Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Fonte Real ARGUS PowerX 500W-PX500 R$ 85,77


Menko
Ir à solução Resolvido por KairanD,

Posts recomendados

Acabo de receber uma grande oferta da Kabum, R$ 85,77 por uma fonte de 500W,  olho e fico pensando na malandragem da loja atentar contra os direitos do consumidor de receber informação correta e didática. E não ardilosa.

O anúncio é confuso pois fala que a fonte é real. Não é fantasia, não. Ela existe, sim.

Ok, entendi errado, o anunciante não quis dizer que a fonte é real e sim que ela tem 500W reais. Ah, é! Então chama a polícia e prenda o responsável por esta loja, que esta cometendo crime contra o consumidor, vendendo uma fonte de 500W que não tem nem a metade dessa potência. Ou seja, é uma promoção invertida, você paga 500W e leva apenas 230W.

Que malandragem hein Dona Kabum! A coisa ai deve estar feia para apelar de forma tão baixa.

 

Daqui uns meses começa gente postar pedindo recomendação de fonte pois a  fonte Argus de 500W reais pifou... etc e tal.

 

http://www.kabum.com.br/cgi-local/site/produtos/descricao.cgi?codigo=43468&origem=13&utm_source=NEWSLETTER&utm_medium=E-MAIL&utm_term=FONTE%20REAL%20POWERX%20500W%20PX500%20BIVOLT%20PRETA%20&utm_content=LINHA-500-W&utm_campaign=FONTE%20REAL%20POWERX%20500W%20PX500%20BIVOLT%20PRETA

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Acabo de receber uma grande oferta da Kabum, R$ 85,77 por uma fonte de 500W,  olho e fico pensando na malandragem da loja atentar contra os direitos do consumidor de receber informação correta e didática. E não ardilosa.

O anúncio é confuso pois fala que a fonte é real. Não é fantasia, não. Ela existe, sim.

Ok, entendi errado, o anunciante não quis dizer que a fonte é real e sim que ela tem 500W reais. Ah, é! Então chama a polícia e prenda o responsável por esta loja, que esta cometendo crime contra o consumidor, vendendo uma fonte de 500W que não tem nem a metade dessa potência. Ou seja, é uma promoção invertida, você paga 500W e leva apenas 230W.

Que malandragem hein Dona Kabum! A coisa ai deve estar feia para apelar de forma tão baixa.

 

Daqui uns meses começa gente postar pedindo recomendação de fonte pois a  fonte Argus de 500W reais pifou... etc e tal.

 

http://www.kabum.com.br/cgi-local/site/produtos/descricao.cgi?codigo=43468&origem=13&utm_source=NEWSLETTER&utm_medium=E-MAIL&utm_term=FONTE%20REAL%20POWERX%20500W%20PX500%20BIVOLT%20PRETA%20&utm_content=LINHA-500-W&utm_campaign=FONTE%20REAL%20POWERX%20500W%20PX500%20BIVOLT%20PRETA

E o pior é que o comprador desinformado, quando compara o preço dessa porcaria com o preço de uma fonte de qualidade de 500w (bem mais cara, obviamente), acha que está fazendo um grande negócio!

 

Complicado... Se existisse o mínimo de conhecimento, a pessoa que pensa em comprar esta fonte veria os apenas 14A disponíveis na linha de 12V e saberia que a fonte, na verdade, é de 200w (isso se também não for outra mentira).

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A Kabum

 

''Contras: "Kabum empresa seria e responsável"''

 

Respeito a opinião alheia, principalmente quando se trata de algo subjetivo.

Mas se tratando de um fato, de algo objetivo, que afronta os princípios do Código do Consumidor, especialmente quanto à transparência, lealdade, correção das informações entre outros, não há justificativa que lhe traga impunidade.  O anúncio é criminoso, basta conferir a lei para se verificar.

Registro que gosto da Kabum, compro lá de vez em quando e torço para que ela seja uma grande loja um dia.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Meu Trabalho de Conclusão de Curso teve esse foco.. Qualidade de Energia.. E como alguns produtos "Custo x Benefício" podem detonar com essa qualidade.. As diferenças que achamos, em desempenho, eficiência e outros quesitos, de uma Corsair CX-500 (a minha), pra duas fontes genéricas é absurda..

 

Aí entra a Kabum com essa oferta, e várias outras que ela fez na Black Friday e na Cyber Monday.. A Kabum e outras lojas de informática se usam de um buraco na lei brasileira, pra ganhar dinheiro com essas bizarrices genéricas.. Não tem lei que barre esse tipo de produto, por aqui, que obrigue testes e controle de qualidade.. Simplesmente, entram em circulação..

