Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Olá

Gostaria de saber se vale a pena mudar minha CPU i5 3570 para a i7 3770K, são da mesma geração e pinagem. O objetivo é obter uma melhora geral no desempenho do SO (Win 10), mas, principalmente, garantir jogar os jogos mais modernos. Vi em pesquisa sobre este tema que os i7 para jogos não trazem benefícios. É fato? Ou seja, o desempenho do computador irá melhorar, mas terá pouca influência (ou terá influência negativa?) nos jogos. É isso?

Se sim, o melhor, então, seria "atualizar" a placa de vídeo (GFX 750 Ti)? Se for a melhor opção, qual seria uma placa mais robusta até um valor de 1.700 reais?

Obrigado.

• Curtir 3
Postado

Com R$ 1700, vale mais a pena trocar essa GTX 750ti por um GTX 970. I5 e I7 tem basicamente o mesmo desempenho em jogos. I7 com a GTX 970 é uns 1~2Fps superior a um I5 com GTX 970.

• Curtir 2
Postado

E ai cara então o i5 já é um Processador bom o i5 tem 4 Núcleos e 4 Threads os i7 tem 4 Núcleos e 8 Threads,Threads se você não sabe são núcleos simulados,se você estiver pensando em altíssimo desempenho compra o i7 mas se você só quiser jogar jogos atuais continua com o mesmo  e compra uma Amd R9 390X 

Postado

@Carlos Agostini O pouco que sei e posso estar compartilhando com você é o seguinte, em termos do i5 em comparação com i7 (Dependendo do modelo de ambos) terá uma eficiência um pouco maior no i7. O que acontece é o custo benefício de ambos, que não está em um preço acessível para todos, por isso muitos acabam ficando com o i5 mesmo. Como o seu foco é jogar os games mais modernos, aconselho que procure alguns videos de comparação no youtube para ver se será do seu agrado a "Melhoria" de FPS em alguns jogos. Não é certo de que todos ou tudo sairá melhor com um i7 mas eu particularmente prefiro 300 vezes um i7 4790K do que um i5 3570 ou qualquer outro i5 por trabalhar um pouco melhor. Veja este vídeo comparativo com 2 ótimos modelos pra você ter uma base da "Diferença" 

• Curtir 2
Postado

@Rick ExTreMe Obrigado pelo vídeo, muito esclarecedor.

O fato é que temos muitos e diferentes jogos no mercado, com exigências bem diferentes de desempenho. Além disso, tem a relação processador e placa de vídeo. Processadores fortes com placas de vídeo fracas, tudo bem, o contrário, é um desastre. Mas é difícil obter a informação de qual é a máxima placa de vídeo que o minha atual cpu suporta. Dai fico receoso de atualizar a placa de vídeo.

Quanto ao fato da 3 geração ser inferior a 4 é fato. Mas também é fato que a 4 tem um preço, hoje, muito alto. E, além disso, passar para a 4 geração implica em mudar a placa-mãe, o custo é muito alto com o dólar nesse valor. EM última instância, parece que trocar o processador será menos prejudicial que trocar a placa de vídeo. O que achas? Não sou entusiasta, apenas amante das belas imagens.

@DiegoSouzaBR Valeu. A placa de vídeo que você indicou é ótima. Segundo você, então, o meu atual processador o suporta, é isso?

@Dharos Obrigado. Parace que esse meu i5 é ainda "atual". Faltava-me esse informação sobre a capacidade da cpu em suportar as novas plas de vídeo.

16 minutos atrás, Dharos disse:

@DiegoSouzaBR Vish, com R$ 1700 é meio complicado conseguir um R9 390X. Minha internet é horrível também kkk.

Achei na Cissa por 1950,00 está perto. Pedi para eles avisarem quando chegar a 1.700. Os preços estão flutuando demais, não tenho pressa.

• Curtir 1
Postado

@Carlos Agostini

Então, um Core i7 te daria mas folga que um Core i5, em jogos mais pesados e de mundo aberto.. The Witcher 3 e GTA V são exemplos de jogos, aonde um Core i5 fica bem perto do limite..

Rise of Tomb Raider é bem exigente om CPU também.. Nele, ainda acho que o gargalo maior será a placa de vídeo.. Uma GTX 970 é o mínimo, pra rodar o game no High, em FullHD a 60 FPS..

