Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Problema com bateria do carro


gabrielhsg

Posts recomendados

 

Pessoal, estou com um problema em um Meriva 1.4, a bateria está descarregando muito rápido. Troquei ela recentemente mas o problema continua. Medi a descarga de corrente com o motor desligado e está consumindo cerca de 150mAh com tudo desligado e portas fechadas. Parece dentro dos conformes, mas quando ela fica parada só com o som tocando e o ventilador interno, o consumo fica em 10 Amperes. Achei alto, mas pra uma bateria de 60Ah, levariam 10 horas para que ela fosse descarregada, no entanto isso acontece em 30 min dentro desse regime (se ficar estacionado ouvindo som dentro do carro, com volume baixo). Esse consumo de 10 amperes é muito alto? É normal que ela se descarregue em 30 min?

Outro detalhe é que levei hoje ela na oficina para fazer a tal de Cristalização (que deixa o carro brilhando e tal). O mecanico disse que deu algumas partidas nela só pra mudar de lugar e estava tudo ok. Quando fui buscá-la, a bateria estava simplesmente arriada e o carro nao pegou. Estive pensando se ele deixou as portas abertas, aquelas luzes internas se acendem automaticamente. Isso seria suficiente para a bateria se descarregar tb? Medi esse consumo e deu em torno de 3 Amp. Se fosse durante um dia era muito, mas durante algumas horas, nao vejo nada demais (considerando novamente que a bateria é de 60 Ah). O que acham?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

 

 
Pessoal, estou com um problema em um Meriva 1.4, a bateria está descarregando muito rápido. Troquei ela recentemente mas o problema continua. Medi a descarga de corrente com o motor desligado e está consumindo cerca de 150mAh com tudo desligado e portas fechadas. Parece dentro dos conformes, mas quando ela fica parada só com o som tocando e o ventilador interno, o consumo fica em 10 Amperes. Achei alto, mas pra uma bateria de 60Ah, levariam 10 horas para que ela fosse descarregada, no entanto isso acontece em 30 min dentro desse regime (se ficar estacionado ouvindo som dentro do carro, com volume baixo). Esse consumo de 10 amperes é muito alto? É normal que ela se descarregue em 30 min?
Outro detalhe é que levei hoje ela na oficina para fazer a tal de Cristalização (que deixa o carro brilhando e tal). O mecanico disse que deu algumas partidas nela só pra mudar de lugar e estava tudo ok. Quando fui buscá-la, a bateria estava simplesmente arriada e o carro nao pegou. Estive pensando se ele deixou as portas abertas, aquelas luzes internas se acendem automaticamente. Isso seria suficiente para a bateria se descarregar tb? Medi esse consumo e deu em torno de 3 Amp. Se fosse durante um dia era muito, mas durante algumas horas, nao vejo nada demais (considerando novamente que a bateria é de 60 Ah). O que acham?

 

 

 

 

Com 10A de consumo deve dar aí uma média de 120W de consumo. Com este consumo levaria 4 horas para descarregar e não 10 horas. Já 3A dá em torno de 36W.de 17 horas para descarregar.

 

Sua bateria aparenta descarregar rapadamente, o que indica uma perda de capacidade por fim de vida útil.

Em outra situação uma das pilhas internas estaria em curto-circuito. Uma bateria destas chumbo ácida é feita de 6 pilhas de 2V todas em séria para formar 12V. As vezes uma entra em curto circuito, o que diminuir 2V na bateria.

Teoricamente a bateria com apenas 5 pilhas atuando já estaria descarregada, pois estaria apenas com 10V.

 

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Com 10A de consumo deve dar aí uma média de 120W de consumo. Com este consumo levaria 4 horas para descarregar e não 10 horas. Já 3A dá em torno de 36W.de 17 horas para descarregar.

 

Sua bateria aparenta descarregar rapadamente, o que indica uma perda de capacidade por fim de vida útil.

Em outra situação uma das pilhas internas estaria em curto-circuito. Uma bateria destas chumbo ácida é feita de 6 pilhas de 2V todas em séria para formar 12V. As vezes uma entra em curto circuito, o que diminuir 2V na bateria.

Teoricamente a bateria com apenas 5 pilhas atuando já estaria descarregada, pois estaria apenas com 10V.

 

 

 

 

Obrigado pela resposta, Albert. Eu medi a tensão da bateria e ela está com 12.7 volts, depois de uns minutos carregando com o motor ligado. (A medição dos 12v foi feita com o motor desligado e a bateria desconectada do carro).