 

O Inmetro fez teste em 2011, passou no Fantástico e tudo e... nada...

 

http://www.inmetro.gov.br/consumidor/produtos/fontes_computador.pdf

 

 

Falta lei contra esse tipo de produto e informação pro consumidor..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Meu Trabalho de Conclusão de Curso teve esse foco.. Qualidade de Energia.. E como alguns produtos "Custo x Benefício" podem detonar com essa qualidade.. As diferenças que achamos, em desempenho, eficiência e outros quesitos, de uma Corsair CX-500 (a minha), pra duas fontes genéricas é absurda..

 

Aí entra a Kabum com essa oferta, e várias outras que ela fez na Black Friday e na Cyber Monday.. A Kabum e outras lojas de informática se usam de um buraco na lei brasileira, pra ganhar dinheiro com essas bizarrices genéricas.. Não tem lei que barre esse tipo de produto, por aqui, que obrigue testes e controle de qualidade.. Simplesmente, entram em circulação..

 

O Inmetro fez teste em 2011, passou no Fantástico e tudo e... nada...

 

http://www.inmetro.gov.br/consumidor/produtos/fontes_computador.pdf

 

 

Falta lei contra esse tipo de produto e informação pro consumidor..

 

RSFaria

 

Discordo de suas palavras. O problema no Brasil é que todos acreditam que a solução vem de uma lei, que precisamos de uma lei, que tem buraco na lei e etc e tal.

A lei do consumidor é boa e necessita apenas de uma interpretação sistêmica ao conjunto de normas vigentes e, especialmente, aos princípios jurídicos contidos na Constituição Federal.

O caso do anúncio da Kabum é semelhante àquele anúncio de um produto de 1 kilo e que, de fato, tem 400 gramas. Esse tipo de anúncio é fraudulento e é tipificado como crime. Já vi muito gerente de supermercado sendo preso por isso. O direito à informação é sagrado no código de consumo e o anúncio da Kabum, além de não informar, de não educar o consumidor sobre como se calcula a potência de uma fonte, se vale da ignorância do mesmo para enganá-lo. A responsabilidade é do anunciante, como tambem do fabricante.

Discordo do pensamento de falta uma lei para calcular a potência de uma fonte. Ora, não tem lei que normatize o cálculo do arroz, do milho e etc, 1 kilo é um kilo. A potência de uma fonte tem o seu critério técnico de apuração. Não é a toa que o fabricante coloca os valores em 12V, em 5V e etc. Pode haver uma variação ou até uma tolerância nas diferenças. Mas no caso do anúncio a fraude é gritante, observe que a palavra "real" não veio depois da potência, revelando que o anunciante não quer assumir que a fonte tem potência de 500W reais, mas sim que a fonte é real, que não é uma miragem, uma fantasia, ela existe mesmo. A forma de utilizar o adjetivo já demonstra a malícia do autor, ele sabe que está fazendo algo errado, mas quer confundir para vender, sempre tirando proveito da desinformação do consumidor.

O Brasil é um campeão no fabrico de leis, temos leis para tudo e queremos leis para tudo, mas ninguém cumpre nada, apenas quando a dor é no bolso, a exemplo do cumprimento das normas de trânsito. Na minha opinião seria ridículo termos uma lei para fontes, vergonhoso até.

O anúncio da Kabum não é fato isolado, tem muita coisa anunciada de forma errada e criminosa. Mas as grandes de redes, como Extra, Americanas, estão evitando estas barbaridades, apenas porque o Ministério Público anda olhando para seus atos. A Kabum ainda não chama a atenção, mas logo logo vai ser focada e ser responsabilizada por fazer anúncios contrários às leis. Por enquanto ela ainda anuncia como se fosse um vendedor do mercadolivre, sem diferença nenhuma.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 ano depois...
10 horas atrás, Victor davi disse:

@braconius pior que tenho uma fonte dessa faz uum ano e não explodiu kkkkkk

Também tenho uma NVIDIA 9800gt

 

E eu tenho um tio que fuma tem uns 40 anos e também nunca morreu. A analogia é basicamente a mesma entre o cigado e essa fonte porcaria.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 6 meses depois...
  • 1 ano depois...

Poxa galera, sei que vocês sempre recomendam a utilização de fontes de marca e de qualidade, porém digo para ir com calma em afirmações indevidas.