Eu, particularmente, esperaria os lançamentos dos primeiros jogos com DX12, pra ver o impacto dele no hardware.. Entre março e abril, já teremos alguns..

• Curtir 1
Postado

@Carlos Agostini 

Dica: Não sei até quanto você pode gastar, pois se você pretende upar o seu i5 pra um i7 (E se esse i7 for da linha K) precisará também de um WaterCooler para suprir as necessidades do processador. (Melhor recomendado é o Seidon pelo custo benefício e qualidade).

Conclusão: Esse i7 4790k é um dos melhores dentre todos da linha K, em desempenho nos jogos pelos videos que pude ver. E uma ótima placa de vídeo por um custo mediano que terá total (ULTRA) desempenho em quaisquer jogos da atualidade seria uma GTX 970 SC ou SSC com mais desenvolturas do que as outras da linha.

Opinião: Eu considero as placas GeForce melhores do que as Radeon sem mais. Neste site você pode fazer comparações e ver quais são as melhores placas de vídeo e por que: http://www.hwcompare.com/19969/geforce-gtx-970-vs-radeon-r9-380-4g/

OBS: Lembrando que, não vale a pena trocar o processador e continuar com uma placa de vídeo ruim, pois quem manda é a placa de vídeo principalmente.

Segue abaixo as configurações que pretendo comprar pro meu novo PC ainda este mês:
Também serve pra você poder ter uma base dos preços.

PROCESSADOR INTEL CORE I7-4790K DEVIL'S CANYON, 4.0GHZ, 8MB, QUAD-CORE - BOX
http://www.pichau.com.br/processador-intel-core-i7-4790k-devil-s-canyon-4-0ghz-8mb-quad-core-box
R$1.849,06

Water Cooler Master Seidon RL-S12V-24PK-R1
https://www.balaodainformatica.com.br/produto/65099/?source=google&medium=comparador&campaign=googlepla&parceiro=googlepla&gclid=CPfVqLGtiMsCFREHkQodv2UMag
R$ 273,90 à vista

Placa-Mãe MSI p/ Intel LGA 1150 mATX Z97M Gaming, 4xDDR3, M2 + SATA III, HDMI, USB 3.0
http://www.kabum.com.br/produto/52922/placa-mãe-msi-p-intel-lga-1150-matx-z97m-gaming-4xddr3-m2-sata-iii-hdmi-usb-3-0
R$ 782,76 à vista

PLACA DE VÍDEO EVGA GEFORCE GTX 970 SC ACX 2.0 4GB GDDR5 256BIT, 04G-P4-2974-KR - BOX
http://www.pichau.com.br/placa-de-video-evga-geforce-gtx-970-sc-acx-2-0-4gb-gddr5-256bit-04g-p4-2974-kr-box?gclid=CPTZ7-ymiMsCFYEFkQodYMgKmg
R$1.825,25 à vista

Memória Kingston HyperX Fury 16GB (2x8GB) 1600MHz DDR3 CL9 Vermelha
R$ 195,00 á vista cada (Preço de atacado)
R$ 390,00 á vista 2 pentes de 8GB

Ssd Samsung 850 Evo 250gb 3d V-nand Sata3 6gb/s 2,5 540mb/s
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-743021164-ssd-samsung-850-evo-250gb-3d-v-nand-sata3-6gbs-25-540mbs-_JM
R$ 429,00

Drive LG Gravador DVD-RW 24X SATA Preto GH24NSC0
http://www.kabum.com.br/produto/59210/drive-lg-gravador-dvd-rw-24x-sata-preto-gh24nsc0
R$ 66,22 à vista

Postado

@RS Faria De fato, resolvi atualizar em péssima hora, pois, o dólar lá em cima deixa tudo muito caro. Dai ter que optar entre a placa de vídeo e o processador. Essa informação sobre os mundos abertos é importante, já que passei a me interessar pelo Tomb Raider e estou gostando muito de jogar. Rodando a 2560x1440 consigo entre 35 a 55 fps no benchmark do jogo. O que achei muito bom, joga-se com muita facilidade. O Geoforce Experience ajuda na otimização do vídeo do jogo. Mas pelo que li o Rise of Tomb Raider vai precisar de uma GeoForce 980 Ti para jogar com qualidade (deve a mais alta, acho). Não sei como ficaria na minha atual configuração. O melhor é baixar uma demo do jogo (existe?) para ter uma noção.

