Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

temperatura alta do i7 4790 ?


Poow

Posts recomendados

A CPU é da Intel !

 

você tem que pedir para fazer uma RMA para a Intel, na loja onde foi comprado ou processador, ou fazer on-line, se tiver a nota fiscal.

http://www.intel.com/p/pt_BR/support/warranty

 

Mas, para não perder tempo, tenha certeza, antes, de que o problema é realmente no processador.

Qualquer deficiencia na troca térmica extra-processador não é de responsabilidade da Intel, exceto se voce adquiriu o processador in-box, estiver usando o cooler original e o cooler estiver com problema.

Talvez seja apenas deficiencia de contato processador x cooler, por encaixe imperfeito, o que dificulta a troca de calor entre as partes;

Talvez não haja uma exaustão adequada do ar quente para fora do seu gabinete, então o cooler também vai se aquecendo e não consegue mais retirar, do processador, a quantidade de energia necessária para resfria-lo.

 

P.S.: periga a INTEL fazer a troca sem questionar nada e vir outro processador que esquente do mesmo jeito que esse. E, pior, pode dar erros por causa do aquecimento, coisa que não está acontecendo com esse.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Um lance que eu não entendi é que no segundo teste, com a CPU a 100%, as temperaturas estavam legais, mas, no terceiro teste, com a CPU a 90%, as temperaturas deram uma disparada. Eu estou lendo isso correto? Porque esses programas são meio confusos de ler com a imagem estática.

 

No terceiro teste você estava usando a VGA, não é isso? Talvez por isso esteja esquentando, pelo calor gerado pelos componentes em geral. No segundo teste só estava usando o stress test? Só a CPU?

 

Se for isso mesmo (se puder confirmar), você pode estar com problemas de ventilação no gabinete. Como estava a temperatura da VGA nessa renderização? Essas R9 280X são esquentadas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ele está a 9% da renderização (3 minutos de um total de 32 minutos) com núcleo batendo em 76ºC. O lance é ver quando chegar nos 70%. Vai estár a 85ºC? 90ºC? Por ser que sim, pode ser que não. A questão é essa. As temperaturas já estão bem amenas aqui no Sudeste / Sul. E quando chegar no próximo verão?

 

Eu não acho legal dar bobeira. Continuo achando que está fora do padrão, ainda mais com o i7-4790K, que já foi projetado com um IHS melhor. @ºBrunoº, a hora que você fizer um render desses, veja lá no final como está. Se continuar subindo, dá um toque aqui para a gente.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Suas temperaturas estão parecidas com as minhas.

 

Pode ficar tranquilo e ir dormir em paz.

 

O problema é na hora de renderizar, as temperaturas sobem muito. Esse teste do AIDA64 é confiável mesmo? Será que usou mesmo 100% dos 4 cores?

 

Um lance que eu não entendi é que no segundo teste, com a CPU a 100%, as temperaturas estavam legais, mas, no terceiro teste, com a CPU a 90%, as temperaturas deram uma disparada. Eu estou lendo isso correto? Porque esses programas são meio confusos de ler com a imagem estática.

 

No terceiro teste você estava usando a VGA, não é isso? Talvez por isso esteja esquentando, pelo calor gerado pelos componentes em geral. No segundo teste só estava usando o stress test? Só a CPU?

 

Se for isso mesmo (se puder confirmar), você pode estar com problemas de ventilação no gabinete. Como estava a temperatura da VGA nessa renderização? Essas R9 280X são esquentadas.

 

É isso mesmo. Existe uma opção onde se pode usar a GPU ou o Processador para renderizar, se a memória não me falha, estava usando somente o processador. É estranho, no AIDA64 ficou de boa, mas na hora de forçar mesmo, ai disparou (E certamente, subiria mais se tivesse deixado). Eu não lembro a temperatura da GPU, mas não sobe muito (Salvo quando jogo). Em idle, ela fica na faixa dos 33°C ~ 35°C, em uso que não seja jogos não passa dos 50°C. Vou refazer esse teste do Vegas de meio-dia e ai vou verificar isso.

