Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Lampada automotiva h1 em fonte atx?


Posts recomendados

tenho uma duvida aqui galera.

 

Faço carregador de baterias modificando fontes atx.  Eu testava a corrente delas na resistencia de chuveiro. Depois de umas pesquisas e conselhos resolvi comprar algumas lampadas automotivas para testar a potencia das fontes ate ai tudo bem.

 

hoje fiz circuitinho basico aqui so para ligar a slampadas  com reles para ligalas direto nas fontes sem sobrecarregar as chaves. agora o problema:

 

comprei lampadas acho que modelo h1  100w  12 volts

 

pelas minhas contas 100/12 igual consumo de cerca de 8 amperes cada

 

mas quando fui ligar nas fontes que ja tinha testado na resistemcia e tinhaliberado mais de 20 amperes as fontes desliga e nao liga a lampada mesmo colocando uma de cada vez.

 

Eu tenho que adicionar mais algum componente para ligar essas lampadas ou elas sao ligadas direto na fonte mesmo.

 

por que elas nao estão ligando nas fontes de 20 amperes?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

tenho uma duvida aqui galera.

 

Faço carregador de baterias modificando fontes atx.  Eu testava a corrente delas na resistencia de chuveiro. Depois de umas pesquisas e conselhos resolvi comprar algumas lampadas automotivas para testar a potencia das fontes ate ai tudo bem.

 

hoje fiz circuitinho basico aqui so para ligar a slampadas  com reles para ligalas direto nas fontes sem sobrecarregar as chaves. agora o problema:

 

comprei lampadas acho que modelo h1  100w  12 volts

 

pelas minhas contas 100/12 igual consumo de cerca de 8 amperes cada

 

mas quando fui ligar nas fontes que ja tinha testado na resistemcia e tinhaliberado mais de 20 amperes as fontes desliga e nao liga a lampada mesmo colocando uma de cada vez.

 

Eu tenho que adicionar mais algum componente para ligar essas lampadas ou elas sao ligadas direto na fonte mesmo.

 

por que elas nao estão ligando nas fontes de 20 amperes?

Eu também já tentei ligar lampadas automotivas em fonte atx e não funcionou, talvez a lampada tenha uma corrente de pico alta e desarma a fonte.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

e tem algum jeito de diminuir esse pico para poder ligar as lampadas.?

Eu já consegui ligar elas utilizando um capacitor de 4700uFx25v na saída ai depois um liga e desliga e depois a lampada, eu ligava esperava o capacitor carregar e depois ligava o liga e desliga que acionava a lampada, tinha vez que ligava e tinha vez que não, mas na maioria das vezes dava certo, espera ajuda de mais alguém ai, isso que passei foi minhas experiencias por aqui.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Coloca um resistor de potencia em série com a lâmpada, e uma chave em paralelo com o resistor

Alimente o circuito com a chave aberta, quando a lâmpada aquecer você fecha a chave que faz o bypass da corrente

O valor do resistor não é crítico, mas tem que ser de potência elevada

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Uma lâmpada dessas dai, pela inércia do filamento, vai pedir cerca de 20 vezes maior corrente ao iniciar seu acendimento... Se calculastes para uma corrente de 8 Amperes, saiba que sua corrente de pico no início bem pode chegar aos 160 Amperes e ai desliga a fonte, por proteção. Você até pode checar isso dai. Basta medir a resistência do filamento da lâmpada, a frio, desligada e dai fazer a conta I = V/R onde I será a corrente de partida e V os 12 Volts. Confira e se assuste..

  • Curtir 5
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu já consegui ligar elas utilizando um capacitor de 4700uFx25v na saída ai depois um liga e desliga e depois a lampada, eu ligava esperava o capacitor carregar e depois ligava o liga e desliga que acionava a lampada, tinha vez que ligava e tinha vez que não, mas na maioria das vezes dava certo, espera ajuda de mais alguém ai, isso que passei foi minhas experiencias por aqui.

 

Coloca um resistor de potencia em série com a lâmpada, e uma chave em paralelo com o resistor

Alimente o circuito com a chave aberta, quando a lâmpada aquecer você fecha a chave que faz o bypass da corrente

O valor do resistor não é crítico, mas tem que ser de potência elevada

 

vou tentar o que vocês fiseram ai pra ve se da certo. Elas ja estão todas chaveadas em paralelo com reles vou fazer o teste com o restor e tambem com o capacitor ai venho aqui dar resposta.

