Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Ccleaner: usar ou não em um HD SSD?


Posts recomendados

  • Moderador

Obrigado.

Eu ate sei usa-lo mas a questão é: convem usa-lo em um HD SSD? 

Digo isso por que o Desfragmentador de Disco não é recomendado. Por isso fico na duvida se convem ou não usar...

Agradecido

Posso estar enganado, mas o Ccleaner não é um desfragmentador, para isso existe o Defraggler. 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A pergunta para mim é pertinente, pois o SSD se desgasta com as operações de escrita. Não sei se o volume é tão grande assim afinal depois de meses de uso do computador haveria poucos gigabytes de arquivos temporários para serem limpos. Portanto na minha humilde opinião acho que deve ser válido sim e com desgaste mínimo para o SSD.

 

E ainda tem outro ponto, pelo tamanho do SSD esse pouco espaço limpo pode ser útil.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 ano depois...
Em 08/02/2015 às 15:00, luisfranope1109 disse:

Tenho uma duvida: usar ou não usar o programa Ccleaner em um HD SSD (samsung evo 840 120 gb)?
AH, se alguem tiver um video ou tutorial com coisas a fazer (e nao fazer) para melhorar e aumentar a vida util do SSD....
Agradecido

Luis

Luis, pode e não pode. O HD SSD foi feito para ser gravado e não ficar gravando de desgravando e tal. Ou seja, instalar um programa e desinstalar e instalar e desinstalar. Quanto menos você fizer isso mais o seu HD vai durar então poder usar mas usar com moderação , deixa acumular uns 5G de limpeza ai você usa.  

E não se esqueça, tenha um HD SSD para o seu sistema operacional e um HD mecânico para arquivos. Por isso que é recomendado. O HD mecânico voce pode ficar colocando arquivos e deletando e tal.  

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 meses depois...

Existem alguns tipos "unidades de armazenamentos" ou "storage drives" (termo técnico mais adequado).

  • HD híbrido que é uma junção de tecnologias entre HD e SSD.
  • HD (Hard Drive) ou disco rígido, ou ainda HDD (Hard Disk Drive).
  • SSD (Solid State Drive) ou disco de estado sólido.

O que definitivamente não existe é o termo "HD SSD".

Existem alguns mitos que estão sendo criados em torno deste tema na internet em geral. Desta forma ultimamente fiz algumas pesquisas em sites de fabricantes de SSDs, além de realizar testes com alguns modelos e marcas diferentes, em notebooks e PCs, até mesmo testes em RAID.

Veja o modelo e marca de seu SSD, entre no site oficial do fabricante e pesquise a respeito.

Como exemplo selecionei um trecho sobre desempenho de SSDs, que encontrei no site oficial da Kingston, visto que encontrei algumas respostas equivocadas neste fórum. Segue:

  • O SSD sofrerá uma diminuição do desempenho? Se sim, haverá alguma forma de reconfigurar uma unidade para as configurações originais de fábrica?

A diminuição do desempenho tem sido relatada em algumas unidades SSDNow. Se você possuir uma unidade SSD antiga que não tenha uma Garbage Collection (Coleta de Lixo) efetiva, o desempenho da unidade SSD vai diminuir ao longo do tempo. Isto acontece por causa da forma como o sistema regrava dados que foram sinalizados para serem apagados.

Try using the Secure Erase tool like HDDErase to wipe the drive and restore it to original condition.

Link: http://www.kingston.com/br/support/technical/products?model=suv400s3

 

Quanto a limpar o SSD com o Ccleaner, definitivamente NÃO danifica o SSD, é consideradado apenas um esforço desnecessário em áreas vazias, já que o windows tem uma função "trim" para apagar definitivamente os dados do disco que são deletados. Seria bom lerem a respeito no link: (uma atenção maior aos itens 2 e 3)

http://www.tecmundo.com.br/ssd/80203-6-coisas-alguem-ssd-nao-deve-fazer.htm

Percebam que há uma GRANDE diferença em "ações desnecessárias" e "ações prejudiciais".

