Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Por qual substituir ?


Matthwus

Posts recomendados

Gente tenho uma parafusadeira da profield (Comprei no paraguai) a bateria dela não dura quase nada, então uso ela em uma fonte de 12v e 50A, ja uso ela assim a bastante tempo e nunca tive problemas, porém hoje ela torrou, fui abrir para dar uma olhada, bom o motor está bom achei um componente que queimou, acredito que seja um mosfet, mas não sei por qual substituir não da pra ver nada nele, segue algumas fotos:

 

SAM_0414.JPG

 

SAM_0415.JPG

 

A procurada que andei dando na net achei esse esquema sera que é isso mesmo ?

index.1.GIF

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Cara, 50A pra uma parafusadeira? Não é a toa que queimou

 

Sobre essa peça, provavelmente você não vai achar, já que não é manufaturada, sei lá como chama.

Quero dizer que peça desse tipo não vende separada.

 

Talvez seja hora de comprar uma furadeira decente, não é nada caro. Comprei minha Black&Decker numa loja que estava em promoção porque o modelo já estava antigo e não saia. Foi bem barato.

Você só terá problemas pra tentar arrumar isso ai, na minha opinião não valeria a pena

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

6 minutos atrás, Dinossauro Baiano disse:

Cara, 50A pra uma parafusadeira? Não é a toa que queimou

 

Sobre essa peça, provavelmente você não vai achar, já que não é manufaturada, sei lá como chama.

Quero dizer que peça desse tipo não vende separada.

 

Talvez seja hora de comprar uma furadeira decente, não é nada caro. Comprei minha Black&Decker numa loja que estava em promoção porque o modelo já estava antigo e não saia. Foi bem barato.

Você só terá problemas pra tentar arrumar isso ai, na minha opinião não valeria a pena

Sera que foi por causa dos 50A mesmo ? já liguei em baterias de 150A e funcionou numa boa.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Acho que com o aquecimento do mosfet, acabou estragando a mola que retorna o botão para frente, vou procurar por outro kit completo do botão, eu coloquei um irfz48n para teste e funcionou perfeitamente, problema que o botão não volta, e não tem como abrir.

Encontrei ele completo aqui:

https://www.amazon.com/FA08A-12-Electric-Trigger-7-2-24V-Hitachi/dp/B00TX2RBVC

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

11 horas atrás, Dinossauro Baiano disse:

Se for pra você usar a mesma fonte nessa gambiarra ai, acha que vale a pena mesmo?

Comprar uma nova, pra fazer a mesma gambiarra que não vale a pena, e tenho quase certeza que não foi a fonte, o problema que esse dissipador é minusculo e o mosfet esquenta de mais e vai a queima, como disse já usei ela em até baterias de 150A, ja usei ela a muito tempo nessa fonte de 50A, não acredito que por isso o mosfet veio a queimar.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
31 minutos atrás, Matthwus disse:

dissipador é minusculo e o mosfet esquenta de mais

esquenta sim mas acho que ele trabalha dentro das condições médias pois não fica 100% do tempo consumindo 20A. Pela "explosão" que deu nele, penso que: sua fonte dá um pouco mais que 12V, parafusadeira travou ou colocou muito torque, e você ficou muito tempo tentando aparafusar ou desaparafusar um parafuso travado. Claro esta foi a visão de Sherlock Holmes que a situação promoveu.

Não sei se esta parafusadeira tem controle pwm ou o mosfet é apenas um "relé". Neste caso este é uma opção não totalmente inútil pro caso de não ter ou não querer comprar o mosfet. g.a.m.b.i.a.r.r.a. d+? Então, me esqueça...

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 horas atrás, Isadora Ferraz disse:

esquenta sim mas acho que ele trabalha dentro das condições médias pois não fica 100% do tempo consumindo 20A. Pela "explosão" que deu nele, penso que: sua fonte dá um pouco mais que 12V, parafusadeira travou ou colocou muito torque, e você ficou muito tempo tentando aparafusar ou desaparafusar um parafuso travado. Claro esta foi a visão de Sherlock Holmes que a situação promoveu.

Não sei se esta parafusadeira tem controle pwm ou o mosfet é apenas um "relé". Neste caso este é uma opção não totalmente inútil pro caso de não ter ou não querer comprar o mosfet. g.a.m.b.i.a.r.r.a. d+? Então, me esqueça...

Eu não sei se trabalha dentro das condições, claro que isso também é relativo ao tempo de trabalho e ao torque realizado, mas o negocio esquenta tanto, que a parte onde segura ela chega a esquenta por fora o plastico todo, mas eu coloquei um IRFZ48n, e ela voltou a funcionar, mas mesmo assim, fiz dois furos (ontem) com ela e abrir para ver como tava, o dissipador já estava morno/quente, isso com 2 furos (furando carcaça de fonte atx, e a broca era nova tive que comprar pois a antiga quebrou :( ), imagina com mais furos, o quanto isso não deve esquentar, já que não utilizo a bateria original dela, vou providenciar um dissipador maior e ver como fica.

Quanto a fonte, ela da 13,8v

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Muito fácil achar outro mosfet que sirva. 

 

Observe o resistor de gate deste mosfet e Corrente máxima consumida pela pela parafusadeira.

Também observe se apenas funciona como relé, como mencionado ou se é PWM. Se existir, tente medir a freqüência. Muitos multímetros medem freqüência.

 

Se o resistor de gate for de até uns 40R, pode usar um IRF1404.

Este mosfet tem um chip interno que suporta até 201 amperes instantâneos, enquanto os terminais suporta um valor médio de 75 amperes máximo.

 

Além de ter resistência em modo ON de 0.004 Ohms 

Este mosfet nunca iria queimar nesta parafusadeira.

 

  

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

54 minutos atrás, albert_emule disse:

Muito fácil achar outro mosfet que sirva. 

 

Observe o resistor de gate deste mosfet e Corrente máxima consumida pela pela parafusadeira.

Também observe se apenas funciona como relé, como mencionado ou se é PWM. Se existir, tente medir a freqüência. Muitos multímetros medem freqüência.

 

Se o resistor de gate for de até uns 40R, pode usar um IRF1404.

Este mosfet tem um chip interno que suporta até 201 amperes instantâneos, enquanto os terminais suporta um valor médio de 75 amperes máximo.

 

Além de ter resistência em modo ON de 0.004 Ohms 

Este mosfet nunca iria queimar nesta parafusadeira.

 

  

Eu coloquei um IRFZ48N, ta funcionando certinho, o problema que o botão estragou, a mola não retorna ele para a posição inicial, mesmo assim valeu.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

9 minutos atrás, Matthwus disse:

Acha que utilizar ela na fonte ou bateria pode ocorrer de queimar o mosfet ? pois ja utilizo a um bom tempo e nunca deu nada só essa vez, coloquei duas carras jacaré para utilizar ela em bateria.

 

Não tem problema.

Fosse assim os eletrônicos de um automóvel queimariam, pois uma bateria automotiva pode entregar mais de 200 amperes por breves períodos de tempo. 

 

O equipamento só consume aquilo que ele precisa. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

41 minutos atrás, albert_emule disse:

 

Não tem problema.

Fosse assim os eletrônicos de um automóvel queimariam, pois uma bateria automotiva pode entregar mais de 200 amperes por breves períodos de tempo. 

 

O equipamento só consume aquilo que ele precisa. 

Agora só ver se compro outro botão, e colocar pra funcionar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...