Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

No-break realmente é a salvação???


Posts recomendados

  • Membro VIP
Converse com seus amigos sobre mulheres, futebol, video-game... qualquer coisa menos eletricidade :D

Com certeza. Eu conversei com o meu professor de Eletrônica sobre estabilizadores e ele me recomendou a usar, e ele é Engenheiro Eletrônico ou coisa do tipo. Obviamente confio no que o faller fala, porque ele mata a cobra e mostra a cobra morta rsss.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Conversei sobre isso com meus amigos, mas eles não acreditaram.

Mas vou por vocês amigos, valeu.

Nem eles nem tampouco você necessita acreditar que estabilizador mais prejudica que ajuda..

Pergunte-se a si próprio porque televisores, que de muito (mais de 20 anos) largaram dos estabilizadores não queimam tanto quanto fontes de PC, ligadas aos mesmos??

Pergunte-se porque no primeiro mundo não se encontra essas porcarias (estabilizador) para vender mas sim se encontra centenas de diferentes modelos de filtros de linha, lá chamados de supressor de surtos.

Veja ai você mesmo: http://www.amazon.com/s/ref=nb_sb_ss_c_0_15?url=search-alias%3Dcomputers&field-keywords=surge+suppressor&sprefix=surge+supressor%2Caps%2C141

E ademais, eu não importo em nada se alguém quiser usar estabilizador. Faça bom uso.. Vou até torcer a favor, mas eu, já tem mais de 20 anos não os uso mais... Tinham alguma valia lá nos antigamente, para alimentar televisores valvulados.....

Seu PC é valvulado ainda???

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Deve ser show a oferta:

Compre seu televisor de Plasma valvulado com um estabilizador elevador de tensão. Chame a vovó para assistir sessao da tarde todos juntinhos rss.

Eu aprendi que estabilizador nao prestava em 1996, e já naquela época, quase 17 anos atrás, já era notícia que estabilizador nao estabilizava nada.

Faller, nao tenho tanto tempo sem utilizar estabilizador, mas desde 2000 quando montei meu primeiro pc, comecei minha conta, já vão 12 anos e 2 meses sem esse treco rss.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Faller, lí o material que postou, e aprendi bastante com ele, só tenho uma dúvida, pois cada técnico que consulto me fala algo diferente, um me disse para usar um nobreak de 800va (Shara) o outro já foi para 1.800va (SMS). Os euipamentos são: uma CPU, Monitor, Leitor código de barras, impressora fiscal, gaveta automática de dinheiro.

Muitas vezes me perguntam acerca do no-break como proteção, como suprimento de uma energia pura sem problemas e ininterrupta, para o PC, televisor ou algum outro equipamento. A resposta nunca é tão simples assim de colocar visto que o entendimento do que realmente é o no-break não é de domínio geral. Na cabeça do usuário o no-break é um dispositivo mágico que gera energia da mais pura e ininterrupta para seu PC quando nem sempre isso é verdadeiro. Desse modo redigi esse tópico tentando mostrar uma visão o mais simplificada possível dessa questão. Portanto simplificação será o nosso foco daqui por diante nessa complicada questão.

Inicialmente separemos os no-breaks em dois principais tipos ou modos de operação:

No break off-line, ou short-break: Esse tipo de no-break é o mais comum, o mais barato e na maioria das vezes aquele adotado para suportar nosso PC de casa ou do trabalho.

Numa visão muito simplificada esse short-break teria uma topologia mais ou menos como se pode ver abaixo:

Diagramasimplificadoshort-breakoff-line.jpg

Me perdoem se a visão simplificada já é "complicada".

Veja que esse short-break tem um conversor CA para CC, de baixa corrente de saída, responsável para a reposição de carga na bateria, ação essa que pode levar determinado tempo medido em horas até..

A rede elétrica comercial passa por um estabilizador e é entregue nas tomadas de saída sempre que o circuito de controle entender que essa energia comercial esteja apresentando seu valor de tensão dentro de padrões considerados normais, com elevada tolerância até, da ordem de +- 20%.

