Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Inversor para ligar bomba de aquario?


Posts recomendados

Gostaria de saber se com um inversor de carro de 12>220v como o do link http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-664073898-inversor-transformador-conversor-800w-veicular-12v-110v-220v-_JM

Eu conseguiria ligar uma bomba de aquario de 40w e mais um aquecedor de aquario de 200w, conforme as fotos, eu queria saber para usar junto com um sistema pra carregar a bateria eolica que estou planejando.

post-775674-0-71789800-1438122380_thumb.

post-775674-0-49527300-1438122806.jpg

post-775674-0-79604500-1438122878.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Salve.

 

Pode usar sem problema. Se o aquecedor consome 200 watts e a bomba 40 watts, você terá um consumo total de 240 watts. Se o inversor fornecer os 800 watts, haverá potência suficiente.

Verifique qual é o consumo desse inversor, para saber se ele será alimentado com corrente suficiente.  

 

Se funcionar, mande um salve ;)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Esse tipo de conversor provavelmente gera forma de onda retangular ou, pior que isso, onda quadrada. Verifique o comportamento do motor (que na verdade não é motor, não gira e sim somente oscila de um lado para outro, abana a água para propelir a mesma).

Veja como ele se comporta e se por acaso não aquece demais...  Para o aquecedor não tem o menor problema..

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

a minha duvida maior é se ele iria gerar onda senoidal, que seria para o motor a "melhor onda", mas creio que com a onda sendo quadrada, pode vir a danificar a bomba, teria alguma sugestoes de aparelhos para usar nesse esquema de baterias e geraçao eolica, para manter o aquario ligado nele

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Talvez sua bomba de aquario não seja um motor propriamente dito como o faler disse. Seja apenas um 'vibrador'. Neste caso, a princípio funciona com onda quadrada mesmo.

Para aquecer, talvez valha a pena investir numa resistência 12V ou até mesmo fazer uma com fios de resistencia de chuveiro. Difícil? Que nada! Cortar (ou curvar) e redistribuir em paralelo. Efeitos colaterais teóricos: eletrolise, alteração do ph da água e etc. Mas isso não é da 'minha' conta eletrônica

 

Eu tenho dúvidas se este trem dá 800w em 12V mesmo. 66A passando por aqueles fios não me deixam muito a vontade. Não consegui ver o valor do fusível no frontal. Pergunte ao vendedor

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Na verdade um eletroimã e no centro dele um peça cilíndrica, um imã, transversalmente colocado.. Pergunto, será que um eletroimã ai aplicado consegue imprimir um momento de torção para fazer o cilindro girar, se aplicada uma corrente alternada 60 Hz, ou simplesmente, como eu imagino, vai fazer esse cilindro ir e vir, num movimento de abano.. Note que a turbina plástica não é solidária ao eixo do cilindro mas sim tem uma folga de meia volta, justo para ampliar, por inércia, esse abano da turbina..

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Na verdade um eletroimã e no centro dele um peça cilíndrica, um imã, transversalmente colocado.. Pergunto, será que um eletroimã ai aplicado consegue imprimir um momento de torção para fazer o cilindro girar, se aplicada uma corrente alternada 60 Hz, ou simplesmente, como eu imagino, vai fazer esse cilindro ir e vir, num movimento de abano.. Note que a turbina plástica não é solidária ao eixo do cilindro mas sim tem uma folga de meia volta, justo para ampliar, por inércia, esse abano da turbina..

No vídeo parece girar.

 

 

Pelo que me lembro quando tinha aquário, essas bombas são feitas usando uma bobina como estator e o rotor é um imã cilindrico.

É um motor por indução.

Não sei como reagiria com onda quadrada. Só testando mesmo.

Motor de indução são do tipo assíncronos.

 

Este é do tipo síncrono.

Além do mais os motores de indução levam este nome pois funcionam com base em corrente de Foucault, um tipo de corrente que surge no núcleo ao ser induzido por campo magnético. 

 

O motor síncrono não tem este efeito, por isso acredito que tecnicamente não seja um motor de indução. Não há indução propriamente dita. 

Como o circuito da bomba é monofásico, deve ter no estator o mesmo esquema usado em ventiladores, dos motores de indução: Uma bobina e um capacitor para simular uma fase defasada. 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

No vídeo parece girar.

 

 

Motor de indução são do tipo assíncronos.

 

Este é do tipo síncrono.

Além do mais os motores de indução levam este nome pois funcionam com base em corrente de Foucault, um tipo de corrente que surge no núcleo ao ser induzido por campo magnético. 

 

O motor síncrono não tem este efeito, por isso acredito que tecnicamente não seja um motor de indução. Não há indução propriamente dita. 

Como o circuito da bomba é monofásico, deve ter no estator o mesmo esquema usado em ventiladores, dos motores de indução: Uma bobina e um capacitor para simular uma fase defasada. 

Quando alimentado em trifásico fica fácil de se entender esse motor e seu funcionamento, pois fica estabelecido no estator um campo elétrico girante que e acompanhado pelo rotor..

