Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Problema com No-break no futuro?


kaikewesley

Posts recomendados

Bom, montei um pc muito forte, escolhi um i5,radeon 6950,uma placa-mãe sabertooh z77,cooler d'água,1tb de hd,fonte 850 real cougar

Mas acabei esquecendo do principal, o Nobreak e acabei pegando esse:

https://www.balaodainformatica.com.br/site/index.asp?prod_id=26556

Após algum tempo, acabei estudando sobre manutenção de micro e percebi q nobreak ou fonte é realmente importante, e percebi que meu nobreak de 700VA ficou fraco para minha máquina

então, até agora ele não apresento nenhum problema, apenas no AC3 que colocava tudo no máximo ele apitava.

eu queria saber quais os risco de ficar com esse nobreak, pode ir danificando o pc com tempo?

sendo q só apitava no AC3 mas já diminui tudo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

É um no-break interativo, off-line, com forma de onda retangular na saída quando gera energia..

Além do mais está bastante sub-dimensionado por ter fp (fator de potência) de somente 0,5 ele é capaz de entregar somente 700 x 0,5 = 350 Watts, quando o correto dimensionamento seria entregar 850/0,82 +40 = 1100 Watts.

Ele está entregando 30% do que deveria entregar.. Que você acha???

Sendo um no-break off-line ele opera como um estabilizador fosse, dos ruins ainda, com 4 taps de ajuste, o que significa que a tensão dele, quando de um tlec, varia em passos de 10 Volts ou mais, isso durante todo o tempo que a energia elétrica estiver presente (certo que mais de 99% do tempo). Com todos os problemas que um estabilizador oferece... É a rede elétrica quem oferece energia a seu PC na presença da mesma... Não é um no-break que opera o tempo todo, como gerador de energia da pura para seus equipamentos... Ele é off-line, um reles estabilizador na maior parte do tempo...

Ao ter de gerar energia ele o faz através de uma onda retangular, que o marketing das empresas costuma denominar de quasi senoidal, pseudo senoidal, senoidal por aproximação, ou coisa que valha.. Só para fazer constar a palavra senoidal, que é como deve ser e é a energia da rede elétrica..

Assim me parece estar sua solução ai:

Quase legal;

Aproximadamente adequada;

Pseudo eficaz..

Se estivesse pelo menos adequadamente dimensionada..

Se aprendeste que no-break é importante, porque não adotaste um decente, e pelo menos bem dimensionado???

Seu PC em conjunto com os equipamentos que o alimentam fazem parte de um sistema. Um sistema será tão eficiente, tão bom, tão acertado quanto o pior elo desse sistema.. Teu sistema, sinto lhe dizer, tá merecendo uma nota 3 ou quem sabe 4... em 10..

Além do que adotaste uma fonte com excessiva potência, sem a menor necessidade. Sua config tem uma demanda de pico que sequer chega a 350 Watts. Uma boa fonte de 500 Watts já resolveria o problema da alimentação com muita folga ainda.. Consequentemente, ao adotar fonte de tamanha potência, no erro de dimensionamento, terás de propagar esse erro adiante mesmo que sua config continue pedindo coisa de 350 Watts.. Os capacitores de sua fonte, de 850 Watts, lá estarão na hora em que faltar a energia e terão de ser mantidos carregados, terão de ser de energia supridos.. Podes até mesmo, na atual situação, enfrentar desligamentos justo na hora em que a energia faltar. Naquela exata hora...

Quando escrevi um tópico acerca dos problemas que se poderia enfrentar quando se superdimensiona uma fonte cite exatamente esse dai como item de número 8. Veja ai: 10 Boas razões para você evitar superdimensionar a fonte de seu PC

Claro, você nem leu ou se leu não deu bola...

Sinto ter de lhe dar tão más notícia..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Problema seu aí não é no futuro não, é no presente e já era no passado. Veja aí abaixo - relembre - como você já havia sido bem orientado em FEVEREIRO:

http://forum.clubedohardware.com.br/break-comeca-apitar/1112838?p=5877969#post5877969

Cara, o pc só apitou daquela vez, eu sei do problema do Nobreak, mas o fato é que não tenho dinheiro no momento para comprar um novo Nobreak, o lance de apitar, só ocorreu alguma vez qd tentei jogar o AC3 no máximo, apenas abaixei algumas resoluções e ficou normal, o que eu realmente quero saber é se eu consigo segurar o pc pelo menos até fim do ano, ele não apita em nada, até porque ja zerei o AC3 normalmente

É um no-break interativo, off-line, com forma de onda retangular na saída quando gera energia..