 

 

 

Uma lâmpada dessas dai, pela inércia do filamento, vai pedir cerca de 20 vezes maior corrente ao iniciar seu acendimento... Se calculastes para uma corrente de 8 Amperes, saiba que sua corrente de pico no início bem pode chegar aos 160 Amperes e ai desliga a fonte, por proteção. Você até pode checar isso dai. Basta medir a resistência do filamento da lâmpada, a frio, desligada e dai fazer a conta I = V/R onde I será a corrente de partida e V os 12 Volts. Confira e se assuste..

 

   Vish eu nem imaginei isso. O problema e que eu preciso medir o consumo que as fontes conseguem suportar. (corrente)  e como algumas fontes chegam a dar quase 30 amperes eu somei os consumo das lampadas quentes, para comprar,  tem alguma outra coisa que possa substitui-las quanto ao consumo.  preciso de laguma coisa que possa ficar ligado por varios minutos e que consuma cerca de 10 amperes cada.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

vou tentar o que vocês fiseram ai pra ve se da certo. Elas ja estão todas chaveadas em paralelo com reles vou fazer o teste com o restor e tambem com o capacitor ai venho aqui dar resposta.

 

 

 

 

   Vish eu nem imaginei isso. O problema e que eu preciso medir o consumo que as fontes conseguem suportar. (corrente)  e como algumas fontes chegam a dar quase 30 amperes eu somei os consumo das lampadas quentes, para comprar,  tem alguma outra coisa que possa substitui-las quanto ao consumo.  preciso de laguma coisa que possa ficar ligado por varios minutos e que consuma cerca de 10 amperes cada.

 

Acho que o melhor mesmo seria uma resistência de chuveiro mergulhada em água, para variar o consumo comece com os dois fios nas extremidade da resistência e vai diminuindo colocando cada vez um mais perto do outro.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Se for para testar uma ou outra fonte, sem muita repetibilidade, a ideia do Matthwus, ai de cima, me parece ser a melhor saída..

 

Se for para testar seguidamente as fontes sugiro montares uma giga com algumas chaves e alguns resistores de potência..  Calcule os resistores no formato R, R/2 R/4 de forma a ter chaves que aplicam as correntes assim:

Chave 1 ==> 1A

Chave 2 ==> 2A

Chave 3 ==> 4 A

Chave 4 ==> 8 A

 

Desse modo para conseguir demanda de :

1A => Chave 1

2A => Chave 2

3A => Chave 1 e 2

4A => Chave 3

5A => Chave 1 e 3

6A => Chave 2 e 3

7A => Chave 1, 2 e 3

8A => Chave 4 

... e assim por diante, de 1 em 1 Ampere, até 15 Amperes se ligadas todas as 4 chaves..

 

Use chaves para 10 Amperes ou mais, como essas dai: http://proesi.com.br/componentes-eletricos/botoeira-chave-e-micro-chave/chave-alavanca-metalica/chave-l-d-alavanca-met-lica-kn-1221-10a-250v-4t.html

 

Use resistores de fio e com no mínimo dobrada capacidade de dissipação acima daquela calculada..

Exemplo, para calcular resistor para 8 Amperes em 12 Volts se tem: R = 12/8 = 1,5 ohms   Potência = 12 x 12 /1,5 = 96 Watts.. Use 10 resistores de 15 ohms x 20 Watts e terás uma potência total dimensionada para 200 Watts e um valor resistivo de 1,5 ohms, só como exemplo...

Esse dai: http://www.soldafria.com.br/resistor-de-15r-20w-5-p-6536.html

 

Se achas caro podes diminuir o número de resistores e insuflar ar sobre os mesmos. Faça uma montagem com dois postes verticais (de fio rígido 16 por exemplo) uma cortina de resistores e pela mesma insufle ar..

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Se for para testar uma ou outra fonte, sem muita repetibilidade, a ideia do Matthwus, ai de cima, me parece ser a melhor saída..

 

Se for para testar seguidamente as fontes sugiro montares uma giga com algumas chaves e alguns resistores de potência..  Calcule os resistores no formato R, R/2 R/4 de forma a ter chaves que aplicam as correntes assim:

Chave 1 ==> 1A

Chave 2 ==> 2A

Chave 3 ==> 4 A

Chave 4 ==> 8 A

 

Desse modo para conseguir demanda de :

1A => Chave 1

2A => Chave 2

3A => Chave 1 e 2

4A => Chave 3

5A => Chave 1 e 3

6A => Chave 2 e 3

7A => Chave 1, 2 e 3

8A => Chave 4 

... e assim por diante, de 1 em 1 Ampere, até 15 Amperes se ligadas todas as 4 chaves..

