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Problema com dimmer


ljjr

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Tô tentando montar um dimmer pra regular a potência de uma carga resistiva (um "rabo-quente") e dando uma pesquisada achei esse circuito:

 art0149_03.jpg

 

Simples, né?

Foi o que eu achei também, à primeira vista. Montando (e remontando) o circuito, no entanto, alguma coisa teima em não funcionar. Já troquei o triac (de FT16 p/ BTA16), testei capacitores e potênciômetros de outros valores e remontei umas 5 vezes já.

Quando eu mudo o potênciômetro a tensão de saída também muda, mas quase que insignificantemente, perto do que era pra variar. Testando com um osciloscópio também deu pra ver que a forma de onda não muda, e só os valores de pico da senoide que abaixam um pouquinho só.

Não faço ideia do que pode ser porque o circuito é tão simples que tenho a impressão de que não tem o que pode estar errado. Só que conhecendo meus erros de montagem anteriores eu acho que deve ser algo bem óbvio.

Como é muito pequeno mesmo, resolvi colocar uma foto da montagem em protoboard pra verem por vocês mesmos (o fio laranja saindo pra direita vai pra tomada e o branco é a saída):

2yuly54.jpg

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O que como Diac??/

O circuito funciona. 

 

A escala de valores do capacitor só alteram até onde o circuito diminui a potência e aí onde a potência máxima deve ir. Fora isso, não interfere no circuito.

 

No lugar do diac dá para usar diodos Zeners de 30V em contra fase e até lâmpada de neon pode ser usada em substituição.

 

Você pode ter invertido o TRIAC ou triac pode estar em curto-circuito. 

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O fio laranja, que você diz ir a tomada, em seu diagrama não vai não, vai para o plug e nunca que vai ao extremo do potenciômetro como na protoboard está indo.. Tem erro ai sim..

Não entendi o q você disse sobre o fio laranja, mas ele pertence ao nó que liga o triac, o capacitor e a tomada. Sobre o potenciômetro, acho q é uma questão de arbitrariedade, alguns curto-circuitam dois terminais de um lado (como eu) e outros usam apenas uma extremidade e o pino do meio, não acho q isso mude alguma coisa, alguém confirma?

 

 

Boa noite,

 

Quais os valores dos capacitores?

 

 

----------------------------

Cardoso

interside.blogspot.com

Os capacitores em paralelo são de 220nF e 20nF, q eu coloquei só pra testar.

 

 

O que como Diac??/

O circuito funciona. 

 

A escala de valores do capacitor só alteram até onde o circuito diminui a potência e aí onde a potência máxima deve ir. Fora isso, não interfere no circuito.

 

No lugar do diac dá para usar diodos Zeners de 30V em contra fase e até lâmpada de neon pode ser usada em substituição.

 

Você pode ter invertido o TRIAC ou triac pode estar em curto-circuito. 

Hmm, mas se eu usar diodo Zener não vai conduzir só meio ciclo? Nunca usei lâmpada de neon, nem sei o que é, é fácil de encontrar?

Sobre o triac, eu considerei o pino 1 como sendo aquele ligado no capacitor e na tomada, o pino 2 como a saída do circuito, ligado também aos resistores, e o pino 3 como gate, ligado ao diac. Não achava q triac tivesse polaridade, além do pino 3 q é sempre o gate.

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  • Membro VIP

"... igual a um diac..."

Maizomento. Um diac se 'autocurtocircuita' ao atingir a tensão 'zener'. Ou seja, um cara de decisão. E não fica com nenhuma tensão pra ele. Um zener vai começar a decidir se começa a conduzir ou não e ainda segura os 30 v com ele egoisticamente. .. ou seja maizomeno...

abç

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"... igual a um diac..."

Maizomento. Um diac se 'autocurtocircuita' ao atingir a tensão 'zener'. Ou seja, um cara de decisão. E não fica com nenhuma tensão pra ele. Um zener vai começar a decidir se começa a conduzir ou não e ainda segura os 30 v com ele egoisticamente. .. ou seja maizomeno...

abç

Mas ainda funciona no circuito rsrsrs.

 

Uma curiosidade é que a lâmpada de neon se comporta semelhante a um diodo zener.

 

Eu mesmo testei no osciloscópio:

Polarizei com resistor em série e alimentei na rede.