O controle nessa hora seleciona a saída de energia provinda do estabilizador e ao mesmo tempo mantém o outro conversor, esse de CC para CA, desabilitado.

Quando a rede elétrica comercial for considerada anormal, quer por tensão não adequada ou mesmo por falta dessa tensão, de um modo rápido o já citado conversor CC para CA será habilitado e sua saída será selecionada para ser levada às tomada de saída do short-break.

Esse início de geração de energia, a partir das baterias, bem como a comutação da saída toma um tempo da ordem de alguns milisegundos, insuficientes para que seus equipamentos sintam ou se desliguem. Desse modo fica provida a energia ininterrupta para os mesmos.

Vantagem: Esse tipo de no-break, os short-breaks com operação off-line, tem um custo bastante baixo o que torna viável sua adoção no mercado residencial.

Desvantagens:

- Mesmo a rede elétrica sendo considerada normal, o estabilizador interno busca compensar desvios maiores dessa tensão da rede. Ele faz isso exatamente do mesmo modo com que estabilizadores comerciais o fazem, e com todos os seus problemas inerentes, já citados ai: Razões pelas quais os estabilizadores atrapalham a fonte do PC.

- No modo bateria, o problema passa a ser a forma de onda gerada por esse short-break. Para baratear seu custo essa geração não é feita no mesmo formato senoidal da energia da rede elétrica, e sim em uma aproximação grotesca da mesma, chamada forma de onda "quasi senoidal", "pseudo senoidal", "senoidal por aproximação", todos nomes menos duros que o correto que seria forma de onda retangular. Esse tipo de forma de onda definitivamente não é adequada para algumas aplicações que envolvam transformadores, motores ou qualquer outro dispositivo que tenha comportamento indutivo. Essa forma de onda nesses dispositivos pode levar ao aquecimento excessivo e fogo não raras vezes. Para fontes de PC, televisores, etc ela é minimamente tolerável, justificando o nome do dispositivo, short-break, fazendo alusão ao uso pelo mínimo tempo que permita o desligamento de seus equipamentos até o retorno da energia comercial.. Equipamentos alimentados por esse tipo de forma de onda costumam apresentar um ruído peculiar, diferente, provindo de suas fontes. O aparecimento do ruído portanto é normal. Anormal e de exceção é alimentar seus equipamentos com essa forma de onda retangular.. A distorção harmônica presente nesse tipo de forma de onda sequer é declarada pelo fabricante pois alcança facilmente a casa dos 80%.

Visão das formas de onda senoidal e retangular:

senoidalretangular.jpg

No break on-line, de dupla conversão, com geração senoidal pura: Esse tipo de no-break é mais usado para suportar aplicações que exija tempo zero de comutação (sem interrupção mesmo), uso continuado na falta de energia, baixa distorção harmônica na tensão gerada. Geralmente adotado para suportar servidores e/ou aplicações de vital importância.

Numa visão muito simplificada esse no-break teria uma topologia mais ou menos como se pode ver abaixo:

Diagramasimplificadono-breakon-lineduplaconverso.jpg

Ele dispõe de um conversor CA para CC, de alta corrente, capaz de alimentar a geração de energia ao tempo todo bem como manter as baterias em flutuação, sempre prontas para uso.

Outro conversor CC para CA, chaveado em alta frequência, e modulado em PWM "desenha" a geração de forma de onda senoidal em 60 Hz, a qual é entregue à saída o tempo todo, esteja presente a energia comercial ou não.

Para se ter uma ideia de como o conversor PWM de alta frequência trabalha veja ai nessa figura:

PWM_Senide.jpg

Um sinal senoidal puro, 60 Hz, é comparado com um gerador de alta frequência, de onda triangular. O resultado dessa comparação é digital e tem o formato visto na parte inferior da figura. Essa forma de onda é entregue aos transistores de saída que terão a função de agregar potência ao sinal e ao mesmo tempo, com ajuda de um transformador, elevar a tensão para aquela tensão nominal da rede AC da saida. A tensão média representada por aquela forma de onda digital da parte inferior da figura é exatamente a forma de onda senoidal, 60 Hz, com distorção harmônica da ordem de 3% que vai alimentar a saída do no-break.