Acho que a bateria está OK. O alternador está com uma tensão de 13.4v, parece um pouco baixa, mas acho que seja por causa da retificação sem estabilização, ela fica oscilando. Ao conectar na bateria, a tensão fica na faixa dos 14v. Aparentemente o alternador parece Ok tb, acredito que se eu deixasse um bom tempo ligado a tensão chegaria aos 14.5v também.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É uma bateria que fica parada muito tempo, sem levar recarga?

Baterias tem um problema com auto-descarga, e depois de um tempo ela sulfata os eletrodos internos. O sulfato é o produto da reação do ácido sulfúrico com as placas. O problema é que este sulfato é isolante e ao recobrir a placa, a bateria perde capacidade. 

 

Pode ser ou vida útil ou a bateria sulfatou por falta de uso.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador

Gabriel, tive um problema desses a uns anos atrás, era falta de qualidade da bateria!, (comprei uma bateria barata). Ela simplesmente me deixava "na mão" em menos de três meses! (Em garantia ainda), o "cara" da loja de baterias, chegou a culpar problemas no meu carro, o que não era verdade pois como você, eu também media a corrente consumida da bateria nas diversas situações!!!

Foi ai que apelei e comprei logo uma bateria de "QUALIDADE" Paguei bem mais caro! Mas não tive mais dor de cabeça por mais de 2 anos!... (quase 3 anos)


(comprei uma MOURA)

 

Não considere como propaganda!, Tem outras marcas igualmente boas!...

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Uma bateria de chumbo ácido não deve ser deixada descarregar, pois sua vida útil cai muito.

Consumindo 3A de uma bateria de 60AH não duram 20 horas (60AH = 3A x 20H). Essa condição descarrega a bateria e a vida útil dela cai muito.

Não se deve deixar o alternador funcionando sem bateria, pois pode ocorrer, em alguns casos, a queima do circuito eletrônico do alternador.

Bateria com 12,5V em aberto está praticamente descarregada.

Bateria em aberto com tensão entre 13,6V e 13,9V está carregada.

Bateria com pouco mais de 14V com o alternador funcionando está carregada.

Bateria com cerca de 15V, ou mais com o alternador ligado, está bichada.

Esses valores de tensão não são verdade absoluta. Foram obtidos por mim de medições ao longo de alguns anos.

Possíveis causas do seu problema:

1 - Bateria nova de baixa qualidade deixada descarregar.

2 - Bateria antiga de boa qualidade deixada descarregar.

3 - Alternador sem capacidade de fornecer carga (corrente).

4 - Fuga de corrente no circuito do carro.

5 - Carro com uso esporádico. Digamos que há um consumo de 0,15A contínuos com o carro desligado. Então 60AH = 400H x 0,15A = 16,6 dias x 0,15A.

Considerando meia carga, 30AH são consumidos em 8,3 dias com o carro parado. Se a bateria for de boa qualidade mas não for nova ou se a bateria for de baixa qualidade, porém nova, depois deste tempo com o carro parado, a bateria começa a "ir pro brejo".

Meu carro está com a bateria original, uso pouco, tem 18.500Km e tenho há uns dois anos. O consumo com ele desligado é praticamente interno da bateria (fuga) e o carro pega sem precisar ficar demorando na chave de ignição. Conclusão. A bateria está boa.

MOR_AL

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É uma bateria que fica parada muito tempo, sem levar recarga?

Baterias tem um problema com auto-descarga, e depois de um tempo ela sulfata os eletrodos internos. O sulfato é o produto da reação do ácido sulfúrico com as placas. O problema é que este sulfato é isolante e ao recobrir a placa, a bateria perde capacidade. 

 

Pode ser ou vida útil ou a bateria sulfatou por falta de uso.

Albert, ela normalmente não dá problemas na hora da partida. Usamos o carro todos os dias. É como eu te disse: num dia tá normal, no outro ela simplesmente não funciona, está zerada. Não consegue nem dá um giro no motor de arranque. Teve uma vez que fiquei uns 20 minutos dentro do carro, com o toca cd rodando em volume baixo (não tem módulo amplificador externo) e a ventoinha na velocidade baixa. Ele descarregou. Outra vez ficamos uns 10 minutos na mesma condição e descarregou.

