Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Gargoyle - firmware alternativo para roteadores


marcelogon

Posts recomendados

  • 2 semanas depois...

Estou pensando em aposentar meu TP Link WR941ND que me acompanha a 7 anos já (5 com Gargoyle) e quero continuar usando o FW Gargoyle, estou em dúvida entre os modelos:

Tl-wr1043nd 

Tl-wr2543nd

Tl-wr3600nd

Tl-wr4300nd

Tl-wr4310nd

 

Alguém aqui do Grupo possui algum deles?

Como está o funcionamento (qual versão do FW Gargoyle que está)?

Qual recomendam entre estes?

Será que consigo usar o backup das configurações que tenho no meu WR941N em outro TP Link com Gargoyle?

 

Estou pensando em mudar devido volta e meia meu Router perder autenticação com o Modem (GVT em bridge, Router quem faz a autênticação dos 50MB de Internet), não muda o IP público, então é ele que está sofrendo com algo e perdendo conexão, sendo que não mudei nada em suas configurações (estou no FW 1.62) e não tem nenhuma WiFi aqui perto no mesmo canal ou conflitando (uso o inSSIDer pra ver isso) com minha rede.

 

O que mudou na rotina foi o uso, onde ultimamente minha esposa acessa o Servidor (Desktop Dell i5 com 12GB de memo e 7TB, usa adaptador WiFi TPLink) de casa (contém vídeo aulas e tudo mais) com seu Note e minha filha acessa também com o iPad usando o Plex para assistir aos videos que possui neste server, não sei se é devido a isso (muita coisa para meu velho camarada) ou outro fator.

 

Nesta rede por WiFi fica apenas o Servidor que comentei, um iPad, o Note, mais 2 iPhones e um iPad mini conectados, sendo que boa parte do dia os celulares e o iPad mini estão sem uso, apenas conectados. Existem outros aparelhos que usam a WiFi (como Deco da TV, AppleTV, etc.) mas percebo o problema de desconexão até quando nada está usando a banda ou acessando o Servidor por exemplo.

Por cabo fica meu DVR apenas, sempre conectado porém é raro acessar ele para ver as câmeras de casa (apenas quando saímos).

 

Vou tentar atualizar o Firmware para a mais atual e estável versão do Gargoyle, porém é inevitável a troca já que ele só tem 28.5MB de memória e sempre está com 14.6MB (quando é ligado) em uso (ou seja, 51,3% do seu total).

 

Obrigado desde já a quem puder opinar / ajudar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ninguém? :(

 

Atualizando: Instalei a versão 1.9.0 e ela tem o mesmo problema das anteriores, ou seja, não autêntica rede (PPPoE) com a GVT.

Tentei usar meu backup da 1.6.2(deletando antes o  httpd_gargoyle) e o Router ficou em Loop restartando, recuperei ele com reset físico.

 

Atualizei ele de novo com a 1.9.0 e apenas inseri os dados PPPoE, deixei um tempo e mesmo assim não autenticava com a GVT, voltei para 1.6.2, não usei backup algum, refiz toda minha configuração do zero e autenticou sem problemas com a GVT, porém meu problema de volta e meia (dependendo do horário é quase que direto) o Router perde comunicação com o Modem GVT, volta, autentica, perde e fica assim por um tempo até que finalmente "segurar" a autenticação, em todo esse período o IP público é o mesmo, ou seja, não é o Modem ou algo na GVT e para eliminar a desconfiança no Modem, peguei outro que tenho (outro modelo, mais evoluído), deixei em Bridge e mesmo assim, a situação se repete...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

@EvertonSSJ4 Provavelmente é o aumento do uso do wireless junto com a internet de maior velocidade, provavelmente você não utilizava tanto o wireless nem tinha internet com esta velocidade.

 

Recomendo um roteador 802.11ac, com interface Gigabit para cabo.

 

Fiz upgrade de minha GVT de 10 para 35MB e aposentei um Buffalo 802.11g (Fast Ethernet) mais antigo, porque ele no uso intenso de wireless, QoS, etc limitava a banda e não suportava os 35MB. Tinha um WNR3500L que tem gigabit e agora tudo funciona normal, e ainda deixei o servidor de mídia e torrent direto no roteador. (Mas não estou usando Gargoyle e sim Tomato. No entanto pode servir de parâmetro para saber o que ocorre contigo)

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 12/02/2016 às 10:02, dwatashi disse:

@EvertonSSJ4 Provavelmente é o aumento do uso do wireless junto com a internet de maior velocidade, provavelmente você não utilizava tanto o wireless nem tinha internet com esta velocidade.

