Ir ao conteúdo

Posts recomendados

• Membro VIP
Postado

Tópico para a discussão do seguinte conteúdo publicado no Clube do Hardware:

Maionese Funciona Como Pasta Térmica?

"Nós sabemos que a maionese é uma boa pasta térmica de emergência, mas será que ela continua funcionando após alguns dias? Vamos descobrir!"

Comentários são bem-vindos.

Atenciosamente,
Equipe Clube do Hardware
https://www.clubedohardware.com.br

Postado

O que vai ter de pseudo-técnico que irá sugerir o uso de maionese agora...

"Meu windows travou o que eu faço?"

"Verifica a temperatura; abre o PC; passa a borracha na memória e a maionese no processador."

:P

Postado

A conclusão é que dá pra usar por um curto período de tempo (um ou dois dias) mas é preciso comprar o quanto antes uma pasta térmica de verdade.

• Membro VIP
Postado
Existe a possibilidade de fazer depois de um ano ou algo assim de novo esse teste deixando 30 dias por exemplo?

Deixar nossa máquina usada para testar coolers "parada" por quase 2 semanas já foi complicado...

Postado

Com maionese... entendi!

É interessante saber disso se a pasta térmica convencional tiver em falta ou for de má qualidade. Mas se a maionese for de marca Hellmann's, imagine o resultado (...):). Obs: nem tinha reparado a marca no artigo :lol:

Postado

Faz 5 anos que deixei SEM PASTA TÉRMICA um Athlon X2 de 65W e ta funcionando ainda (lógico que ralando no magma do inferno). Quero ver quando essa porcaria vai queimar.

Vou pegar um PC bixeira da sucata e deixar 1 ano NA MAIONESE (se aguentar), pra ver o que acontece. Que nem o amigo falou, se for de marca "genérica" não deve durar muito, mas vou usar Hellmann's pra ficar bom... kkk

Postado

Po, janeiro de 2009 eu comprei meu Athlon x2 5000+ veio com a pasta cinza padrão, NUNCA troquei; lá pra setembro 2009 coloquei um Kuma 7750 também com pasta padrão, NUNCA troquei; em 2010 coloquei um Athlon II x4 640 ( só funciona em over ), NUNCA troquei; e agora vou pegar um FX 8350 sem nunca ter trocado, ou colocado pasta térmica nova nos meus processadores, e sou chato heim, mau chega já coloco no over básico, e pelo que tudo indica também não vou botar pasta nesse FX.rsrsrs

Ainda bem que nada me aconteceu! ^^

Postado

a vantagem que a maionese ja sai quentinha e so por no doG fica a dica!!! acho que a maionese henz ou hellmans deve se melhor que muita pasta vagabunda ae!!

Postado

Quem ai arriscaria um processador I5 na média de R$400,00 ou um I7 na média de r$ 800,00 colocando maionese? teste de doido esse nada a ver, o negócio é aguardar e comprar pasta térmica, claro que processadores da Intell dificilmente queimam mas imagine fazer isso com um Phenon ou Athlon XP? kkk vai ter fumaça pra tudo que é lado kkkkkk

Postado
Deixar nossa máquina usada para testar coolers "parada" por quase 2 semanas já foi complicado...

Pois é...Engenheiros de alimentos, não ficam atrás de engenheiros de tecnologia, vou comer meu cachorro quente (PASMEM) com "PASTA TÉRMICA"

Em tempo: Não acho adequado colocar a marca da maioneee nos testes, a não ser que seja propaganda paga aqui no fórum.

• Membro VIP
Postado
Pois é...Engenheiros de alimentos, não ficam atrás de engenheiros de tecnologia, vou comer meu cachorro quente (PASMEM) com "PASTA TÉRMICA"

Em tempo: Não acho adequado colocar a marca da maioneee nos testes, a não ser que seja propaganda paga aqui no fórum.

Isso é informação referente à metodologia do experimento, não existe motivo para esconder essa informação.

Não há sentido, em um artigo técnico-científico, usar a lógica da rede Globo, onde quem não paga é escondido.

• Curtir 3
Postado

Se fosse um teste com pasta térmica "de verdade", então também seria inadequado anunciar a marca utilizada? Eu entendo que, para fins de análise técnica, os resultados são válidos apenas para o composto exato que foi testado. Logo, é essencial citar todas as características necessárias para identificar o produto, na verdade até acho que ficou faltando esclarecer se foi usada a versão normal, light, sem colesterol, etc., que podem em última análise fornecer resultados diferentes :D

• Membro VIP
Postado

O CDH deve estar de sacanagem ao publicar um teste destes sem colocar diversos avisos sobre os riscos desta utilização. Mesmo a utilização por um curto espaço de tempo, a maionese pode trazer danos irreversíveis ao hardware.