Esse tipo de forma de onda é o mesmo da rede elétrica comercial e desse modo o no-break pode operar sem nenhuma restrição..

O controle da tensão da energia da saída do no-break é dinamicamente regulado pela variação da largura de pulso daquele sinal de alta frequência que vai para os transistores. Desse modo se tem nas saídas desse no-break uma tensão alternada, gerada localmente e portanto sem os ruídos, interferências, surtos e problemas inerentes a rede elétrica comercial e ainda, com estabilidade de sua tensão sem ter de colocar estabilizador. A estabilidade de sua tensão é garantida na geração controlada.

São denominados de "dupla conversão" pela existência de uma conversão de CA para CC e em seguida nova conversão de CC para CA. A bateria estrategicamente colocada no centro dessa dupla conversão garante a continuidade da geração, mesmo que falte a primeira conversão..

Vantagens:

- O geração de energia desse no-break opera continuamente, esteja a rede comercial oferecendo tensão correta ou não. Se a rede elétrica, por exceção, não tiver condições de alimentar esse gerador ou conversor CC/CA PWM, a bateria faz esse suprimento de energia..

- A forma de onda gerada é senoidal pura, melhor até que aquela da rede elétrica por não conter os ruídos, transientes, surtos inerentes a essa rede elétrica comercial.

- O tempo de autonomia desse no-break só depende da quantidade de energia armazenada em suas baterias. Não raramente eles são alimentados por grandes bancos de baterias alargando essa autonomia para horas ou dias até..

Desvantagem: Seu preço é a grande desvantagem desse tipo de no-break. Facilmente podem custar mais do que seu PC.

Como diferenciar um do outro?: Como saber ou diferenciar um tipo do outro, uma vez que os fabricantes os tratam todos como no-breaks pois a expressão short-break embora adequada carrega consigo uma conotação um pouco pejorativa. Algumas dicas:

- Os verdadeiros no-breaks on-line, de dupla conversão, em suas características não apresentarão tempo de comutação pois nesse tipo de no-break esse tempo é zero;

- A quantidade de baterias: O short-break, off-line, usa tipicamente uma a duas baterias, ou seja, 12 ou 24 Volts para armazenamento da energia. Os no-breaks on-line, de dupla conversão, tipicamente usam no mínimo três baterias ou seja, de 36 Volts para cima;

- Distorções harmônicas da ordem de 5% ou menos são característica de geração senoidal com certeza, típica de no-breaks, e não dos short-breaks;

- A própria declaração do modo de operação on-line é sinal de um no-break de dupla conversão.

- O próprio preço acaba sendo um modo de diferenciar os mesmos. No-breaks comuns, off-line, com geração de forma de onda retangular tem seus preços na faixa de R$200 a R$ 1.000.. Os no-breaks on-line, de dupla conversão tem seus preços acima de R$ 1.000 geralmente.

Mitos e Lendas: Muitos mitos e lendas se criaram em cima desse tema, até mesmo por não ser de amplo domínio:

1) A melhor solução para variações de tensão é um no-break: Isso pode ser mito, inverdade, quando se tratar de um short-break (operação off-line) pois se por causa de tensão anormal da rede comercial ele passar a comutar a todo instante para a bateria, logo logo ficará sem energia na mesma, e então, nem mel nem porongo, se terá de abortar a operação por falta de energia na bateria. Isso é verdadeiro entretanto para os no-breaks on-line, de dupla conversão.

2) O no-break gera energia limpa e perfeita para seu equipamento: Isso também é mito, inverdade se seu no-break for um short-break (modo de operação off-line). Como já vimos o short-break na presença da energia comercial nada mais é do que um estabilizador, e vai deixar passar ruído, surtos e demais anomalias da rede elétrica, se não forem tratadas com uma boa filtragem e proteção. A geração de energia a partir das baterias só acontece quando a rede elétrica estiver fora das especificações. Ai essa geração é naquele formato de onda retangular, nem um pouco adequado.

