Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

No-break realmente é a salvação???


Posts recomendados

Boa tarde Sr. Faller!

Antes de mais nada, parabéns pela tua dedicação e ajuda... Preciso de ajuda amigo, encontrei teu contato no fórum, das incríveis matérias que escreveu, ainda estou lendo elas porque estou quase em pânico com o assunto Nobreak rss... Recentemente tive a oportunidade de ir aos EUA e aproveitei e comprei peças para meu novo PC, pesquisei muito antes de ir mas faltou mais dedicação na hora da fonte (sim só encontrei tuas matérias agora, uma pena)... mas bem, o que está feito está feito e gostaria de ajuda como seguir daqui para a frente, ainda falta montar o PC e comprar o Nobreak, ainda bem que te encontrei, porque começei a orçar o nobreak e estou apavaroado com os valores e em dúvida qual realmente preciso.

Vamos começar com minha configuração de peças... (depois me manda a conta). Segue as peças compradas (parece computador para jogo, mas é que como é "bom para jogos", é bom para 3D e logo, bom para com o que eu trabalho, trabalho com 3D, modelagem de produtos, renderizações... modelagens com programas pesados de CAD e edição de imagens)... se bem que com PC assim vou colocar algum jogo certo (mais para teste porque estou tão muito desatualizado em jogos) só que trabalho como um loco amigo, então o PC é usado praticamente direto as renderizações são mais pesadas, chegando a levar a madrugada inteira de cálculos)... bom vamos as peças:

Fonte: Corsair AX860 de 860W Certificada Intel Haswell pois vou usar um i7-4770K

Modelo e site: http://www.corsair.com/us/power-supply-units/ax-series-power-supply-units/ax860-atx-power-supply-860-watt-80-plus-platinum-certified-fully-modular-psu.html

Mais informações nas páginas 03 e 04 segunda coluna: http://www.corsair.com/us/media/cms/manual/psu-spec-table-041913.pdf

http://www.corsair.com/us/media/cms/manual/DC_Cable_consolidation_Rev_28.pdf

http://www.corsair.com/us/media/cms/manual/PSU_Sleeved_Compatibility_Matrix2.pdf

Processador: Core i7 4770K Haswell

Placa Mãe: Asus Maximus VI Gene

Placa de Vídeo: GForce GTX 760 2GB GDDR5

SSD: Samsung 840 Pro Series 256GB

HD: WD Red 2.0TB

cooler: Corsair H55 Hydro Series

Memória: Corsair Vengeance Preta 16GB (2 x 8GB) DDR3 1600

Gravador/Leitor de DVD: Sony Modelo AD-7280S

Gabinete: Pretendo comprar o Gabinete Corsair 600T Silver Mid Tower Modelo CC-9011020-WW (tem 2 ventoinhas de 200mm e uma de 120mm)

Monitor: DELL U2312HM de 23" de LED ( 70W )

Impressora: Não

Scanner: Não

Dos modelos de nobreak, entrei em contato com a SMS e me deram retorno falando que preciso mesmo é de um Nobreak Senoidal, me passaram este modelo:

http://www.sms.com.br/produtos/Nobreak-SMS/Power-Sinus-II

(Falaram que ele é de 2400VA senoidal, autonomia média de 10 minutos). Faixa de preço + - 2 Mil (quase morri, pensei gastar no máximo 800 a 900 reais, vai dar separação se falar com minha esposa sobre 2 mil rss...)

Pedi se dava para ser esse modelo da SMS:

http://www.sms.com.br/produtos/Nobreak-SMS/Manager-III-Senoidal

De 1400VA (informaram que tem 980W) mas eles acham que é fraco de mais, este está em torno de 900 reais, não sei calcular o que preciso, penso que entre a fonte e o monitor tenho algo entre 930W (860W da fonte mais 70W do monitor) dai eles me falaram de ter sempre uma margem a mais de 30% o que me diz amigo? Eu acho um exagero os 2400VA...

Pedi se dava para ser um nobreak não senoidal, dai falaram que não, é isso mesmo amigo?

Penso na SMS pelos sistemas que tem para por exemplo "desligar o windows se faltar energia durante a madrugada ou me manda um SMS avisando, dai posso salvar os trabalhos e desligar sem comprometer e corromper arquivos).

Também solicitei informações e valores destes modelo da APC (conhece eles? São bons também?):

Smart-UPS BR

APC Smart-UPS BR 2000VA, 115V/220V, Brazil

http://www.apc.com/products/resource/include/techspec_index.cfm?base_sku=SUA2000BI%2DBR

Não sei valor, mas pelo que está este modelo abaixo:

Smart-UPS BR

APC Smart-UPS BR 1500VA, 115V/220V, Brazil

Capacidade de Potência de Saída 1050 Watts / 1500 VA Potência Máxima Configurável 1050 Watts / 1500 VA

http://www.apc.com/products/resource/include/techspec_index.cfm?base_sku=SUA1500BI%2DBR

http://nobreakapc.com.br/produtos/mostrar/1129/SUA1500BI-BR/nobreak_apc_sua1500bi_br_smart_ups_1500va

R$ 1.700,00 (chega a doer)

Bom estou precupado deu para ver... se puder me dar retorno agradeço muito... e me mande a conta! No mínimo teu endereço para te mandar um bom vinho amigo!

OBRIGADO!

Eto

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Caro colega ETO3D.. Talvez seu primeiro equívoco resida no dimensionamento da fonte, com excesso de potência, potência a mais do que sua config pede..

Veja ai um exercício de cálculo da demanda de pico para essa sua config, coisa de 400 Watts.. Veja ai:

ETO3D_zpscfbe36db.jpg~original

Para atender com muita folga ainda uma demanda de 400 Watts de pico, uma fonte de 600 Watts já daria com sobras... Não necessitava de uma fonte de 860 Watts..