@Rick ExTreMe Obrigado. Mas não tenho como passar da 3 para a 4 geração. A minha dúvida estava se valia à pena mudar dentro da mesma geração, do i5 para o i7 no que concerne aos jogos, pois, com certeza, em relação ao desempenho geral do PC o update valeria à pena, mas não necessariamente em relação aos jogos. Parece que, nas limitações do meu caso e em função da capacidade do meu i5, vale mais à pena atualizar a placa de vídeo.

• Curtir 1
Postado

@Carlos Agostini Não precisa tocar seu I5, ele já um ótimo processador e vai durar bastante ainda... troque a sua placa de vídeo aí sim tem futuro, pelo que vi você tem uma GTX 760? Certo? Então tente vendê-la e com a grana que você tem pegue uma R9 390X e seja feliz.

@Rick ExTreMe Vai fazer o que? Renderizar? Jogar? OverClock? Se for só pra jogar tem muita coisa fora do lugar...

• Curtir 1
Postado

@Dharos @Dharos O caminho parece ser esse. Usando o Rise of the Tomb Raider como parâmetro para jogos muito exigentes, achei um site alemão que fez uma tabela preciosa para quem quiser ver como montar o seu computador para jogar muito bem.

56d6e58a55d6c_RiseoftheTombRaider-Requis

Legenda de cores da tabela:

vermelho - baixo

amarelo - médio

verde claro - alto

verde escuro - muito alto

• Coordenador
Postado

@Carlos Agostini Seu processador leva extremamente bem placas como GTX 970 ou R9 390. Se quer realmente ter mais desempenho em jogos, troque a placa de vídeo. A sua já é boa mas, se quiser mais, depende de você.

Se você fizesse a troca do processador, ela só poderia ser sentida em casos específicos, como durante renderizações. Você não sentiria "o sistema operacional ficar mais rápido" ou "melhora geral no desempenho do sistema operacional" como você está esperando. Se você quer que o computador seja realmente mais rápido (e com rápido digo tempo de resposta no geral e para ligar/desligar e abrir/fechar programas), compre um SSD. É isso que vai provocar a mudança que você tanto deseja no funcionamento do sistema operacional.

Para jogos (comparando modelos de mesma geração), geralmente o processador a ser escolhido é sempre o Core i5, porque a placa de vídeo é o que coordena o desempenho em jogos e o uso de um processador Core i5 garante que vá sobrar mais capital para investir nela. Você sempre deve preferir optar dessa forma porque sua máquina vai trabalhar muito melhor em jogos. Seria muita tolice fazer combinações como Core i7 4790 + GTX 750Ti ou Core i7 4790 + GTX 960 quando você pode fazer Core i5 4440 + GTX 960 ou Core i5 4440 + GTX 970 (vai te dar muito mais desempenho em jogos). Você poderia até mesmo fazer coisas do tipo Core i5 4440 + GTX 980Ti. O Core i7 é para quem pretende fazer renderizações pesadas, streaming ou coisas do tipo, ou simplesmente tem dinheiro sobrando mesmo (e mesmo assim pode não fazer sentido).

A regra quase geral de custo x benefício para jogos atualmente é: Core i5 de Quarta Geração + B85M (até mesmo uma H81, se não tiver jeito) + 8GB memória ram + a melhor placa de vídeo que seu dinheiro conseguir + fonte decente de 430W ou 500W (não precisa de mais potência nem para configurações bem high end, como aquelas que usam placas como a GTX 980Ti). A diferença do seu processador para um de Quarta Geração nem é grande, você já tem um processador bom. Qual seria a configuração completa da sua máquina (incluindo a coisa mais importante, que é o modelo - não marca ou potência, e sim o modelo - da fonte)?

E, apenas deixando claro: diferentemente do que o colega acima falou, você não precisa de water cooler para usar qualquer Core i5 ou Core i7. Water cooler é para processador destravado e para quem quer fazer overclock sério. Se seu processador é travado, você não quer fazer overclock ou se insistir em não usar o cooler box (que realmente deixa tudo no limite mesmo), qualquer air cooler decente segura perfeitamente, até mesmo esses mais baratinhos. Pode até fazer um overclock razoável, dependendo do cooler. Vale lembrar também que não faz sentido investir em processador destravado e placa-mãe Z97 cara se você não pretende fazer overclock. E que comprar water cooler para processador travado é sempre tolice, sem exceção.