3) Os no-breaks de dupla conversão exigem muito das baterias pois elas operam o tempo todo: Mito. Quem opera o tempo todo, fornecendo energia para o conversor CC/AC PWM (segunda conversão) é o conversor AC/DC (primeira conversão). As baterias são mantidas em flutuação e prontas para fornecer energia quando solicitadas. É igual a bateria de seu carro quando você liga o farol a noite.. Quem oferece energia para o farol é o alternador, a bateria só passa a ter de entragar energia se faltar o alternador (desligar o motor por exemplo). No mais a bateria está em flutuação (estado em que a bateria só admite a corrente de fuga da mesma, ou seja, está carregada e em equilíbrio).

4) Numa queda de energia seu equipamento poderá ficar danificado sem um no-break: É uma afirmativa forte e não necessariamente verdadeira. Arquivos do sistema operacional podem sim ficar corrompidos numa queda de energia. Discos rígidos de há muito tempo tem proteção contra defeitos em seu hardware nos casos de desalimentação brusca e não aterram mais cabeças na mídia como faziam há 30 anos atrás.. A desalimetação causa problemas no hardware na imensa maioria das vezes não pela ausência da energia e sim pelos surtos de tensão gerados nesse momento do desligamento não previsto, ao longo da rede, ao mesmo tempo. Vocês devem conhecer o princípio da geração de surto de tensão no desligamento de uma carga indutiva. Uma pilha de 1,5 Volts, quando de seu desligamento de um indutor, gera uma tensão suficientemente alta para dar um pequeno choque (brincadeira do livro que dá choque). É o surto de tensão provocado pelo desligamento de uma carga indutiva. Imagine a rede elétrica, ao perder a energia, milhares de cargas indutivas por ela alimentadas poderão gerar surtos potencialmente danosos. Isso dai se resolve com proteções contra surtos, varistores, dispersores a gás, elementos que se encontram dentro de bons filtros de linha/proteções contra surtos. Não é necessário se colocar no-break para proteger contra esses surtos. A velocidade com que um surto desse acontece é muito maior do que o tempo de comutação de um short-break por exemplo.

Já os no-breaks de dupla conversão são bastante úteis na tarefa de não repassar esses surtos a carga.

De qualquer modo, seja seu futuro no-break on-line ou off-line, saiba e esteja preparado para troca das baterias do mesmo, que são insumos, a cada dois ou três anos. Geralmente não se pensa nisso na hora de comprar o no-break...

As principais "markatruas" (mistura de marketing com falcatrua) desse tema: Aproveitando-se do baixo domínio da questão, de parte do público em geral, alguns fabricantes com suas equipes de marketing às vezes passam dos limites no mascaramento de seus produtos. Ai vão algumas pérolas:

1) Regulação on-line: Propositalmente colocar que seu no-break (na verdade short-break) tem "regulação on-line", justo para fazer constar a expressão "on-line" nas características do seu equipamento, confundindo o futuro comprador. Ora, regulação on-line nesse caso significa que seu estabilizador corrige ou escolhe a melhor tensão de uma série de taps, sem ter de desligar seu equipamento, o faz on-line portanto.. Como se fosse minimamente admissível ter de desligar seu equipamento para fazer isso;

2) Nomes pomposos para a forma de onda retangular: Chamar a forma de onda retangular de quase senoidal, de senoidal por aproximação ou de pseudo senoidal é certamente uma licença poética, justamente para fazer aparecer a palavra senoidal, junto as características do short-break;

3) Declaração da potência em VA somente: Embora não esteja necessariamente errado, declarar a potência do no-break em VA somente e não fazer constar o fator de potência do mesmo, muitas vezes leva a compra de um equipamento subdimensionado. Declarar o FP somente no manual do no-break, o qual se tem acesso somente após comprar o mesmo, é praticamente o mesmo que esconder esse dado. Alguns no-breaks tem FP de 0,5 e desse modo sua potência em Watts será somente a metade da potência declarada em VA's;

Final: Existem algumas outras combinações de no-break com short-breaks, menos importantes que não foram o foco desse apanhado já largo.. A inteção desse tópico é passar ao leitor a ideia de que não é errado se ter um no-break, seja ele short-break, para sustentar poucos minutos de seu PC em locais aonde é muito frequente a falta de energia, ou um no-break de dupla conversão, on line portanto, quando se necessita de qualidade, larga autonomia e confiabilidade no fornecimento de energia de modo ininterrupto.

