Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Boas meus amigos, 

Gostaria de perguntar aqui umas coisas relativamente aos processadores da amd e da Intel. 

Tenho andado a ver os processadores da amd e relativamente aos mais de alto nível temos o fx 8350 o fx 8370 e o fx 9590. Bem relativamente à estes exclui de imediato o 9590 devido aos seus grandes (excessivos) consumos. Então vi a diferença entre o 8350 e o 8370 e escolhi o 8370 que não é muito mais caro e me parece ser a versão aprimorada do primeiro. 

Bem e agora vai as perguntas depois de ver vários benchmarks :

Porquê que o amd fx 8370 é tão fraco por exemplo comparando com um i7 3770k? Afinal de contas conta com um clock mais rápido o mesmo tamanho de cache e até tem mais núcleos a funcionar. 

Faz-me bastante confusão como é possível existir processadores da Intel que supostamente deveriam ser bem piores pelos meus conhecimentos e estarem muito melhor cotados. Será que é porque os processadores da Intel terem integrados um gpu? 

Iluminem-me por favor porque por mais voltas que de não estou a perceber os níveis tão grandes que estão os processadores da amd e da Intel. 

Obrigado pelo vosso tempinho. 

Abraço 

• Coordenador
Postado

Os processos de fabricação são diferentes, as arquiteturas são diferentes, os sistemas são diferentes, o nível de otimização é diferente. Você não pode sair dizendo que o processador "x" tem tantos núcleos, tal frequência, tanto cache e por isso é melhor que o processador "y".

Não é possível comparar diretamente, fazer isso é errado. Especificações aqui não significam nada, assim como para as placas de vídeo. A única maneira eficaz e segura de deduzir níveis de desempenho é olhando testes em fontes confiáveis.

Meu exemplo pode acabar sendo bem ruim, mas... Imagine que você está comparando um carro a combustão e um carro elétrico e usando exatamente as mesmas variáveis para analisar e julgar os dois. Como você poderia analisar as mesmas variáveis e da mesma forma, sendo que o sistema de funcionamento dos dois é muito diferente?

Postado

intel e amd são arquiteturas totalmente diferentes, como o Fox disse

Não se deve dizer que Tal é melhor por quantidade de núcleos ou cache ,por exemplo

o sistema de GPu integrado da intel não significa absolutamente nada,  já que a mesma é  ''Excluida'' quando botamos Qualquer VGA , Intel é bem superior ( não que amd seja ruim )

• Curtir 1
Postado

OK meus amigos eu sabia que tinham arquitecturas diferentes. Mas então como posso conhecer um bom processador AMD ou Intel? Afinal de contas parece existir uma inferioridade incrível entre as duas marcas segundo os benchmark. 

Parece incrível a diferença de valores nos testes. Por exemplo a Canon e a Nikon das máquinas fotográficas na realidade estão muito equiparadas, embora usado métodos diferentes são boas nas suas próprias coisas. No caso da Intel e da amd, segundo os testes a amd é pior em tudo. 

Postado

@Umbus

Os FX apresentam um problema de arquitetura conhecido: módulos com 2 núcleos de processamento cada.. Os núcleos tem que dividir alguns recursos dentro do módulo.. Isso torna o desempenho Single Thread muito ruim, mas faz com que essas CPUs sejam ótimas em tarefas Multi-Thread..

A Intel é mais tradicional, fazendo núcleos mais potentes a cada geração, sem arquiteturas mirabolantes.. Era o que a AMD fazia até os Phenom e voltará a fazer na arquitetura Zen (FX de 2ª Geração)..

Que tipo de benchmark você olha?

• Curtir 2
Postado

Muito bem explicado. Era isso que estava a tentar perceber, já que supostamente com um clock mais rápido e maior número de cores fariam com que a amd estivesse anos luz da Intel e não ao contrário. 

Digamos que a amd quis inventar e saiu o tiro pelo culatra hehehe. 

Já existe então previsão para os futuro amd zen? 

• Coordenador
Postado
12 horas atrás, Umbus disse:

Sim, serão lançados agora em 2016. E a AMD promete um belo aumento na performance single core.

AMD Zen: novas CPUs serão lançadas em 2016 e vêm para brigar com a Intel - TecMundo

Espero realmente que eles consigam melhorar bastante. A Intel precisa sofrer uma pressão maior...

Postado

O mercado hoje está dominado pela Intel e isso tem saído bem caro para nós. AMD sempre pensou mais no custo-benefício, mas com essa arquitetura antiga deles está complicado até para nós comprarmos.

• Curtir 1
Postado
19 horas atrás, Umbus disse:

Muito bem explicado. Era isso que estava a tentar perceber, já que supostamente com um clock mais rápido e maior número de cores fariam com que a amd estivesse anos luz da Intel e não ao contrário. 

Digamos que a amd quis inventar e saiu o tiro pelo culatra hehehe. 

já ouviu falar em ipc?

na verdade a amd não tinha muita alternativa por que estava sem dinheiro par investir para aumentar o ipc , então resolveu reaproveitar o m3 e aumentar o desempenho colocando mais núcleos no cpu , como o processo de fabricação de 32 nn não era possível colocar muitos núcleos inteiros no cpu dai veio a ideia de módulos , a amd contava que jogos e softer iam se adequar ao produto 

veja como sf 5 da preferência em usar os núcleos impares dos fx 1 núcleo em cada módulo 

https://www.youtube.com/watch?v=Pm8XXVyP5fM

• Curtir 1
Postado
9 horas atrás, raulgrangeiro disse:

O mercado hoje está dominado pela Intel e isso tem saído bem caro para nós. AMD sempre pensou mais no custo-benefício, mas com essa arquitetura antiga deles está complicado até para nós comprarmos.

infelizmente é verdade , a arquitetura da amd já ta bem antiga e no fim de sua vida útil ... espero que essa zen traga a concorrência que ira beneficiar a todos...

Postado
13 horas atrás, Foxwalt disse:

Sim, serão lançados agora em 2016. E a AMD promete um belo aumento na performance single core.

AMD Zen: novas CPUs serão lançadas em 2016 e vêm para brigar com a Intel - TecMundo

Espero realmente que eles consigam melhorar bastante. A Intel precisa sofrer uma pressão maior...

Só acredito vendo... não vou criar nem um pouco de expectativa sobre isso. É triste mas é a realidade: amd não matem preços bons para ser mais atrativa já que tem processadores mais lentos.

Postado

para quem não entende muito de processador e não quer fica perdido no assunto recomendo da uma pesquisada sobre o pentium 1 (5ª geração de processadores x86 da intel) la explica por que o pentium de 60 mhz é mais rápido que um 486 de 100 mhz 

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...