Esse equívoco pode ser corrigido, em sua vontade de colocar um no-break, se esse no-break oferecer suporte de potência requerido.. Ou seja, se super dimensionas a fonte tens de manter a coerência super dimensionando também o no-break..

Claro que sua fonte vai entregar a potência que sua config pedir, nem um Watt a mais.. Porém uma fonte de 860 Watts tem em sua entrada capacitores em uma quantidade tal que consiga honrar os 860 Watts a entregar.. Se seu PC pedir somente 400 Watts, não vais trocar os capacitores da entrada da fonte certo???, portanto, ao faltar energia, lá estarão eles a impor uma carga pesada ao no-break..

Justo na hora da falta de energia ele, o no-break, se mal dimensionado, poderá lhe faltar por não aguentar o baque inicial de carregamento dos capacitores...

O cálculo seguro para dimensionar adequadamente um no-break passa pela divisão da potência máxima da fonte, 860 Watts pela eficiência da mesma, isto é 90%

Ou seja 860/0,9 = 955 Watts somado a potência do Monitor, cerca de 70 Watts, oui seja um total de 1.025 Watts. Cuide com o fator de potência dele para poder escolher a quantidade de VA's..

O no-break recomendado, pela SMS, tem FP de 0,62, que pode ser consultado em seu catálogo..

Ele deverá ter pelo menos algo como 1.025Watts/0,62 = 1.660 VA's...

Com uma fonte de 600 Watts ele, o no-break, necessitaria ter capacidade em torno dos 1.260 VA's somente..

Certa feita redigi um macetoso com 10 dicas para guiar o comprador a não equipar sua config com uma fonte super dimensionada. Dá uma lida e atente a dica de número 8...

10 Boas razões para você evitar superdimensionar a fonte de seu PC

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá Faller, muitooo obrigado!!!

Sim errei com a fonte na potência (queria o modelo de 750W, mas na loja só tinha essa e a de 1200W, poderia ter sido pior hehe, imagina quem compra essa então, precisa comprar uma usina junto rss...). Minha preocupação estava em comprar uma fontes da linha AX com selo Platinum, e com certificação Haswell e com um pouco mais de potência para ter futuramente duas placas de vídeo e tirar proveito da renderização CUDA. Mas mesmo se eu tivesse encontrado/comprado a de 750W teria que ter um nobreak forte pelo visto e da linha AX só começa na potência de 760W.

Minhas dúvidas que ainda não estão claras e se puder me ajudar são:

1) Necessariamente preciso de um Nobreak de onda Senoidal Pura, não posso pegar outros modelos porque estaria comprometendo a vida útil dessa fonte, já que ela é PFC isso?

2) Então 1.025Watts é o número da soma do meu equipamento, tenho que usar uma "margem maior" como falam ou não, se sim quanto a mais?

3) Do modelo Nobreak SMS Power Sinus II de 2400VA (com FP de 0.62) tenho Nobreak sobrando, já que preciso de 1660VA (FP 0.62) isso?

4) Do modelo Nobreak SMS Manager III Senoidal de 1400VA (com FP de 0.7) tenho Nobreak faltando, já que preciso de 1465VA (FP 0.7) isso?

5) E desse último Nobreak SMS Manager III Senoidal de 1400VA de FP 0.7 é muito arriscado usar ele? Tendo esta diferença, a falta de 65VA, dá tempo de salvar os arquivos e desligar ou nem aguenta nada? Teu sim ou não vale Mil Reais colega rss...

6) Tenho outra opção, mesmo sacrificando minha fonte e fazendo ela durar menos (Nobreak não senoidal), porque ter um nobreak grande, pesado, quente que gasta muita energia e gastar mais de 2 mil não dá... compro um note da Nasa então rss... preciso de um nobreak par corrigir, filtrar um pouco a rede e para dar tempo de salvar os trabalhos e desligar somente.

Vou lendo e procurando outros modelos na faixa de valor que posso gastar... sinto que investi numa boa fonte sim, tenho vontade de plugar na tomada normal e pronto... to cansando... :-(

Abraço guri e muito obrigado!

Eto

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Há controvérsias..

De muito já os HD's tem sistemas de proteção e recolhimento das cabeças ao menor sinal de queda de energia.. Capacitores com energia suficiente para essa tarefa foram já incorporados, tem mais de 20 anos, aos HD's.

Batidas no HD, ou no gabinete, esbarrões, maus tratos mecânicos são maiores ofensores aos HD's do que a queda de energia, e isso de longa data já...

Mas cada um cada qual....

Respeito sua opinião, mas não abro mão do meu nobreak APC, e a minha fonte é de boa qualidade, é uma OCZ modelo 400SXS2 80PLUS com 3 anos de garantia.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

1) Necessariamente preciso de um Nobreak de onda Senoidal Pura, não posso pegar outros modelos porque estaria comprometendo a vida útil dessa fonte, já que ela é PFC isso?

Se você compra uma fonte com PFC ativo, paga por isso, e coloca depois um no-break de forma de onda retangular, que anula completamente as vantagens de uma fonte com PFC ativo, ai merece um prêmio....

2) Então 1.025Watts é o número da soma do meu equipamento, tenho que usar uma "margem maior" como falam ou não, se sim quanto a mais?

Isso dai é o mínimo do mínimo de uma indicação sensata.. Margem é margem. Se eu disser 50 Watts, 150Watts, ou 5%, 10% ou 30%, de margem, nenhuma das respostas estarão erradas..

3) Do modelo Nobreak SMS Power Sinus II de 2400VA (com FP de 0.62) tenho Nobreak sobrando, já que preciso de 1660VA (FP 0.62) isso?

Prefiro pensar em Watts. Com esse dai terias 1488 - 1025 = 463 Watts de folga.. ou 45% a mais da demanda de pico calculada....

4) Do modelo Nobreak SMS Manager III Senoidal de 1400VA (com FP de 0.7) tenho Nobreak faltando, já que preciso de 1465VA (FP 0.7) isso?

