Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

capacitor da placa mae estufando mesmo depois da troca


alerio123

Posts recomendados

Estou com uma placa mãe que já troquei dois capacitores duas vezes, ele levam um certo tempo e estufam, ae o computador para de funcionar e so trocando os capacitores o problema é resolvido, a 1º vez levou um mês para voltar o problema , a segunda vez levou três meses, só que são os mesmos capacitores e eu não sei o motivo deles estarem estufando, acabei de trocar novamente , mais fazendo uma pesquisa na internet vi um vídeo no you tube, uma aula de eletrônica onde um professor ensinando a trocar o capacitor e ele fala para depois da troca encostar a ponta do dedo em cima do capacitor se estiver muito quente porque tem algo de errado , e após a troca verifiquei que estão esquentando mesmo e eu não sei o motivo, e sei que se eu deixar assim não vai demorar eles vão estufar e vai dar o mesmo problema , então se alguém souber o motivo peço que me ajudem .

 

obs. eles são de 1000uf  6,3v

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá, você pode substituir os capacitores estufados por outros de tensão um pouco maior, não confunda com capacitância, um exemplo é substituir um capacitor de 1000uf  6,3v por um de 1000uf 10v, dê preferência para capacitores que operam até 105°, isso vai fazer com que o capacitor eletrolitico trabalhe com alguma folga e suportando taxas maiores de temperatura.

 

2zsqk2c.jpg

                         Capacitores eletrolíticos de 1000 uf x 10V (105°)

 

Qual é o modelo da sua fonte de alimentação?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

obrigado pela rapidez da  resposta dos amigos, acabou que meu amigo esteve aqui e levou o computador, mais eu avisei a ele que os capacitores estão esquentando  e eu sei que não vai demorar muitos ele vai trazer de novo então vou tentar a sugestão do dimitriusbueno e aproveito tiro a foto da placa , mais são dois capacitores que ficam um do lado do outro próximo a slot da memoria, obrigado mais uma vez aos colegas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

No Mercado Livre e em algumas lojas especializadas você adquiri capacitores Rubycon de excelente confiabilidade, de fabricação japonesa esses capacitores tem ótima tecnologia de selagem e maior tolerância a altas temperaturas não permitindo vazamentos.

 

29uq6q8.jpg

Rubycon Corporationルビコン  Capacitor  japones de alta confiabilidade

 

 

A opção de substituir os capacitores avariados por modelos sólidos também é válida.

24l6gxe.jpg

    Capacitor sólido de alumínio

 

Se o problema persistir tens que testar outros componentes reguladores de tensão da placa mãe, você encontra também capacitores chineses de segunda linha e com incidência maior de estufamento e vazamento, dê alguma atenção a isso sabendo que alguns "técnicos" não dão!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

bom dia amigos, vejam só eu medi os valores da fonte , também achei que ele pudesse estar mandando valores acima para a placa mãe e esta queimando os capacitores, então o que vocês acham desse valores da fonte do computador em questão .

 

LARANAJA .  3,48

 

AZUL. -11,48

 

VERMELHO. 5,20

 

AMARELO. 12,22

 

ROXO. 5,20

 

CINZA. 5.19

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A variação tolerável para as saídas de  +12V, +5V, +3,3V e +5VSB é de 5%. A saída de 3.3V que retornou valor de 3.4 está dentro da margem de tolerância, as linhas de 12V podem operar com limites um pouco maiores quando em carga total, não é porque as tensões estão dentro dos limites que teoricamente não possa haver problemas, o ruído elétrico por falhas nas etapas de filtragem só seriam detectadas com outros equipamentos como o osciloscópio, pode também estar ocorrendo falha em outros componentes do circuito regulador de tensão da placa-mãe.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa tarde, qual a marca/ modelo da fonte utilizada com esta placa?

Digo isso pois tenho um pc meio antigo, usei com uma fonte bomba apenas para fazer uns testes de overclock por alguns dias, acabou estufando os capacitores do VRM da placa mãe e placa de vídeo, acredito que devido ao ruido muito alto talvez...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

RS FARIA não estou sonegando essa informação não rsrsrsr , só que o computador ainda não chegou ate minhas mãos assim que ele chegar vou tirar foto tanto da placa como da fonte ok , e agradeço a todos pela resposta.

No post #8 tu colocou os valores da fonte, para isso, teria que estar com ela ou alguém te passou essas informações?

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

verdade , mais quando medi os valores não prestei muita atenção na marca , mais pensando bem agora tenho quase certeza que a marca é eclipse uma fonte comum .

Se for o que eu to pensando... essa fonte deve ser a fonte eclipse 700w a real dela é 350w. Portanto é considerado uma genérica e quando da problema no pc, melhor é trocar.
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...