Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

O Que É Pfc Ativo E Passivo


Posts recomendados

O QUE É PFC?

J. Carvalho - 18/11/2003

Ultimamente a sigla PFC tem aparecido com freqüência, sem que a maioria saiba realmente do que se trata.

PFC significa Power Factor Correction, ou fator de correção de força.

O PFC é um método extensamente reconhecido de reduzir as perdas de energia nas fontes. Ao reduzir as perdas, aumentando a eficiência da fonte, reduz-se também a geração de calor e a necessidade de refrigeração.

O resultado são fontes mais silenciosas, mais eficientes e uma redução na conta de eletricidade.

O PFC pode ser ativo ou passivo e a eficiência varia de um tipo para outro. Para se ter uma ideia melhor dos resultados de cada tipo veja a tabela abaixo:

Tipo da Fonte_____________Eficiência________Perda de energia

Fonte Sem PFC__________de 50% a 60%______de 40% a 50%

Fonte Com PFC Passivo___de 70% a 80%______de 20% a 30%

Fonte Com PFC Ativo_____de 95% a 99%______de 1 % a 5 %

Pela tabela acima:

Uma fonte de 300W com 50% de eficiência no limite da carga vai consumir 450W, 150W serão desperdiçados na forma de calor.

Uma fonte de 300W com 70% de eficiência no limite da carga vai consumir 390W, 90W serão desperdiçados na forma de calor.

Uma fonte de 300W com 95% de eficiência no limite da carga vai consumir 315W, 15W serão desperdiçados na forma de calor.

Na Europa as fontes sem PFC não podem ser comercializadas, uma medida que combate o desperdício de energia.

Se você computar o tempo que seu micro fica ligado, com o desperdício de energia de sua fonte, verá que em pouco tempo uma fonte PFC se paga.

texto tirado do site www.boadica.com.br

Decidi colocar esse porque está em português e é bem simples de ser entendido. Se alguem tiver um mais robusto ou mais explicativo por favor adicione que vai ser de grande ajuda. Espero que o tópico sirva para esclarecer as duvidas sobre a sigla e ajude em uma melhor escolha na hora de decidir por uma fonte de watts reais.

Abraço a todos.

OBS: Estes valores referem-se à eficiência do fator de correção de força e não a eficiência total da fonte.

Fontes com PFC Ativo tem eficiência em torno de 78 à 90%, mas dependendo da carga em que a fonte está sendo avaliada e de sua temperatura.

  • Curtir 14
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 5 semanas depois...

Quer saber o tanto que o assunto é 'cabuloso'? Eu faço Engenharia Elétrica na UFG e certa vez eu perguntei para um dos professores mais 'entendidos' nesse assunto que a faculdade tem, o cara tem mestrado da Unicamp, doutorado no MIT etc. Ele simplesmente me falou tanta abobrinha que a conclusão final sobre isso foi, meu professor não sabe nada sobre fonte. Pedi pra que ele me explicasse como calcular uma fonte pro meu projeto de cluster (vários computadores rodando em rede pra um processamento), mesmo fornecendo todos os dados, dizendo todas as especificações, o cara se 'embananou' todo. Resumo, ele é bom de teoria, mas na prática deixou muito a desejar. haha

Agora imagina a aflição de alguém que vai comprar uma fonte pro PC??? Fizemos um teste no laboratório com a maioria dessas fontes vendidas 'padrões' vendidas. Ums indicavam que eram de 400W outras de 500 (as mais caras) mas não vinha nenhuma especificação por exemplo sobre fator de potência etc. Ao término dos testes, todas apresentaram resultado inferior, umas chegaram até a não aguentar.

As fonts utilizadas foram da Satellite, Achieve, Asaki (não tenho o nome certo aqui) e troni.

A única que aguentou bem foi a Achieve de 500W (muito mais cara, em comparação as outras)

Como dizia no Fantástico: "FIQUEM DE OLHO".

Grande Abraço,

-Darkout

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
Postado Originalmente por Neobius@27 jun 2004, 12:35

Tenho uma fonte com PFC ativo, mas ela se aquece consideravelmente. Isso é normal?

É difícil de dizer porque depende muito do que é "consideralvente" para você. Essa sua fonte é uma das mais recomendadas. A unica coisa que posso dizer é que a minha esquenta pouco apesar de ter apenas uma ventoinha só. Fique de olho na temperatura do gabinete e do processador. Se aumentaram essas temperaturas depois de instalou a fonte talvez seja um motivo para se preocupar. Caso contrario acho que não tem problema. O PFC corrige a perca de energia com calor mas não quer dizer que vai tornar sua fonte uma geladeira.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
Postado Originalmente por marcos_vargens@11 maio 2004, 02:46

O QUE É PFC?

J. Carvalho - 18/11/2003

Ultimamente a sigla PFC tem aparecido com freqüência, sem que a maioria saiba realmente do que se trata.

PFC significa Power Factor Correction, ou fator de correção de força.

O PFC é um método extensamente reconhecido de reduzir as perdas de energia nas fontes. Ao reduzir as perdas, aumentando a eficiência da fonte, reduz-se também a geração de calor e a necessidade de refrigeração.

O resultado são fontes mais silenciosas, mais eficientes e uma redução na conta de eletricidade.

O PFC pode ser ativo ou passivo e a eficiência varia de um tipo para outro. Para se ter uma ideia melhor dos resultados de cada tipo veja a tabela abaixo:

Tipo da Fonte_____________Eficiência________Perda de energia

Fonte Sem PFC__________de 50% a 60%______de 40% a 50%

Fonte Com PFC Passivo___de 70% a 80%______de 20% a 30%

Fonte Com PFC Ativo_____de 95% a 99%______de 1 % a 5 %

Pela tabela acima:

Uma fonte de 300W com 50% de eficiência no limite da carga vai consumir 450W, 150W serão desperdiçados na forma de calor.