 

 

Gabriel, tive um problema desses a uns anos atrás, era falta de qualidade da bateria!, (comprei uma bateria barata). Ela simplesmente me deixava "na mão" em menos de três meses! (Em garantia ainda), o "cara" da loja de baterias, chegou a culpar problemas no meu carro, o que não era verdade pois como você, eu também media a corrente consumida da bateria nas diversas situações!!!

Foi ai que apelei e comprei logo uma bateria de "QUALIDADE" Paguei bem mais caro! Mas não tive mais dor de cabeça por mais de 2 anos!... (quase 3 anos)

(comprei uma MOURA)

 

Não considere como propaganda!, Tem outras marcas igualmente boas!...

 

Obrigado pela dica petronzio, a bateria em questão também é Moura. Com menos de um ano de uso.

 

 

Uma bateria de chumbo ácido não deve ser deixada descarregar, pois sua vida útil cai muito.

Consumindo 3A de uma bateria de 60AH não duram 20 horas (60AH = 3A x 20H). Essa condição descarrega a bateria e a vida útil dela cai muito.

Não se deve deixar o alternador funcionando sem bateria, pois pode ocorrer, em alguns casos, a queima do circuito eletrônico do alternador.

Bateria com 12,5V em aberto está praticamente descarregada.

Bateria em aberto com tensão entre 13,6V e 13,9V está carregada.

Bateria com pouco mais de 14V com o alternador funcionando está carregada.

Bateria com cerca de 15V, ou mais com o alternador ligado, está bichada.

Esses valores de tensão não são verdade absoluta. Foram obtidos por mim de medições ao longo de alguns anos.

Possíveis causas do seu problema:

1 - Bateria nova de baixa qualidade deixada descarregar.

2 - Bateria antiga de boa qualidade deixada descarregar.

3 - Alternador sem capacidade de fornecer carga (corrente).

4 - Fuga de corrente no circuito do carro.

5 - Carro com uso esporádico. Digamos que há um consumo de 0,15A contínuos com o carro desligado. Então 60AH = 400H x 0,15A = 16,6 dias x 0,15A.

Considerando meia carga, 30AH são consumidos em 8,3 dias com o carro parado. Se a bateria for de boa qualidade mas não for nova ou se a bateria for de baixa qualidade, porém nova, depois deste tempo com o carro parado, a bateria começa a "ir pro brejo".

Meu carro está com a bateria original, uso pouco, tem 18.500Km e tenho há uns dois anos. O consumo com ele desligado é praticamente interno da bateria (fuga) e o carro pega sem precisar ficar demorando na chave de ignição. Conclusão. A bateria está boa.

MOR_AL

 

 

MOR, aí é que está o problema: não deixamos ela descarregar à toa, ela que descarrega sozinha, aparentemente sem motivos. Existem os casos, que já citei, de um uso pequeno e ela se descarregar em poucos minutos, é injustificável um consumo de 10 amperes acabar com a bateria em 15 ou 20 minutos, a meu ver.

A bateria é nova e de marca boa (Moura). O carro não é de uso esporádico e a fuga de corrente me pareceu não existir, dado o consumo de 150mAh contínuos, que devem corresponder aos sistemas automaticos do carro em standby ou o proprio alarme.

 

Agora, quanto ao alternador... Eu medi a tensão somente. Me pareceu adequada, pois oscilante ela marcou na faixa dos 13.5, sei que se colocasse um banco de capacitores ela se estabilizaria em uma tensão mais elevada, isso sempre acontece em circuitos retificados sem capacitores, não é mesmo?

 

Mas de qualquer forma, acredito que possa sim ser culpa do alternador, é o que mais vejo possibilidade de estar causando o problema.

Se ele estiver carregando parcialmente a bateria, isso justificaria o fato dela descarregar em poucos minutos: estou supondo uma bateria com plena carga, mas com meia carga a coisa muda bastante. E voce disse que com 12.5v depois de alguns minutos com o motor ligado é uma tensão baixa para a bateria. Realmente, a bateria nem mesmo carrega, partindo do pressuposto de que a tensão deveria estar mais elevada. 

 

Alguém sabe um jeito prático de testar o alternador?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

.....

MOR, ...

E voce disse que com 12.5v depois de alguns minutos com o motor ligado é uma tensão baixa para a bateria. Realmente, a bateria nem mesmo carrega, partindo do pressuposto de que a tensão deveria estar mais elevada. 

Eu informei esta tensão com a bateria em ABERTO. Sem conexão, apenas com o medidor. Na verdade esta tensão se aproxima dos 12,75V.