Além do mais está bastante sub-dimensionado por ter fp (fator de potência) de somente 0,5 ele é capaz de entregar somente 700 x 0,5 = 350 Watts, quando o correto dimensionamento seria entregar 850/0,82 +40 = 1100 Watts.

Ele está entregando 30% do que deveria entregar.. Que você acha???

Sendo um no-break off-line ele opera como um estabilizador fosse, dos ruins ainda, com 4 taps de ajuste, o que significa que a tensão dele, quando de um tlec, varia em passos de 10 Volts ou mais, isso durante todo o tempo que a energia elétrica estiver presente (certo que mais de 99% do tempo). Com todos os problemas que um estabilizador oferece... É a rede elétrica quem oferece energia a seu PC na presença da mesma... Não é um no-break que opera o tempo todo, como gerador de energia da pura para seus equipamentos... Ele é off-line, um reles estabilizador na maior parte do tempo...

Ao ter de gerar energia ele o faz através de uma onda retangular, que o marketing das empresas costuma denominar de quasi senoidal, pseudo senoidal, senoidal por aproximação, ou coisa que valha.. Só para fazer constar a palavra senoidal, que é como deve ser e é a energia da rede elétrica..

Assim me parece estar sua solução ai:

Quase legal;

Aproximadamente adequada;

Pseudo eficaz..

Se estivesse pelo menos adequadamente dimensionada..

Se aprendeste que no-break é importante, porque não adotaste um decente, e pelo menos bem dimensionado???

Seu PC em conjunto com os equipamentos que o alimentam fazem parte de um sistema. Um sistema será tão eficiente, tão bom, tão acertado quanto o pior elo desse sistema.. Teu sistema, sinto lhe dizer, tá merecendo uma nota 3 ou quem sabe 4... em 10..

Além do que adotaste uma fonte com excessiva potência, sem a menor necessidade. Sua config tem uma demanda de pico que sequer chega a 350 Watts. Uma boa fonte de 500 Watts já resolveria o problema da alimentação com muita folga ainda.. Consequentemente, ao adotar fonte de tamanha potência, no erro de dimensionamento, terás de propagar esse erro adiante mesmo que sua config continue pedindo coisa de 350 Watts.. Os capacitores de sua fonte, de 850 Watts, lá estarão na hora em que faltar a energia e terão de ser mantidos carregados, terão de ser de energia supridos.. Podes até mesmo, na atual situação, enfrentar desligamentos justo na hora em que a energia faltar. Naquela exata hora...

Quando escrevi um tópico acerca dos problemas que se poderia enfrentar quando se superdimensiona uma fonte cite exatamente esse dai como item de número 8. Veja ai: 10 Boas razões para você evitar superdimensionar a fonte de seu PC

Claro, você nem leu ou se leu não deu bola...

Sinto ter de lhe dar tão más notícia..

Eu fiz o curso 2 meses depois de montar meu computador, na verdade quem montou foi meu tio, daí eu percebi no curso que o Nobreak poderia vir me dar problema

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Cara, o pc só apitou daquela vez, eu sei do problema do Nobreak, mas o fato é que não tenho dinheiro no momento para comprar um novo Nobreak, o lance de apitar, só ocorreu alguma vez qd tentei jogar o AC3 no máximo, apenas abaixei algumas resoluções e ficou normal, o que eu realmente quero saber é se eu consigo segurar o pc pelo menos até fim do ano, ele não apita em nada, até porque ja zerei o AC3 normalmente

Eu fiz o curso 2 meses depois de montar meu computador, na verdade quem montou foi meu tio, daí eu percebi no curso que o Nobreak poderia vir me dar problema

Definitivamente eu não sei o que queres que te digamos.. Que tá tudo bem, que só explode se estiver apitando, que o dimensionamento correto não interessa, que tá tudo bem ai..

Fico pensando se daqui a uns dois meses voltas ou não com a mesma pergunta???

Amigo, tenho que olhar tecnicamente a questão e isso pouco importa se tens dinheiro ou não para trocar de no-break, pois podes simplesmente deixar de usá-lo, afinal, não citaste uma razão sequer para adoção dele... Note, para não usar ele não gasta nada..

Aliás, nem uma razão sequer de adotar uma fonte super dimensionada, de adotar um no-break super mal dimensionado..

É por isso que acaba faltando grana. Botaste fora ai uma grana adicional em potência adicional da fonte que jamais sua config haverá de solicitar, depois botaste fora outra grana em um no-break que sequer sabes se necessitas e ai, ao contrário da fonte, hyper sub dimensionado..