Uso um HAF 912, minha placa mãe é pequena e a GPU é gigante! (Ela chega a enconstar nos clips das memórias). Talvez esse possa ser o problema! A tempos atras, tinha feito um teste no Prime95 para ver como o processador iria se comportar em Full Load, so que não lembro direito as temperaturas que ele alcançou.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Você está com temperaturas de overclock  ;), até porque com o cooler box você teria um aumento de mais de 10ºC e passaria dos 90ºC.

 

Outra coisa que eu vi nos testes é que existe uma diferença de até 10ºC entre os três primeiros núcleos e o último. Isso é sempre? O quarto núcleo está sempre 7-8ºC abaixo em load? Pode indicar que a pasta térmica interna, do IHS, foi mal aplicada de fábrica e não está trabalhando uniformemente como deveria. O que abre precedente de que ela não está trabalhando bem em geral. Tem gente que pega processadores com diferença de 20-30ºC, indicando claramente a falha na pasta interna.

 

-----edit-----

Ah, só para lembrar que essas temperaturas não estão críticas. Não precisa se preocupar tanto agora se você não faz esses renders toda hora (se fizer, eu acho melhor dar um jeito nisso aí), mas certamente você terá problemas no verão que vem.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Você está com temperaturas de overclock  ;), até porque com o cooler box você teria um aumento de mais de 10ºC e passaria dos 90ºC.

 

Outra coisa que eu vi nos testes é que existe uma diferença de até 10ºC entre os três primeiros núcleos e o último. Isso é sempre? O quarto núcleo está sempre 7-8ºC abaixo em load? Pode indicar que a pasta térmica interna, do IHS, foi mal aplicada de fábrica e não está trabalhando uniformemente como deveria. O que abre precedente de que ela não está trabalhando bem em geral. Tem gente que pega processadores com diferença de 20-30ºC, indicando claramente a falha na pasta interna.

 

-----edit-----

Ah, só para lembrar que essas temperaturas não estão críticas. Não precisa se preocupar tanto agora se você não faz esses renders toda hora (se fizer, eu acho melhor dar um jeito nisso aí), mas certamente você terá problemas no verão que vem.

 

Ocioso, eles ficam mais "parelhos" em termos de temperatura. O que recomenda fazer? Tentar trocá-lo? Não estou renderizando tanto no momento, vou farei isso com frequênica no futuro. A temperatura externa influencia muito? Sera que peguei um chip defeituoso?

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A temperatura externa influencia muito? Sera que peguei um chip defeituoso?

 

No verão costuma subir de 5ºC a 10ºC, dependendo do cooler e do processador. A princípio eu diria que é um problema de instalação, mas pode ser que o chip tenha vindo premiado. analise as temperaturas do quarto núcleo. Se ele estiver sempre 8-10ºC mais baixo do que os outros, aí, sim, seria uma boa indicação da CPU ter vindo com defeito no IHS. O ideal é você chamar um amigo que entenda mesmo (não técnico) para eliminar todas as probabilidades. Só aí eu daria início ao processo de RMA.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

No verão costuma subir de 5ºC a 10ºC, dependendo do cooler e do processador. A princípio eu diria que é um problema de instalação, mas pode ser que o chip tenha vindo premiado. analise as temperaturas do quarto núcleo. Se ele estiver sempre 8-10ºC mais baixo do que os outros, aí, sim, seria uma boa indicação da CPU ter vindo com defeito no IHS. O ideal é você chamar um amigo que entenda mesmo (não técnico) para eliminar todas as probabilidades. Só aí eu daria início ao processo de RMA.