O osciloscópio mostrava que a senoide era ceifada dos dos lados, em aproximadamente 54V, variando um pouco conforme a temperatura variava. 

Não entendi o q você disse sobre o fio laranja, mas ele pertence ao nó que liga o triac, o capacitor e a tomada. Sobre o potenciômetro, acho q é uma questão de arbitrariedade, alguns curto-circuitam dois terminais de um lado (como eu) e outros usam apenas uma extremidade e o pino do meio, não acho q isso mude alguma coisa, alguém confirma?

 

 

Os capacitores em paralelo são de 220nF e 20nF, q eu coloquei só pra testar.

 

 

Hmm, mas se eu usar diodo Zener não vai conduzir só meio ciclo? Nunca usei lâmpada de neon, nem sei o que é, é fácil de encontrar?

Sobre o triac, eu considerei o pino 1 como sendo aquele ligado no capacitor e na tomada, o pino 2 como a saída do circuito, ligado também aos resistores, e o pino 3 como gate, ligado ao diac. Não achava q triac tivesse polaridade, além do pino 3 q é sempre o gate.

 

 

Certa vez comprei um TRIAC falsificado que me trouxe problemas. 

O componente funcionava, porém com uma carga maior, o triac travava ligado. 

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Amigo, ajude a gente a ajudar você. Você ;postou ai meia figura, não se sabe onde vai os dois fios da rede, não se sabe onde está a carga.. Assim a tua dúvida vira um quis!!!

Faça minimamente aquilo que está a seu alcance.. Não deixe dúvidas no ar.. Mostre num ângulo melhor a tua foto para que alguém, à distância. consiga checar suas ligações..


Amigo, ajude a gente a ajudar você. Você ;postou ai meia figura, não se sabe onde vai os dois fios da rede, não se sabe onde está a carga.. Assim a tua dúvida vira um quis!!!

Faça minimamente aquilo que está a seu alcance.. Não deixe dúvidas no ar.. Mostre num ângulo melhor a tua foto para que alguém, à distância. consiga checar suas ligações..

 

Tire a foto e depois, pela foto, abstraindo o que você já sabe, tente entender o circuito..

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"Mas ainda funciona no circuito ....."

Albert ... há controvérsias. Digamos que a corrente pra disparo no gate seja alta (50mA no caso deste triac). Neste caso esta seria fornecida apenas po R1 ou seja 500 (+30) no V. No caso do diac, a corrente é descarregada momentaneamente do capacitor e por isso é bem alta. Pra este caso nem neon daria certo. Analisei errado?

 

Amigo @ljjr , só pode ter coisa ruim (vá te reto!) aí :

diac ruim

capacitor ruim

triac ruim

resitor ruim

trimpot ruim

contato do protoboarb ruim... neste caso, se soldar tudo dá certo.

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@Isadora Ferraz

É cara, acabei de queimar o fusível aqui da bancada e acho q um dos triacs foi pro pau também (8 reais - *****). É muita dor de cabeça pra um circuitinho desses.

 

Tem alguma forma de testar o circuito sem ser ligando-o diretamente na tomada?

Acho q o triac não deveria conduzir caso o diac não estivesse ali, não? Posso concluir então q OS DOIS TRIACS q eu testei estão ruins?

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  • Membro VIP

Fica difícil de ajudar alguém quando não se conhece a metade das variáveis..

- Qual a carga que está sendo alimentada?

- Qual a tensão de trabalho dai?

- Saiba que evidentemente seu circuito, como um todo, está com erro de montagem, mas não dá da gente deduzir pois não se vê sua montagem;

- Você pode continuar no seu método de tentativa e êrro e ficar ai indefinidamente tentando topologias distintas até acertar na sorte, ou ceder e postar mais informações;ajuda será s

 

Você é quem escolhe.. A qualidade da ajuda sempre será diretamente proporcional às informações por ti citadas, fornecidas que até agora estão muito abaixo do "PÉSSIMAS"

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Geralmente um problema que dá na montagem em protoborde é o proprio protoborde. O potenciômetro e o TRIAC possuem terminais um pouco grossos demais para esse tipo de montagem. São tão largos que dependendo da qualidade do protoborde os terminais mais proximos ficam sem contatos. O melhor que se tem a fazer é torcer eles em 90° (caso tenha feito isso desconsidere). Outro problema é que as vezes no fundo do protoborde existe uma placa metálica que acaba gerando alguns curtos indesejados. Meça a continuidade em todas as ligações, verificando se as ligações estão corretas (mesmo aparentemente corretas). O melhor é montar em um placa padrão. O ideal é desenhar o circuito em uma placa de cobre e corroer.

