Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Teste water coolers vs air coolers - resultado


Posts recomendados

@Charles Decker os water coolers da Corsair são vendidos com um ágio enorme aqui no Brasil. Não sei se é a Corsair que dá uma de Apple (que só aqui no Brasil o iPhone custa o olho da cara) ou se são as lojas que enfiam a faca porque se se fala em H60, H100, H110. Aí os testes sempre dão um jeito de empurrar a marca.

 

Mas todas as marcas vão ter um desempenho praticamente empatado. Os radiadores devem ser o mesmo OEM de 99% dos fabricantes (igual memória). Devem vir todos de uma meia dúzia de fábricas da Ásia. 70% das bombas são OEM da Asetek. Os outros 30% são da Cooler Master, DeepCool e CoolIT. Sobram os fans (que todo mundo pode trocar e não influenciam muita coisa) e os firmwares (Corsair Link, CAM Software, etc.) que atrapalham mais do que ajudam.

 

Ou seja, existe pouca diferença entre as marcas. Na verdade, a maior parte desses water coolers são OEM da Asetek - apesar de os testes fingirem que você tem uma variedade enorme de produtos com desempenhos variados. Em parte pelo elastômero de fábrica, que pode variar de 1 a 3ºC e enganar o consumidor. Mas o produto em si não muda muito.

 

Acaba que esses water coolers da DeepCool estão com um custo benefício ainda melhor do que os da Cooler Master (esses eu não conheço).

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Cara, você brilhou com o a comparação das memórias. Isso eu já sabia também, mas achava que não se aplicava aos WC. Bom, faz todo o sentido isso, além de ser comum, ainda mais no Brasil com seus corporativismos. hahah VALEU MAN! Só triste de não me falastes deles tão mais cedo, bom, obrigado mais uma vez. To muito feliz em economizar 100 reais num futuro próximo e ainda tendo um benefício além. <3

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • mês depois...

@Contiusa deu migué no meu setup de 6700k e então acabei ficando com um PC semi novo com um i7 4770k + Maximus Hero vi. Pretendo fazer overclock futuro a 4.4 e como aqui no verão a temp ambiente chega a 35 num caso mais extremo, estava pensando no Nic L32 pela sua facilidade de instalação e segurança de ser Air. Não foi fácil achar pois creio ter saído de linha. Achei um com sedex custando exatos 200 reais. Achas uma boa em relação custo/benefício pra mim por mais que o 4770k seja uns 5 graus a+ que o 3770k? No seu review em stock você disse ser silencioso, mas que em load é mais audível, porém não espesificastes se seria um barulho irritante ou aceitável. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Charles Decker cara, eu acho que o barulho não vai influenciar, pois é baixo e micro estava do meu lado. Talvez dê para ouvir algumas trocas de rpm em carga, mas jogando você não vai ouvir nada. No geral, uma semana depois eu acho que você nem notaria mais. Isso também se o seu quarto for muito silencioso.

 

Outra opção seria o 9900 MAX, que tem o mesmo desempenho. Até porque a sua placa-mãe tem dissipadores muito altos e o L32 pode bater no de cima. Veja as medidas. O MAX eu acho difícil de bater, mas é bom conferir também.

 

Acho que vai ficar na conta pros 4.4GHz. Mas o core voltage vai ter que ficar bem afinado e o gabinete bem ventilado, porque os testes foram feitos com o gabinete aberto e com as memórias a 1333Mhz. Eu fiz um teste rápido aqui e as memórias a 2400Mhz subiram a temperatura em 3ºC. Foi um teste rápido, mas foi só para ver se tinha diferença.

 

O MAX já vem com uma pasta decente.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ok, verei as medidas de ambos quando o PC chegar. Provavelmente entre terça e quarta. 

Sobre alinhamento de vcore etc, e por ser uma mobo excelente para tal, da pra testar direto ao seu exemplo utilizado, acho. Sobre a ventilação, tenho que pôr alguns fans de imediato. Como é um gabinete que dá pra por muitos, acho que botando uns bem silenciosos, não muito sofisticados e mais baratos já dá conta. Precisaria de alguns exemplos que terei que ver em outro tópico.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Já pensou em testar este @Contiusa ?

https://www.kabum.com.br/cgi-local/site/produtos/descricao.cgi?codigo=88785

Com certeza é uma versão melhorada do nic. Mais bonito, e talvez mais silencioso e com mais desempenho. São 4 headps

Fora que a fixação parece melhor.