Amigo.. Economizar é comprar bem...

Da próxima vez pergunte antes... Viste que teu forte é K H da quando se trata de energia...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Definitivamente eu não sei o que queres que te digamos.. Que tá tudo bem, que só explode se estiver apitando, que o dimensionamento correto não interessa, que tá tudo bem ai..

Fico pensando se daqui a uns dois meses voltas ou não com a mesma pergunta???

Amigo, tenho que olhar tecnicamente a questão e isso pouco importa se tens dinheiro ou não para trocar de no-break, pois podes simplesmente deixar de usá-lo, afinal, não citaste uma razão sequer para adoção dele... Note, para não usar ele não gasta nada..

Aliás, nem uma razão sequer de adotar uma fonte super dimensionada, de adotar um no-break super mal dimensionado..

É por isso que acaba faltando grana. Botaste fora ai uma grana adicional em potência adicional da fonte que jamais sua config haverá de solicitar, depois botaste fora outra grana em um no-break que sequer sabes se necessitas e ai, ao contrário da fonte, hyper sub dimensionado..

Amigo.. Economizar é comprar bem...

Da próxima vez pergunte antes... Viste que teu forte é K H da quando se trata de energia...

Então, já que o jeito seria comprar outro, que tipo de no-break você diria que deveria pegar pra suportar essa fonte hyper dimensionada?

mande algum site ou sei lá.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não, esse é capaz de fornecer 980w. Um no-break corretamente pra sua configuração tem que fornecer 1036w + potência do monitor, o minimo de potência que o no-break tem que ter pra garantir ficar ligado em caso de queda de energia é 1100w. Talvez o de 1050w desligue em caso de queda de energia, seria bom primeiramente comprar uma outra fonte e depois um no-break corretamente dimensionados.

E sério, eu não sei de onde você tirou que no-break é um item essencial pro PC. No-Break não é essencial, a não ser que você trabalhe e precise dele pra não perder dinheiro, dai vale a pena investir os R$2000,00 mais em um bom no-break. Caso contrário você só jogue, é inútil. No-break barato serve só pra desligar o PC e o PC já vai ser desligado com a queda de energia.

Agora se frequentemente você use o PC pra algo que não seja jogar até vale a pena colocar um no-break barato pra salvar algo e desligar o PC. Caso contrario, um bom filtro de linha vai proteger o seu PC de possíveis danos por sobrecargas recorrentes da falta de energia.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Você sempre tem de se perguntar a potência, em Watts, que o no-break oferece..

Para isso, já que o fabricante, quando mal intencionado, só revela sua potência em VA, que sempre dá um numero maior...

Para mim isso já seria motivo de evitar o mesmo. Veja esse que lhe foi recomendado..

Veja no anúncio, claramente ele cita: Nobreak Eaton EDX1500LB 1500VA/1050W, 127/127V senoidal

Sem medo algum, com clareza e objetividade..Olhe agora a descrição do no-break da SMS no Balão da informática

Você não vai ver sua potência em Watts nem tampouco seu fp (fator de potência) que lhe permite achar a potência em Watts se multiplicado potência em VA pelo fp..

Terá de fazer um download de seu manual..

Uns fabricantes buscam clareza outros "falcatreza"

Veja ai desde o manual:

No-breakSMSnet4_zps0ad12656.jpg~original

Nem ai no manual a potência em Watts não aparece.. O usuário terá de ter passado por um curso de manutenção ou sei lá o que , com pós graduação para saber que a potência em Watts se obtém com o produto da potência em VA's pelo FP. No seu caso ai, 1.400 VA x 0,7 = 980 Watts

Se o fabricante não está do meu lado, está contra mim.. Desse eu fujo correndo e nem olho para trás.. Além do que esse no-break dai é um no-break off-line, interativo (não passa de um estabilizador em todo o tempo que a energia estiver presente)... A geração, quando ativada por falta da energia comercial, se dá sob a forma de onda retangular, ou como o marketing das empresas falam.....

Forma de onda pseudo senoidal

Forma de onda quasi senoidal

Forma de onda senoidal por aproximação

Não se compara com um verdadeiro no-break como aquele da Eaton comercializado pela ATERA, que te foi recomendado..

E ainda que mal pergunte, por que raios necessitas de no-break??? Aposto que ou nem sabes, ou está com a razão, o motivo, totalmente equivocado..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Você sempre tem de se perguntar a potência, em Watts, que o no-break oferece..

