Introdução
Chegou a hora de testamos mais uma fonte “nacional” de baixo custo, a MaxPower de 420 W (SP-ATX-420WTN-BR1). Será que presta?
O número de modelo dessa fonte de alimentação (SP-ATX-420WTN-BR1) segue a nomenclatura de fontes de alimentação da Spire. No Brasil a fonte SP-ATX-420WTN da Spire, também chamada Jewel 420, é relativamente fácil de ser encontrada, mas é importante notar a fonte listada no site da Spire, modelo SP-ATX-420WTN-PFC, é um pouco diferente, pois possui PFC passivo e não possui chave seletora 115 V/230 V (ela é uma fonte 230 V, somente), sendo vendida apenas na Europa. Nos EUA, o modelo vendido é chamado SP-ATX-420WTN-US e não possui circuito PFC, então fica aparente que a MaxPower de 420 W é mesmo uma Jewel 420 renomeada, mas para termos 100% de certeza precisaremos desmontar a Spire Jewel 420 e compará-las, o que infelizmente ainda não fizemos. Portanto, ficamos devendo esta comparação e confirmação de se a MaxPower de 420 W é realmente idêntica à Spire Jewel 420 ou não.
Figura 1: Fonte de alimentação MaxPower de 420 W.
Figura 2: Fonte de alimentação MaxPower de 420 W.
A MaxPower de 420 W tem 14 cm de profundidade e usa uma ventoinha de 120 mm em sua parte inferior. Tal como outras fontes de baixo custo, ela é baseada na topologia meia-ponte, sem circuito PFC ativo.
Apenas o cabo principal da placa-mãe possui proteção de nylon (que parte de dentro da fonte) e todos os cabos usam fios 18 AWG, que é a bitola correta a ser usada. A fonte testada vem com os seguintes cabos e conectores:
- Cabo principal da placa-mãe com conector de 20/24 pinos.
- Um cabo com um conector ATX12V.
- Um cabo de alimentação SATA com apenas um conector.
- Dois cabos de alimentação para periféricos com três plugues padrão e um conector para unidades de disquete cada.
Como você pode ver, esta fonte não tem um cabo de alimentação para placas de vídeo e possui apenas um único conector de alimentação SATA sendo, portanto, obsoleta para os padrões atuais, visto que mesmo micros ultra básicos atualmente necessitam de pelo menos dois conectores de alimentação SATA.
Os cabos são relativamente longos, com 50 cm entre a carcaça da fonte e o primeiro conector do cabo, o que é uma boa notícia. Cabos com mais de um conector possuem 15 cm de distância entre os conectores.
Figura 3: Cabos.
Vamos agora dar uma olhada no interior desta fonte de alimentação.
Respostas recomendadas