Sobre o 9900max achei um por 156, porém nenhum de led vermelho. É incrível a variação de preço do mesmo, existem lojas vendendo ele por mais que 500!!! Absurdo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Charles Decker infelizmente esse Riing Silent é um retrocesso da Thermaltake. Os 4 heatpipes são mais finos e vai dar a mesma área dos 3 heatpipes do NiC. Mas ele é bem mais alto (160mm) do que os 140mm do NiC L31, que também tem fan de 120. 

 

Por algum motivo eles deram um tiro no pé, porque não só vai ter o desempenho igual, mas não vai caber em vários gabinetes. E ele também não tem o modelo de 140. Nesse sentido, o NiC L32 é quase tão bom como o 9900 MAX. E o NiC L32 tem a mesma altura e vai ser melhor do que esse Riing Silent (que só tem de 120) por causa do fan de 140 e do heatsink maior. Ou seja, não sei por que eles fizeram isso.

 

Sobre os preços do MAX, esse de 156 está por um preço muito bom. Se for da loja Venturi, parece que eles não têm nenhuma negativação. Um membro aqui do fórum já comprou com eles. Sobre os outros MAX vendidos a 500 reais, são coisas do ML. Tem GTX 980 Ti sendo vendida a 10 mil reais. 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pior que não. 156 no ML, os outros caríssimo são de lojas virtuais famosas por sinal. Queria muito o red, mas terei que me contentar com Blue mesmo, por esse preço, até rosa vai! Hahaha porém fico em dúvida. E se um dia eu quiser por max uns 4.7? Daí por custo/benefício só WC acho. Nunca tive, mas me parece muita loteria porque no mesmo modelo tem lote um de um jeito, outro de outro, pode acabar vazando por mais difícil que aconteça, fora a questão manutenção. Bom, creio que a 4.5 no máximo dificilmente teria que trocar de CPU tão cedo. Esse bixo deve segurar até os tempos de uma 280ti haha

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Charles Decker você pode trocar o fan se quiser. Eu fiz um mod no meu. Ele é perfeito para fans de 140mm.

 

Sobre o overclock, se quiser fazer mais forte eu recomendo o water cooler, porque eu testei o Assassin II com fans mais fortes e ele regula com o H45, que é um water cooler forte, mas que ainda é de 120. Imagino que um Maelstrom 240T seja mais forte.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fala Pessoal beleza ...

 

Alguém tentou instalar o H45 com um ryzen? A 2 meses cheguei a abrir um chamado junto a Corsair para saber se eles comercializariam um adaptador para o AM4, mas infelizmente não estão comercializando para este modelo. Estou planejando trocar o meu atual FX8320 por um 1600X ou 1700X e gostaria de aproveitar o H45. 

 

Como não pretendo fazer overclock e caso não encontre uma forma de instalar o H45 com os ryzen acho que precisarei mudar um pouco a estratégia e partir para a compra de um 1700 ou 1600 devido ao cooler box.

 

Abração !!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@paulinholinux pelo que eu dei uma lida, não tem kit adaptador. E parece que a Corsair não vai fazer. Se não tem, não dá para usar, especialmente porque não tem como adaptar a furação. Existe uma placa-mãe da Asus com encaixe para a furação de coolers AM3 e AM4, mas custa mais de mil reais, então sai mais barato vender o H45 e comprar um modelo compatível e uma placa-mãe mais barata. Isso se for comprar um Ryzen sem cooler.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom dia pessoal, o Lucifer V2 ainda é uma das melhores opções para compra aqui no Brasil de cooler eficiente na casa dos R$ 250 ~ 300?

 

Comprei um I7 7700k para substituir meu I5 6600, no I5 estava usando um T2 Blizzard que segurava a temp em 60° full load e ingame, porém como esperado não está aguentando o i7 (em stock e com turbo desabilitado) em alguns games chega a bater 80° mas segura uma média de 70 ~ 75° o que já acho super alto levando em conta o frio que está fazendo em SP.

 

Posso pegar um Lucifer V2 sem medo pra deixar essa temp em no Max 60° como era no I5?

 

obs: Não pretendo fazer over, até porque estou com um placa B150 por enquanto.

