Ir ao conteúdo

Todos os Modelos do Core 2


Todos os Modelos do Core 2

Introdução

Os processadores Core 2 Solo, Core 2 Duo, Core 2 Quad e Core 2 Extreme são baseados na nova microarquitetura Core, lançada para substituir a microarquitetura Netburst que era usada no Pentium 4 e processadores derivados deste. Neste tutorial listaremos todos os modelos já lançados destes processadores bem como as suas principais características técnicas.

A família dos processadores Core 2 é formada por quatro membros: Core 2 Solo, que é um processador de um núcleo que substitui o Pentium M, sendo um modelo para notebooks; Core 2 Duo, um processador de dois núcleos que substitui o Pentium 4 e o Pentium D; Core 2 Quad, que é formado por dois processadores Core 2 Duo em um mesmo invólucro sendo, portanto, um processador de quatro núcleos; e o Core 2 Extreme, que substitui o Pentium Extreme Edition, com modelos de dois e quatro núcleos. O Core 2 Extreme trabalha com clocks mais elevados e tem o multiplicador de clock destravado, o que permite fazer overclock alterando o multiplicador de clock do processador.

Cuidado para não confundir o processador Core 2 Duo com o Core Duo. O Core Duo (conhecido anteriormente pelo nome-código Yonah) é o nome comercial para um Pentium M com dois núcleos de processamento construído com tecnologia de 65 nm. Já o Core 2 Duo é o nome comercial para o processador que utiliza a microarquitetura Core da Intel. Para aprender mais sobre esta nova microarquitetura leia nossos tutoriais Por Dentro da Microarquitetura Core e Novas Características do Núcleo Penryn.

As principais características técnicas dos processadores da família Core 2 (Core 2 Duo, Core 2 Quad e Core 2 Extreme) são as seguintes:

  • Arquitetura Core
  • 64 KB de cache L1 (32 KB de dados + 32 KB de instruções) por núcleo
  • Tecnologia de um (Core 2 Solo), dois (Core 2 Duo, alguns modelos de Core 2 Extreme) ou quatro núcleos (Core 2 Quad, alguns modelos de Core 2 Extreme)
  • Tecnologia fabricação de 65 nm ou 45 nm
  • Soquete LGA775 nos modelos para computadores de mesa (soquete 771 no Core 2 Extreme QX9775)
  • Barramento externo de 800 MHz (200 MHz transferindo quatro dados por pulso de clock), 1.066 MHz (266 MHz transferindo quatro dados por pulso de clock), 1.333 MHz (333 MHz transferindo quatro dados por pulso de clock) ou 1.600 MHz (400 MHz transferindo quatro dados por pulso de clock).
  • 2 MB, 3 MB, 4 MB ou 6 MB de cache de memória L2 compartilhado. Nos processadores de quatro núcleos, cada par de núcleos tem seu próprio cache, compartilhado entre os dois núcleos mas independente dos outros dois.
  • Tecnologia de Virtualização (exceto no Core 2 Duo modelos E4x00, E7x00 e E81xx)
  • Tecnologia Intel EM64T
  • Instruções SSE3
  • Instruções SSE4.1 nos modelos de 45 nm
  • Execute Disable
  • Intelligent Power Capability
  • Tecnologia Enhanced SpeedStep

Vamos falar agora dos modelos do Core 2 Solo, Core 2 Duo, do Core 2 Quad e do Core 2 Extreme já lançados até o momento, tanto os modelos para computadores de mesa quanto modelos para notebooks.

  • Curtir 2

Artigos similares


Comentários de usuários

Respostas recomendadas



opa... finalmente...

tava esperando uma atualização nessa tabela desde janeiro quando sairam os procs de 45nm...

Sugiro fortemente que a equipe do CDH mantenha essa tabela mais atualizada possível... a intel não lança tantos processadores ao ponto de uma atualização mais periódica se tornar inviável...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá pessoal, legal ter uma tabela listando os Core 2!

Eu acrescentaria um detalhe. Falo isto porque estou quase comprando um novo processador E8400. E pela pesquisa que fiz há duas revisões.

Uma delas já está listada. É a sSpec SLAPL. É a revisão C0.

Mas, já existe uma revisão mais recente no mercado e, estou atrás desta para comprar.

É a sSpec SLB9J. A revisão é E0.

Abraços!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá pessoal, legal ter uma tabela listando os Core 2!

Eu acrescentaria um detalhe. Falo isto porque estou quase comprando um novo processador E8400. E pela pesquisa que fiz há duas revisões.

Uma delas já está listada. É a sSpec SLAPL. É a revisão C0.

Mas, já existe uma revisão mais recente no mercado e, estou atrás desta para comprar.

É a sSpec SLB9J. A revisão é E0.

Abraços!

Encontrei no ML as duas versões à venda pelo mesmo preço, porém tem um colega que pediram a revisão C0 alegando que a outra não roda em sua MOBO. Qual a diferença entre as versões.

Fora isso, estou praticamente decidido pelo E8400 mas gostaria da opinião de vocês. Pela relação custo benefício o E8500 tem praticamente o mesmo preço com um clock de 3.16 e o core2quad Q9650 tem o mesmo clock com um cache L2 de 12Mb e 4 núcleos, o que me parece uma vantagem que justifica um custo 30% maior, vocês concordam?

Obrigado pela tabela que me ajudou muito a poder ter estas dúvidas e assim poder escolher com um pouco mais de consciência!!

Abraço!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Excelente para conhecer um pouco mais destes processadores. Só faltaram mesmo os processadores voltados a Notebooks(dentre estes voltados para Notebooks tem muita diferença nos mesmos)...mesmo assim valeu demais. :)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Achei muito legal o artigo Todos os Modelos do Core 2, com explicações sobre o Duo, o Quad e o Extreme, mas continuo com uma dúvida, quando leio propagandas de notebooks e os modelos são T5750, T5800, T6400 e outros: o que significa esse T? Além disso, numerações menores que 5000 (T4200, T3400 ou T2370) aparecem no meio dos Core 2, mas sem especificação. Elas são de Core 2 Duo ou de Dual Core?

Agradeço a atenção.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tenho um Core2Duo e7400, com o winxp instalado, e pelo artigo este sendo de 45nm deveria ter as instruçoes sse4.1, mas ao abrir o everest, este mesmo mostra que essas instruçoes nao sao suportadas...

Alguem tem ideia do porque isso acontece??

Valeu

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sr Dono,

Favor colocar um informação um campo é suporte de virtualização (vmx) para tabelas.

Ex: Core 2 Duo E4500 não tem suporte de virtualização, então colocar "NÃO" para campo é VMX (header) e Core 2 Quad Q6600 tem suporte de virtualização então colocar "SIM" para campo é VMX (header). Achei o pesquisado sobre o x86 virtualization. O processador Intel é VMX e processador Atlhon é SVM. Assim uso Linux.(cat /proc/cpuinfo | egrep "vmx|svm"). Eu uso virtualização, mas eu quero saber o processador se tem suporte de virtualização.

Agradecimento,

Estevam Mota

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Os novos Pentium Dual core E6X00 tmb possuem VMX. Realmente seria interessante acrescentar tais dados a tabela.

Mais um exemplo, os Core 2 Duo E7500, existem dois modelos: o SLB9Z sem VMX e o SLGTE com VMX, só diferem nisto, a revisão é a mesma (R0).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites




Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!