Para isso, já que o fabricante, quando mal intencionado, só revela sua potência em VA, que sempre dá um numero maior...

Para mim isso já seria motivo de evitar o mesmo. Veja esse que lhe foi recomendado..

Veja no anúncio, claramente ele cita: Nobreak Eaton EDX1500LB 1500VA/1050W, 127/127V senoidal

Sem medo algum, com clareza e objetividade..Olhe agora a descrição do no-break da SMS no Balão da informática

Você não vai ver sua potência em Watts nem tampouco seu fp (fator de potência) que lhe permite achar a potência em Watts se multiplicado potência em VA pelo fp..

Terá de fazer um download de seu manual..

Uns fabricantes buscam clareza outros "falcatreza"

Veja ai desde o manual:

No-breakSMSnet4_zps0ad12656.jpg~original

Nem ai no manual a potência em Watts não aparece.. O usuário terá de ter passado por um curso de manutenção ou sei lá o que , com pós graduação para saber que a potência em Watts se obtém com o produto da potência em VA's pelo FP. No seu caso ai, 1.400 VA x 0,7 = 980 Watts

Se o fabricante não está do meu lado, está contra mim.. Desse eu fujo correndo e nem olho para trás.. Além do que esse no-break dai é um no-break off-line, interativo (não passa de um estabilizador em todo o tempo que a energia estiver presente)... A geração, quando ativada por falta da energia comercial, se dá sob a forma de onda retangular, ou como o marketing das empresas falam.....

Forma de onda pseudo senoidal

Forma de onda quasi senoidal

Forma de onda senoidal por aproximação

Não se compara com um verdadeiro no-break como aquele da Eaton comercializado pela ATERA, que te foi recomendado..

E ainda que mal pergunte, por que raios necessitas de no-break??? Aposto que ou nem sabes, ou está com a razão, o motivo, totalmente equivocado..

Pelo mesmo fato que você disse que meu no-break não aguenta meu pc, alguma dica de marca que se deve procurar a comprar

Não, esse é capaz de fornecer 980w. Um no-break corretamente pra sua configuração tem que fornecer 1036w + potência do monitor, o minimo de potência que o no-break tem que ter pra garantir ficar ligado em caso de queda de energia é 1100w. Talvez o de 1050w desligue em caso de queda de energia, seria bom primeiramente comprar uma outra fonte e depois um no-break corretamente dimensionados.

E sério, eu não sei de onde você tirou que no-break é um item essencial pro PC. No-Break não é essencial, a não ser que você trabalhe e precise dele pra não perder dinheiro, dai vale a pena investir os R$2000,00 mais em um bom no-break. Caso contrário você só jogue, é inútil. No-break barato serve só pra desligar o PC e o PC já vai ser desligado com a queda de energia.

Agora se frequentemente você use o PC pra algo que não seja jogar até vale a pena colocar um no-break barato pra salvar algo e desligar o PC. Caso contrario, um bom filtro de linha vai proteger o seu PC de possíveis danos por sobrecargas recorrentes da falta de energia.

Pela forma que você Falou, o meu no-break segurou sim, em um dia ele segurou 2 quedas por 1ominutos cada uma, e eu n tenho monitor e sim uma tv como monitor q n ta ligada ao no-break

Pelo mesmo fato que você disse que meu no-break não aguenta meu pc, alguma dica de marca que se deve procurar a comprar

Pela forma que você Falou, o meu no-break segurou sim, em um dia ele segurou 2 quedas por 1ominutos cada uma, e eu n tenho monitor e sim uma tv como monitor q n ta ligada ao no-break

e só uso pra jogar mesmo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pela forma que você Falou, o meu no-break segurou sim, em um dia ele segurou 2 quedas por 1ominutos cada uma, e eu n tenho monitor e sim uma tv como monitor q n ta ligada ao no-break

Porque você tem um no-break, se você não liga junto o monitor? Não entendi, pra que serve o PC ligado sem um monitor?

O no-break ta de enfeite? Ou você é do tipo de pessoa que acha que o PC vai estragar por ser desalimentado? Se for a segunda opção muito cuidado ao desligar o PC pelo botão do windows, vai que o seu PC queima. É melhor deixa-lo ligado 24h por dia, 7 dias da semana como precaução.

Falando sério, seu PC não vai ser queimado por causa de uma queda de energia, o que pode estragar o seu PC é um curto de energia vindo junto com a queda de energia e o que protege desse surto é o filtro de linha/protetor contra surtos e não um no-break. Seu HD também não vai ficar com a agulha presa e estraga-lo só se for muito antigo.