 

Use chaves para 10 Amperes ou mais, como essas dai: http://proesi.com.br/componentes-eletricos/botoeira-chave-e-micro-chave/chave-alavanca-metalica/chave-l-d-alavanca-met-lica-kn-1221-10a-250v-4t.html

 

Use resistores de fio e com no mínimo dobrada capacidade de dissipação acima daquela calculada..

Exemplo, para calcular resistor para 8 Amperes em 12 Volts se tem: R = 12/8 = 1,5 ohms   Potência = 12 x 12 /1,5 = 96 Watts.. Use 10 resistores de 15 ohms x 20 Watts e terás uma potência total dimensionada para 200 Watts e um valor resistivo de 1,5 ohms, só como exemplo...

Esse dai: http://www.soldafria.com.br/resistor-de-15r-20w-5-p-6536.html

 

Se achas caro podes diminuir o número de resistores e insuflar ar sobre os mesmos. Faça uma montagem com dois postes verticais (de fio rígido 16 por exemplo) uma cortina de resistores e pela mesma insufle ar..

 

eu tenho que testar varias fontes e varias vezes ainda para poder fazer elas com qualidade e bem testadas. Por isso to desistindo da resistencia de chuveiro pelo jeito vou ter que apelar pelos resistores mesmo, os quais nao vão ser poucos pois estou querendo ampliar as fontes para ate 50 amperes. mas nada que varias redes de 5 amperes nao resolvam desde ja obrigado.

 

não tenho curso de eletronica e sou meio leigo nisso ainda sei mais o basico mesmo quanto aos postes fiquei meio na duvida do que seria. Ficara um tipo de dissipador de calor?

 

Quanto aos resistores obrigado pela formula, voce ja me ensionou mais aqui no forum do que muito tecnico de eletronica aqui da minha cidade sabe.

 

valeu @faller

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

eu tenho que testar varias fontes e varias vezes ainda para poder fazer elas com qualidade e bem testadas. Por isso to desistindo da resistencia de chuveiro pelo jeito vou ter que apelar pelos resistores mesmo, os quais nao vão ser poucos pois estou querendo ampliar as fontes para ate 50 amperes. mas nada que varias redes de 5 amperes nao resolvam desde ja obrigado.

 

não tenho curso de eletronica e sou meio leigo nisso ainda sei mais o basico mesmo quanto aos postes fiquei meio na duvida do que seria. Ficara um tipo de dissipador de calor?

 

Quanto aos resistores obrigado pela formula, voce ja me ensionou mais aqui no forum do que muito tecnico de eletronica aqui da minha cidade sabe.

 

valeu @faller

Pretende extrair 50A de fonte de pc ??? é genérica ou não ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pretende extrair 50A de fonte de pc ??? é genérica ou não ?

De fontes reais claro.

 

Tem algumas genericas que beram 25 30 amperes modificadas mas nao passam disso.

 

Agora fontes reais na realidade tem algumas que ja fornecem 30 40 amperes sem nem estar modificadas. E como tambem as utiliso para tocar som automotivo quero fazer algumas acima de 30 amperes.

achei esse circuito e tentei montar uma vês com ajuda de vocês mesmo. Mas me aconselharam a colocar um circuito controlador power junto. Mas ai não deu certo.

 

Agora estou pensando em montar esse circuito do g]jeito que esta ai mesmo sem controlador. queria saber se a forma de medir ali naquele resistor esta certa ou eu vou ter que colocar um amperímetro em serie na entrada mesmo?

 

 

 

carga-fonte-2.GIF

 

 

O circuito consiste de um arranjo de transistores onde, aproveita-se das características de trabalho da faixa linear de condução. Através do potenciômetro , aplicamos uma tensão na base do transistor TIP41, que em uma configuração darlington, faz com que ocorra a condução dos transistores MJ802. O resistor em série com os transistores - 0,1 R- serve para fornecer uma pequena proteção aos transistores - e a fonte tambem - , bem como oferecer uma forma confiável e barata de sabermos a corrente que a carga está consumindo. Por meio de um multímetro digital de baixo custo (serve desses comprados nos camelôs) medimos a tensão sobre o resistor 0,1R e devido a lei de Ohm (I = U/R) , o valor de tensão lido pode ser facilmente convertido em valor de corrente. Por exemplo, se o multímetro ler uma tensão de 1,0 V, saberemos que a corrente é de 10 Amp. Veja que toda a corrente passa por este resistor, daí ele ser de alta dissipação. O fusível F1deve ter um valor ligeiramente maior que a máxima corrente a ser consumida.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

eu tenho que testar varias fontes e varias vezes ainda para poder fazer elas com qualidade e bem testadas. Por isso to desistindo da resistencia de chuveiro pelo jeito vou ter que apelar pelos resistores mesmo, os quais nao vão ser poucos pois estou querendo ampliar as fontes para ate 50 amperes. mas nada que varias redes de 5 amperes nao resolvam desde ja obrigado.