 

Então, vou desmontar e limpar nesse fim de semana e ver se muda alguma coisa. Não conheço ninguém que poderia dar uma olhada, os técnicos, não confio muito não, parecem entender menos que um usuário comum (Eu). Nada contra, mas quem usa fonte genérica não me parece ter muita credibilidade, mesmo que sejam muitos computadores, não justifica. Se for necessário acionar o RMA, seria com a loja que me vendeu ou diretamente com a Intel?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu acho que é direto com a Intel. Entre em contato, explique a situação e pergunte o que fazer para pedir a troca. Eu já troquei peça da Microsoft e eles foram muito atenciosos e me pouparam de qualquer trabalho. Mas veja antes. Preste atenção nesse quarto núcleo e instale corretamente o cooler.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Trocar de Cooler não resolve (Pegar um WaterCooler)? Se tiver que trocar mesmo, será um grande problema ficar sem PC!

 

Eu penso assim, se você já estiver pensando em um upgrade de cooler pra agora ou pro futuro. Não teria hora melhora pra isso do que agora, só adiantaria o processo de upgrade e de quebra tiraria esse grilo de que a causa pode ser baixa eficiência do seu cooler atual. Porque hora ou outra você faria isso mesmo..

 

De qualquer forma, a menos que seja problema de encaixe, acho meio difícil ser o cooler por que algumas das temperaturas que deu foram de cooler box ou com com overclock. Sendo que o seu tá em stock e com um cooler mais forte, até mesmo com 2 fans.

 

Mas então como disse antes, se já estiver pensando em trocar no futuro, seria uma boa trocar agora. E se continuar ruim a temperatura ai você troca o processador, já que trocaria o cooler de qualquer forma. Bem é o que eu faria, é uma ideia...

 

Agora se for comprar o cooler só pra resolver esse problema especificamente ai eu já acho arriscado. Porque pensa bem, nenhum processador tem como requerimento mínimo pra funcionar um Water cooler mid end pra cima, ainda mais em stock .

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Vendo o gabinete, dá pra ter uma noção mais clara da situação.. Há de se apontar duas coisas:

 

1 - O dissipador colado na GPU.. Isso deve tá colaborando um bocado pra aquecer o dissipador..

 

2 - Eu fiquei com a impressão que o dois fans do cooler estão soprando ar pra mesma direção, no caso pro centro do dissipador.. Tá montado certo isso aí? Com um único fan, não fica melhor?

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu acho que o @RS Faria matou a charada. Os dois fans do push / pull estão voltados um para o outro. Realmente, desse jeito não há cooler que dê jeito  ;) Só se os fans tiverem a marca "Cooler Master" dos dois lados das lâminas, mas eu acho difícil.

 

@ºBrunoº, todo fan vem com uma setinha na lateral para indicar o fluxo de ar. Coloque as duas setas na mesma direção (para fora, na direção traseira do fan de exaustão).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sem querer me gabar, :P mas eu disse isso ai lá trás, só que o Bruno disse que tava correto. Pela terceira foto parece que tá virado para o dissipador. Mas nem todo fan tem as setinhas não. O fan de trás deve puxar o ar quente e jogar pra fora, então é preciso virar o a fan que está atrás do dissipador para, caso não tenha seta, a parte feia que tem aqueles plásticos pretos deve ficar aparecendo pra fora, o oposto do cooler da frente. Mas ainda não tenho certeza se isso vai reduzir drasticamente a temperatura não. 

 

9h5g1w.jpg

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O lance é esperar para ver, mas eu acho que deve ficar complicado com os dois fans soprando para dentro. Em carga leve o próprio metal do dissipador deve resfriar a CPU, mas em carga pesada o dissipador não deve estar tendo como renovar o ar. Eu acho que vai dar uma boa diferença, mas, sabe-se lá... É raro de acontecer isso, então, ninguém sabe realmente a diferença que faz.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Se não me engano, ambos são da Cooler Master mesmo. Instalei nesse Slot PCIExpress pois o de baixo é X4 e esse ai é X16 (Se instalar no Slot de baixo, vai funcionar em X16 ou X4?).

Talvez dê para para passar a GPU no debaixo (Tinha planos de trocar essa placa mãe por uma melhor, será que vale a pena?)..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!