Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Air cooler possante ou water cooler não é apenas para oc


Posts recomendados

Apesar de existir dois tópicos falando sobre isso eu acho que o assunto merece um tópico próprio para que fique demonstrado que um possante air cooler ou um water cooler não é dinheiro jogado fora e que tais equipamentos seriam apenas para quem faz over clock como é a opinião de alguns.

Na sequência de imagens abaixo ficará bem claro:

 

Meu air cooler antigo:

wGboSMl.jpg

 

Temperaturas editando vídeos com o cooler antigo (Passou dos 80ºC):

EEzwNUV.jpg

 

Cooler atual Cooler Master Hyper 212X:

 

500x1000px-LL-41ca584d_IMG_0114.jpeg

 

Temperatura sem carga:

 

25gpAtf.jpg

 

Temperatura com carga, a mesma que fez o cooler anterior ultrapassar os 80ºC:

 

20tQ54d.jpg

 

Esse não é um dos maiores como o Noctua 15, apesar de meu gabinete ser grande, sobrou apenas 1,5 cm até a tampa (gabinete deitado na mesa):

 

70ubocx.jpg

 

 

Apesar do back plate vir isolado, instalei outro material isolante sobre as partes que tocam o circuito impresso, além da isolação elétrica serve para contribuir na "isolação mecânica" porque com o peso, rotação e vibração pode com o tempo afetar a placa:

 

BnKGRyk.jpg

 

CONCLUSÃO:

 

Cooler básico ou convencional, só é recomendado para quem usa o pc apenas para fins simplistas como redes sociais, pesquisas internet, e-mails, etc., agora outros usuáros como eu, que não fazem over clock, não usarem um air cooler poderoso ou um water cooler, sobre o pretexto que é jogar dinheiro fora cai por terra, voltando ao meu caso, a temperatura caiu 20ºC aproximadamente, então se justifica tanto esse como o WC.

 

Qual a conclusão que posso chegar sobre o Cooler Hyper 212 pelo teste apresentado pelo Prime95?

 

JOJRcxq.jpg

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu tomei a mesma decisão, ano passado, ao ver minha CPU batendo em 70ºC durante jogos, que é a coisa mais exigente que tenho aqui, no momento.. Mesmo resultado, com um Hyper T4: 20ºC a menos.. Cooler box é bom pra uso básico ou no inverno.. Com o nosso calor e um pouco de exigência da CPU, fica insuficiente mesmo..

 

Sobre o backplate, invertendo, deve ser a posição certa pra soquete AMD.. A furação é semelhante..

 

 

5 horas atrás, misterjohn disse:

Qual a conclusão que posso chegar sobre o Cooler Hyper 212 pelo teste apresentado pelo Prime95?

 

JOJRcxq.jpg

 

Há um tempo atrás, eu fiz um teste desses, pra outro usuário do Fórum.. Tinha uma diferença considerável entre duas versões do programa.. Olha aí..

 

http://forum.clubedohardware.com.br/forums/topic/1126800-i5-4570-com-núcleos-à-80ºc-o-que-pode-ser/?do=findComment&comment=6195551

 

Sei lá como está hoje.. Talvez a forma de aplicação da pasta térmica ou a posição dos fans, do cooler e do gabinete, possam ser mexidas pra dar uma melhorada nisso..

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu acho que está mais perto de ter provado que um cooler / water cooler de 600 reais não vale a pena no seu caso.

 

20ºC de ganho para o seu cooler antigo.

56ºC de máxima média fazendo o seu trabalho.

67ºC de máxima média no Prime (que só vale como teste, não é uma simulação de uso diário).

 

Esses processadores são naturalmente quentes. Mesmo no verão você vai trabalhar na casa dos 60-62ºC, que é uma temperatura em load "normal" para o Ivy Bridge, Hashwell. Isso durante três meses do ano. No resto do ano a temperatura vai bater nos 55º.