Alguém sabe um jeito prático de testar o alternador?

Existe um aparelhinho que é um medidor. Ele tem um ponteiro e uma mecânica. Atrás dele tem um tubo cortado ao longo. Na verdade é uma pequena calha onde se coloca o fio que vai para a bateria. Ao passar corrente pelo fio o ponteiro se move. É bem tosco, mas serve para saber se passa pouca ou muita corrente. Hoje, com o terminal positivo contendo mais de um fio, fica difícil colocar o aparelho. Talvez no terminal negativo dê.

Mas eu, no seu caso, iria a um eletricista de automóvel, que conserta alternadores. Lá o cara vai retirar o alternador e testar ele. É um aparelho que tem um motor de meio a um HP e que faz o alternador girar. O cara coloca uma carga ou uma bateria e mede a corrente. Acho que é o melhor meio de saber. Se estiver ruim, é provável que seja apenas o regulador.

MOR_AL

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

qual é o carro  ?  ja passei por isso e era a luz do porta  malas  que ficava acesa   e   depois passei de novo por isso   e adivinha  a luz do porta luvas   ficava acesa  devez enquando

Olá Circuit, é um Meriva 2008 ou 2010 se não me engano. 

 As luzes ficavam acessas sempre ou "só de vez em quando"?

Isso fica difícil testar =/

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Putz, cara. Valeu pelo toque... vou ficar de olho, mas esse tipo de problema complica bastante de ser detectado x.x

São essas coisas que me dão nos nervos: que só acontecem de vez em quando, esporadicamente. Você nunca consegue identificar esses problemas.

Acontece uma vez, você fica chateado. Passa uns dias de vigia e o carro fica 100%, até acontecer de novo e você enlouquecer de ódio.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Se mesmo uma bateria de boa qualidade se descarrega um pouco e você não anda tempo o suficiente com o carro para dar "profundidade" de carga,

e dá algumas partidas, a tendência é ela se descarregar mais ainda.

Um motor de arranque chega a 250A de pico, isso numa bateria "meio descarregada" é sua sentença de morte.

Nenhum tipo de bateria pode ter uma descarga ou recarga muito próxima ou igual a sua corrente nominal.

 

Nesse caso em que você levou o carro para cristalização é um bom exemplo disso.

A bateria já não estava com sua carga ideal e o cara teve que dar algumas partidas para mudar o carro de lugar e o desligou em seguida.

 

Antes de gastar dinheiro numa auto elétrica, dê uma carga lenta e completa na sua bateria e siga sua rotina. Desde que sua rotina não deixe o carro parado o dia todo.

Dê um passeio com ele de 1 hora, mais ou menos, de dia e com faróis apagados.

Depois disso, se não houver nenhum dos defeitos já citados pelos colegas ou sua bateria já não tiver sido danificada, tudo deve voltar ao normal.

 

50% das vezes que isso aconteceu comigo (e já foram muitas) a solução foi trocar a bateria.

30% uma carga completa e não deixar o carro parado depois dessa carga resolveu o problema

20% foi problema do alternador, retificador, escovas....etc

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Se mesmo uma bateria de boa qualidade se descarrega um pouco e você não anda tempo o suficiente com o carro para dar "profundidade" de carga,

e dá algumas partidas, a tendência é ela se descarregar mais ainda.

Um motor de arranque chega a 250A de pico, isso numa bateria "meio descarregada" é sua sentença de morte.

Nenhum tipo de bateria pode ter uma descarga ou recarga muito próxima ou igual a sua corrente nominal.

 

Nesse caso em que você levou o carro para cristalização é um bom exemplo disso.

A bateria já não estava com sua carga ideal e o cara teve que dar algumas partidas para mudar o carro de lugar e o desligou em seguida.

 

Antes de gastar dinheiro numa auto elétrica, dê uma carga lenta e completa na sua bateria e siga sua rotina. Desde que sua rotina não deixe o carro parado o dia todo.

Dê um passeio com ele de 1 hora, mais ou menos, de dia e com faróis apagados.

Depois disso, se não houver nenhum dos defeitos já citados pelos colegas ou sua bateria já não tiver sido danificada, tudo deve voltar ao normal.

 

50% das vezes que isso aconteceu comigo (e já foram muitas) a solução foi trocar a bateria.