Eu tenho uma fonte dessas em casa, não por que faltou dinheiro para comprar uma melhor e sim pois não valeria a pena pegar uma mais poderosa, dizer que essa fonte gera 230W reais é uma bizarrice que alguém sem testar o produto vem a falar...

Ela não é perfeita, mas atende aos devidos clientes que a comprarem. Com uma eficiência de cerca de 77% ela gerou 390W para minha maquina sendo um I5 4690 com uma GTX 1050 TI em stress máximo... Margens que uma corsair cx430 gera valendo 210 reais.

  • Confuso 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 horas atrás, Joni1503 disse:

Ela não é perfeita, mas atende aos devidos clientes que a comprarem. Com uma eficiência de cerca de 77% ela gerou 390W para minha maquina sendo um I5 4690 com uma GTX 1050 TI em stress máximo... Margens que uma corsair cx430 gera valendo 210 reais.

Mas um PC desses, nunca consumiria 390 Watts.. Mesmo em estresse.. Diria que fica abaixo dos 200 Watts até, ou seja, dentro dos 230 Watts que ela é capaz de oferecer.. E não, não somos nós que estamos dizendo que ela entrega só isso.. É a própria fabricante, com a etiqueta colada na fonte..

 

E se ela entrega ou não a potência anunciada é só um dos problemas.. Tem outras coisas (ripple, eficiência, ruído elétrico, etc), que ela deve estar de acordo, pra taxar ela de "boa"..

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • mês depois...
  • Coordenador
Em 15/01/2018 às 14:53, Joni1503 disse:

Poxa galera, sei que vocês sempre recomendam a utilização de fontes de marca e de qualidade, porém digo para ir com calma em afirmações indevidas.

Afirmações indevidas? Fatos são afirmações indevidas?

 

Em 15/01/2018 às 14:53, Joni1503 disse:

Eu tenho uma fonte dessas em casa, não por que faltou dinheiro para comprar uma melhor e sim pois não valeria a pena pegar uma mais poderosa, dizer que essa fonte gera 230W reais é uma bizarrice que alguém sem testar o produto vem a falar...

Você fez o pior negócio possível, comprou gato por lebre. Dê uma olhada no tópico citado acima:

A própria fabricante disse que essa fonte só entrega pouco mais de 200W. Não somos nós afirmando isso. Aqui não fazemos afirmações ou chutes, usamos ciência. ;)

 

Em 15/01/2018 às 14:53, Joni1503 disse:

Ela não é perfeita, mas atende aos devidos clientes que a comprarem. Com uma eficiência de cerca de 77% ela gerou 390W para minha maquina sendo um I5 4690 com uma GTX 1050 TI em stress máximo... Margens que uma corsair cx430 gera valendo 210 reais.

Atende? Quem garante que os níveis de oscilações e ruídos estão mantidos em patamares seguros? E você mediu essa eficiência como?

 

Essa fonte fica muito longe de conseguir entregar 390W. E seu computador também fica longe de consumir sequer metade disso.

 

Não dá nem para comparar essa PowerX com uma Corsair CX 430. A PowerX é genérica, a Corsair tem qualidade.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 28/02/2018 às 16:14, Foxwalt disse:

 

Olha amigo, sou técnico em informatica e te garanto no que digo, fabricante afirma entregar apenas 200w? onde você viu isso? Ela afirma entregar 70% de eficiência e é exatamente isso que entrega, não vou ficar aqui em um fórum discutindo afinal vocês não são meus filhos para eu ficar dando conselhos, se querem gastar 200 numa fonte pra alimentar um pc que usa só 300w vão la e gastem seus dinheiros.

 

Pode duvidar de mim sim, não tenho problema com isso, a minha 1050 TI é uma GALAX EXOC White com alimentação de 6 pinos e ainda por cima com Overclock no máximo, também tenho water cooler no processador, vocês virem até mim dizer que o meu computador não usa 390W sem nem mesmo conhecer a minha máquina acabou com a afirmação de vocês. Como podem dizer quanto minha maquina gasta sem saber modelo da minha placa-mãe ou quais demais hardwares eu tenho nela? Verdadeiros novatos inexperientes, Como técnico eu tenho Wattimetro onde eu consegui medir os watts que minha fonte produzia e minhas afirmações são de puro teste e não somente videos que os adolescentes aí viram no youtube.

  • Haha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador
  • Solução
1 hora atrás, Joni1503 disse:

Olha amigo, sou técnico em informatica e te garanto no que digo...

E eu tenho apenas 21 anos e estou estudando Engenharia Civil. Já até pensei em ser astronauta, para pilotar foguete.