 

Outra questão é que o Hyper 212X não é uma boa opção. Acho que é um design antigo. Não é um cooler bem renomado, ele só é popular (e está caro), mas você comprou na pressa, da noite para o dia. E você estava procurando um cooler um pouco acima desses intermediários, na faixa do Tisis, Lucifer V2. Realmente, para quem faz render 24/7 um Hyper 212X está mais para "cooler de entrada" do que "cooler bom". Eu até me surpreendi quando você anunciou a compra. O que a maioria no tópico comentou, do que eu me lembro, é que não fazia sentido comprar um NH-D15 ou H110 para fazer render em uma CPU bloqueada, o que eu estou de acordo. Mas comprar um cooler premium para trabalhar não tem nada de ruim, só de bom. Mas o Hyper 212X está longe de ser um cooler premium. Lucifer V2, NH-U14S, Nepton LX120, H75, H80i, aí já dá para conversar, que é mais ou menos a faixa que você estava em busca no final.

 

Temperatura "máxima" também não é um bom valor. Esses processadores Intel tem uns picos esquisitos. Eu uso o HWinfo64 que dá a média em tempo real. É um valor mais honesto. Mas o @RS Faria falou bem, porque 71ºC de pico está um pouco estranho. O meu Zalman 9900NT (que também é um cooler intermediário) não passava de 65ºC no teste do Aida64. Ele costumava ficar entre 58=65ºC.

 

Passou a pasta térmica direito? O gabinete é bem ventilado?

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 13/05/2016 às 21:37, misterjohn disse:

Não fiz ainda, talvez amanhã..

RS Faria, não fiz ainda, acabei esquecendo, me lembrei porque fiz outro teste e vim colocar aqui para não ficar abrindo vários tópicos:

-É o seguinte, hoje dia 17/05/2016 por volta das 18:00 hs, temperatura ambiente 24,6 ºC  liguei o pc e coloquei uns arquivos para processar ou seja, converter mkv para AVCHD usando o programa BDToAvchd que opera em 4 etapas, e a temperatura só deu uma amenizada na quarta, quando ele faz o muxing do audio e vídeo caindo para 40/39/37/38ºC.

-Pela imagem abaixo, eu considero que as temperaturas ainda estão muito altas, e que o cooler não foi tão eficiente como parecia, inclusive meu gabinete é todo furadinho (CoolerMaster CM690II, e no topo estava um "bafo" quente e tanto.

-Eu coloquei o air cooler porque ouvi opiniões de que era besteira um WC (não estou culpando ninguém) mas eu não tinha segurança de que o AC iria resolver já que eu ia comprar um Noctua de quase R$ 700,00 na Waz mas resolvi fazer um teste para ter certeza com um cooler bem recomendado e paguei um bom preço por ele.

-Os senhores não acham que a temperatura está muito alta face as circunstâncias descritas, além de ter deixado o pc ligado apenas fazendo isso? Percebem na imagem que eu tentei abrir o gerenciador de tarefas do windows para ver a quantas estava o processador e o uso de memória, pelo jeito não conseguiu abrir o gerenciador totalmente.

-ESSA CONDIÇÃO É CONSIDERADA NORMAL OU TENHO QUE COLOCAR O WC MESMO?

 

izSC7Tv.jpg

 

Esse vídeo abaixo foi um balde de agua gelada, mas dá para confiar cegamente? Será que o WC do teste estava bom se é que pode "estar ruim" ou o programa não ser preciso?

Obs: Paguei menos de R$ 200,00 pelo CoolerMaster pelo menos arrisquei pouco, agora comprar um WC de R$ 600,00 e ficar igual a será frustante demais...e agora???

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@misterjohn

 

Tá meio alto mesmo.. E tem 9ºC de diferença entre o mais quente e o mais frio.. Algo que falei ali em cima..

 

Em 12/05/2016 às 14:55, RS Faria disse:

Talvez a forma de aplicação da pasta térmica ou a posição dos fans, do cooler e do gabinete, possam ser mexidas pra dar uma melhorada nisso..

 

Eu apanhei um pouco, até "dominar a arte" com meu Hyper T4.. O método tradicional do pingo no centro, não estava funcionando.. Como prender ele na placa-mãe, tem uma certa dificuldade aqui, espalhar a pasta antes de colocar o dissipador, foi o que resolveu pra mim.. É algo a se tentar..

 

Outra coisa, seria as fans do gabinete.. Esse é o meu PC..