A adoção de um short-break, off line, funciona como remédio de tarja preta. Sabe-se que tem efeitos colaterais mas é um modo de resolver o problema da interrupção de energia.

Desse modo por favor.... Muita cautela em afirmar, como se vê muito por ai afora, que esse tipo de no-break, o short-break, é o que há de bom para solução de todos os seus problemas energéticos e deveria ser adotado indiscriminadamente.

Luiz André Faller, Porto Alegre, 13 de março de 2011

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Faller, lí o material que postou, e aprendi bastante com ele, só tenho uma dúvida, pois cada técnico que consulto me fala algo diferente, um me disse para usar um nobreak de 800va (Shara) o outro já foi para 1.800va (SMS). Os euipamentos são: uma CPU, Monitor, Leitor código de barras, impressora fiscal, gaveta automática de dinheiro.

Na fonte de cada equipamento tem as especificacoes e consumo, com esse dado podemos te indicar o ups.

Por exemplo: tua gaveta tem uma fonte de 220V x 0.5 A na entrada e 24 V x 1 A na saída, então o consumo máximo teórico seria 24 W.

Qual monitor? Qual a marca e modelo da fonte da cpu? Marca e modelo da impressora fiscal? Ai facilita o cálculo.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fala pessoal, beleza?

Estou em busca de um nobreak para o meu PC porém me surgiram algumas dúvidas.

Antigamente eu utilizava um SMS Net4+ Expert de 800VA.. sempre segurou de boa meu PC e alguns equipamentos. Acontece que posteriormente eu fiz um upgrade na minha máquina e esse nobreak passou a não aguentar mais a config nova.

Quando eu passava a jogar alguma coisa e o PC usava toda a potência, o nobreak ficava apitando feito louco.

Para descobrir se era isso mesmo, emprestei o nobreak de 1400VA do meu irmão e fiz o mesmo teste.. comecei a rodar um jogo e o mesmo se comportou normalmente.. sem apitos. Deduzi ser a potência do nobreak muito fraca e vendi o meu de 800VA.

Permaneço em nobreak mas sempre tive muito receio.. recentemente adquiri uma nova fonte e agora estou em dúvida sobre qual modelo de nobreak utilizar por conta do PFC ativo e demais assuntos que eu não entendo.

A nova fonte é a Corsair TX750M.

Um nobreak APC BR1000G (1000VA) daria conta ou teria de ser o APC BR1500G (1500VA)?

A config do PC:

Core i5 2500

8Gb DDR3 1333

HD Wester Digital Caviar Black 1TB

GTX 560Ti

ASUS P8H67-V

Além do PC, ficará ligado o Monitor 22" + volante DFGT + modem de internet.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fala pessoal, beleza?

Estou em busca de um nobreak para o meu PC porém me surgiram algumas dúvidas.

Antigamente eu utilizava um SMS Net4+ Expert de 800VA.. sempre segurou de boa meu PC e alguns equipamentos. Acontece que posteriormente eu fiz um upgrade na minha máquina e esse nobreak passou a não aguentar mais a config nova.

Quando eu passava a jogar alguma coisa e o PC usava toda a potência, o nobreak ficava apitando feito louco.

Para descobrir se era isso mesmo, emprestei o nobreak de 1400VA do meu irmão e fiz o mesmo teste.. comecei a rodar um jogo e o mesmo se comportou normalmente.. sem apitos. Deduzi ser a potência do nobreak muito fraca e vendi o meu de 800VA.