Calculando em Watts..

1400 x 0,7 = 980 Watts

980/1025 = 95% => estaria 5% abaixo do cálculo da demanda mínima, em Watts..

5) E desse último Nobreak SMS Manager III Senoidal de 1400VA de FP 0.7 é muito arriscado usar ele? Tendo esta diferença, a falta de 65VA, dá tempo de salvar os arquivos e desligar ou nem aguenta nada? Teu sim ou não vale Mil Reais colega rss...

Isso pouco tem a ver com a autonomia... Autonomia, se desejares, se resolve com a agregação de maior capacidade de energia armazenada, mais baterias (aliás, esse dai tem até mesmo entrada para poder apendar bateria externa de até 80 Amperes hora, que daria horas de autonomia).

A falta desses 5% de potência não faria com que ele deixasse de operar, quase com certeza absoluta, mas lhe tiraria, em tese, o direito de reclamar, por qualquer comportamento anormal..

Envolve um risco essa decisão e risco cada um deve saber se assume ou não.. Entenda, minha resposta não poderia ser diferente dessa..

6) Tenho outra opção, mesmo sacrificando minha fonte e fazendo ela durar menos (Nobreak não senoidal), porque ter um nobreak grande, pesado, quente que gasta muita energia e gastar mais de 2 mil não dá... compro um note da Nasa então rss... preciso de um nobreak par corrigir, filtrar um pouco a rede e para dar tempo de salvar os trabalhos e desligar somente.

Vou lendo e procurando outros modelos na faixa de valor que posso gastar... sinto que investi numa boa fonte sim, tenho vontade de plugar na tomada normal e pronto... to cansando... :-(

Abraço guri e muito obrigado!

Eto

Eu, tem mais de 2 anos, só uso note... Mas quando usava Desk, e rodava muita coisa que tinha de ficar rodando às vezes horas para chegar ao seu final, conto nos dedos as vezes que perdi alguma coisa por falta de energia..

Os programas modernos contam com recursos de auto salvamento e/ou você mesmo muda seu perfil e salva mais seguido. Resumindo... Dificilmente vejo uma aplicação, que não de suporte a vida, em que a presença da energia seja fundamental, a não ser que sua instalação por ai seja feito gato, ou mores no campo, com energia rural, isolado etc e tal..

É uma boa investir numa boa proteção contra surtos de tensão, num ótimo filtro de linha e esquecer que a energia às vezes falta.

Quando faltar, munido de um mate, sente-se no beiral da porta e, a luz de velas, bote a conversa em dia.. Não existe programa de PC tão agradável como esse dai..

Respeito sua opinião, mas não abro mão do meu nobreak APC, e a minha fonte é de boa qualidade, é uma OCZ modelo 400SXS2 80PLUS com 3 anos de garantia.

Justo por isso citei, ao final...

"cada um cada qual"

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

faller, tenho que adquirir um no-break, pois, aqui na minha cidade, energia está um problema seríssimo, moro em Teresina - Piauí. Praticamente ela falta todo dia, quando não falta, a tensão baixa tanto que chega a desligar o pc e os equipamentos elétricos da casa. Esses dias cheguei a perder um HD por conta das quedas frequentes. Fiz uns cálculos naquele extreme power supply, minha configuração da assinatura mais os fans do gabinete, placa de vídeo e cooler da cpu e monitor não passou de 290W(No caso das memórias, vou adicionar mais 2 pentes de 2gb, totalizando os 8gb. O cálculo do extreme já foi baseado nos 4 pentes). Minha dúvida é: qual VA ideal para essa configuração? Talvez no futuro eu mude apenas a placa de video, talvez alguma da geração x50/x60 da nvidia ou x770/x870 da ati e nada mais. Quando for trocar esse pc, vou seguir sua dica: vou de note, pois acaba com esse problema de falta de energia. Parabéns pelo belo tópico, ele me esclareceu muitas dúvidas sobre no-break.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

faller, tenho que adquirir um no-break, pois, aqui na minha cidade, energia está um problema seríssimo, moro em Teresina - Piauí. Praticamente ela falta todo dia, quando não falta, a tensão baixa tanto que chega a desligar o pc e os equipamentos elétricos da casa. Esses dias cheguei a perder um HD por conta das quedas frequentes. Fiz uns cálculos naquele extreme power supply, minha configuração da assinatura mais os fans do gabinete, placa de vídeo e cooler da cpu e monitor não passou de 290W(No caso das memórias, vou adicionar mais 2 pentes de 2gb, totalizando os 8gb. O cálculo do extreme já foi baseado nos 4 pentes). Minha dúvida é: qual VA ideal para essa configuração? Talvez no futuro eu mude apenas a placa de video, talvez alguma da geração x50/x60 da nvidia ou x770/x870 da ati e nada mais. Quando for trocar esse pc, vou seguir sua dica: vou de note, pois acaba com esse problema de falta de energia. Parabéns pelo belo tópico, ele me esclareceu muitas dúvidas sobre no-break.

Diz aí Faller, que quedas de luz frequentes não danificam os HDs.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Diz aí Faller, que quedas de luz frequentes não danificam os HDs.

Eu sei que as quedas em si não é a culpada, mas o problema são as consequências que vem junto dela. Não é nada engraçado ter quedas de energia TODOS OS DIAS, já perdi 2 hds esse ano por causa dessa *******, nem gosto de lembrar que perdi um caviar black por causa disso.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu sei que as quedas em si não é a culpada, mas o problema são as consequências que vem junto dela. Não é nada engraçado ter quedas de energia TODOS OS DIAS, já perdi 2 hds esse ano por causa dessa *******, nem gosto de lembrar que perdi um caviar black por causa disso.