 

20150130_134723.jpg

 

Ele só não tem aquelas duas no teto, tem uma apenas, no momento.. Talvez reposicionar elas, ajude a retirar esse ar quente, de modo mais eficiente.. Pode ser a pasta ou as fans.. Ou ambas.. Ainda tem a possibilidade de usar uma segunda fan nele..

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

voce adivinhou, nunca fiz isso mas desta vez experimentei, coloquei apenas no centro do processador, mas ela é nova, veio com o cooler, tenho dois fans de 120 um aspira outro expira; comprei mais duas venoinhas da CoolerMaster, igual a que vem no cooler, ainda não coloquei, ficará uma para reserva dessas instaladas...meu gabinete é como o seu, todo furadinho.

Pior que já li relatos de pessoas que usam cooler imensos, com duas torres e dois fans e se dizem decepcionadas com o resultado final...meu problema não é gastar com o wc e sim gastar e ficar igual ai a decepção será  demais.

Sobre o vídeo, não pode ter acontecido de ter sido usado um AC possante e um WC intermediário??? Pode dar igual como deu no vídeo????

Que dúvida cruel.........

Até agora  não entendi muito bem, o meu gabinete é essa abaixo, é demonstrado que aceita radiador de 240 mas é em cima ou em baixo??????

 

Detalhes: http://www.coolermaster.com/xresserver01-DLFILE-P130218033142b8-F130305000620ec.html

 

Manual: http://www.coolermaster.com/xresserver01-DLFILE-P130218033142b8-F13030500071326.html

 

http://www.coolermaster.com/case/mid-tower/cm-690-ii-plus/

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@misterjohn

 

Mais importante nesse momento é que você não surte.. rs

 

Depois tentaria as hipóteses que citei no outro post: pasta, posicionamento de fans, usar duas fans nele.. Enfim, coisas que não te causem mais gasto, num primeiro momento.. Neste teste, ele segurou um Core i7 3960X, com TDP de 130 Watts, na casa dos 71ºC, em estresse

 

http://www.overclock3d.net/reviews/cases_cooling/coolermaster_hyper_212x_review/5

 

Sobre o vídeo, o CdH tem testes dos dois coolers usados no vídeo e a diferença foi pequena mesma.. Mas não usaria esse teste, como base pra tudo.. Deve ser o que você disse: bom AC e WC mediano..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 13/05/2016 às 21:37, misterjohn disse:

Não fiz ainda, talvez amanhã..

RS Faria, não fiz ainda, acabei esquecendo, me lembrei porque fiz outro teste e vim colocar aqui para não ficar abrindo vários tópicos:

-É o seguinte, hoje dia 17/05/2016 por volta das 18:00 hs, temperatura ambiente 24,6 ºC  liguei o pc e coloquei uns arquivos para processar ou seja, converter mkv para AVCHD usando o programa BDToAvchd que opera em 4 etapas, e a temperatura só deu uma amenizada na quarta, quando ele faz o muxing do audio e vídeo caindo para 40/39/37/38ºC.

-Pela imagem abaixo, eu considero que as temperaturas ainda estão muito altas, e que o cooler não foi tão eficiente como parecia, inclusive meu gabinete é todo furadinho (CoolerMaster CM690II, e no topo estava um "bafo" quente e tanto.

-Eu coloquei o air cooler porque ouvi opiniões de que era besteira um WC (não estou culpando ninguém) mas eu não tinha segurança de que o AC iria resolver já que eu ia comprar um Noctua de quase R$ 700,00 na Waz mas resolvi fazer um teste para ter certeza com um cooler bem recomendado e paguei um bom preço por ele.

-Os senhores não acham que a temperatura está muito alta face as circunstâncias descritas, além de ter deixado o pc ligado apenas fazendo isso? Percebem na imagem que eu tentei abrir o gerenciador de tarefas do windows para ver a quantas estava o processador e o uso de memória, pelo jeito não conseguiu abrir o gerenciador totalmente.

-ESSA CONDIÇÃO É CONSIDERADA NORMAL OU TENHO QUE COLOCAR O WC MESMO?