O item 1 (no link acima) fala sobre a "DESFRAGMENTAÇÃO" de um SSD, que é considerada uma ação prejudicial ao SSD, devido à sua natureza, conforme descrição no link.

Sempre é bom lembrar que todo uso em um SSD, assim como em um HD, diminui sua vida útil, pois é um princípio da natureza para todos os materiais, tudo se desgasta, seja no computador, bicicleta, carro, etc... Por isso que há recomendações evitando uso desnecessário, diminuindo assim desgaste desnecessário. Uma comparação seria você recomendar à uma criança para "não usar borracha em um caderno em branco"... isso não danifica nem a borracha nem o caderno, apenas desgastou a toa.

É compreensível que haja esta literatura a respeito deste assunto devido aos elevados valores que ainda custam os SSDs, mas vale lembrar que, deixando o preço de lado e avaliando somente os dados técnicos, os SSDs têm uma vida útil muito maior que um HD, sem contar que consome menos energia e os riscos com acidentes e quebra são muito menores, sem contar as inúmeras vantagens de desempenho.

 

Espero ter ajudado.

 

 

adicionado 26 minutos depois

@luisfranope1109

 

Visto que a preocupação neste fórum foi a vida útil de um SSD, vou compartilhar uma informação que foi de grande ajuda para mim.

A Kingston disponibiliza um software para gerenciamento de seus SSDs. O "Kingston® SSD Manager" (procurem fazer o download apenas do site oficial).

Basta instalar e ele faz a leitura e avaliação dos drives em uso.

Inclusive faz uma avaliação do tempo de vida útil do SSD.

http://www.kingston.com/br/support/technical/ssdmanager

http://media.kingston.com/support/downloads/KSM_setup_1.0.0.19.exe

 

Espero ter ajudado.

ssd.jpg

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 10 meses depois...

Bem sobre este tema também tenho duvidas e estou aguardando meu Ssd EVO 250 Gb Samsung voltar da assistência técnica. pois um belo dia não era reconhecido pelo meu notebook Dell Inspiron 15R. Eu participo do Windows Insider e praticamente TODA semana vem um atualização em cima do Win que você está utilizando, ou seja reinstala tudo e usava o Ccleaner para limpar porque fica muito lixo eletrônico no registro e ACHO que estava fazendo certo, digo acho pois vou esperar a análise do problema que ouve com meu Ssd. Dito isso vou adotar duas providências que li aqui: primeira é deixar ACUMULAR mesmo para depois limpar e a segunda que é a duvida, quem é Insider sabe .... esse questão de ficar reinstalando quase que toda semana, o que você's pensam disso em Hd Ssd ? pois é o a Microsoft faz. 

 

Estou pensando em sair do programa por causa de meu Hd. Valeu e me falem ai o que pensão sobre. Abç

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 anos depois...

Para o pessoal que está com medo de usar CCleaner no SSD (e não no HD SSD) não precisa ficar com medo não. Pode usar sem problema. Apenas tomem cuidado para não selecionar a opção "Liberar espaço livre" (ou "Free Wipe Space") pois isso realmente degrada a vida útil do dispositivo.

 

Sem contar que, os SOs mais modernos são mais inteligentes e quando você remove um arquivo, ele remove mesmo.

 

E pronto CdH, estavam tanto sentindo a minha falta, eu voltei.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A Microsoft não recomenda programas de limpeza de Registro, use as outras ferramentas do CCleaner menos essa.

'A Microsoft adicionou o CCleaner.com à sua lista negra de domínios nos fóruns oficiais de Suporte. Quer isto dizer que a ferramenta não aparecerá mais nas páginas oficiais da empresa em Redmond, de acordo com uma comunicação confidencial enviada aos funcionários (moderadores oficiais)'
https://pplware.sapo.pt/microsoft/microsoft-poe-aplicacao-ccleaner-na-lista-negra/

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!