As consequências que vêm junto delas, chamadas de surtos de tensão, requerem do usuário inteligente o remédio adequado, chamado protetor contra surtos, protetor eletrônico ou filtro de linha com proteção contra surtos. Mas acima de tudo uma fonte de alimentação de qualidade, que não passa para o equipamento nenhum volt a mais ou a menos por influência do que vem da tomada.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu sei que as quedas em si não é a culpada, mas o problema são as consequências que vem junto dela. Não é nada engraçado ter quedas de energia TODOS OS DIAS, já perdi 2 hds esse ano por causa dessa *******, nem gosto de lembrar que perdi um caviar black por causa disso.

Eu também já perdi 2 HDs que ficaram cheios de bad blocks por causa de sucessivas quedas de eletricidade, depois que passei a usar nobreak nunca mais tive bad block em nenhum HD.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu também já perdi 2 HDs que ficaram cheios de bad blocks por causa de sucessivas quedas de eletricidade, depois que passei a usar nobreak nunca mais tive bad block em nenhum HD.

É, eu entendo o que você passou, no meu caso, o mais chato foi que a garantia não cobriu, resultado, fiquei chupando dedo. Não tinha nem 3 meses de uso, foi de doer o coração. Minha dúvida agora é qual no-break devo pegar, já sei que o indicado é o online senoidal pura com dupla proteção, mas eu não entendo nada dos termos técnicos e as lojas não ajudam nas informações, quais você me indicaria Claudio?

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É, eu entendo o que você passou, no meu caso, o mais chato foi que a garantia não cobriu, resultado, fiquei chupando dedo. Não tinha nem 3 meses de uso, foi de doer o coração. Minha dúvida agora é qual no-break devo pegar, já sei que o indicado é o online senoidal pura com dupla proteção, mas eu não entendo nada dos termos técnicos e as lojas não ajudam nas informações, quais você me indicaria Claudio?

Eu não entendo nada desse negócio de "nobreak online senoidal pura com dupla proteção", o que eu posso te dizer é que o meu nobreak é um APC modelo "BE600D-BR 600 va" e a bateria dele dura em torno de 1 ano e aqui no Rio de Janeiro essa bateria custa em torno de 40 a 45 reais, a bateria é muito fácil de trocar, basta abrir a tampa que fica em baixo do nobreak. Estou muito satisfeito com o produto, também é importante ter uma fonte de boa qualidade, a minha é uma OCZ com 3 anos de garantia, infelizmente não tenho condições técnicas de te ajudar mais do que isso, pesquise no google e você verá que nobreak da marca APC são considerados de boa qualidade, boa sorte.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu não entendo nada desse negócio de "nobreak online senoidal pura com dupla proteção", o que eu posso te dizer é que o meu nobreak é um APC modelo "BE600D-BR 600 va" e a bateria dele dura em torno de 1 ano e aqui no Rio de Janeiro essa bateria custa em torno de 40 a 45 reais, a bateria é muito fácil de trocar, basta abrir a tampa que fica em baixo do nobreak. Estou muito satisfeito com o produto, também é importante ter uma fonte de boa qualidade, a minha é uma OCZ com 3 anos de garantia, infelizmente não tenho condições técnicas de te ajudar mais do que isso, pesquise no google e você verá que nobreak da marca APC são considerados de boa qualidade, boa sorte.

Hmm, vou pesquisar esse modelo que você citou. Acho que 600va é o suficiente pra mim.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Eu não entendo nada desse negócio de "nobreak online senoidal pura com dupla proteção", o que eu posso te dizer é que o meu nobreak é um APC modelo "BE600D-BR 600 va" e a bateria dele dura em torno de 1 ano e aqui no Rio de Janeiro essa bateria custa em torno de 40 a 45 reais, a bateria é muito fácil de trocar, basta abrir a tampa que fica em baixo do nobreak. Estou muito satisfeito com o produto, também é importante ter uma fonte de boa qualidade, a minha é uma OCZ com 3 anos de garantia, infelizmente não tenho condições técnicas de te ajudar mais do que isso, pesquise no google e você verá que nobreak da marca APC são considerados de boa qualidade, boa sorte.

Que APC é de excelente qualidade ninguém duvida e nem questiona. O que a gente questiona sao os ups interativos, vulgos, off-line e nomenclaturas mundo a fora. A APC, grande fabricante de equipamentos, tem modelos interativos (off-line, senoidal por aproximacao, ou qualquer outro nome que eles escolham) e modelos online, de dupla conversao. Evite os senoidais por aproximacao, pois vem com um estabilizador interno que nao é desejável e nao podemos desativa-lo e também funcionam com ondas retangulares quando em modo de bateria. UPS online alimentam o equipamento diretamente da bateria, com latência de 0 ms em caso de queda na energia comercial, além de alimentarem os equipamentos com a forma de onda correta: senoidal.

Eu tenho um SURT1000XLi, é caro, mas vale a pena. Aguenta mais de 4 horas com o meu notebook ligado nele, e deve aguentar ainda mais com os equipamentos que ele deve manter ligados custe o que custar. Fiz a aquisicao de uma placa "SNMP" para ele e agora nem preciso de um micro ligado para ser informado dos problemas. Qualquer novidade, ele diretamente me envia um e-mail, que cai no celular.

Outro detalhe que comentamos nesse tópico é o dimensionamento da fonte e do UPS. Nao adianta comprar uma fonte "forte" (como eu fiz) e tentar ligar em um UPS que nao foi dimensionado para isso. Fonte com muita potência necessita de um UPS ainda mais potente. O meu é de 1 KVA, mas minhas fontes sao de 600 W e 700 W, com PFC Ativo, logo, nao posso ligar nenhum dos meus pcs nesse UPS. Para ligar meus pcs nesse UPS, tenho que trocar a fonte, por uma mais simples, ou para ligar meus pcs em algum UPS, terei que comprar um UPS "mais forte".

Hmm, vou pesquisar esse modelo que você citou. Acho que 600va é o suficiente pra mim.

