Introdução
Colocamos mais uma fonte “nacional” de baixo custo para “fritar”, a Powerex 400 W da Casemall. Será que ela sobrevive aos nossos testes?
A primeira coisa que nos chamou a atenção nesta fonte foi a presença da logomarca do Inmetro na etiqueta desta fonte, no local onde fabricantes normalmente colocam logomarcas representando certificações que a fonte possui. Isto é uma pouca-vergonha, pois o Inmetro NÃO certifica fontes de alimentação e, portanto, a Casemall NÃO poderia usar a logomarca deste sério instituto na etiqueta das suas fontes de alimentação. A única coisa que o Inmetro certifica é o cabo de alimentação e, portanto, o cabo é o único componente que poderia ter este selo decalcado.
Figura 1: Fonte de alimentação Casemall Powerex de 400 W.
Figura 2: Fonte de alimentação Casemall Powerex de 400 W.
A Powerex de 400 W tem 14 cm de profundidade e usa uma ventoinha de 120 mm em sua parte inferior. Ela vem com circuito PFC passivo, diferentemente de outras fontes de baixo custo.
Apenas o cabo principal da placa-mãe possui proteção de nylon (que parte de dentro da fonte). Infelizmente apenas este cabo usa fios com a bitola correta (18 AWG). Todos os demais cabos usam fios mais finos do que o recomendado (20 AWG). A fonte testada vem com os seguintes cabos e conectores:
- Cabo principal da placa-mãe com conector de 20/24 pinos.
- Um cabo com dois conectores ATX12V que, juntos, formam um conector EPS12V.
- Um cabo de alimentação para placas de vídeo com um conector de seis pinos.
- Dois cabos de alimentação SATA com dois conectores cada.
- Um cabo de alimentação para periféricos com três plugues padrão.
- Um cabo de alimentação para periféricos com dois plugues padrão e um conector para unidades de disquete.
Até que a configuração de cabos não é ruim para um produto de baixo custo, só que além dos fios serem mais finos do que o recomendado, eles são extremamente curtos, medindo 32 cm entre a carcaça da fonte e o primeiro conector do cabo (35 cm no cabo ATX12V/EPS12V), 30 cm entre conectores SATA e 15 cm entre conectores para periféricos.
Figura 3: Cabos.
Vamos agora dar uma olhada no interior desta fonte de alimentação.
Respostas recomendadas