Ir ao conteúdo

Fonte DVD Player

Johnny Bravoo

Posts recomendados

Postado

Estou com a fonte de um dvd antigo, cujo modelo (da fonte!!) é: HSP-3100 e trabalha em tensões de 90 à 250V sem necessidade de chave, pois é bivolt automático! As tensões de saída são:

+12V - diodo SR5100 de 5A

+7V - diodo FR34 de 3A

+5V - diodo SF24 de 2A

+3.3V - diodo FR107 de 1A

Porém esta seria, no caso, a corrente máxima que poderia extrair de cada diodo e não da fonte! Minha dúvida é se, de algum modo, há como testar e descobrir o máximo que poderia extrair desta fonte. Também seria interessante saber se há como somar as saídas 5, 7 e 12V para formar os +24V que necessito, porém também haver possibilidade de usar os +12V independentes juntos.

Não encontrei em local algum esquema da fonte! Ela não é ATX e é demasiado simples o projeto dela, porém com primário muito bem feito e filtrado. As tensões que saem dela são quase que exatas. O trafo usado por ela é o HSP3100 que também não consegui localizar nada à respeito.

*O que eu necessitaria:

-Extrair +24V com corrente de 1A

-Usar +12V em conjunto porém com corrente variando de 2500mA até 4A

Primário usa 4 diodos 1N4004.

Postado

Procure pelo optoacoplador que passa o feedback de tensão para o primário, no lado do secundário ele deve estar ligado a um componente de 3 pinos (TL431 ou similar), um dos pinos desse componente deve estar ligado em 2 resistores (divisor de potencial). Se você alterar o valor de um desses resistores você vai alterar a tensão de saída.

Caso não tenha optoacoplador, o feedback vem de um enrolamento auxiliar no transformador, devem ter esses mesmos 2 resistores configurados como um divisor de potencial. Mesma coisa para mudar a tensão, com o porém de que o circuito aí é "vivo" e pode estar referenciado à tensão da rede, então potencialmente letal.

Isso considerando que a fonte seja de CI, se for auto-oscilante eu não sei como mudar a tensão de saída. Como essa fonte é bem capaz de ser forward ou flyback deve funcionar direito. Só lembrando que a corrente máxima de saída é limitada pelo transformador, e não necessariamente pelos diodos do secundário.

• Coordenador
Postado

Johnny, não tem como você somar as tensões não, pode observar pelas trilhas que os "terras" de todas essas tensões são comuns entre si.

Para somar elas, você teria que fazer uma modificação bem grande no trafo e no circuito, não vale a pena!

• Membro VIP
Postado

...e outra...os diodos já sofrem naturalmente um pico de corrente acima da capacidade da fonte  por isso coloca-se p.ex. diodo de 3A para a fonte fornecer 500mA. Por isso não recomendo considerar a corrente máxima que o diodo suporta.

Postado

Ok então! Obrigado pelas dicas! Não vou tentar regular tensão nem nada do tipo pois acho improvável conseguir 4A-12V com ela. Acabei por conseguir uma fonte 12V 5A e um trafo 35V~1.5A, assim com um 7824 vai servir perfeitamente.

Obrigado à todos e pode fechar o tópico.

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!