Estágio de Filtragem de Transientes
Como mencionamos em outros testes, a primeira coisa que gostamos de ver quando abrimos uma fonte de alimentação para termos uma ideia da sua qualidade é o estágio de filtragem de transientes. Os componentes recomendados para esse estágio são duas bobinas de ferrite, dois capacitores cerâmicos (capacitores Y, normalmente azuis), um capacitor de poliéster metalizado (capacitor X) e um varistor (MOV). Em fontes de alimentação genéricas são usados menos componentes do que o recomendado, normalmente removendo o varistor, que é essencial para eliminar picos de energia provenientes da rede elétrica, e a primeira bobina.
A MaxPower de 420 W tem apenas dois capacitores Y em seu circuito de filtragem, no mais belo estilo “fonte de alimentação genérica”. Isso é ruim pois ela não só permite que interferências eletromagnéticas vindas da rede elétrica atinjam a fonte como também permite que a interferência gerada pelo circuito chaveador da fonte se propague pela rede elétrica de sua casa ou escritório.
Curiosamente esta fonte tem local para a instalação desses componentes (inclusive varistores), mas foi decisão do fabricante não instalá-los.
Figura 7: Onde seria o estágio de filtragem de transientes.
Agora vamos ter uma discussão mais detalhada a respeito dos componentes usados na MaxPower de 420 W.
Respostas recomendadas