Permaneço em nobreak mas sempre tive muito receio.. recentemente adquiri uma nova fonte e agora estou em dúvida sobre qual modelo de nobreak utilizar por conta do PFC ativo e demais assuntos que eu não entendo.

A nova fonte é a Corsair TX750M.

Um nobreak APC BR1000G (1000VA) daria conta ou teria de ser o APC BR1500G (1500VA)?

A config do PC:

Core i5 2500

8Gb DDR3 1333

HD Wester Digital Caviar Black 1TB

GTX 560Ti

ASUS P8H67-V

Além do PC, ficará ligado o Monitor 22" + volante DFGT + modem de internet.

Se esta visando um No-Break para manter o PC ligado em caso de queda de energia para continuar jogando então vai ter que desembolsar mais de R$2000,00 com um No-Break Senoidal de Dupla Conversão. Não sei ao certo quanto o seu volante gasta, mas a fonte + monitor + modem devem gastar em torno de 1000w, até um pouquinho menos. Um desses no-break dariam conta: http://www.atera.com.br/produto/EDX1500LB/Nobreak+Eaton+EDX1500LB+1500VA+1050W,+127+127V+senoidal

Agora se for só pra desligar o PC seguramente, um Short-Break de 2100VA para cima daria conta do recado. Mas saiba que os mesmos são danosos quando operados a partir da bateria, por alimentarem o PC com uma forma de energia diferente da tomada.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Se esta visando um No-Break para manter o PC ligado em caso de queda de energia para continuar jogando então vai ter que desembolsar mais de R$2000,00 com um No-Break Senoidal de Dupla Conversão. Não sei ao certo quanto o seu volante gasta, mas a fonte + monitor + modem devem gastar em torno de 1000w, até um pouquinho menos. Um desses no-break dariam conta: http://www.atera.com.br/produto/EDX1500LB/Nobreak+Eaton+EDX1500LB+1500VA+1050W,+127+127V+senoidal

Agora se for só pra desligar o PC seguramente, um Short-Break de 2100VA para cima daria conta do recado. Mas saiba que os mesmos são danosos quando operados a partir da bateria, por alimentarem o PC com uma forma de energia diferente da tomada.

Não, o objetivo não é continuar jogando e sim desligar o PC com segurança.. na verdade eu uso o meu PC a maior parte do tempo a trabalho, então tenho muitas coisas que podem ser perdidas durante uma queda de energia.

Citei o momento que jogo pois é quando o PC utiliza toda a potência e conflitou com meu antigo nobreak que não dava conta.

Quero mesmo pra segurar 1~2min o suficiente para salvar tudo e desligar com segurança.

Preciso me preocupar com o PFC Ativo conflitar com o nobreak que comprar ou isso só ocorreria se deixasse ligado direto na bateria por muito tempo?

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Não, o objetivo não é continuar jogando e sim desligar o PC com segurança.. na verdade eu uso o meu PC a maior parte do tempo a trabalho, então tenho muitas coisas que podem ser perdidas durante uma queda de energia.

Citei o momento que jogo pois é quando o PC utiliza toda a potência e conflitou com meu antigo nobreak que não dava conta.

Quero mesmo pra segurar 1~2min o suficiente para salvar tudo e desligar com segurança.

Preciso me preocupar com o PFC Ativo conflitar com o nobreak que comprar ou isso só ocorreria se deixasse ligado direto na bateria por muito tempo?

Assumindo 80% de eficiência na tua fonte, só para alimentar o computador, você precisaria de um nobreak de no mínimo 1400 VA, como o do teu irmão, mas a conta ai pode subir algo a conta.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não, o objetivo não é continuar jogando e sim desligar o PC com segurança.. na verdade eu uso o meu PC a maior parte do tempo a trabalho, então tenho muitas coisas que podem ser perdidas durante uma queda de energia.

Citei o momento que jogo pois é quando o PC utiliza toda a potência e conflitou com meu antigo nobreak que não dava conta.

Quero mesmo pra segurar 1~2min o suficiente para salvar tudo e desligar com segurança.

