170904_221827_vHDR_Auto.thumb.jpg.edf7b06baf2c9a52b4bb907aceb7bbd9.jpg

Eu removi do U12s o fan e coloquei no frontal junto com um akasa piranha, ambos jogando para para dentro. 

Coloquei os dois Cosair AF120 no topo, também jogando ar para dentro. 

Os dois Coolermaster MasterAir AP 120mm, estão em perfomance, e estão em push pull jogando ar no radiador da fury X, e o Fan da Fury X (um Nidec Servo Gentle Typhoon , quando eu puder, troco os dois CM por dois dele) jogando ar para fora.

 

Resumindo, todos os fans estão ventilando, com exceção do da fury X, pensei nisso para criar sempre pressão positiva dentro do gabinete, reduzindo a poeira. 

 

As temps estão boas, abri o dishonored 2  e o R7 1700 nos 3.8 ficou nos 55 porém teve um pico em 61 e a fury ficou em 64, sem curva de fan customizada, ou seja, o fan dela ridiculamente devagar, em uns 30% no máximo.

 

Fiz essa PSU cover essa capa para esconder os cabos, penso em fazer uma outra, só que com mais frisos, porém não acho que vá melhorar temperatura, porém da para ver que o fan Akasa de baixo só ta jogando Ar no HD que fica ali escondido.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Flávio Santana Lima deve estar uma sauna esse gabinete :P Isso fazendo 17ºC em Brasília, que é muito seco. Em minha opinião, esses gabinetes com lateral de acrílico já são mal ventilados, se você colocar os fans de cima para baixo, não tem refrigeração que dê jeito.

 

Eu acho melhor usar filtros na frente e colocar os fans de cima e o de trás para fora mesmo.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Contiusa sim, mas está boa a temperatura. 48 graus em jogo, ta ótimo. 

Eu já testei outras formas, coloquei o radiador no canto superior direito, com o fan dele tanto em push para puxar Ar frio de fora, quanto em pull, e com o fan NF F12 que veio junto com o u12s no heatsink, porém mesmo com curva personalizada batia 58 graus é o proc chegava nos 66. . 

Depois coloquei da forma da foto sem os fans CM, apenas o noctua, com os dois af frontais é o Akasa piranha superior ventilando, porém deu as mesmas temps do com rad superior, bateu algumas vezes 64 no proc. 

 

Irei testar em uma jogatina maior hoje, porém ontem 1h e ficou em 48 graus.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Contiusa que nada, no dishonored, bateu em 50% de uso.  No Doom usa muito bem os 8 núcleos.

No prime 95, as temps ficam em 74. Só que eu tenho um chip ruim, ou seja, em 3.8, com llc em 1.36 para 1.35 em stress, ele fica estável em jogos, e as vezes em prime 95.  Subindo para 1.38 ele fica estável no prime95, e nisso pega uns 75 graus. 

 

Porém esses valores são na config antiga, hoje em casa faço novamente o teste no prime95, e tipo, é um software irreal, porém gosto de ter o máximo como base.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Contiusa fiz o teste do prime, estou sendo limitado pela mobo, o vrm da uma fervida sempre que executo o prime, não confio em deixar quando bate mais de 80 graus. Porém, como estava a curva, pareceu estável e que subiria uns 2 graus ainda no máximo.

cam_090517_1.jpg.6ddff64b7d306fdc7551828b44640f29.jpg

Vê como em 1 min ele subiu uns 2 graus, porém aí no momento do print eu tinha acabado de desligar, por isso o 62, olha no 68 ali em cima, foi o pico. Tensão estava em 1.375 com o LLN fica normalmente em 1.38.

 

E isso com o fan da gpu nos 40% pois defini pelo CAM a curva personalizada. E não fica barulhento, pois a bomba da fury X já faz mais barulho que o fan (triste, pois é ainda puxado pro agudo, como jogo com headset não atrapalha, só quando vou deixar baixando algo a noite.).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...