De quanta potência é a tua fonte? 600 VA com um fp de 0.50 = a 300 W úteis, mas a APC recomenda que você nao exceda 85% do máximo do UPS, logo ficamos com algo de 255 W. Se a tua fonte for dessas genéricas de 200 W pode servir, mas... esse UPS é interativo, logo vem com todos os problemas inerentes a um estabilizador + o formato de ondas retangulares. Eu evitaria, e se de verdade você quer proteger teus HDs Caviar Black, coloque um online como o meu.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Que APC é de excelente qualidade ninguém duvida e nem questiona. O que a gente questiona sao os ups interativos, vulgos, off-line e nomenclaturas mundo a fora. A APC, grande fabricante de equipamentos, tem modelos interativos (off-line, senoidal por aproximacao, ou qualquer outro nome que eles escolham) e modelos online, de dupla conversao. Evite os senoidais por aproximacao, pois vem com um estabilizador interno que nao é desejável e nao podemos desativa-lo e também funcionam com ondas retangulares quando em modo de bateria. UPS online alimentam o equipamento diretamente da bateria, com latência de 0 ms em caso de queda na energia comercial, além de alimentarem os equipamentos com a forma de onda correta: senoidal.

Eu tenho um SURT1000XLi, é caro, mas vale a pena. Aguenta mais de 4 horas com o meu notebook ligado nele, e deve aguentar ainda mais com os equipamentos que ele deve manter ligados custe o que custar. Fiz a aquisicao de uma placa "SNMP" para ele e agora nem preciso de um micro ligado para ser informado dos problemas. Qualquer novidade, ele diretamente me envia um e-mail, que cai no celular.

Outro detalhe que comentamos nesse tópico é o dimensionamento da fonte e do UPS. Nao adianta comprar uma fonte "forte" (como eu fiz) e tentar ligar em um UPS que nao foi dimensionado para isso. Fonte com muita potência necessita de um UPS ainda mais potente. O meu é de 1 KVA, mas minhas fontes sao de 600 W e 700 W, com PFC Ativo, logo, nao posso ligar nenhum dos meus pcs nesse UPS. Para ligar meus pcs nesse UPS, tenho que trocar a fonte, por uma mais simples, ou para ligar meus pcs em algum UPS, terei que comprar um UPS "mais forte".

De quanta potência é a tua fonte? 600 VA com um fp de 0.50 = a 300 W úteis, mas a APC recomenda que você nao exceda 85% do máximo do UPS, logo ficamos com algo de 255 W. Se a tua fonte for dessas genéricas de 200 W pode servir, mas... esse UPS é interativo, logo vem com todos os problemas inerentes a um estabilizador + o formato de ondas retangulares. Eu evitaria, e se de verdade você quer proteger teus HDs Caviar Black, coloque um online como o meu.

Eriberto, é exatamente esse o meu plano, comprar um online. O problema é que não conheço quais são os modelos mais indicados. Outra coisa que percebi é que um de 600 VA não daria certo pra mim, fiz os calculos aqui pelo extreme supply, deu aproximadamente 255, sendo recomendado fonte com no mínimo 310 W, então um nobreak online de 700/800 VA daria conta? Minha fonte é a da assinatura, mas pretendo trocá-la por outra de no máximo 450 W, pois meu pc não usa tudo isso, talvez no máximo que eu mude nele seja a placa de vídeo tipo uma gf x50/x60 ou uma hd series x770, apenas pra ver vídeos.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Hmm, vou pesquisar esse modelo que você citou. Acho que 600va é o suficiente pra mim.

Vejo ai no seu caso algumas decisões erradas, como por exemplo a escolha de uma fonte medíocre porém que promete muita potência, desnecessária..

Isso, não ajuda em nada.. Se potência ganhasse jogo o Felipe Massa, ao invés do carro dele, correria com esse dai que tem muito maias potência..

Veja uma simulação que fiz usando dados de sua config, apendando dois pentes a mais de memória e uma placa de vídeo superior a sua, uma GTX560 e a demanda de pico da config ficou , no pico do pico, em 332 Watts.. Uma fonte de 500 Watts, decente, já tocaria uma config assim com extrema folga ainda.. Não necessitas de uma fonte medíocre de 600 Watts...

Quando se aposta em muita potência na fonte, ao ter de colocar um no-break, tem de ser coerente com essa máxima potência da fonte, independentemente do que seu PC consuma. As fontes tem internamente, de cara, na entrada das mesmas, os capacitores eletrolítico que tem sua capacidade dimensionada para a máxima potência da mesma.. O no-break, justo na falta da energia, tem de enfrentar o carregamento desses capacitores e desse modo tem de poder oferecer energia mais ou menos coerente com a capacidade final dessa fonte, seja qual for a demanda efetiva do PC..

Desse modo encare sua fonte como efetivamente demanda 600 Watts divididos pela eficiência da mesma, que oscila em torno dos 71% no caso dessa sua fonte dai, que daria 600W / 0,71 = 845 Watts que somados a cerca de 40 Watts do monitor atinge uma demanda de pico da ordem de 890 Watts..

Pois para bem atender essa config um no-break de 900 Watts seria o indicado ou de 900 Watts / 0,5 = 1.800 VA's se seu fp (fator de potência) for de 0,5 e nunca um no-break de 600 VA's...

Não fora as faltas de energia, que sim podem estar afetando seu trabalho não salvo, adotar um bom filtro de linha, com proteções contra surtos de tensão, bastante comuns nas quedas de tensão, já poderia ajudar e em muito na proteção de seu Hardware..

Se efetivamente fores adotar um no-break, adote um que ofereça 900 Watts (atenção, falei 900 WATTS e não VA's) pelo menos e saiba que existem pelo menos 3 tipos básicos de no-break.