 

O que você faz não importa, mas sim o conteúdo que você posta. Todo conhecimento é valorizado, não faz diferença seu emprego, idade ou posição. Se alguém vem para nos ensinar algo, devemos demonstrar alegria de ter a oportunidade de aprender. Espero poder aprender algo com você, assim como espero que você aprenda algo comigo.

 

1 hora atrás, Joni1503 disse:

...fabricante afirma entregar apenas 200w? onde você viu isso?

Sr. Técnico, você parou para observar a etiqueta da sua fonte? E você entende os conceitos de tensão, corrente e potência, certo? Sabe como um computador moderno extrai energia da fonte?

 

Primeiramente, potência é a tensão multiplicada pela corrente. Ou seja P = U x I. Em unidades, [W] = [V] x [A].

 

Esta aqui é a etiqueta da sua fonte:

 

FontePowerX500_zps65255b50.jpg&key=af1e0

Figura 1: Etiqueta PowerX 500W.

 

Vamos aplicar o conceito de potência para as linhas de +3.3V, +5V e +12V:

 

1) Para a linha de +3.3V, o cálculo é 3.3V x 28A = 92,4W;

2) Para a linha de +5V, o cálculo é 5V x 30A = 150W;

3) Para a linha de +12V, o cálculo é 12V x 14A = 168W.

 

Fazendo a soma dessas linhas, temos 410,4W. Ou seja, nem em sonho a fonte poderia entregar os 480W que estão escritos ali, e muito menos os 500W do total prometido. Será que o fabricante - um "exemplo" de honestidade, por sinal - não sabe matemática básica ou colocou aquele número ali esperando enganar os desatentos? Mas não vamos parar por aí, certo? Tem muito mais.

 

Imagino que você compreenda como um computador extrai energia da fonte, e que sabe claramente que a linha mais importante é a de +12V. Um computador moderno ("moderno", já que isso ocorre faz muito tempo) puxa quase toda a energia que precisa da linha de +12V, sobrando no máximo (e exagerando) 50W das demais linhas. Dessa forma, a máxima potência que essa fonte poderia fornecer ao seu computador fica em torno de 168W (da linha de +12V) + 50W (das demais linhas), fornecendo um resultado de míseros 218W.

 

Como pode ver, o fabricante te disse de todo tamanho que mentiu na etiqueta. Mas você provavelmente já sabia disso, não? Fontes com projeto muito antigo apresentam esse tipo de distribuição de potência. Para mais informações, leia meu tutorial:

 

1 hora atrás, Joni1503 disse:

Ela afirma entregar 70% de eficiência e é exatamente isso que entrega...

Em 15/01/2018 às 14:53, Joni1503 disse:

Com uma eficiência de cerca de 77% ela gerou 390W para minha maquina...

Aparentemente você também conhece muito bem o conceito de eficiência. Uma fonte de boa qualidade de 450W, como uma Corsair CX 450, que entrega mais de 80% de eficiência, é capaz de fornecer seus 450W com perfeição. A de 550W, é capaz de entregar quanto? Exato, 550W.

 

A eficiência não tem nada a ver com a capacidade da fonte de entregar potência. A eficiência mede o quanto a fonte desperdiça de energia na forma de calor. A potência entregue ao computador, dividida pela potência usada da rede elétrica, fornece a eficiência. Vamos lá...

 

Se uma fonte de 500W entrega 500W com 80% de eficiência, então ela está consumindo 500W/0,8 = 625W da rede elétrica. Se outra fonte de 500W entrega 500W com 90% de eficiência, então ela está consumindo 500W/0,9 = 555,6W da rede elétrica. Ambas entregam os seus 500W, a diferença é que uma está jogando mais dinheiro fora com desperdício e a outra menos. Ah, e fontes menos eficientes aquecem mais também, já que liberam mais calor.

 

Além disso, é importante lembrar que a eficiência máxima é atingida perto de 50% da capacidade de potência entregue:

 

450W-efficiency.jpg

Figura 2: Curva de eficiência de uma fonte.

 

Em resumo, toda fonte de qualidade entrega a potência que promete em totalidade. E isso não depende da eficiência, que significa algo completamente diferente...

 

1 hora atrás, Joni1503 disse:

...não vou ficar aqui em um fórum discutindo afinal vocês não são meus filhos para eu ficar dando conselhos...

Este Fórum é feito para discutir sobre tecnologia, não para dar conselhos. E geralmente os conselhos são melhores quando bem fundamentados.

 

1 hora atrás, Joni1503 disse:

...se querem gastar 200 numa fonte pra alimentar um pc que usa só 300w vão la e gastem seus dinheiros.