 

izSC7Tv.jpg

 

RS Faria, eu queria responder aqui sem anexar esse monte de coisas acima, mas o sistema me impede, quando clico em responder abre esse conteudo todo, eu queria apenas um espaço em branco, mas vamos la.

Quero fazer uma confissão mesmo porquepara ser burro só faltou as penas....eu vou ter que fazer novas aferições porque acho que o sistema de leitura de temperatura salva as máximas (às que ficam em baixo), instalei o segundo fã, com 22,6 ºC aqui no "meu quartinho" e já estava marcado 71 isso deve ser da medição anterior, farei novas aferições sempre resetando, talvez em um teste que ficou em 71 e outro após que chega aos 80 deve prevalecer o maior, mas ao contrário não acontece, o 71 fica fixo, acho eu...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

eu estava usando o cooler box do meu fx 8320e , jogando jogos como GTA 5 cs go entre outros passava fácil dos 60° fora a barulheira, pasta termica em dia usei uma da cooler master montei o pc faz 3 meses , comprei um air cooler o TX3 evo , mudou da agua para o vinho , em jogo nao passa dos 35° e usando normal internet excel etc.. nao passa dos 20° , tenho 2 FAN , uma frontal 120mm jogando ar e uma 80mm como exaustor , pesquise bastante e vi varios pontos negativos do tx3 evo mas estou mt satisfeito com meu tx3 evo , vou por um OC leve 4,2ghz .....

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 horas atrás, felipe somera disse:

em jogo nao passa dos 35° e usando normal internet excel etc.. nao passa dos 20°

AMD tem uns lances estranhos com medição de temperatura.. Eu sei que tá frio aqui em SP, mas não passar de 20ºC é estranho.. Aqui, com um Hyper T4, fica na casa dos 30ºC, mesmo com esse frio..

 

Uma CPU fica uns 8 ~ 10ºC mais quente que a temperatura ambiente, em IDLE..

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sempre trabalhei com ferramentas, portanto montar o cooler para mim não que tenha sido moleza, porque tem suas peculiaridades, mas eu garanto que montei certo porque é jeito e não força, e paciência eu tenho.

Além disso, coloquei um material isolante nos "pés" do blackplate com 0,5 mm de espessura, com isso ganhei um pouco mais de aperto, que alias só tem um jeito de fazer, é arrochar alternando um a um, cruzando, até o final da rôsa, sendo que os parafusos tem um curso limitado, nao tem como deixar frouxo ou apertado demais.

Agora está com o segundo fã, resetei o programa refiz o teste e voce acha que esse cooler resolveu alguma coisa?

O cooler tanto faz ser AC ou WC, tem que ter a capacidade de reduzir a temperatura gerada no processamento seja renderizando vídeos ou fazendo over, temperatura é temperatura, não importa a causa, por isso afirmar que WC é adequado tão e somente apenas para quem faz over, do contrário é gastar grana à toa não procede, do contrário como explicar a minha situação demonstrada na imagem abaixo, onde no momento do teste a temperatura ambiente estava por volta de 23,4ºC inclusive coloquei o termômetro em cima do gabinete que é "todo furadinho" e marcou 32ºC apenas com o vento quente que saia por cima lembrando que os fans do cooler foram instalados "em série".

Como pode explicar essas temperaturas estarem iguais em cima e em baixo conforme mostra a imagem? Com o cooler anterior então estaria indo a quanto????

 

DNgnlG4.jpg

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@RS Faria só pra deixar claro montei meu tx3 evo ontem então a pasta térmica esta praticamente zero km (kkk) , eu ate achei estranho , usei outros programas para medir a temp e constava a mesma temp , oscilando entre  20° a 25° , a fan de 120MM esta jogando ar direto para o cooler do tx3 .... , estou mt satisfeito com meu tx3 evo :D , talvez fazendo um OC a temp fica entre 30°~35° com 4,2ghz '-' , so pra deixar claro ele esta original com o turbo ativado ! , 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@felipe somera Você deve estar olhando a temperatura errada... existe uma que varia só por abrir uma pasta no PC e ela não pode ser usado como referência. Essa mesma temperatura aqui fica em 11~25º fazendo pouca coisa no PC. Mas a considerada "correta" não fica abaixo dos trinta, e não tem como ficar mais baixo que temperatura ambiente.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@SóGamer você esta dizendo que nao sei diferencia o que esta na minha tela? ¬¬ , dps que mudei de gabinete com fans aux , nem meu HD esta passando de 40° , unica coisa que esta com temperatura mais "alta" é a placa de video com 45° normal e jogando 65°~68° chipset da placa-mãe em torno de 40°~45° , nao sou leigo no que estou falando sobre meu pc  ! 