 

não tenho curso de eletronica e sou meio leigo nisso ainda sei mais o basico mesmo quanto aos postes fiquei meio na duvida do que seria. Ficara um tipo de dissipador de calor?

 

Quanto aos resistores obrigado pela formula, voce ja me ensionou mais aqui no forum do que muito tecnico de eletronica aqui da minha cidade sabe.

 

valeu @faller

Cada conjunto desses que te falei consegue agregar demanda de 1 a 15 Amperes com somente 4 chaves ou se não necessitares variar a corrente de 1 em 1 ampere (faca de 2 em dois) com somente 3 chaves

Quatro deles capacitam chegar praticamente aos 60 Amperes..

 

A questão da montagem e dos postes sustentando os resistores para que o ar insufle sobre eles e mais ou menos isso dai, com o sentido do fluxo de ar, com os postes de fio rigido 16 AWG, montados em uma placa impressa. Veja mas desculpe o desenho tosco. E só para entenderes..

 

Detalheparaarrefecimentodosresistores_zp

O que procuro te dizer é que esse modo permite ajuste mais ou menos fino da corrente usando chaves relativamente comuns e baratas..

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Ola galera como falei voltava aqui para colocar o resultado...

 

 

bom depois de muito estudo tentativas e erros o melhor que consegui foi isso:

 

usei esse circuito o qual acho que foi ate o @faller que me passou em outro tópico):

 

PQAAAOwsskpevlyNp9JMiyxl_xWzg7qOoGT6bKQA

Na Época não conseguir montar mas agora percebi que tinha feito umas ligações erradas. Ate ai tudo bem consegui fazer funcionar blzzz. e como carga coloquei as lâmpadas H1. Agora vem o problema.

 

Quando coloquei uma lâmpada na carga aconteceu isso:

 

https://www.youtube.com/watch?v=nGf3gdSsg6Y

 

    Funcionou normalmente como vocês podem ver. Mas ao colocar outra lâmpada na carga para poder testar mais a fundo a fonte. quando chega em 4 amperes ela desliga. Sendo que com uma lâmpada só ela funcionou normalmente a 6.9 amperes.

 Tentei ligar uma lâmpada em cada transistor de saída,  as duas juntos e fez a mesma coisa com uma lâmpada funciona a 6.9 amperes normal, quando coloco duas desliga antes de chegar em 4 amperes. alguém sabe por que?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

quatro amperes medidos numa lampada, certo?

 

se as lampadas são iguais... na verdade a fonte tá "lendo' 8A, de duas lampadas

 

Não amigo as lampadas sao de 100 w 12 volts

 

Uma lampada so mede 8 amperes de consumo na fonte normalmente.

 

mas quando coloco duas lampadas para ve se a fonte suporta mais corrente a fonte desliga em 4 amperes.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

talvez 2 lâmpadas fiquem mais frias provocando corrente maior e fazendo atuar a proteção de sobrecorrente. kichute...

de novo: ligue na linha 3V, espere avermelhar, mude imediatamente pra 12V

Maaaaasssssss... pra dar 200W sua fonte tem que ser no mínimo 12Vx20A. +1 Maaaassssss... como você está aumentando os 12 pra carregar bateria o bixo pega ainda +

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

talvez 2 lâmpadas fiquem mais frias provocando corrente maior e fazendo atuar a proteção de sobrecorrente. kichute...

de novo: ligue na linha 3V, espere avermelhar, mude imediatamente pra 12V

Maaaaasssssss... pra dar 200W sua fonte tem que ser no mínimo 12Vx20A. +1 Maaaassssss... como você está aumentando os 12 pra carregar bateria o bixo pega ainda +

 

Sim mas estou desconfiado que e defeito na fonte que estou testando aqui. ela tambem desliga ao colocar na bateria. vou fazer mais algum testes e mais para frente coloco resultado aqui.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 meses depois...

Sim mas estou desconfiado que e defeito na fonte que estou testando aqui. ela tambem desliga ao colocar na bateria. vou fazer mais algum testes e mais para frente coloco resultado aqui.

 

 

Um camarada aqui conseguiu resolver algo parecido de uma forma meio 'espaçosa'  , ele colocou 4 fontes ATX em paralelo e com isso obteve uma saida real de 100A nos 12 volts .  O propósito dele era deixar ligada aquela sonzeira de alta potencia no carro .