Não gastamos R$200,00 em uma boa fonte de 400W pela potência, mas sim porque essa é potência mínima em que encontramos fontes decentes, novas, no mercado nacional.

 

Você provavelmente gastou mais de R$100,00 nessa fonte. Que não é muito diferente de qualquer outra genérica de R$40,00... Isso sim é um investimento ruim.

 

Coloquei uma PCYes! Shocker de 400W, que custa mais de R$150,00, em um computador equipado com Pentium D 945 e FX 5200. Sim, gastei isso na fonte dessa máquina dinossáurica. Gastei e sei que não vou ter dores de cabeça, além de saber que a fonte vai durar muitos e muitos anos, passando por vários e vários upgrades. Fora a economia de energia por ter elevada eficiência.

 

1 hora atrás, Joni1503 disse:

Pode duvidar de mim sim, não tenho problema com isso, a minha 1050 TI é uma GALAX EXOC White com alimentação de 6 pinos e ainda por cima com Overclock no máximo, também tenho water cooler no processador, vocês virem até mim dizer que o meu computador não usa 390W sem nem mesmo conhecer a minha máquina acabou com a afirmação de vocês.

 

Como podem dizer quanto minha maquina gasta sem saber modelo da minha placa-mãe ou quais demais hardwares eu tenho nela? Verdadeiros novatos inexperientes...

Peraí, não conhecemos o seu computador? De testes em sites confiáveis a Internet está cheia. E você já viu os dados da sua placa de vídeo no site do fabricante? Sabemos também que o consumo parte quase que totalmente do processador e da placa de vídeo, tendo os outros componentes consumo bem baixo. Water cooler, por sinal, é insignificante.

 

Olhe aqui a sua placa no site da Galax: clique aqui. Vamos observar o consumo com atenção:

 

image.png

Figura 3: Consumo da Galax GTX 1050Ti EXOC White.

 

Míseros 75W de máxima com o overclock de fábrica e o GPU Boost ativado. "Ah, mas eu fiz um overclock insano nela". Não importa, o consumo não vai subir muito além do que já alcança com o overclock de fábrica e o GPU Boost. E é interessante mencionar também que um conector PCI-E de 6 pinos pode fornecer no máximo 75W, estando outros 75W disponíveis pelo slot da placa-mãe. Temos, portanto, um máximo de 150W. E sua placa não chega nem perto disso, mesmo que você faça o melhor overclock que conseguir. Nem se alimentar ela com toneladas de Whey.

 

Vamos para o processador... O Core i5 4690, certo? Bom processador e... Mais um item com consumo baixo. O TDP (thermal design power) de 84W no site da Intel já dá uma dica disso. Mas vamos ao teste do Bit Tech, que pode ser acessado clicando aqui:

 

image.png

Figura 4: Consumo do Core i5 4690K.

 

Seu Core i5 4690 é travado, não faz overclock. Portanto, o consumo em stress será semelhante ao do Core i5 4690K em clock stock, que é de incríveis... 109W! Ah, importante notar que isso inclui a máquina inteira, não só o processador.

 

Então, resumindo, seu computador dificilmente chega a sequer 200W em carga máxima E é por isso que essa fonte, mesmo sendo ruim do jeito que é, consegue alimentar ele sem problemas. Importante destacar o "sem problemas", já que isso daí não tem todos os sistemas de proteções funcionais, se é que tem algum. E nem fazemos ideia de como estão as oscilações e os ruídos. Você testou isso, né?

 

O que foi que "acabou com as afirmações de vocês" mesmo? Pois é, somos "novatos inexperientes".

 

2 horas atrás, Joni1503 disse:

Como técnico eu tenho Wattimetro onde eu consegui medir os watts que minha fonte produzia e minhas afirmações são de puro teste e não somente videos que os adolescentes aí viram no youtube.

Entendo... Se importaria de mandar um vídeo mostrando o Wattímetro ao lado do computador, com todos os componentes bem visíveis dentro? Além de demonstrar claramente como o Wattímetro está instalado e explicar de onde saiu esse número. Sabe, não é que duvido de você, é apenas porque as suas afirmações de puro teste contradizem a Física e os sites conceituados. E creio que você não vai esquecer do conceito de eficiência na hora de medir isso...

 

Se você puder me mostrar que estou errado, vou ficar muito contente em aprender o que for correto e, é claro, ensinar a outras pessoas. Aprender é uma das melhores coisas da vida.

  • Curtir 7
  • Amei 5
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!