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Outra coisa que esqueci de comentar são os valores utilizados: caso esteja diferente do circuito apresentado o ponto de operação pode ser alterado consequentemente não funcionar como o esperado. Caso não possua os componentes originais redimensione a malha de defasamento, sempre se atentando aos limiares dos componentes.

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@faller

-A carga a princípio era um ferro de solda de 45W e depois foi um resistor de 33k (sim, eu estava operando BEM dentro dos limites do triac);

-Como eu disse, o circuito é conectado diretamente na tomada (220V), o que inclusive dificulta mt os testes porque se tiver algum erro o disjuntor da sala toda cai e me instruíram a não usar o osciloscópio pra medir a saída nesse caso;

-Já desmontei o circuito, mas mesmo analisando a montagem do post por longos períodos, não consegui achar nenhum erro (não na montagem, pelo menos). Novamente, o fio branco saindo á direita da imagem é um dos terminais da saída do circuito (vide o esquemático do circuito), e o fio laranja é um dos terminais da tomada. O outro terminal da saída é também o outro terminal da tomada, por isso não está na imagem.

 

Qual o erro "evidente" q tem na montagem?

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  • Membro VIP

(mongem no protoborde .. doeu)

 

amigo...

45w não cai disjuntor. Se isso aconteceu você deve ter feito uma cagadinha bem básica. Perceba que a carga (45W) está em série com o sistema pra proteje-lo.  Verifique se a carga (45w) não está em curto. Começo a dar razão pro amigo faler: uma foto completa do sistema pra um melhor diagnóstico remoto. Uma filmagem=melhor ainda

 

Sim pode usar oscliloscopio desde que não use o fio terra (terminal do meio do plug). Entretanto acho que no seu caso nem precisa de oscilo uai - I.

Se não tem erro na montagem, tem peça pifada uai - II.

Este circuito é muito simples: com peças novas, monte na aranha mesmo uai - III

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  • Membro VIP

@faller

-A carga a princípio era um ferro de solda de 45W e depois foi um resistor de 33k (sim, eu estava operando BEM dentro dos limites do triac);

-Como eu disse, o circuito é conectado diretamente na tomada (220V), o que inclusive dificulta mt os testes porque se tiver algum erro o disjuntor da sala toda cai e me instruíram a não usar o osciloscópio pra medir a saída nesse caso;

-Já desmontei o circuito, mas mesmo analisando a montagem do post por longos períodos, não consegui achar nenhum erro (não na montagem, pelo menos). Novamente, o fio branco saindo á direita da imagem é um dos terminais da saída do circuito (vide o esquemático do circuito), e o fio laranja é um dos terminais da tomada. O outro terminal da saída é também o outro terminal da tomada, por isso não está na imagem.

 

Qual o erro "evidente" q tem na montagem?

E a primeira vez que citas esses 220 Volts e a carga.  Não me venha com historia de:  como eu disse...

 

Esse circuito não tem entrada nem saída e ele, para a carga, se comporta como chave liga desliga, esta em serie com a mesma. Se ele entrar em curto só vai mesmo e ligar a carga, nada mais..

Queimar fusível ai desde que dimensionado para a carga, tem a mesma probabilidade de acontecer do que o sargento Garcia prender o Zorro.. Claro, desde que ligado de modo correto o que defendo não esta.

 

Note que o circuito, no papel, o esquemático, tem um Plug que devera ser inserido na tomada da rede elétrica e depois tem também uma Tomada que se destina a servir para ligar a carga...

 

De modo que quando você fala em :

 

O outro terminal da saída é também o outro terminal da tomada

 

Não fica claro se estás falando da tomada elétrica da parede ou da tomada de ligar a carga, e além do que, entrada também não define coisa nenhuma..  Não tem entrada e saída, a não ser que escrevas no esquemático quem é quem...

Quando cito EVIDENTE, é muito mais baseado no sintoma (queimar fusível).  Para queimar fusível num dimmer somente se houver ligação errada. Fora disso pode dar curto nele a vontade que pode queimar ele, os componentes dele, o que quiser, mas não queimar fusível. Pode no máximo dos máximos ligar a carga, nada mais.. Confira..

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