1) Interativo com geração de forma de onda pseudo senoidal ou senoidal por aproximação ou de fato forma de onda retangular. Suas principais características:

- É um no-break off-line (só opera como gerador a partir da bateria quando faltar rede comercial);

- Na presença da energia comercial se comporta como um estabilizador com todos os problemas inerentes aos mesmos;

- O formato de onda gerado não é nem um pouco atraente ou adequado para as fontes e estressa as mesmas;

- Em fontes com PFC ativo faz com que as mesmas percam as características conferidas por esse PFC ativo.;

- Alguns fabricantes explicitamente não os recomendam para uso com fontes com PFC ativo..

Exemplo de um desse tipo: http://www.atera.com.br/produto/BZ1500BI-BR/Nobreak+APC+1500VA+%28825W%29,+BZ1500BI-BR+bivolt+115V

2) Interativo com geração de forma de onda senoidal pura. Suas principais características:

- É um no-break off-line (só opera como gerador a partir da bateria quando faltar rede comercial);

- Na presença da energia comercial se comporta como um estabilizador com todos os problemas inerentes aos mesmos;

- O formato de onda gerado é senoidal, exatamente como o é a energia comercial e desse modo ideal para qualquer tipo de carga;

- Não tem nenhuma contra indicação ao uso do mesmo com fontes com PFC ativo;

- Seu único mal é se comportar como um estabilizador na presença da energia comercial, isto ';e, em 99% do tempo mais ou menos...

Exemplo de um desse tipo: http://www.atera.com.br/produto/MA3-14KVABP/Nobreak+SMS+Manager+III+senoidal+1.4KVA+%28980W%29+biv+115V

3) No-break de dupla conversão. Suas principais características:

- É um no-break on-line, ou seja, gera a energia o tempo todo, esteja presente a energia elétrica comercial ou não...

- Opera em dupla conversão, que significa que retifica o AC da rede, rebaixa o mesmo para tensão adequada para armazenamento em baterias geralmente de 24 ou 36 Volts. Logo, a partir dessa energia em 36 Volts vinda da rede elétrica e acumulada nas baterias, gera uma forma de onda senoidal pura na tensão adequada, 110 ou 220 Volts AC, para uso de seus equipamentos;

- A dupla conversão faz com que a tensão de saída, que vai alimentar seus equipamentos, esteja livre de tudo que é tipo de ruído, transiente, surto, sujeira de qualquer espécie normalmente existente na rede elétrica comercial. O resultado desse tipo de no-break é como se o gerador de energia, lá da usina elétrica fosse trazido para debaixo da mesa de seu PC. É energia feita na hora para usso de seu PC. É o melhor tipo de no-break;

- Pode ser usado para todo e qualquer tipo de carga pois a energia gerada é senoidal pura, com estabilidade de tensão e frequência asseguradas pela geração em PWM de alta frequência, da energia em 60 Hz 110 ou 220 Volts AC.

Exemplo de um desse tipo: http://www.atera.com.br/produto/EDX1500LB/Nobreak+Eaton+EDX1500LB+1500VA+1050W,+127+127V+senoidal

Finalizando, se seu medo for simplesmente os possíveis danos a hardware causados pelas quedas de energia, um bom filtro de linha, com custo em torno de R$ 150,00 resolverá seu problema..

Recomendo Clamper Multi Proteção com contador de surtos e nem é pelo contador em sí, mas pela topologia do filtro, sem a menor duvida o melhor filtro de linha, de meu conhecimento, fabricado no Brasil.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O sistema de recolhimento automático das cabeças de leitura e gravação do HDD existe e funciona, entretanto tal como um sinto de segurança de um carro ele também pode falhar.

Isso porém não justificaria a adoção em larga escala de UPS para proteção de HDD’s visto que os maiores agressores ainda são surtos de rede de modo comum e modo diferencial, (se a PSU não for de qualidade ela entregará todo e qualquer problema elétrico que for submetida aos componentes que dela se alimentam) bem como e esbarrões no HDD ou gabinete.

Com blecautes frequentes (e com frequentes quero dizer um ou mais por dia talvez três por semana) a possibilidade do sistema de recuo falhar tende a se maior porém, ainda assim poderia não ser uma justificativa para a adoção de UPS com o propósito de proteção, mas sim nesse caso a cobrança junto à concessionária quanto à qualidade da entrega da energia comercial (as empresas em geral adoram o comodismo que os brasileiros têm quanto aos seus direitos).

É, eu entendo o que você passou, no meu caso, o mais chato foi que a garantia não cobriu, resultado, fiquei chupando dedo. Não tinha nem 3 meses de uso, foi de doer o coração. (...)

Espero que do mesmo modo que trocou de disco rígido tenha trocado também de loja, afinal se a loja não quis cumprir com a garantia evidente que o interesse dela não estar na satisfação do cliente. A propósito, também caberia à concessionária indenização ao cliente.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 semanas depois...
  • Membro VIP
Faller, este modelo de de 1000 VA / 650w supre a demanda de um computador de 450W?

http://www.tsshara.com.br/nobreak_senoidal.php

Encontro ele aqui no RJ por R$570, existe algum custo x benefício melhor?

Abraços.

Esse no-break é do tipo off line, interativo, ou seja, na presença da energia comercial ele é na verdade um estabilizador com todos os problemas inerentes aos mesmos. É daquele tipo de número 2 na minha descrição na postagem acima. Não conheço de perto o desempenho do mesmo, mas do ponto de vista de dimensionamento, se tens ai uma fonte de 450 Watts, com eficiência em torno de 80%, o que não ficou claro, sim estaria bem dimensionado..

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Estou usando neste momento uma Extream de 450w (Link, não sei se é 80 Plus, provavelmente não), mas ainda este ano pretendo dar um upgrade na minha maquina, então vou passar a usar uma OCZ HX520w (Link) que tenho guardada aqui, que além de ser um pouco melhor, é modular, e é 80 Plus.

Fico pensando se o fato de ser Offline é tão prejudicial a ponto de fazer investir mais R$650 (o dobro) para ter um No-Break de mesma capacidade mas on-line.

Mas obrigado pela resposta.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...