 

Agora pense na bomba de aquário, um só bobinado feito um toroide, um eletroímã, que cobre todo o estator. O fio é bobinado por sobre o cilindro feito de ímã e nesse fio aplicada tensão alternada 60 hz.. Sem bobina auxiliar, sem elo em curto e sem capacitor algum... Já abri um desses queimado por ter operado sem água (queimou de quente).

Não me parece se tratar de motor, me parece muito mais um "abanador" de água...  Mas são meras deduções de minha parte, jamais vi nenhuma explicação do funcionamento dos mesmos..

 

E, como curiosidade, me pergunto do porque da folga de meia volta de sua turbina em relação ao cilindro ímã central...  Tudo isso certamente tem a ver com seu princípio de funcionamento..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Não deixa de ser um "motor" mas não rotativo. Uma que desmontei era um vibrador (ou o abanador do faler) apenas. Uma paleta como mola, uma peça metálica vibratória no núcleo, uma paletinha plástica como válvula de ar, hipermega simples. Ou seja, onda quadrada nele não faria diferença (em teoria)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Não deixa de ser um "motor" mas não rotativo. Uma que desmontei era um vibrador (ou o abanador do faler) apenas. Uma paleta como mola, uma peça metálica vibratória no núcleo, uma paletinha plástica como válvula de ar, hipermega simples. Ou seja, onda quadrada nele não faria diferença (em teoria)

Isso dai, me parece, não e a bomba d`água e sim um aerador. Sua função e bombear ar e não agua.. 

Geralmente a palheta está no lugar do das lâminas de formato I, em um transformador e dai vibram com os 60 Hz.. 

compressor-de-ar-do-aqu%C3%A1rio-bomba-n

Ou essa dai, também operando no mesmo princípio, com magnetos na posição da placa I do transformador:

373400123_798.jpg

 

 

 

Bomba d'agua de que falo são aquelas compostas desse elemento ai de baixo como impeler:

 

aquaclear-power-filter-impeller-assembly

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

sim posso ter feito confusão. Talvez mais tarde dê uma olhada na que tenho em casa

também pode ser uma bomba submersa vibratória em miniatura

bomba_submersa_vibrat_ria_fe-650_5.png

 

Isso dai, me parece, não e a bomba d`água e sim um aerador. Sua função e bombear ar e não agua.. 

Geralmente a palheta está no lugar do das lâminas de formato I, em um transformador e dai vibram com os 60 Hz.. 

 

Ou essa dai, também operando no mesmo princípio, com magnetos na posição da placa I do transformador:

 

 

 

 

Bomba d'agua de que falo são aquelas compostas desse elemento ai de baixo como impeler:

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Calma pessoal... o da direita é bomba dágua com aquele tipo de rotor que o faller postou....

01432736838.jpg

como estas

e usa esse rotor

http://t2.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcQTPSng2UkOfZDScs9r6wQCReUYtMd2asfaIfzf64_n6eIc0pXM

 

 

O abanador chama-se "oxigenador", que seria um ima, que varia formando bolhas

 

 

Vou postar o que eu analisei na minha. Eu tenho uma de 300lts hora, no link abaixo.

http://t3.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcT7BO2Qkl4mnpaQNLZdbGjYYAefggQQRKrSsGn-Py4oqj9uHF_1cA

 

ela sendo alimentada por PWM esquenta mais. Nada absurdo, mas eu diria uns 5% a mais.Eu fiz o teste dela num nobreak meu, SMS de 1500VA (claro tive de deixar mais coisa ligado pro nobreak não desligar) e ela aparentou esquentar mais... e por vezes ela tipo, apanhava para arrancar. Ela dá uns golpes na hora de ligar, e aparentou que ficou mais pesado

 

diriamos aqui no sul.. reboleou mais para roncar....

 

Como tu irás lidar com algo mais crítico, que inclui calor, eu recomendaria testar "a full" o sistema, ou deixar uma de reserva sempre... porque tu podes ser surpreendido no arranque dela.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Por gentileza me fale quem tá nervoso. kk . Pior que nem lembrei de dar uma olhadela no meu chafarizinho que a princípio daria pra usar num pequeno aquário (eu (eu) usaria se não tivesse um de água corrente na minha copa - sério. tem peixe de uns 5 anos). Mas a questão que tá deixando todo o mundo nervoso é: existiria uma mini bomba vibratória submersa neste universo?? Calma!! Mais a noite dou a notícia!! ou não . kk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

@Isadora Ferraz quao "mini" estamos falando.... para aquários não tem... visto que no aquário ela fica "bem em cima"... e eu não sei te teria um campo magnético forte suficiente em tão pouco espaço...

 

mas se subirmos "o mini" para tons mais modestos por exemplo não é difícil.

veja

http://www.lojadomecanico.com.br/produto/80941/21/619/bomba-submersa-vibratoria-280-w-220-v-ferrari-fe-500

 

destruí uma no ferro velho do meu tio, há algum tempo atrás... toda derretida, metade desta em tamanho... a marca éra "xinguilingui"... e era 110V (adivinha porque estava no ferro velho) mas... o cara que nos vendeu falou que era muito fraquinha, então talvez seja por isso que elas não são tão populares assim.....

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!