1 minuto é bem pouco tempo.

e só uso pra jogar mesmo

Se só usa pra jogar o no-break não é nem um pouco importante, principalmente quando o monitor não é ligado no mesmo é meio difícil jogar com a tela apagada não acha?

Agora se for muito viciado e não quer parar de jogar por um segundo, ai a solução é adotar o no-break que lhe recomendei.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Muito bem colocado Faller.

Você sempre tem de se perguntar a potência, em Watts, que o no-break oferece..

Para isso, já que o fabricante, quando mal intencionado, só revela sua potência em VA, que sempre dá um numero maior...

Para mim isso já seria motivo de evitar o mesmo.

Nem ai no manual a potência em Watts não aparece.. O usuário terá de ter passado por um curso de manutenção ou sei lá o que , com pós graduação para saber que a potência em Watts se obtém com o produto da potência em VA's pelo FP. No seu caso ai, 1.400 VA x 0,7 = 980 Watts

Se o fabricante não está do meu lado, está contra mim.. Desse eu fujo correndo e nem olho para trás.. Além do que esse no-break dai é um no-break off-line, interativo (não passa de um estabilizador em todo o tempo que a energia estiver presente)... A geração, quando ativada por falta da energia comercial, se dá sob a forma de onda retangular, ou como o marketing das empresas falam.....

Forma de onda pseudo senoidal

Forma de onda quasi senoidal

Forma de onda senoidal por aproximação

Não se compara com um verdadeiro no-break como aquele da Eaton comercializado pela ATERA, que te foi recomendado..

E ainda que mal pergunte, por que raios necessitas de no-break??? Aposto que ou nem sabes, ou está com a razão, o motivo, totalmente equivocado..

No meu caso é falta de energia constante, energia vai-e-veem subitamente.

Tive que investir num No-Break Interativo Senoidal.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Muito bem colocado Faller.

No meu caso é falta de energia constante, energia vai-e-veem subitamente.

Tive que investir num No-Break Interativo Senoidal.

Bom, eu não deixo a Tv monitor ligada ao No-break pelo fato de muitas vezes, passar mais tempo assistindo do que jogando (Tv a cabo), eu uso o pc mais para jogos, a minha preocupação seria as falhas que podem ocorrer, se eu estou em alto perigo e tal, pelo modo que o Faller me respondeu, eu tinha pior computador que alguém pudesse pegar, a fonte 850 real eu ganhei de presente pelo meu tio que tinha comprado outra fonte maior, então não tinha como eu n aceitar um presente e tb pelo fato de eu está montando um computador, realmente não pensei no No-break, só consegui ver a parte funcional dele, energia, melhoramento e tal qd fiz o curso 2 meses depois do pc está pronto, o problema é que ainda estou pagando o computador e conseguir desembolsar 2000,00 fica ****.

Um filtro de linha, bom e tal teria um custo beneficio de quanto?

eu li um pouco sobre ele e vi que é cheio de algumas falhas

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Um filtro de linha, bom e tal teria um custo beneficio de quanto?

eu li um pouco sobre ele e vi que é cheio de algumas falhas

Aqui no FCH há vários artigos relacionados, um bom filtro de linha é a melhor coisa a se fazer. Estabilizador ou No-break off-line - standby, nunca.

O diagrama de um No-Break Interativo Senoidal é basicamente este:

nobreak_senoidal.jpg

Note o infeliz do estabilizador presente, fazer o que. No-Break On-line de Dupla Conversão é inviável para meu uso e $$$$.

Mas é melhor do que isso;

Interativo Semi-Senoidal

nobreak_semisenoidal.jpg

:wacko:

EDITT:

Com relação ao no-break aqui citados acima, ligados a loja Atera Informática, devias não citar ou cogitar-se num ou vários nobreak's defasado e descontinuado numa loja com lotes deste, fora de padrões atuais.

Penso que já mais deveria sugerir, ou mesmo creditá-lo.

Att.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Existem ótimas opções de filtros de linha no nosso mercado. Uns mais caros (cerca de 150 reais), outros mais baratos (cerca de 50 reais). Todos eles vão realmente te trazer proteção, diferentemente do shortbreak, por uma quantia irrisória perto do que pretendes gastar no desnecessário shortbreak.

100 reais ou mais:

- Upsai FHT 1200

- Clamper Multi Proteção

- Clamper Multi energia

Bem abaixo de 100 reais:

- SMS Clean Energy

- Clone F8 Plus 01087

Indico a leitura deste tópido: http://forum.clubedohardware.com.br/voce-ja-viu/812030

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!