 

Link do capiroto: http://www.pichau.com.br/cooler-gamerstorm-by-deepcool-lucifer-v2-dpgs-mch6n-lc-v2-box

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@DULLAHAN cara, i7 7700k é uma fornalha. Só WC pra ele. E os coolers que farão ele ficar estável nuns 70 já valem o preço de um WC. Até porque, Lúcifer é muito caro, tem Thermaltake Mic L32 e zalman 9900 Max custando entre 150 a 200 sendo mais compactos, leves e com mesmo desempenho.

adicionado 2 minutos depois

@paulinholinux se não pretende fazer overclock, vende o h45, economize e pegue um CPU sem x e compre outro tranqüilo.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Charles Decker Cara estou com r$300 de orçamento para um cooler/wc, meu receio nesses WC de entrada é que pelos testes que vi na net o resfriamento fica bem próximo de coolers como o Lucifer e o Zalman 9900 max, fora a questão de que um WC tem probabilidade muito maior de dar algum problema do que um air cooler.

 

Durante essa semana irei decidir  o que farei (vendo muitos testes na net), mas realmente será que nenhum Air cooler irá segurar em menos de 70°? O T2 que é bem fraquinho ta segurando na casa de 75°...espero um ganho de pelo menos 10° com um cooler melhor.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@DULLAHAN é, enquanto existirem o 9900 MAX e o NiC L32 abaixo de 200 reais, o Lucifer V2 perde um pouco o sentido. Talvez ele se sobressaia no soquete LGA 2011, pois a área de contato é bem maior. Ou então para quem faz o delid, pois a pasta do IHS cria um gargalo. Mas no soquete LGA 115X, os três estão empatados.

 

Dependendo da placa-mãe, se for modelo "M", pode não caber nem o Lucifer e nem o L32. Caber, cabe, mas vai ocupar o primeiro slot PCI. Talvez dê apertado, mas pode bater no pcb da placa de vídeo. Aí teria só o 9900 MAX, que eu considero a melhor oppção dos três de qualquer maneira e é supercompacto.

 

Mas para colocar um air cooler no i7-7700K você vai ter que fazer um ajuste fino do core voltage. Se a sua placa-mãe não tem ajuste de core voltage, compre um water cooler, porque esses air coolers não vão segurar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Contiusa valeu pela ajuda. agora estou bem inclinado a pegar o 9900 max, minha placa  não tem ajuste de Vcore, mas sem o turbo do proc ativado o vcore fica abaixo de 1.2v sempre, creio que terei um bom resultado com o air, a mobo parece estar regulando bem o vcore mesmo no automático, com o T2 se eu não estiver jogando (apenas vendo filme por exemplo) não passa de 55° em idle fica em torno de 38~40°, jogando 70 ~75°, não vi nada de muito absurdo nas temperaturas levando em conta que o T2 é praticamente um cooler box.

 

Caso eu opte por um WC qual recomenda até 300R$? meu maior medo é ter dor de cabeça com:

 

- dificuldade de instalação (necessitar de gambiarra)

- wc vazar por qualquer motivo que seja ou dar problema na bomba

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

9 minutos atrás, DULLAHAN disse:

@Contiusasem o turbo do proc ativado o vcore fica abaixo de 1.2v sempre

 

A questão é que não vale a pena comprar uma CPU overclocada (o i7-7700K é overclocado de fábrica) e fazer o downclock. Senão você poderia comprar o i7-7700.

 

Mas se quiser comprar o 9900 MAX, pode ser que você tenha que desabilitar o turbo no verão. Acho que agora ele segura com o turbo. Mas acredito que com o turbo ele vá passar dos 1.3V com facilidade. É placa-mãe da Asus?

 

Water cooler até 300 tem o H60 que é muito bom. Não tenho visto casos de gente com folga no backplate, mas sempre tem a possibilidade do water cooler dar trabalho. O Maelstrom 240T está por 300 na Pichau e é um water cooler de 240. Aí já ficaria mais condizente com o i7-7700K. O MasterLiquid 240 também é uma boa opção. 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Contiusa Minha mobo é as Asus B150M-C, na realidade só peguei o i7k porque saiu a um preço muito..mas muito atraente mesmo, dando o meu i5 6600...mas em questão de desempenho já estava ótimo o meu i5 rsrs....tenho uma 1060 6GB e tava dando conta com o i5 sem gargalos....mas enfim, como estou com o i7 agora é segurar (sem turbo mesmo). Achei o 9900max por R$ 160,00 e o H60 por R$ 290 (parcelado).....Será que realmente no meu caso o 9900 não daria conta? meu maior medo no WC são os vazmentos,  é algo relativamente comum de acontecer? 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!