1) Qual a temperatura de fusão da maionese?

2) Ela conduz eletricidade?

3) Ela pode escorrer para alguma placa (lembrando que quem vai fazer esta besteira só pode ser um leigo e passar maionese com uma faca...)?

4) Se escorrer para a placa mãe, ela pode oxidar contatos da placa como fez com a base do cooler?

5) Se a condição 4 ocorrer, terá como recuperar a placa mãe?

Acho uma insanidade um site do porte do CDH postar uma mer** dessas!!!

• Curtir 1
Postado
O CDH deve estar de sacanagem ao publicar um teste destes sem colocar diversos avisos sobre os riscos desta utilização. Mesmo a utilização por um curto espaço de tempo, a maionese pode trazer danos irreversíveis ao hardware.

3) Ela pode escorrer para alguma placa (lembrando que quem vai fazer esta besteira só pode ser um leigo e passar maionese com uma faca...)?

4) Se escorrer para a placa mãe, ela pode oxidar contatos da placa como fez com a base do cooler?

Eu não vejo problemas quanto aos testes com os produtos alternativos pois esses testes são para matar a curiosidade do pessoal...e não é um assunto para usuários leigos.. Um usuario leigo não deveria nem tentar mexer no PC se ter os devidos conhecimentos e a maionese não é desculpa para as :priv: que um leigo faz no pc...

Uma coisa é certa, a maionese tem água, e a água conduz a eletricidade, então não da para abusar, se não da :priv: mesmo... Processador com núcleo exposto não da nem para pensar em usar....

• Membro VIP
Postado

1) Temperatura de fusão é algo que só pode ser definido para sólidos. A maionese é um coloide, formado principalmente por óleo e proteínas.

2) Por ser principalmente feita de óleo, ela não é condutiva. Ou pelo menos não é tão condutiva quanto as pastas térmicas comerciais, feitas à base de metais.

3) Mesmo uma pasta térmica comercial, se colocada em excesso, pode escorrer para a placa e causar danos.

O teste foi uma resposta à curiosidade de vários leitores que nos fizeram a pergunta "por quanto tempo a maionese continuaria funcionando", quando incluímos a mesma em nossos testes de pastas térmicas e ela se mostrou excelente.

Se você não é curioso, ao menos respeite quem é.

• Curtir 2
  • Membro VIP
Postado

Achei desnecessária essa sua última frase Carvalhoso. Você já foi da Staff do fórum, poderia ao menos ter um pouco de educação com quem postou o teste, bem como para com o fórum em si.

Como o Rafael falou, trata-se de curiosidades sobre informática. Quem nunca ouviu falar no computador refrigerado a óleo? E você pode notar, que além da maionese já foram feito testes com outros materiais "estranhos".

E por fim... Em nenhum momento o Rafael incentiva o uso da maionese como pasta térmica. Portanto, se algum leigo testar por conta e risco, paciência. Não temos como prever o que cada um vai fazer com a informação. Seria a mesma coisa que um leigo ir na seção de RM (Remoção de Malwares), executar as ferramentas lá sugeridas, e ferrar com o pc. Aí vai dizer que é irresponsabilidade nossa?

• Membro VIP
Postado

O CDH é um dos maiores formadores de opinião nesta área no Brasil. Continuo achando que publicar um artigo destes sem destacar claramente os riscos é uma insanidade.

Edit:

Tinha me esquecido que não gostaram de ter escrito "temperatura de fusão da maionese", mas usei esta expressão por ser de melhor compreensão para pessoas não ligadas a área de mecânica dos fluidos do que o "ponto de gota". Mas se não gostaram dela, vai a retificação:

1) Qual o ponto de gota da maionese?

Postado

Caramba, não vejo problema algum em publicar um teste desses, pelo contrario acho até interessante, e claro que ninguém vai sair entupindo o processador de maionese pelo amor de Deus! Acho que além do teste tb é uma informação, ninguém sabe se um dia precisará recorrer a isso.

Igual antigamente quando os carros usavam platinado e condensado, na queima do condensador era possível usar um pedaço de batata que o carro funcionava, pelo menos enquanto tivesse agua na batata, e nem por isso todo mundo saiu trocando condensador por batata.

Parabéns ao CDH pelo teste, todo dia a gente aprende alguma coisa mesmo que não a use nunca.

Postado

Gostei da Curiosidade do teste, gostaria de citar outros opções a titulo de curiosidade de teste com o creme dental, alias este já foi alvo de uma zoação aqui no CDH, com um carinha que quis economizar $ na pasta térmica

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...