Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Dúvida com amplificador com tip41 e tip42


Serj Adam

Posts recomendados

Lamento, mas este circuito está errado.

 

Ops. Desculpe. ESTÁ TODO ERRADO!!! :(

De onde você tirou este circuito?

MOR_AL

 

Lamento, mas este circuito está errado.

 

Ops. Desculpe. ESTÁ TODO ERRADO!!! :(

De onde você tirou este circuito?

MOR_AL

eu tinha colocado no google imagens: amplificador de 20w e a segunda foto foi essa ae. eu montei e vi que não não sinal algum, mas obrigado por me avisar achei que o erro tivesse sido meu

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

do circuito acima só percebo a inversão dos símbolos  pnp-npn e estar 'plantando bananeira' e... algumas coisas esquisitas mesmo...

Talvez o autor estivesse considerando o sentido real da corrente sei lá...

em tempo: um de minhas 1ªs montagens foi um amplificador ~ = a este. Saída era com bd135...6

abç

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tenho varios projetos de amplificadores... Peguei uns dos meus e fiz umas alterações para 20W a 4R...

No espaço vazio no amplificador voce deve usar um dos 2 circuitos ao lado...

attachicon.gifimage.jpg

Calculei para ate 1Mhz de resposta!

to querendo montar esse, mas qual a diferença em usar o circuito 1 do 2?

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu faria com o 1, mas pra voce coloquei o 2 também por ser mais simples...

O 1 é melhor porque voce vai poder ajustar a corrente de repouso para o valor que quiser, com diodos nao vai ter ajuste... A corrente pode ser de 5mA... Ou ate mesmo 30mA e voce nao vai poder ajustar ela, mas funciona!

Se for montar o 1, nao esqueca de ligar o amp com o pot virado para baixo, se estiver no maximo a corrente poderá queimar os transistores...

A sensibilidade do amplificador e de uns 0.8V, funciona no computador, mp3 ou celular...

Nao se esqueca de usar uma fonte bem filtrada e capacitor ceramico de uns 100n bem na entrada do amplificador...

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Serj Adam,

Lembre-se que afixar os semicondutores do circuito 1 ou 2 ao dissipador de calor onde estarão os transistores de saida TIP.

Seja o transistor, ou os 3 diodos, eles tem de estar acoplados térmicamente ao dissipador, usando pasta térmica própria.

Paulo

@aphawk, esse é um detalhe que eu sempre esqueço e nunca faco... Kkkkk

E bom fazer isso.. Mas se esquecer igual eu.. Nao pega nada kkkkk :D

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Vale a pena montar circuitos transistorizados. È só minha opinião.

Existem tantos TDas na vida, ...

http://eletronicos.mercadolivre.com.br/tda-2030

ja montei vario amplificadores com tda, ja fiz alguns com o tda2050, o tda2030 o tda7294 e tambem com o tda7297. agora eu to querendo montar alguns transistorizados, não gosto de circuitos muito grandes porque eu faço minhas placas usando caneta não tenho impressora a laser e sempre quando o layout é muito grande eu costumo errarar

Eu faria com o 1, mas pra voce coloquei o 2 também por ser mais simples...

O 1 é melhor porque voce vai poder ajustar a corrente de repouso para o valor que quiser, com diodos nao vai ter ajuste... A corrente pode ser de 5mA... Ou ate mesmo 30mA e voce nao vai poder ajustar ela, mas funciona!

Se for montar o 1, nao esqueca de ligar o amp com o pot virado para baixo, se estiver no maximo a corrente poderá queimar os transistores...

A sensibilidade do amplificador e de uns 0.8V, funciona no computador, mp3 ou celular...

Nao se esqueca de usar uma fonte bem filtrada e capacitor ceramico de uns 100n bem na entrada do amplificador...

então vou fazer com o 1 mesmo, é até bom porque vou aprendendo a regular esses tipos de amplificador kkkkk.

 

voce poderia me passar mais alguns circuitos de amplificadores? porque em breve vou querer montar mais alguns, não importa a potencia

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Quando eu nao sabia, eu fazia com TDA usando os circuitos prontos que o fabricante dava... Nunca mais fiz com TDA, todos meus amplificadores que monto sao projetados por mim, de alta fidelidade e velocidade...

É aquele negocio... voce acha que tal coisa é a melhor ate ouvir uma outra kkkk

voce vai montar esse? Quando? Quando montar avise aqui com resultados...

Quando for ligar pela primeira vez, lique com uma lampada em serie para fazer o ajuste da corrente, gire o trimpot ate que o filamento da lampada fique quase apagado.. Lampada de 40W... Ou se nao quiser ir pelo brilho, meça com um multimetro em serie a corrente, ajuste para uns 15mA...

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...