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 5 meses depois...
Em 27/05/2015 às 01:05, brunocparra disse:

 

Sim mas estou desconfiado que e defeito na fonte que estou testando aqui. ela tambem desliga ao colocar na bateria. vou fazer mais algum testes e mais para frente coloco resultado aqui.

 

amigo, estava querendo uma solução para esse mesmo problema que você está tendo... fiz uma modificação em uma fonte Leadership  que eu tinha aqui para servir como carregador como na foto abaixo... porém eu percebi que quando a bateria está muito descarregada, se eu conectar o carregador ele desarma ai eu tenho que ir encostando  o conector bem de leve em um parafuso do borne da bateria para que a corrente vá passando aos poucos e então poder carregar normalmente...

 

também quando eu tento ligar uma lâmpada de seta de carro de 12V  21W ela também desarma.

 

Mas eu descobri que se conectar a lâmpada com a fonte desligada e só depois ligar, a lâmpada liga normalmente e a fonte nao desarma, acredito que durante a partida da fonte o circuito pwm vai liberando corrente aos poucos... fiz depois vou testar isso com a bateria descarregada pois se funcionar resolve meu problema.

 

Fiz uns testes aqui  com uma fonte Seasonic 350W  e duas linhas de 12V com limite de 18A em cada linha e a fonte ligou a lâmpada normalmente sem desarmar.

 

outra coisa gostaria de saber como fazer o teste com resistência para saber quantos amperes a minha fonte que uso como carregador suporta.

 

 

IMG_4899.jpg

 

IMG_7206.jpg

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Hyperlink   Para testar com resistência eu coloco o negativo da fonte em uma ponta da resistência e o positivo no multímetro em escala de corrente mas ele somente ira medir ate 20 amperes e então com a outra ponta do multímetro eu vou encostando aos poucos da outra ponta da resistência e chegando cada vês mais perto de onde esta o negativo da fonte assim quanto mais perto maior corrente forçada. Mas e muito complicado desse modo por isso queria arrumar outra maneira.

 

Então fiz esse esquema ai em cima ate deu certo com duas lâmpadas mas quando coloco 4 lâmpadas  de 100w conforme  a corrente aumenta de uma vês e acaba queimando o transistor mosfet mas estou tentando estudar um jeito de isso não acontecer. Ate agora não desvendei ainda o por que de queimar assim. com duas ou uma lâmpada funcionou normalmente agora com mais queimou os mosfets no momento da partida da lâmpada.

 

Quanto a carregar a bateria também estou tendo o mesmo problema. Uma vês tentei resolver colocando diodos na saída. Ai ligava a fonte só depois de conectada na bateria. ate funcionou por um tempo mas com o tempo eles queimam.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 31/03/2016 às 13:41, brunocparra disse:

@Hyperlink   Para testar com resistência eu coloco o negativo da fonte em uma ponta da resistência e o positivo no multímetro em escala de corrente mas ele somente ira medir ate 20 amperes e então com a outra ponta do multímetro eu vou encostando aos poucos da outra ponta da resistência e chegando cada vês mais perto de onde esta o negativo da fonte assim quanto mais perto maior corrente forçada. Mas e muito complicado desse modo por isso queria arrumar outra maneira.

 

Então fiz esse esquema ai em cima ate deu certo com duas lâmpadas mas quando coloco 4 lâmpadas  de 100w conforme  a corrente aumenta de uma vês e acaba queimando o transistor mosfet mas estou tentando estudar um jeito de isso não acontecer. Ate agora não desvendei ainda o por que de queimar assim. com duas ou uma lâmpada funcionou normalmente agora com mais queimou os mosfets no momento da partida da lâmpada.

 

Quanto a carregar a bateria também estou tendo o mesmo problema. Uma vês tentei resolver colocando diodos na saída. Ai ligava a fonte só depois de conectada na bateria. ate funcionou por um tempo mas com o tempo eles queimam.

 

ok, vou tirar a resistencia de uma chuveiro que ta sem usar aqui pra ver se consigo fazer esse teste.. vai ficar mais fácil porque eu ja tenho instalado um amperimetro no carregador..

 

No caso de carga da bateria eu vi em algum comentario que pode-se utilizar uma lampada em serie pra limitar a corrente de carga da bateria... vou fazer um teste com a bateria descarregada colocando primeiro os cabos do carregador na bateria e so depois ligar o carregador pra ver se nao desarma.. se nao funcionar vou ver se coloco uma lampada daquelas torpedo em serie p ver se funciona... porque minha intensao é deixar o carregador pronto pra alguma necessidade quando o carro nao puder dar partida e nessas situaçoes a bateria estara bastante descarregada e se o carregador ficar desarmando nada feito.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!