Preciso me preocupar com o PFC Ativo conflitar com o nobreak que comprar ou isso só ocorreria se deixasse ligado direto na bateria por muito tempo?

É 1400VA com fator potência de 0,7 ou 2000VA com fator potência de 0,5. Considere 1000W/FP para saber corretamente quantos VA o no-break deve ter.

Você pode usar o Short-Break com uma fonte de PFC ativo sim, apesar de não ser recomendável. Se você não quer gastar muito, esse é o modo e como é só pra desligar o PC não se preocupe muito.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Eu tenho um online de 1KVa, com FP de 0.70 e mesmo assim nao tenho coragem de ligar meus computadores neles, principalmente depois de todas as orientacoes e explicacoes que recebi aqui no CDH.

O meu me custou 680 doletas, e aqui no Peru os impostos sao mais baratos.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tempos atrás pesquisei um pouco sobre no-break e acabei optando por não utilizá-lo. Comprei 2 filtros da Clone (F8, salvo engano) recomendados pelo Faller.

Recentemente comprei um NAS (network attached storage) e voltei a pensar na possibilidade de usar um no-break.

Atualmente o NAS está junto com os seguintes equipamentos --> TV, HT, Decoder GVT, Xbox com Kinect, WDTV Live G3 e um roteador. Todos ligados ao F8.

Voltei a pensar no-break por medo de perda de dados ocasionadas pelas quedas de energia. O NAS possui 2 HDs em Raid1 (na verdade em raid proprietário da Synology). Fico com medo da queda de energia gerar o "desmonte" do raid, perdendo assim o acesso aos dados. O NAS da Synology permitem o desligamento programado se usados com no-breaks compatíveis.

1)Vocês acham que para este caso vale a pena usar no-break (short-break)?

2) Se sim, devo utilizá-lo junto com o Clone F8? Em que ordem? Ou devo utilizá-lo separadamente?

3) Optando pelo uso do no-break, deixo só o NAS conectado nele ou ligo logo outros equipamentos tb?

Pensei nos seguintes modelos (os 2 são compatíveis com o NAS... a diferença é que um deles é bivolt)

BE600H-BR ou BE600P-BR

4) Conhecem esse modelo? É bom?

Desde já agradeço

ps: enquanto estava escrevendo neste tópico, tive um queda de energia... tive que começar a escrever novamente do zero... ocorrem algumas quedas por mês, principalmente nesta época do ano.

[]'s

nottlle

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá, estou na duvida em que nobreak comprar

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-466281566-nobreak-sms-27541-manager-iii-1400va-senoidal-entrada-bivolt-_JM

ou

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-460297271-nobreak-gerenciavel-apc-1500va-autonomia-93-minutos-2anos-_JM#questionText

vou ligar no nobreak minha tv lcd, pc com monitor led e modem.

configuração do pc:

fonte corsair 750w Ax

gtx 680

i5-3570K

vi que os Nobreak da Apc parecem ser melhores, mais esse da Sms é Senoidal, será melhor eu comprar ele? posso gastar até uns 850,00, aqui onde eu moro cai bastante a energia e realmente gostaria de um nobreak

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Fonte de 750 Watts com PFC ativo vai demandar do no-break 750/0,8 (80% de eficiência) isso vai dar 940 Watts

Some ai uma TV, digamos 60 Watts mais um modem de 10 Watts

Totaliza 1010 Watts ou 2.020 VA's

Nem desses dois estará corretamente dimensionado para o que neles vais ligar..

Quando escrevi um tópico frisava, em seu item de número 8, leia ai, que um erro dimensional de sua fone atrapalharia você de colocar no-break nela..

Fonte exagerada significa que terás de continuar de modo exagerado em seu no-break. Por isso que superdimensionar a fonte tem custo sim..

Tua config demanda coisa de 370 Watts o que bem poderia ser tocado por uma fonte de 500 Watts, o que fazes?? Coloca ai desnecessariamente uma de 750 Watts

Com fonte de 500 Watts o cálculo seria esse

500/0,8 = 625 some 60 + 10 = 695 Watts, ou 1390 VAs, completamente no limite mas possível de se adotar qualquer um dos dois..