Muito bom o tópico, parabéns e obrigado pelas informações Faller.

Tenho uma fonte da Seagate de 1000W Platinum, e acredito estar usando em torno de 700-800W com SLI de GTX580 e um i7 980x. Pretendo dar um up logo menos com as novas GTX Titan e fazer overcloack nessa maquina o quanto antes. Essa maquina é para uso tanto pessoal quanto profissional.

Me interessei em pegar um NoBreak por recentemente ter queimado minha fonte recém adquirida. Atualmente peguei um NoBreak usado do meu amigo, o SMS Net+ de 1400VA(980W ?) mas pelo tempo que estava parado ele não funcionou e irei devolver ou posso arrumar(Vale a pena?). Notei que o mesmo não é Online e transmite energia Retangular, como sou leigo no assunto mas entendi que o interessante é pegar com energia Senoidal, gostaria de saber a opinião de vocês.

A principio meu interesse é ele resistir as quedas de luz, dando tempo de desligar da forma correta. Quantos VA eu devo pegar com essa configuração?

Um outro amigo quer me vender esse NoBreak APC SUA 1500 por R$700,00, a duvida é, ele é NoBreak ou ShortBreak? Online? Esta valendo por esse preço? Achei o mesmo nas lojas com uma diferença gritante, entre 1500 a 2000 reais.

http://solonetwork.com.br/produtos/no-breaks-apc/no-break-apc-sua1500-br.aspx

Pelo mesmo valor do NoBreak acima (800 reais) achei esse que se diz Senoidal, e teria garantia sem contar que seria novo.

SMS No-Break 1400va Bivolt Senoidal - Manager III

http://www.kabum.com.br/produto/18848/sms-no-break-1400va-bivolt-senoidal-manager-iii-27541

Então estou completamente perdido, se arrumo o SMS Net+ 1400VA Bivolt que eu tenho ou se é muita frescura eu querer pegar um outro. Também tenho duvida se a VA suportaria minhas necessidades, talvez eu ainda ligue uma TV 3D de 47 polegadas nele.

Não sei se é muita folga minha pedir essa ajuda, mas de qualquer maneira obrigado novamente pelas informações. Como o tópico esta muito grande, não consegui ler tudo e peço desculpas se alguém já fez a mesma pergunta que eu.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Na prática você deve considerar toda a potência que sua fonte é capaz de entregar e aplicar a eficiência da mesma, patra descobrir a parcela de contribuição dela na demanda.

1000 dividido pela eficiência da mesma, 90% vai dar 1.000Watts/0,9 = 1.111 Watts.

Some agora tudo o mais que deve ser consumido ai, por exemplo uns 50 Watts do monitor e sabe-se lá quanto de seu TV 3D de 47 polegadas do qual não sei a demanda, quantos Watts consome..

Essa seria a potência a considerar para que o no-break oferecesse..

Imaginemos que o televisor demanda algo como 140 Watts. Somando tudo: 1.111 + 50 + 140 = 1300 Watts

Veja ai, só como exemplo, um no-break decente que poderia oferecer isso dai:

http://www.atera.com.br/produto/9130-2KVABR/Nobreak++Eaton+9130,+2KVA+1,8KW+120+120V+dupla+conv.

Aquele por você citado, por ter um fp (fator de potência) de 0,7 é capaz de entregar somente 1.400VA x 0,7 = 980 Watts, que é pouco, muito pouco..

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

No caso esse NoBreak(do meu link) é OnLine?

http://solonetwork.com.br/produtos/no-breaks-apc/no-break-apc-sua1500-br.aspx

Eu entendi a diferença do Senoidal para o Retangular, mas não consegui assimilar se todos Senoidal são OnLine ou não.

Se esse do meu link for Online, eu pegaria somente para o computador, a frequência da televisão você acertou, mas deixaria ela ligada direto em alguma tomada. Se não for Online e sim um Short-Break, talvez compense mais eu consertar o SMS Net+ 1400VA que seria somente um quebra galho até eu comprar esse que você me mostrou que por sinal é topzão.

Achei que era só somar a Woltagem que estaria usando e não o máximo que a fonte aguenta, essa fonte Seasonic 1000W Platinum, fizemos testes nela e ela aguentou 2400W se não me engano, resumindo, estou ****** hahahaha

Edit:

Dei mais uma pesquisada e descobri que esse Nobreak do meu link na verdade é um ShortBreak com geração de onda senoidal. Pelo que li nessa mesma pagina e em outras, você diz que estabilizador é ruim para Fontes com PFC Ativo, a minha tem 99% de PFC Ativo, então pelo visto esses "Nobreaks" (Interativo com geração de forma de onda senoidal / Interativo com geração de forma de onda retangular) poderiam acarretar futuros problemas a ela. Seria uma solução para futuras quedas de energia, mas problemas pensando por outro lado (Estabilizador).

Agora vem a questão que não consegui encaixar ainda, o NoBreak Online de Dupla Conversão, ele não trara problemas por ter um estabilizador interno com minha fonte de PFC Ativo? Talvez eu deixe do jeito que esta, se for para gastar dinheiro com algo que prejudicaria em outro lado não vale a pena.

Achei esse que me pareceu interessante:

http://www.apc.com/products/resource/include/techspec_index.cfm?base_sku=SURTA1500XL

Edit 2:

Hahahaha achei esse aqui por 400 reais!

http://www.lojavirtualfacil.com.br/app/sc/gui/Produto.aspx?cnt=223_1_247_1&html=produto∏=48576&cat=7725

Deve estar bichado não é possível, se for de dupla conversão, mesmo bichado eu pego hahahaha

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Agora vem a questão que não consegui encaixar ainda, o NoBreak Online de Dupla Conversão, ele não trara problemas por ter um estabilizador interno com minha fonte de PFC Ativo? Talvez eu deixe do jeito que esta, se for para gastar dinheiro com algo que prejudicaria em outro lado não vale a pena.