@Contiusa Amigo, que que você acha de pasta térmica de metal liquido? Estou pensando em comprar e colocar no meu R7 1700. 

Atualmente, vendi meu r7 antigo e a fury X pois peguei o bundle da Vega na kabum. E estou muito feliz, meu R7 antigo fazia 3.9GHz com 1,44v, esse novo faz 3,9GHz em 1.35v, ou seja, fui bem na loteria! (não perfeito, pois tem r7 chegando em 4GHz em 1.38v). 

Enfim, penso que no meu caso, um r7 que é soldado e um noctua u12s com base banhada em nickel, penso que nesse caso, consigo o ganho dito em alguns sites, que é de mais ou menos 8 graus.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Flávio Santana Lima cara, não acho que vale a pena. Dá uma olhada nos testes do Tom's Hardware (acho confiáveis e foram feitos agora, em 2017). Foi feito com um H80i e um FX-8350. Dá uma pequena diferença para os meus testes (Nano ligeiramente à frente da GC-Extreme, por exemplo), mas posso creditar ao IHS dos FX, que vai ser semelhante ao seu Ryzen. E a maneira que a pasta espalhou também, que pode variar um pouco.

 

Pelos teses, a GC-Extreme ou a MasterGel Nano são opções mais interessantes pelo preço. Outra coisa é que as pastas metálicas são chatas de aplicar (e são condutoras) e sei de casos que ela apaga as letras impressas na tampa do processador (um pouco abrasivas). Acho melhor só mexer com pasta metálica quem faz delid. Mas se quiser testar, vai fundo. Só pesquise antes o método de aplicação, porque não é só aplicar uma gota e montar o cooler.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

@Contiusa
Já havia lido os testes faz um tempo, fez um grande trabalho! Parabéns! ^_^

Gostaria que se possível me tirasse uma dúvida. Tenho um EVO TX3, mas acho ele meio barulhento (gera um som um tanto alto de ventilador se comparado com qualquer outra ventoinha no gabinete) e também ocupa um bom espaço, e então pensei em pegar um water cooler na faixa de R$200, a princípio um Deepcool Maelstrom 120T. A questão fica: Vale a pena a troca tanto pelo barulho/ruído e espaço ou teria alguma opção melhor?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Lost Byte cara, se for pelo barulho, melhor comprar um air cooler com fan de 120mm. O problema do TX3 é o fan pequeno de rotação alta (2800rpm). Por isso que faz barulho. Porque ainda que um water cooler de 120 tenha um fan maior e de menor rotação, a trama do radiador e mais fechada e também vai fazer mais barulho do que um air cooler de 120.

 

Como você não faz overclock, um Thermaltake Frio Silent 12 ficaria legal (o 14 eu acho que não cabe na sua placa-mãe micro). A Xigmatek também tem bons coolers como o Dark Knight. (O Prime eu acho que também não cabe). O Hyper 212X está fora de estoque nas lojas tradicionais e está caro nas outras.

 

DeepCool também tem bons coolers, mas os da faixa do 212X tem presilha de cooler box, que não acho legal.

 

Ou você pode pagar para ver com o 120T. Se as trocas de rotação do fan incomodarem, coloca o perfil no BIOS em Silent que melhora muito.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Contiusa
O barulho na verdade depois de um tempo eu até me acostumei, mas se eu deixar o PC ligado para ficar baixando algo a noite, aí sim não tem como pegar no sono. :P
Vou ver esta opção no BIOS para ver os resultados.
O TX3 tive que por a ventoinha no outro lado devido a ficar atrapalhando um slot de memória, o que ficou agora contra o fluxo de ar do gabinete (o que nem mudou quase a temperatura geral). No entanto creio que se eu mudar a mobo para uma de formato ATX em futuro upgrade, não iria ter este mesmo inconveniente.
Sendo assim, nem valeria a pena investir se não é uma necessidade real né?
Muito obrigado pela ajuda! :D