Para finalizar, placas de vídeo da AMD são tão boas quanto placas de vídeo da NVidia. Você compra o que compensar mais no momento. Não escute discursos do tipo "NVidia é melhor que AMD", ignore totalmente. Seja fã do seu bolso, não de uma marca. As duplas de placas equivalentes seriam GTX 960 e R9 380, GTX 970 e R9 390.

• Curtir 1
Postado

@Foxwalt Obrigado. Excelente texto, principalmente por clarificar a relação dos processadores e seus ganhos nas funções que realizam. Neste quesito, quando você fala em renderizações pesadas você se refere à programas como o Blender ou 3dMax, é isso? Quanto ao meu PC, tenho uma fonte HRCS 700W, mas não sei o modelo. Acredito que se ela tiver uma eficiência de 70% (o que é bem baixa) fornecerá uma potência real suficiente para este computador e uma placa mais parruda. Não faço distinção entre Nvidia e AMD, e nem entre AMD e Intel em relação aos ganhos absolutos de um em relação ao outro, as vantagens são sempre pequenas dentro de cada geração. Já usei bem os dois. Os meus computadores AMD sempre foram muito bons. Para esclarecer, pois não tenho dinheiro para isso, seria possível a combinação de uma GTX980Ti com o meu i5?

• Curtir 2
  • Coordenador
Postado

@Carlos Agostini Não tenho certeza, mas sua fonte parece bomba. Comentários que li por aí apenas confirmaram essa teoria. Ela tem a "bendita" chave de seleção de tensão confirmando isso também. Vamos ver o que o @braconius e o @alissomrex pensam.

E eficiência de fonte não é o que você está pensando. Para começar, toda fonte deve entregar tudo aquilo que promete. Se entrega, ótimo. Se não, é uma porcaria mentirosa. A eficiência é apenas para descrever a relação entre a energia que a fonte fornece ao computador e quanto puxa da tomada. Uma fonte de 600W e 70% de eficiência em carga máxima, por exemplo, ao entregar os 600W, puxaria da tomada 857W. Se ela tivesse 80% de eficiência em carga máxima, puxaria da tomada 750W ao entregar 600W. Ou seja, maior eficiência, menor consumo de energia elétrica, menor conta de luz, menor aquecimento, meio ambiente agradece. Toda fonte decente tem eficiência de pelo menos 80%. Acho que a sua não é decente e não entrega isso, mas espere mais alguém para confirmar.

Os problemas de fonte ruim não se restringem ao simples fato de suportar ou não suportar. Quem dera a vida fosse tal fácil assim. O problema é que essas porcarias, mesmo que entreguem potência suficiente para fazer seu computador funcionar, podem produzir níveis de oscilação e ruídos catastróficos que podem destruir seu computador (parcialmente ou literalmente), isso além da já comentada eficiência terrível.

Sobre renderizações, não sou perito no assunto e o ganho depende do programa. Mas, teoricamente, é nisso que o Core i7 mais ajudaria. Memória ram também costuma ser um fator chave.

Quanto à questão "NVidia x AMD", apenas comentei porque li uma afirmação solta e sem sentido do colega aí acima. E aquele site que ele recomendou para comparar placas de vídeo você também deve desconsiderar, apenas especificações soltas (nunca se compara placas de vídeo por especificações, as arquiteturas são diferentes e especificações são totalmente inúteis) e informações muitas vezes incorretas.

E, sim, seu Core i5, por mais incrível que você possa dizer que seja, conseguiria segurar bem uma placa como a GTX 980Ti. Iria funcionar muito bem, apesar de que você poderia ter algum gargalo em jogos que sejam mais exigentes para o lado do processador. Entre comprar um Core i7 com uma placa de vídeo inferior e comprar um Core i5 com uma GTX 980Ti, a segunda seria claramente melhor em jogos.

• Curtir 1
Postado

@Carlos Agostini olá. Escolha na imagem, e posta o print de qual é sua fonte. 

https://www.google.com.br/search?q=fonte+HRCS+700W&safe=active&source=lnms&também=isch&sa=X&ved=0ahUKEwiyj9Ppx6XLAhXFkZAKHTxiCO0Q_AUICCgC&biw=1024&bih=608

Tem parte do modelo ai. Cono não sabes o resto, veja qual é destas.