 

Recomendo um roteador 802.11ac, com interface Gigabit para cabo.

 

Fiz upgrade de minha GVT de 10 para 35MB e aposentei um Buffalo 802.11g (Fast Ethernet) mais antigo, porque ele no uso intenso de wireless, QoS, etc limitava a banda e não suportava os 35MB. Tinha um WNR3500L que tem gigabit e agora tudo funciona normal, e ainda deixei o servidor de mídia e torrent direto no roteador. (Mas não estou usando Gargoyle e sim Tomato. No entanto pode servir de parâmetro para saber o que ocorre contigo)

 

Na verdade o meu uso na WiFi e velocidade são os mesmos (tenho 50MB a quase 4 anos já e o fluxo tanto interno quanto de downloads continua o mesmo aqui).

Resolvi aposentar o PPPoE do meu Gagoyle e deixei isso através do modem da GVT por uns dias e percebi que o problema persistia, no Modem GVT ele perdia a luz do "Internet" e acessando o modem o PPP era quem apresentava sem sincronismo. Tentei com 3 modens diferentes e em todos o problema persistia, com isso, solicitei que a GVT verificasse o que estava ocorrendo e a mesma detectou que o cabo que vem até minha residência possuía duas emendas, sendo que velocidades a partir de 25MB o cabo deveria ser direto do armário deles até a residência do cliente.

Refizeram o cabeamento aqui, colocaram até um cabo melhor (FEB) segundo o técnico GVT e após isso não detectei mais quedas como as que ocorriam, voltei a autênticação PPPoE pelo Gargoyle nesse exato momento e vamos ver quanto tempo dura o WAN Time, volto em breve a atualizar todos aqui.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Voltando para atualizar:

V7wYEYL.png

 

Ou seja, desde que reativei o PPPoE após a correção do cabo pela GVT, não caiu mais, antes durava 1h no máximo e caia e ficava assim do meio dia até as 16h, depois de noite caia mas com menos frequência.

Acho que não vai ser agora que irei aposentar meu bom e velho WR941ND ehehhe.

 

Se alguém souber a solução para a autenticação PPPoE nos firmwares superiores ao 1.6.2 comente por aqui pois me interessa atualizar para a versão 1.8.0 ou 1.9.0 já que nelas o esquema de adblocker já vem incluso.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

@EvertonSSJ4 culpando o "velho" coitado... Rs. Agora, que medo de não ter um DNS funcionando, heim? E as conexões estão bem próximas do limite, em alguns casos quando se usam P2P por exemplo quando elas atingem o limite, mesmo tendo banda livre até uma nova consulta DNS pode demorar.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 horas atrás, dwatashi disse:

@EvertonSSJ4 culpando o "velho" coitado... Rs. Agora, que medo de não ter um DNS funcionando, heim? E as conexões estão bem próximas do limite, em alguns casos quando se usam P2P por exemplo quando elas atingem o limite, mesmo tendo banda livre até uma nova consulta DNS pode demorar.

 

 

De forma alguma estava a culpar meu velho companheiro, este tem feito um trabalho estupendo, só achei que após longos anos autenticando a rede, gerenciando minhas regras e por ai vai, ele estava querendo sua merecida aposentadoria, mas pelo visto não é isto, ele é um velho amigo que mesmo na aposentadoria vai querer continuar trabalhando e com isso, tirar a vaga de um novo funcionário kkkk

 

Sobre as conexões, bem lembrado, esqueci de comentar que no momento do Print eu estava fazendo um teste de "stress" com o Router pra ver se derrubava a rede ou algo do tipo (coloquei tudo aqui pra baixar, torresmar, acessar / puxar do servidor e por ai vai) e ele manteve a conexão sem problema.

NKfrUf2.png

Já a listagem de DNS que vê na imagem é minha lista de DNS Custom, com isso, o Gargoyle alterna entre os DNS mais rápidos da Lista no momento da navegação, ao invés de utilizar os que o provedor envia (que de qualquer forma são bons já que são os da GVT e estão inclusos na lista também).