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Lost Byte é, cara, pela CPU ser travada, não precisa gastar muito. Pode até tentar comprar um fan para o TX3, mas esses de 92mm são raros. Nem no Kabum tem (só dois modelos). Tem o fan Arctic F9 PWM PST. Parece ser muito bom, mas só tem 1800rpm. Vai ser silencioso, mas você deve perder uns 2ºC de desempenho. Se o TX3 estiver segurando legal, você pode abrir mão de alguns graus. Pode testar com essa opção Silent do BIOS (nas opções do CPU_FAN) que provavelmente vai ficar com o perfil de um fan de 1800-2000rpm. Se você achar que a temperatura está boa, esse fan da Arctic é interessante.

 

Ou então compre um Frio Silent 12. O water cooler eu acho furada :P muita dor de cabeça (se você der azar) e ele vai fazer mais barulho do que um bom cooler de 120mm.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...

@Flávio Santana Lima sim, o H45, mas o bloco ainda é alto (dá uma pesquisada na Internet). O único AIO selado que eu conheço que tem o bloco realmente de perfil baixo são os da Xigmatek (foto abaixo, muito bonito até). Procure no site deles os modelos disponíveis.

 

tmp_20161230120604500.jpg

 

 

O radiador do modelo de 240 é mais largo, 32mm, quando eles geralmente tem 27mm, mas pode ser por causa da bomba, que fica atrás do radiador (o quadrado à direita). Pela bomba de 3500rpm, não deve ser muito diferente dos modelos da Corsair e da Thermaltake. E a Xigmatek faz bons air coolers (o Loki II é muito forte para o tamanho). Eu vou tentar descobrir quem é o OEM ou se são eles que produzem.

tmp_20161230120514118.jpg

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Estou com 4 opções para pegar até 350 reais (se tiverem opções melhores eu aceito :D )
Air cooler: Deepcool Lucifer V2, Thermaltake Frio OCK

Water cooler: Deepcool Maeltrom 240t, Gamemax Iceberg 240

Gostaria de saber a melhor opção para mim. Eu já pesquisei bastante, porém ainda não consegui escolher.

Uso um i7 3770k com uma Maximus V Gene. Estou utilizando o cooler stock e meu processador está pegando 81ºC no GTA V.

Muito obrigado pela atenção.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O maelstrom 240t ganha do Lucifer V2? A diferença é grande? Eu até penso em fazer OC, só que não agora. Em relação ao tamanho, já verifiquei que o Lucifer V2 cabe no meu gabinete e as minhas memórias tem um dissipador bem pequeno.

adicionado 25 minutos depois
24 minutos atrás, femeger disse:

O maelstrom 240t ganha do Lucifer V2? A diferença é grande? Eu até penso em fazer OC, só que não agora. Em relação ao tamanho, já verifiquei que o Lucifer V2 cabe no meu gabinete e as minhas memórias tem um dissipador bem pequeno.

Ahh, eu estava lendo os posts anteriores, e vi que tu falou que ia testar o Maelstrom 240t. Chegou a realizar algum teste?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@femeger eu testei o Masterliquid 240 e ele regula com o H45 dos testes. Não é uma diferença muito grande para o Lucifer V2, mas esses graus fazem uma diferença no overclock. Mas acho melhor o Maelstrom. O meu Masterliquid veio barulhento e achei que ele fosse ser melhor do que o H45, mas pode ser isso aí mesmo, porque o H45 é bem forte.

 

Se for fazer overclock, acho melhor o Maelstrom.

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@femeger ajudam, só que mais os coolers horizontais com o fan soprando para baixo, tipo cooler box. Os de torre até move o ar no soquete, mas é menos, a não ser que seja um modelo específico. E essas placas com dissipador não vai ter problema. Os processadores da Intel usam pouco vcore e o VRM não é muito exigido. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!