Introdução
A Logisys PS350MA mede apenas 12,5 x 6,35 x 10 cm (L x A x P) e é voltada para micros compactos. Ela tem vários indícios de ser um produto ruim. Primeiro, ela é baseada no padrão SFX12V, mas o fabricante desconhece esta informação, chamando-a de “Micro ATX”. Segundo, ela é vendida como sendo de 350 W, mas a etiqueta da fonte diz que 350 W é a potência de pico, e a “potência média” é de 250 W. Terceiro, na etiqueta e na página do produto na Internet diz que a fonte funciona apenas em uma rede elétrica de 220 V/50 Hz, mas a fonte tem uma chave 110 V/220 V. Vejamos se nossas suspeitas são verdadeiras ou se esta fonte nos surpreenderá.
Figura 1: Fonte de alimentação Logisys PS350MA
Figura 2: Fonte de alimentação Logisys PS350MA
A fonte tem uma ventoinha de 80 mm em sua parte inferior.
Ela não tem circuito PFC ativo e é baseada na topologia de meia-ponte, que é obsoleta para os padrões de hoje por oferecer baixa eficiência.
Os cabos estão permanentemente conectados na fonte, e eles não têm acabamento em nylon. Esta fonte vem com os seguintes cabos:
- Cabo principal da placa-mãe com um conector de 20/24 pinos, 34 cm de comprimento
- Um cabo com um conector ATX12V, 34 cm de comprimento
- Um cabo com dois conectores de alimentação para periféricos, 33 cm até o primeiro conector, 15 cm entre os conectores
- Um cabo com dois conectores de alimentação para periféricos e um conector de alimentação para a unidade de disquete, 33 cm até o primeiro conector, 15 cm entre os conectores
A configuração de cabos é uma porcaria, com apenas um conector de alimentação SATA. Atualmente, até mesmo um computador simples precisa de pelo menos dois conectores de alimentação SATA, um para o disco rígido e outro para a unidade óptica.
Todos os fios são mais finos do que o mínimo requerido (20 AWG vs. 18 AWG).
Figura 3: Cabos
Vamos agora dar uma olhada no interior desta fonte.
Respostas recomendadas