

Introdução
É comum usuários mais exigentes optarem por gastar um pouco mais ao comprar módulos de memória, adquirindo modelos com temporizações (latências) mais baixas que, em teoria, oferecem maior desempenho. Mas será que estas memórias realmente trazem vantagem na prática? Nós testamos os mesmos programas e jogos com duas configurações diferentes de latência para responder esta questão. Confira!
Caso você não esteja familiarizado com o significado das temporizações das memórias RAM, é importante ler nosso tutorial “Tudo o que você precisa saber sobre as temporizações das memórias RAM”, que explica detalhadamente o assunto.
Em suma, as latências ou temporizações das memórias representam o número de ciclos de clock que a memória demora a entregar um dado. Os diferentes valores (CL, tRCD, tRP, tRAS e CR) representam os tempos de espera em situações determinadas, com trocas de linha ou coluna dos dados (já que os dados na memória ficam organizados na forma de uma matriz) ou entre diferentes comandos.
Nós decidimos utilizar memórias DDR3 rodando a 1.600 MHz, por ser esta uma das configurações mais comuns atualmente. Para fazer o comparativo, nós configuramos inicialmente no setup da placa-mãe a memória com as temporizações 9-9-9-24-1T, que é um valor típico para memórias DDR3-1600 topo de linha (embora existam modelos especiais com latências ainda mais baixas) e depois com as temporizações 11-11-11-30-2T, que são valores tipicamente encontrados em memórias DDR3-1600 de baixo custo.
Em cada configuração, nós rodamos alguns testes com programas específicos de medição de desempenho (PCMark, 3DMark e Cinebench R15), fizemos um teste de conversão de vídeo (utilizando o Media Espresso) e rodamos três jogos atuais que, segundo nossos testes anteriores, são influenciados pelo desempenho geral da máquina, e não apenas da placa de vídeo (Dirt Rally, Dying Light e GTA V).
As Figuras 1 e 2 mostram a configuração de memória nos dois testes, verificada pelo programa CPU-Z.
Figura 1: utilizando latências típicas de uma memória mais cara
Figura 2: utilizando latências típicas de uma memória de baixo custo
Vamos listar a configuração utilizada nos testes na próxima página.
-
1
-
1
Respostas recomendadas
Crie uma conta ou entre para comentar
Você precisa ser um usuário para fazer um comentário
Criar uma conta
Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!
Crie uma nova contaEntrar
Já tem uma conta? Faça o login.
Entrar agora