Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Dúvidas sobre Elétrica/eletrônica


Kanki

Posts recomendados

Olá,

 

Gostaria de sanar algumas de minhas duvidas em relação a área da elétrica/eletrônica, em sites de busca alguma das informações são muito vagas, então decidi postar aqui.

 

 

1. Para que a corrente possa circular por um material seja ele isolante ou não deve haver uma DDP entre os polos do mesmo, e quanto maior for a resistência desse material maior terá que ser a tensão aplicada no material para que possa gerar uma corrente elétrica, correto? Seguindo a lógica, com meu corpo isolado do chão através de uma botina de solo emborrachado, se porventura eu encostar em uma FASE 220v, tomaria esse choque ? ou o solo da botina não possui uma resistência suficiente para impedir a passagem da corrente elétrica?

 

 

2. Certo dia estava testando um painel elétrico de baixa tensão, o mesmo ela alimentado através de um NOBREAK 220vac, no painel existiam alguns LED's que vem com um mini circuito eletrônico dentro dele capaz de converter 220vac para sua tensão nominal DC. Ao energizar o painel aconteceu algo inusitado, o NOBREAK estava fornecendo apenas 160vac ao meu sistema, olhei rapidamente no manual e lá dizia que esse é um efeito por ele se encontrar descarregado, mas antes que eu pudesse perceber os LED's do painel queimaram, o painel estava ligado corretamente, sem nenhum tipo de curto-circuito nos LED's. Gostaria de saber o que levou a queima dos LED's ?

OBS: Imagem do LED anexada no post.

 

 

3. Porque em circuitos DC 24vcc é visto como POSITIVO e 0vcc como NEGATIVO ? Medindo a tensão através de um multímetro,  coloquei uma das pontas de provas no 24vcc e a outra em um TERRA, o mesmo apontou uma tensão de 24vcc, ambos não são positivos ?

 

 

4. Porque em alguns aparelhos alimentados por FASE e NEUTRO o NEUTRO possui uma secção nominal menor do que a da FASE ?

 

 

5. Porque um MOTOR com eixo travado vem a queimar ? o que acontece quando ele está travado sofrendo indução dos enrolamentos?

 

 

6. Uma vez vi uma associação de 3 Transformadores PRIMÁRIO: 380v SECUNDÁRIO: 220v, onde eles eram associados de tal forma a gerar um NEUTRO em um dos seus polos do SECUNDÁRIO? como é possivel ?

 

 

7. Alguma indicação a um curso em videos de Inversor/Controladores Lógicos Programáveis de qualidade?

 

 

 

 

 

 

led.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá,

Respondendo:

 

1) Se o calçado for de boa qualidade e adequado, não é para acontecer o choque.

 

2) Não sei. Talvez a tensão dos "sinaleiros" não estivesse adequada ao circuito, embora esse tipo aceite uma grande gama de tensões.

 

3) Não, não são os 2 positivos. A denominação "negativo" na verdade é o "comum" da fonte DC. Em uma fonte DC o "negativo" geralmente é conectado à carcaça que também é o terra.

 

4) Não pode ser assim. De acordo com a lei, a corrente que entra é a mesma corrente que sai.

 

5) O motor queima porque ele é feito para transformar energia elétrica em energia mecânica. Tendo seus enrolamentos energizados e o eixo travado a potência deve ser dissipada de alguma outra forma, no caso, em forma de calor. Calor esse que vai aumentando até que o enrolamento entre em curto sendo danificado permanentemente.

 

6) Não entendi.

 

7) Desconheço

 

Sem a certeza de que esteja tudo correto, respondi de acordo com minhas convicções.

 

Att,

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1) Se o material REALMENTE for isolante, SIM, você pode tocar na fase e seu corpo se integrará à tensão. Já fiz trabalhos em redes energizadas sem tomar choques. Usava botas de couro com sola de borracha sobre um andaime com plataforma de madeira;

2) Se os sinaleiros eram 24 V, a queda de tensão fez aumentar a corrente. Essa é a causa da queima. Os LED's desses sinaleiros não suportam quedas de tensão maiores que 5 a 10% da nominal;

3) Assim como ocorre em tensão alternada, há um DDP. Se o terra fosse positivo, não teria medição. E isso não faz diferença em relação à tensão. Em DC, há polarização da energia, onde uma inversão não é possível, já que positivo e negativo são paralelos, gerando uma reta;

4) Em função da divisão da corrente entre todos as fases aplicadas, o neutro terá sempre a mesma corrente, em geral, menor que as fases;

5) Pelo excesso de calor gerado. Não girando, não há ventilação, o verniz derrete e fecha curto entre as espiras;

6) O video abaixo dá uma excelente explicação;
https://www.youtube.com/watch?v=IiGngawkjbA

7) Sugiro que procure o SENAI. Não há curso gratuito que lhe dê o conhecimento, prática e experiência necessários a um ótimo aprendizado.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Lembrando que não é só o uso da bota que vai impedir que você leve um choque. Você pode levar um choque se, por acidente, encostar a mão na fase e no neutro; estiver usando escada de alumínio; estiver usando adornos, como cordão, aliança de prata; entre outros fatores. Mas tirando todos os fatores de "acidente", uma bota com sola emborrachada vai impedir o choque sim. Quando você compra uma bota própria para eletricista, nela informa a tensão máxima de proteção.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Ainda complementando no caso do 0Vcc

 

Fonte chaveada NÃO exatamente tem um aterramento zero volts. Ela trabalha com uma diferença de potencial de 24V. O que significa isso? Significa que tanto 0V quanto 24V podem alterar. A diferença de potencial será de 24V, do qual poderemos ter

(-4) e 20V

0 e 24V

2 e 26V

4 e 28V

 

Por isso que, quando trata-se de fontes chaveadas, não se aterra o 0Vcc. Imagine o horizonte do último caso, 4 e 28, ao aterrar, 4V vai cair a zero volts, e daí, 28V na lata do equipamento.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Quanto ao choque o que tenho a dizer é o seguinte:

 

uma vez veio em casa um cara que dizia ser formado em elétrica/ou eletrotécnica (não lembro mais...)

 

então ele viu que alguns meninos brincavam com uma caneta de dar choque (você aperta o botão que desceria a carga de uma caneta normal, e ela te dá um choque)

 

e ele disse que seria impossível levar um choque com a caneta se você pulasse e apertasse o botão no ar...

 

resultado ele pulou e apertou... e levou um choque no ar...

 

mas acho que a energia da caneta deve ser de tipo diferente (acho quele ela tem seu próprio terra...)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

No caso da caneta, não temos um terra e sim duas fases, onde uma está na carcaça e a outra no botão. 

Esse tipo de caneta funciona da mesma forma que aqueles acendedores de fogão que soltam uma pequena faísca quando a gente aperta o botão. 

Alguns tem um imã e uma bobina (uma espécie de gerador de energia elétrica). 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

tá mais pra um efeito piezoelétrico - eletricidade provocada por pressão. O efeito é o mesmo mas com causa totalmente diferente de ímã/bobina (nunca vi pra esta aplicação)

 

off.. quando criança, endoidei com um magiclick - acendedor de fogão.

53658377.jpg

Claro, desmontei pra ver como era feita a mágica. Um monte de metal, mola, trava ... Tendi nada.. endoidei ainda mais. Anos depois descobri que era cristal piezoelétrico. Atualmente usado em isqueiros de R$1,00 a gás

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!