Achei esse que me pareceu interessante:

http://www.apc.com/products/resource/include/techspec_index.cfm?base_sku=SURTA1500XL

No-break on-line, de dupla conversão, é o verdadeiro no-break, sem absolutamente nenhuma contra indicação, e te explico porque:

- Do ponto de vista do modo de operação do mesmo: O modo de operação é On-line, isto é, sempre operando, sempre gerando a energia que seu PC vai usar. Ele nunca desliga, é alimentado por duas fontes de energia, a bateria e a rede elétrica mas na exata tensão da bateria e em corrente contínua. Desse modo, seja a rede elétrica que alimenta ou seja a bateria, dá exato no mesmo. Quando uma sai a outra assume a alimentação do conversor que vai gerar energia para seu PC..

É assemelhado ao que acontece em um notebook.. É alimentado pela energia que vem do conversor ligado na tomada e que mantém a bateria carregada, Se faltar energia elétrica ou tirares o plug do carregador da tomada, a bateria assume a alimentação da fonte do note, que ao contrário do que muitos pensam, não é aquela caixinha externa e sim está lá dentro do note.. O no-break que opera no modo on-line sempre alimenta seu PC, com AC gerada por ele, controlada e com estabilidade de seus parâmetros garantidos pela geração e nunca, como o estabilizador o faz, por escolha de taps de um autotransformador.. Ai vem a segunda vantagem..

- Do ponto de vista da estabilidade dos parâmetros da energia gerada: Como ele gera a energia que vai alimentar o PC, fica tremendamente fácil, por modulação PWM, acertar os parâmetros de frequência e tensão da energia gerada. Não é estabilização como um estabilizador tenta fazer.. Ë muito diferente, muito melhor, muito mais eficaz.. Ele definitivamente não tem estabilizador internamente e sim gera a forma de onda já estabilizada em frequência e em tensão... E por falar em forma de onda gerada, vem mais uma vantagem

- Do ponto de vista do formato, da forma da energia AC gerada: Geração senoidal.. A forma de onda que esse tipo de gerador manda para seu PC é exatamente a forma de onda senoidal pura, como o é a energia da tomada, só que muito melhor, mais pura, sem sujeira. Note, a energia comercial, da tomada, é gerada lá na usina, é transformada em alguma coisa lá port perto de 600 mil volts para poder ser transportada naquelas torres de alta tensão e , já na cidade ou arredores é rebaixada para 125 mil volts depois para 50 mil e mais perto de sua casa para 13.000 Volts e depois, defronte a sua casa, para 127 ou 220 Volts, Claro que em todo esse trajeto com sucessivas transformações, raios tempestades por cima dela, etc e tal, ela se transforma em uma energia senoidal ainda em sua forma, mas cheia de ruído, de "glitches", de transientes, de sujeira mesmo.

Mesmo assim serve para tocar seu PC numa boa.. Melhor m,esmo se pudéssemos trazer o gerador lá da usina para debaixo da mesa de seu PC, sem a menor necessidade de andar por ai, de sofrer sucessivas transformações etc. Pois é isso que um no-break de dupla conversão faz..

A primeira conversão traz dos 127 ou 220 Volts AC para 24, 36 ou 48 Volts CC, conforme o número de células de bateria que ele tenha..

A segunda conversão é a responsável por converter esses 12, 24 ou 48 Volts CC em 127 ou 220 Volts AC, para alimentar seu PC..

Dica final para um perfeito entendimento.. O PFC ativo é uma tecnologia implementada para que um dispositivo que se alimenta da eletricidade em corrente alternada, tenha um comportamento tal que se assemelhe ao comportamento de uma carga resistiva pura, como uma resistência. Esse comportamento é altamente desejável pois com ele se evita a geração de harmônicos, de ruído na rede elétrica gerado pela retificação que as fontes de PC necessitam fazer. A arquitetura com PFC ativo faz com que uma fonte se aproxime quase que 100% de um comportamento desse tipo, que é o ideal em todo o sentido. Você paga mais por isso (no preço da fonte) mas ganha e ganha cada centavo na qualidade de sua energia..

O PFC ativo foi concebido para operar com a rede elétrica, consequentemente com formas de onda senoidal pura..

Os no-break interativos em sua maioria geram energia sob a forma de onda quasi-senoidal, senoidal por aproximação, ou pseudo senoidal... Tudo nome bonitinho para dizer o que realmente é... Forma de onda retangular..

Tudo que você ganhou de vantagem em adotar uma fonte com PFC cativo cai por terra, vai por água abaixo, se colocares ela sob a alimentação de um no-break desses com forma de onda retangular... Não é o estabilizador ou não que atrapalha uma fonte com PFC, é a geração da forma de onda retangular de um no-break barato...

Tanto assim que alguns fabricantes de no-break baratos desses definitivamente não aconselham adotá-los se sua fonte tem PFC ativo..

Se eu tivesse de achar um defeito, um problema nesse tipo de no-break, de dupla conversão, diria que se ele tem de ter um defeito eu elegeria o ruído, que em alguns dos bons pode até mesmo ser imperceptível, pois ele é um elemento que opera o tempo todo gerando energia para o PC. Note que pesquisando e procurando por modelos bastante eficientes esse ruído, do fan de arrefecimento, pode até nem ser notado..

No mais defeito somente seu custo, pois custa o que vale, que é puxar a geração de energia para dentro de sua casa, debaixo da mesa do PC..

Bem recentemente redigi um tópico acerca dos três principais tipos de no-break. Acho que talvez não tenha sido suficientemente claro na redação: Eis ele: Entenda os diferentes tipos de no-break

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Valeu novamente Faller! Estou pensando em comprar o Nobreak la fora em dollar mesmo, aqui um bom esta de R$2.000,00 para cima e ainda nem é tão bom assim.

La fora é conhecido como UPS né? Tem algum que tu me indica?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!