Uma fonte de 300W com 70% de eficiência no limite da carga vai consumir 390W, 90W serão desperdiçados na forma de calor.

Uma fonte de 300W com 95% de eficiência no limite da carga vai consumir 315W, 15W serão desperdiçados na forma de calor.

Na Europa as fontes sem PFC não podem ser comercializadas, uma medida que combate o desperdício de energia.

Se você computar o tempo que seu micro fica ligado, com o desperdício de energia de sua fonte, verá que em pouco tempo uma fonte PFC se paga.

texto tirado do site www.boadica.com.br

Decidi colocar esse porque está em português e é bem simples de ser entendido. Se alguem tiver um mais robusto ou mais explicativo por favor adicione que vai ser de grande ajuda. Espero que o tópico sirva para esclarecer as duvidas sobre a sigla e ajude em uma melhor escolha na hora de decidir por uma fonte de watts reais.

Abraço a todos.

Opa!...

Vou fazer umas observações....

1. PFC significa Power Factor Correction, ou fator de correção de (potencia).

É assim:

voce pode ter um produto com e sem correção de fator de potencia.

Obvio que o preço sera o diferencial, dai a existencia de correção ativa e passiva.

A correção passiva é normalmente feita com componentes discretos, existem duas topologias utilizadas, já a ativa é feita normalmente com circuito integrado, no modo continuo ou descontinuo, mas não importa aqui no topico.

A necessidade de se usar a correção de fator de potencia se dá pelo fato da geração de harmonicos.

Quanto mais harmonicos, pior a situação do neutro em instalações industriais e na rede externa, gerando superaquecimento do condutor e dos transformadores de rua.

Quanto ao rendimento, ambos podem ter 90% de eficiencia, só que a corrente de linha da fonte sem correção será maior, exigindo um condutor de bitola maior.

O estresse dos componentes tende a ser menor naqyelas com correção, maximizando o tempo de vida da fonte.

Bom resumidamente é isso...

Agora quanto a projeto, a partir das tensões de saida, corrente por tensão e e potencia total, já existem diversos aplicattion notes que te levam a bom resultado, inclusive varios livros.

Em relação ao post do nosso colega sobre professor...

Quando um professor rateia na resposta, o tempo dirá isso a voce, quando estiver contratado no setor de vendas durante 15 anos e um estagiario vier te fazer a mesma pergunta...voce se afasta da area e o conhecimento fica lá guardado, não sai assim na hora...cada um na sua especialidade....

Vejam o exemplo:

Muitos engenheiros são cobrados na periferia sobre conserto de tv e passam vergonha frente ao povão...que não entende e acham que eletrônica é tudo igual... :priv:

Se lembrar mais um detalhe edito aqui...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 meses depois...

Acho muito importante este tipo de tópico para aqueles que estão em fase de aquisição de uma fonte.

É importante também destacar tópicos com este tipo de informação para que não sejam criados dezenas com o mesmo assunto.

Bastante esclarecedor.

Só ficou a dúvida de porque não há benefício em nossa rede elétrica. É por não haver exigência quanto ao fator de potência de consumidores residenciais? Segundo o post inicial, há redução da potência ativa. Ou não?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Essa confusão tola é que deixa muitos com mais dúvidas! O PFC é uma otimização do equipamento que possibilita alto rendimento. Se vai haver compensação financeira é outro fato. O que importa é aproveitar um recurso que só bons equipamentos oferecem e isso só, já valeria o investimento. Usar um equipamento de qualidade e poder trabalhar com rendimento alto não é válido?

Esse negócio de dizer que "Infelizmente o tipo de rede elétrica do Brasil não se beneficia do PFC" , pra mim, é coisa de quem não tem conhecimento suficiente no assunto e quer ficar postando alguma coisa qual quer!

As melhorias podem até ser "invisíveis", mas existem sim, com certeza! Quem achar que não é vantagem, meus pêsames!!!!!!

T+

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por MEIRANETO@10 out 2004, 13:29

Essa confusão tola é que deixa muitos com mais dúvidas! O PFC é uma otimização do equipamento que possibilita alto rendimento. Se vai haver compensação financeira é outro fato. O que importa é aproveitar um recurso que só bons equipamentos oferecem e isso só, já valeria o investimento. Usar um equipamento de qualidade e poder trabalhar com rendimento alto não é válido?

Esse negócio de dizer que "Infelizmente o tipo de rede elétrica do Brasil não se beneficia do PFC" , pra mim, é coisa de quem não tem conhecimento suficiente no assunto e quer ficar postando alguma coisa qual quer!

As melhorias podem até ser "invisíveis", mas existem sim, com certeza! Quem achar que não é vantagem, meus pêsames!!!!!!

T+

Exatamente!!!

A galera está apenas aumentando o Rol de duvidas dos outros usuarios sem se preocupar em esclarecer a questão.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por MADMAX@09 out 2004, 13:17

Infelizmente o tipo de rede elétrica do Brasil não se beneficia do PFC :priv:

Abraços.

uBira deu uma boa explicação da questão. Vejo aí que o melhor beneficio não seria economia de energia, mas sim o aumento do tempo de vida util dos componentes da fonte. Ta na cara que isso melhora o rendimento da mesma. E seria bom quem diz o contrario mostrar com texto explicativo. Um comentario curto como esse não ajuda em nada só atrapalha.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!