Introdução
Testamos o Ryzen 7 1700, processador mais básico da nova linha Ryzen 7 da AMD. Ele possui oito núcleos, 16 threads, clock base de 3,0 GHz, clock turbo de 3,7 GHz, TDP de 65 W, e usa o novo soquete AM4. Confira!
Depois de vários anos, a AMD finalmente lançou uma nova geração de processadores, baseados em uma microarquitetura completamente nova, chamada Zen, usando o novo soquete AM4. Os primeiros processadores baseados neste soquete chamam-se Ryzen 7 e são processadores topo de linha, e a AMD já anunciou as linha Ryzen 5 (intermediária) e Ryzen 3 (de entrada).
Os primeiros modelos lançados foram o Ryzen 7 1700, Ryzen 7 1700X e Ryzen 7 1800X, todos com oito núcleos e 16 threads (núcleos lógicos), graças à tecnologia SMT (Simultaneous Multi-Threading, equivalente à tecnologia Hyper-Threading da Intel), que simula dois núcleos lógicos em cada núcleo físico. Nós já testamos o Ryzen 7 1700X, confira o teste aqui.
Os processadores Ryzen utilizam o novo soquete AM4 e são compatíveis com memórias DDR4. Desta forma, eles são totalmente incompatíveis com placas-mãe "antigas", como as usadas com as linhas FX (que usam o soquete AM3+) e Série A (soquete FM2+) da AMD.
Embora o soquete AM4 suporte processadores com vídeo integrado, os processadores Ryzen não vêm com este recurso; a AMD promete futuros processadores com vídeo integrado para este soquete, mas provavelmente eles não utilizarão o nome Ryzen.
Os processadores Ryzen 7 são fabricados em processo de 14 nm "FinFET". Estes processadores são construídos a partir de blocos de quatro núcleos. Cada núcleo tem 128 kiB de cache L1 e 512 kiB de cache L2, e há um cache L3 de 8 MiB compartilhado para cada bloco de quatro núcleos.
Assim, o Ryzen 7 1700 é composto de dois destes blocos, totalizando 4 MiB de cache L2 (512 kiB por núcleo) e 16 MiB de cache L3 (8 MiB para cada bloco). Com isso, a AMD divulga que o processador tem 20 MiB de cache.
Os processadores Ryzen têm multiplicador de clock desbloqueado, o que permite que o usuário que esteja buscando um overclock modifique o clock apenas mudando o multiplicador no setup da placa-mãe, desde que ela utilize um dos chipset compatíveis com este recurso (B350 e X370).
Além disso, os processadores Ryzen têm um conjunto de recursos chamados pela AMD de "SenseMI", onde o processador detecta e controla o clock (em passos de 25 MHz) de acordo com vários fatores.
Os processadores Ryzen 7 1700X e Ryzen 7 1800X são vendidos sem cooler, mas o Ryzen 7 1700 vem com o cooler batizado de "Wraith Spire". O padrão de cooler utilizado pelo soquete AM4 tem semelhança com os soquetes anteriores no que diz respeito ao "gancho" onde vai preso o clipe de fixação. Assim, coolers antigos que utilizam este gancho central (como o Wraith) são compatíveis com o soquete AM4. Porém, a furação da placa suporte no soquete AM4 é diferente, de forma que coolers que utilizem placa suporte própria ou que se fixem de alguma forma utilizando os furos da placa-mãe não vão servir, a menos que você possua um kit adaptador (alguns fabricantes de coolers estão enviando este kit gratuitamente aos proprietários de alguns modelos).
Em relação ao seu preço, um dos concorrentes mais próximos do Ryzen 7 1700 (que custa US$ 330 nos EUA) é o Core i7-7700K. Assim, em nossos testes nós comparamos o Ryzen 7 1700 ao Core i7-7700K, bem como ao Ryzen 1700X. Nós também incluímos em nosso comparativo um FX-8350 (oito núcleos, 4 GHz), apenas para fins de comparação com a geração anterior.
A Figura 1 mostra a embalagem do processador Ryzen 7 1700.
Figura 1: caixa do processador Ryzen 7 1700
Na Figura 2 você confere o conteúdo da embalagem: o cooler Wraith Spire (que possui iluminação por LEDs na borda superior e no logotipo da AMD), um cabo para controlar a iluminação RGB do cooler, o processador propriamente dito e um adesivo para o gabinete.
Figura 2: conteúdo da embalagem
Na Figura 3, vemos a base do cooler Wraith Spire, em cobre, que já vem com pasta térmica aplicada.
Figura 3: base do cooler
Na Figura 4 vemos o processador Ryzen 7 1700, enquanto a Figura 5 mostra o lado inferior do processador.
Figura 4: o processador Ryzen 7 1700
Figura 5: lado de baixo do Ryzen 7 1700
Como o Ryzen 7 1700 não possui vídeo integrado, nós utilizamos uma GeForce GTX 1080, que é uma placa de vídeo topo de linha, para todos os testes de desempenho, com todos os processadores.
Vamos comparar as principais especificações dos processadores testados na próxima página.
Respostas recomendadas