Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Deixem a resistência de lado, minha curiosidade é sobre o moto, sabem me dizer, em média, qual a potencia do motor de um secador de cabelo. É um secador de cabelo comum, daqueles que são um pouco grandes. Eu nao tenho a marca porque o rotulo do negocio desgastou, mas digamos que seja um daqueles que custam em media 120 Reais no mercado livre.

Se puderem, me indiquem também quais resistencias posso utilizar para diminuir a potencia.

• Coordenador
Postado

Procure uma foto na net que mais se assemelha com o seu secador ai, ou coloque fotos dele aqui, para o pessoal poder se basear...

Postado

@Sagara Sousuke, você não mencionou se é para conserto ou aproveitamento de peças.

Pelo que me lembro, acho que consertei um na minha vida, e era da família.

Se bem me lembro, a resistência de aquecimento do secador age como um divisor resistivo para o motor.

E as duas velocidades faziam assim: direto na CA era a velocidade máxima e a mais devagar colocava um diodo em série com o motor, operando em meia onda.

Outro que me chegou às mãos a resistência estava rompida, não valia a pena consertar pelo preço da resistência nova.

• Curtir 1
  • Coordenador
Postado

então... quando eu fiz a postagem, eu procurei foto em todo quanto é lugar e nao achei.

Agora perguntei o pessoal aqui, me disseram que tem uns 20 anos de idade o negocio. Aí fui procurar no Google e achei este:

http://www.onofre.com.br/secador-taiff-export-line-bivolt-preto/35635/05

Nao sei se é este, mas é bem parecido.

A maioria dos secadores profissionais possuíam um motor de 102W a 170W, Já os da linha "caseira", dependendo do modelo, 87W a 102W O seu deve estar dentro dessas faixas que passei! Lógico que quanto mais potência tem a resistência, maior potência tem que ter o motor!...

PS: Considere para um simples cálculo, a potência do motor como sendo 10% da potência total do secador...

Se variar, será muito pouco!....

• Curtir 2
Postado

Acho que eu vou medir a corrente desse negocio pra saber. É apenas o motor. Tem uma resistencia de 7 watts, nao sei quantos ohms tem a resistencia, porque ela esta ligada em paralelo com o motor.

• Membro VIP
Postado

Bruno, lem casa tenho um secador de 1800W cujo motor é bem pequeno. Tenho dúvidas se é de 180W. Penso que talvez se encaixe melhor em 10% da tensão de trabalho do secador. Também tenho zero de motivação pra desmontar pra ver mas caso eu tropece com algum soprador (diferente mas igual) daqui do trampo, quem sabe vos passo mais informações

• Coordenador
Postado

Bruno, lem casa tenho um secador de 1800W cujo motor é bem pequeno. Tenho dúvidas se é de 180W. Penso que talvez se encaixe melhor em 10% da tensão de trabalho do secador. Também tenho zero de motivação pra desmontar pra ver mas caso eu tropece com algum soprador (diferente mas igual) daqui do trampo, quem sabe vos passo mais informações

É!, Tem uns que dizem ter tantos W, mas se for medir mesmo, não da nem perto da metade! Hehehe!!!!...

http://pt.aliexpress.com/item/Hair-Dryer-AC-Motor/2019375596.html

Existem alguns que são motores DC. 

62 watts este aí.

Veja os tipos variados:

http://pt.aliexpress.com/popular/hair-dryer-motor.html

Já vi vários assim! E pelo jeito, é o caso do colega @Sagara Sousuke, pois os dados que passei, não eram de motores que ficam em série com a resistência do secador e nem levam resistor em paralelo com eles!...

Os dados que passei foi tirado do fornecedor da Taiff... Link: http://www.jmfmotor.com.br/produtos/

Postado

ou galera que ta dando valores altos, vale ressaltar que o negocio tem mais de duas decadas de idade, ou seja, 1993, 1994, por aí... então talvez secadores de potencias acima de 100 watts nao deveriam ser tão baratos naquela epoca, ja q mesmo hoje em dia eles custam em media 300 Reais.

O motor é AC, a conexao vai direto pra tomada da parede. hehe

• Coordenador
Postado

:mellow:  :mellow:  :mellow:!!!    :( .... Ué! agora não entendi mais nada!!!..

E a resistência em paralelo com o motor? Os diodos?...

• Membro VIP
Postado

Há bem menos de 1 ano, paguei 34,90 no de 1800W. Pela net. Sem frete. Loja e produto nacional (vendo os preços dos da china, acho que foi um bom negócio)

Eu entendi. De fato há mais de 4 décadas atrás havia 1 destes lá em casa. O motor era semelhante (em potência) ao de uma bomba dágua de máquina de lavar. Me lembro que de sacanagem obstruía a entrada de ar e ele desligava a resistencia mas continuava a ventar. Era a proteção térmica.

Os de hoje são motor dc que tem uma ponte que retifica o ac de uma derivação da resistência de aquecimento. O motor fica em paralelo com esta derivação e em série com a outra ... ou mais ou menos isso... A proteção térmica desliga tudo ... (acho.. não testei)

• Curtir 1
Postado

O secador funciona da seguinte forma: atrás dele tem um cooler que puxa o ar do ambiente para dentro do secador que vai para o bico do secador que tem a resistência que aquece o ar.

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!