30% uma carga completa e não deixar o carro parado depois dessa carga resolveu o problema

20% foi problema do alternador, retificador, escovas....etc

Olá Cesar! Obrigado pela resposta. Realmente, dar uma carga lenta na bateria 'resolve' o problema por um bom tempo. Tenho um carregador de LiPo que possui programação para carga de baterias de chumbo. Geralmente quando noto a descarga e não vou usar o carro, prefiro dar a carga lenta, a menos que eu precise do mesmo aí acabo apelando para a chupeta, com outro carro que tenho aqui. Mas o problema, como eu disse anteriormente, é esporádico: ele só resolve "atacar" de vez em quando, quando aparentemente estava tudo Ok, e também com exceção dos outros casos, em que a bateria descarrega depois de vinte minutos aproximadamente em um regime de descarga relativamente pequeno (cerca de 10 Ah).

 

Esse outro carro que temos aqui é um bom exemplo de que há algo errado com o Meriva. É uma Elba ano 93, da marca Fiat. Fica parada durante a semana inteira até que alguém fique com dó e resolve dar uma partida nela. Sempre funciona certinho, motor a alcool e tal. Geralmente nem andamos, deixamos uns minutos rodando e dps desligamos o motor: nunca tivemos problemas com ela.

Porque diabos o Meriva insiste em ficar com essas frescuras? Já trocamos a bateria tb, é uma Moura novinha...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá, seu carro tem alarme? Passei por um problema parecido, mas era em uma montana 98...

 

T+

Tem alarme sim. Inclusive, esqueci de dizer que medi a corrente com o carro em "standby", tendo um consumo de 150mAh mas com o alarme desativado. Vou dar um jeito de medir com o alarme ativado depois pra ver quando dá.

 

Só por curiosidade, qual foi o problema do seu montana? E qual a solução?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Então, Gabriel, acredito eu que mesmo com o alarme ativado, não era para descarregar a bateria em pouco tempo, pelo menos uma semana e meia a duas semanas deveria suportar, isso em condições normais de uso.

 

Talvez antes e o depois de acontecer o problema com seu carro seja diferente do que aconteceu com o montana, mas quem sabe você encontre a solução...

 

No meu caso, o problema começou depois de pouco tempo após instalar o alarme e era intermitente e aleatório.

Na maioria das vezes, dava partida normal, sem sinal de bateria fraca, mesmo depois de duas semanas parada, e às vezes em 4 ou 5 dias, descarregava. Isso sem deixar o alarme ativado.

 

Como o problema começou depois de instalar o alarme e com chave fora do contato o que fica alimentado seria o módulo de injeção e o alarme, foi removido o fusível que alimentava o alarme. A bateria não descarregou mais. Na época, troquei apenas o módulo central do alarme. Acho estranho, mas como isso resolveu e eu não queria mexer muito no carro, deixei assim.

 

T+

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Então, Gabriel, acredito eu que mesmo com o alarme ativado, não era para descarregar a bateria em pouco tempo, pelo menos uma semana e meia a duas semanas deveria suportar, isso em condições normais de uso.

 

Talvez antes e o depois de acontecer o problema com seu carro seja diferente do que aconteceu com o montana, mas quem sabe você encontre a solução...

 

No meu caso, o problema começou depois de pouco tempo após instalar o alarme e era intermitente e aleatório.

Na maioria das vezes, dava partida normal, sem sinal de bateria fraca, mesmo depois de duas semanas parada, e às vezes em 4 ou 5 dias, descarregava. Isso sem deixar o alarme ativado.

 

Como o problema começou depois de instalar o alarme e com chave fora do contato o que fica alimentado seria o módulo de injeção e o alarme, foi removido o fusível que alimentava o alarme. A bateria não descarregou mais. Na época, troquei apenas o módulo central do alarme. Acho estranho, mas como isso resolveu e eu não queria mexer muito no carro, deixei assim.

 

T+

Sim, é verdade. Não deveria descarregar mesmo com o alarme. O engraçado é que o seu problema é semelhante com o meu.

Como eu disse, vou medir novamente com o alarme ativado só pra ver quanto marca de consumo, porque sem o alarme deu na faixa dos 150mAh. Quem sabe 

não tem um problema com o alarme e ele consuma, digamos, 2A?

Ainda acho que não descarrega uma bateria em uma noite, mas poderiamos juntar um dia com várias partidas + andando pouco com o carro = bateria semi carregada. Aí, sim. Juntando esses fatores com um consumo exagerado do sistema de alarme poderia acontecer de a bateria ficar insuficiente para a partida.

Se não for isso, só pode ser alternador mesmo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 anos depois...
Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...