Ou simplesmente é esta...... 

http://www.kabum.com.br/produto/41070/fonte-hrcs-atx-700w-hr700-hr

Postado

@Foxwalt Obrigado pelo esclarecimento. Não duvido que a fonte não seja confiável, apesar de até agora não ter dado problemas. Mas não sei como medir o ruído que ele entregaria junto com a corrente. Teria que confiar em análises alheias, o melhor seria levá-la a algum lugar para testá-la de fato, mas nem desconfio se alguma loja faz isso. Qual fonte que você conhece que merece confiança? Quanto as renderizações, estava perguntado se você não estava se referindo as renderizações dos jogos, mas de programas como os citados, que, nas últimas gerações, passaram a usar as gpus para renderizar seus objetos e não mais exclusivamente as cpus, e elas são extremamente exigentes em termos de poder de máquina.

29 minutos atrás, alissomrex disse:

• Curtir 1
  • Coordenador
Postado

@Carlos Agostini Para o perfil das placas que você deseja comprar, posso indicar PCYes!, Corsair, EVGA ou XFX de 500W.

E quanto às renderizações, estou me referindo a programas. Se não for o caso de placas de vídeo extremamente avançadas ou conjuntos de placas bem avançadas, não há diferença em jogos entre um Core i7 e um Core i5 de mesma geração.

• Curtir 1
  • Membro VIP
Postado

Eu tinha uma duvida parecida , tenho um i5 750 q esta a 3,8ghz (pelo o que eu vi esta com desempenho parecido com um i5 2500 em stock) e uma 780gtx.

Também queria trocar por um melhor, mas fiz uns testes e vi que não vale a pena, mesmos jogos de mundo aberto estou levando numa boa com gráficos sempre  no ultra, se eu fosse você investiria em uma nova placa de video e se o orçamento permitir comprar um ssd (nem q seja o v300 da kingston) que o seu ganho em games vai ser muito superior do que colocar um i7.

• Curtir 2
Postado

@alissomrex Obrigado pela informação. Não quero parecer muito chato, mas onde você obteve a informação de que a HRCS é uma bomba? Eu procurei em trocentos lugares por uma análise ou teste e não achei nada, só opiniões sem fundamentos (ou seja, sem nada para provar a afirmação). A única coisa que se cita é a chave seletora. Sendo um produto chines eu entendo o motivo, corte de custos. Uma chave seletora é mais barata que um sistema bi-volt. Veja, como disse, tenho quase certeza de que a fonte é meia boca, mas não obtenho confirmação em lugar algum disso. Se você tem a fonte eu ficaria agradecido, pois ela poderá fornecer outras informações além dessas sobre essa fonte em particular.

@Rafael Cezar de Paula Obrigado. Também cheguei a essa conclusão. você só a ratificou.

• Curtir 2
Postado

@Carlos Agostini não se trata por ser produto Chines. A China foi o primeiro país 

a dominar a tecnologia de ponta, e fabricou muitas placa-mãe de marca conhecida. E hoje fabrica os Smartphone Iphone e Xiaomi etc... 

Tanto na China como no Brasil tem fabriquetas, que fazem clonagem, ou produtos 

genéricos de qualidade baixa. 

OBS Quanto ter certeza de que sua fonte não é produto de qualidade. 

Falar sobre fontes sem qualidade, e com selo 80 plus falso, é o que debatemos todos os dias, e ficaria chato fazer toda crítica novamente, a menos que queira ir pra página 

do fórum que debate sobre tal. 

Um exemplo de fonte ruim. Certos modelos Ice Age, Aerocool, Thermaltake, GameMax, Cooler Master e muitas mais. 

Tem testes de muitos modelos destas marcas no fórum, e na maioria as 500w, e até 

de 750W é fonte bomba.  

P.S Olhe esta fonte de 750W da Thermaltake, que não passou no teste. 

https://www.clubedohardware.com.br/artigos/teste-da-fonte-de-alimentacao-thermaltake-tr2-rx-750-w/1869/9

Produtos assim não podem dar uma vida normal a um PC, e sim diminui-la.

o colega @faller se ver estas postagens sobre fonte, fala apenas uma vez, como procede.

• Curtir 2
Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...