 

Atualmente continua sem perder conexão na WAN, confirmando que o problema que eu vinha enfrentando era uma questão física GVT, desconexão é normal de acontecer, não é link dedicado nem nada e eu aceito numa boa, porém da forma que vinha acontecendo aqui era realmente algo alarmante mas agora aparentemente foi resolvido.

Como ele está redondo funcionando novamente (coisa que sempre esteve) acho que vou desistir de atualizar o FW da 1.6.2 para o 1.9.0 eheheh

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 semanas depois...

Aproveitando o tópico: queria recomendação de roteador para trocar aqui da minha casa.

 

Procuro um roteador 802.11ac e que seja compatível com o Gargoyle. Pesquisei em fóruns gringos, altas recomendações, mas adoraria recomendação de usuário BR, algo bom custo-benefício :D

Na falta, vou de WR841ND mesmo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

@gameslife sim, funciona. Mas pode pegar também o 842ND que também tem porta USB e fica praticamente na mesma. Praticamente, porque o 1043ND tem portas GIgabit. Agora a performance é baixa, cerca de 3 MB/s com NTFS e 5 MB/s usando ext3.

 

Nos roteadores mais novos 801.11ac a performance do USB é melhor por causa do chipset mais recente, mas teria que usar o OpenWRT.

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Aderi pela primeira vez ao firmware Gargoyle, testando num 941nd igual ao do colega @EvertonSSJ4

Apresentou o mesmo problema com a versão 1.9 do firmware, não autenticava o PPPOE com o modem da GVT. Consegui com a versão 1.6.2 somente. 

O modem da GVT é um Sagemcom Fast@5350 em modo Bridge. Será bug mesmo dessa versão? Estou perdendo muita coisa em usar essa versão antiga? 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Rgfraiz @EvertonSSJ4 Vocês podem utilizar o modem da gvt em modo router e configurar o gargoyle para operar em ip fixo, um exemplo (modem sagemcom F@ST5650):

O DHCP do modem da gvt libera endereços da faixa 192.168.25.2 até 192.168.25.240, do 241 até o 254 são endereços reservados que podemos usar no nosso roteador gargoyle como ip fixo;

Configure o gargoyle como endereço de ip fixo da wan 192.168.25.254 e gateway padrão 192.168.25.1;

No modem da gvt configure um DMZ redirecionado para o IP do roteador gargoyle na rede gvt 192.168.25.254.

Agora poderemos usar a nossa rede (192.168.1.1, 10.0.0.1 ou outra de sua preferência) controlada pelo gargoyle como se o modem da gvt estivesse em modo bridge. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

20 horas atrás, MajorZero disse:

@Rgfraiz @EvertonSSJ4 Vocês podem utilizar o modem da gvt em modo router e configurar o gargoyle para operar em ip fixo, um exemplo (modem sagemcom F@ST5650):

O DHCP do modem da gvt libera endereços da faixa 192.168.25.2 até 192.168.25.240, do 241 até o 254 são endereços reservados que podemos usar no nosso roteador gargoyle como ip fixo;

Configure o gargoyle como endereço de ip fixo da wan 192.168.25.254 e gateway padrão 192.168.25.1;

No modem da gvt configure um DMZ redirecionado para o IP do roteador gargoyle na rede gvt 192.168.25.254.

Agora poderemos usar a nossa rede (192.168.1.1, 10.0.0.1 ou outra de sua preferência) controlada pelo gargoyle como se o modem da gvt estivesse em modo bridge. 

 

Agradeço pela dica, já usei assim por um tempo mas não, obrigado.

Com o modem autenticando a rede, a GVT tem pleno acesso a ele, volta e meia você encontra alguém conectado deles no modem e atualizam como bem querem.

Com o Gargoyle além disso não acontecer (modem em Bridge), eu tenho total gerência da minha rede, regras de encaminhamento, QoS, lista de MACs cadastrados e principalmente lista de DNS, onde o router auterna entre os mais rapidos na lista de DNS cadastrados que coloquei, ao invés de sempre usar o que a GVT obriga o modem deles a usar.