Leia ai e preste atenção no ítem 8: 10 Boas razões para você evitar superdimensionar a fonte de seu PC

O pior é que tem ma pá de "entendidos" por ai nos mais diferentes fóruns a defender que fonte quanto mais potente melhor.. Nessa hora eles não estão por perto...

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fonte de 750 Watts com PFC ativo vai demandar do no-break 750/0,8 (80% de eficiência) isso vai dar 940 Watts

Some ai uma TV, digamos 60 Watts mais um modem de 10 Watts

Totaliza 1010 Watts ou 2.020 VA's

Nem desses dois estará corretamente dimensionado para o que neles vais ligar..

Quando escrevi um tópico frisava, em seu item de número 8, leia ai, que um erro dimensional de sua fone atrapalharia você de colocar no-break nela..

Fonte exagerada significa que terás de continuar de modo exagerado em seu no-break. Por isso que superdimensionar a fonte tem custo sim..

Tua config demanda coisa de 370 Watts o que bem poderia ser tocado por uma fonte de 500 Watts, o que fazes?? Coloca ai desnecessariamente uma de 750 Watts

Com fonte de 500 Watts o cálculo seria esse

500/0,8 = 625 some 60 + 10 = 695 Watts, ou 1390 VAs, completamente no limite mas possível de se adotar qualquer um dos dois..

Leia ai e preste atenção no ítem 8: 10 Boas razões para você evitar superdimensionar a fonte de seu PC

O pior é que tem ma pá de "entendidos" por ai nos mais diferentes fóruns a defender que fonte quanto mais potente melhor.. Nessa hora eles não estão por perto...

Entendi, mais no caso de futuramente eu colocar outra gtx 680, fazer um sli, daria com apenas 500w? e esses nobreaks que citei acima, qual dos dois sera o mais recomendado?

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Entendi, mais no caso de futuramente eu colocar outra gtx 680, fazer um sli, daria com apenas 500w? e esses nobreaks que citei acima, qual dos dois sera o mais recomendado?

Se, salvo se, caso, contanto que, uma vez que, dado que, a menos que, quando isso acontecer sim necessitarás de fonte mais potente. E de qualquer modo, um no-break de 2.000 VA's..

Para sua fonte atual nenhum deles, ambos estão subdimensionados.

Assim, genericamente falando gosto mais do senoidal da SMS por ser senoidal, embora interativo (na presença da energia comercial não passa de um estabilizador com todod os seu problemas inerentes)

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
poderia me recomendar algum nobreak de 2000va?

Lembre-se, são 2.000 VA's ou 1000 Watts,

Um bom mesmo?

Olha ai:

Para 127 Volts esse dai: http://www.atera.com.br/produto/EDX1500LB/Nobreak+Eaton+EDX1500LB+1500VA+1050W,+127+127V+senoidal

Para 220 Volts esa dai: http://www.atera.com.br/produto/EDX2000HB/Nobreak+2KVA+1,4KW+Eaton+EDX2000HB+dupla+conv.+220+220V

Caros?? mas bons

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Lembre-se, são 2.000 VA's ou 1000 Watts,

Um bom mesmo?

Olha ai:

Para 127 Volts esse dai: http://www.atera.com.br/produto/EDX1500LB/Nobreak+Eaton+EDX1500LB+1500VA+1050W,+127+127V+senoidal

Para 220 Volts esa dai: http://www.atera.com.br/produto/EDX2000HB/Nobreak+2KVA+1,4KW+Eaton+EDX2000HB+dupla+conv.+220+220V

Caros?? mas bons

realmente, no momento não da, mais futuramente vou comprar um desse, até lá acho que vou deixar o pc na tomada mesmo, o problema é que nao tem apenas o pc, tem tmb o monitor, tv e modem, resolveria com um estabilizador mas dizem que pc no estabilizador nao presta

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!