 

só pra constar a temperatura fica entre 20°~25° usando o pc normalmente navegador aberto vendo youtube,facebook e etc.. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 horas atrás, felipe somera disse:

só pra constar a temperatura fica entre 20°~25° usando o pc normalmente navegador aberto vendo youtube,facebook e etc.. 

Então, não vou dizer que esteja vendo errado.. Mas é sabido que as CPUs e placas-mãe da AMD, tem um problema com leitura de temperatura.. Não lembro se é em baixa temperatura ou em alta mas, em uma das duas pontas, a leitura pode ser bem diferente da realidade..

 

Se está funcionando bem, beleza.. Mas, mantenha monitorado.. E lembre-se: NUNCA uma CPU vai operar mais fria que o ar ambiente.. SEMPRE entre 8 e 10ºC mais quente..

 

 

4 horas atrás, misterjohn disse:

Conforme disse que ia fazer o teste usando o Prime96v26.6 tai o resultado e com uma ventoinha a mais no cooler, quando fiz o teste na v28 só havia um.

Obs: Fiz o "torture teste" pelo nome parece ser mais agressivo...

 

wqySFm0.jpg

Eu tinha uns resultados semelhantes, nas primeiras vezes que usei meu T4.. Dois núcleos mais quentes e outros dois mais frios.. Essa diferença de 12ºC do mais quente pro mais frio, pra mim, meio que mostra que a pasta não espalhou direito.. Faria uma revisão nisso também..

 

Vou fazer um teste com o Prime95, só pra efeito de comparação..

 

 

-------------------------------------------------------------------------

 

Fiz testes de 10 minutos com as duas versões; 26.6 e 28.9, sempre na opção Small FFTs

 

26.6

 

26.6.png

 

28.9

 

28.9.png

 

Temperatura ambiente na casa dos 18ºC.. Aqui, também há uma diferença entre núcleos, mas não é tão grande assim.. A versão 26.6 é bem mais leve com Haswell, ao que parece..

 

Apesar do meu 4570 não ter Hyper-Threading (acho que deve influenciar um pouco) e clock menor, 21ºC de diferença é muita coisa...

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Hoje, domingo, dia 23/05/2016 às 00:11 min, temperatura ambiente onde se encontra o pc na faixa de 24,6 ºC, e como estou com uma fonte provisória, as laterais abertas, a frente idem e apenas com o windows as temperaturas para mim estão altas, como posso crer que WC é só para OV? Esse AC Hyper 212 Cooler Master é relativamente pequeno e já é ruim de mexer na placa-mãe, então o WC só para livrar desse problema já vale, isso sem contar que nas operações com vídeo chega quase a 80ºC já postado aqui no fórum:

 

UY4ccNg.jpg

 

 

1NqSmEv.jpg

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 minutos atrás, RS Faria disse:

Estou tentando entender a foto acima..

 

Tem uma fan no painel traseiro do gabinete e a fan do Hyper 212X está soprando ar pro meio do gabinete.. É isso?

Tem uma ventoinha apenas no dissipador, são duas, mas deixei uma só por enquanto, a traseira está desligada porque não tenho adaptador para o conector dela e o SYS_FAN da placa-mãe está dando mal contato, vou comprar um adaptador para ligar ele, a ventoinha do cooler master puxa o ar para direção da ventoinha do gabinete (traseira) esta posiconada no sentido de aspirar o ar para fora...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

@misterjohn aspirar ou soprar pra fora? 

Sua mobo é da asus né? então, a velocidade do fan do CPU está em qual configuração? pelo que lembro, na asus tem as opções: quiet / standart / turbo, no turbo deve baixar alguma coisa na temperatura, mas deve aumentar o ruído gerado pelo fan...

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!