Vou continuar na  1.6.2 por um bom tempo, não vejo grande perdas em comparação com os FW atuais e se continuar assim (não funcionando o PPPoE nas novas versões), ta ok pois nessa atual tenho tudo que preciso e funcionando sem problemas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

19 horas atrás, EvertonSSJ4 disse:

 

Agradeço pela dica, já usei assim por um tempo mas não, obrigado.

Com o modem autenticando a rede, a GVT tem pleno acesso a ele, volta e meia você encontra alguém conectado deles no modem e atualizam como bem querem.

Com o Gargoyle além disso não acontecer (modem em Bridge), eu tenho total gerência da minha rede, regras de encaminhamento, QoS, lista de MACs cadastrados e principalmente lista de DNS, onde o router auterna entre os mais rapidos na lista de DNS cadastrados que coloquei, ao invés de sempre usar o que a GVT obriga o modem deles a usar.

Vou continuar na  1.6.2 por um bom tempo, não vejo grande perdas em comparação com os FW atuais e se continuar assim (não funcionando o PPPoE nas novas versões), ta ok pois nessa atual tenho tudo que preciso e funcionando sem problemas.

 

Nos dois métodos, com modem em bridge ou não, o gargoyle vai estar gerenciando a rede já que ele não estará usando a classe de endereçamento 192.168.25.x do modem gvt e sim usando seu dhcp próprio. Por isso o DMZ apontando para o IP do roteador assim o gargoyle vai ter total liberdade na rede, todas as suas configurações como DNS e redirecionamento serão prevalentes as definidas pela gvt.

Mas como a versão mais antiga esta te servindo perfeitamente também não vejo motivo para mudar. Espero poder ajudar. :-BEER

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 semanas depois...

Boa noite.

 

Uso o OpenWrt no meu roteador TP-Link TL-WDR4300 há quase 3 anos. Gosto bastante da estabilidade e dos inúmeros recursos a mais que o OpenWrt proporciona em relação ao firmware original da TP-Link.

 

Ontem resolvi testar o Gargoyle no TL-WDR4300, mas aconteceu o mesmo problema que os demais colegas já relataram algumas páginas atrás: ele simplesmente não conecta por PPPoE. Testei a versão estável (1.8.1) e a experimental (1.9.0). Sem sucesso. Simplesmente não conecta. Apenas para constar, o modem que utilizo em bridge é o Pace V5471 da GVT.

 

KWyEueh.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

12 horas atrás, guilmm disse:

Boa noite.

 

Uso o OpenWrt no meu roteador TP-Link TL-WDR4300 há quase 3 anos. Gosto bastante da estabilidade e dos inúmeros recursos a mais que o OpenWrt proporciona em relação ao firmware original da TP-Link.

 

Ontem resolvi testar o Gargoyle no TL-WDR4300, mas aconteceu o mesmo problema que os demais colegas já relataram algumas páginas atrás: ele simplesmente não conecta por PPPoE. Testei a versão estável (1.8.1) e a experimental (1.9.0). Sem sucesso. Simplesmente não conecta. Apenas para constar, o modem que utilizo em bridge é o Pace V5471 da GVT.

 

KWyEueh.jpg

 

Tenta com a versão 1.6.2, uso ela no meu WR941N sem problemas (tanto o Pace, Sagecom ou qualquer outro modem da GVT em Bridge funcionam com ela pois já testei com os 3 modelos), acima desta versão não consegui mais PPPoE.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Olá pessoal, tudo bem.

 

Ainda bem que resolvi dar uma lida aqui, eu estava pronto para atualizar meu roteador para ver 1.8.1 e corrigir o erro de "restaurar para padrão", e logo apos deixar o meu modem em bridge e o router com PPPoE. :lol:

 

Agora é instalar a 1.6.2 e tentar novamente o HD com DLNA. 

 

Valeu.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 5 semanas depois...

@marcelogon, essa versão customizada do gargoyle feita pelo usuário ispyisail https://www.gargoyle-router.com/phpbb/viewtopic.php?f=14&t=8765 é confiável?

 

Parece que ele sempre lança atualizações constantemente, sempre corrigindo alguns bugs e afins. Será que vale a pena usar as compilações feitas por esse user ou fico mesmo com a versão 1.9.0 oficial?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...