Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Incompatibilidade com fontes? Computador antigo "não aceita" PCYes! Shocker 400W


KairanD

Posts recomendados

  • Coordenador

Olá pessoal, 

estou com um problema um tanto esquisito aqui. Primeiramente, aqui estão as configurações da máquina antiga em questão:

 

*Placa-mãe: Asus P5VDC-X;

*Processador: Pentium D 945 3.4GHz;

*Memória ram: 1,5GB (1GB + 512MB) DDR 400MHz;

*Placa de vídeo: ATI Radeon HD 4670 2GB GDDR3;

*Fonte: Spire genérica porcaria 200W.

 

Pois bem, essa máquina é do meu pai. Ele gosta dela e não quer trocar por algo mais moderno. Foi difícil convencê-lo que fonte não é tudo a mesma coisa, que ele deveria trocar por algo decente. Eis que consegui comprar uma PCYes! Shocker 400W por bom preço durante a Black Friday para colocar na máquina dele. Acontece que a máquina não funciona com a nova fonte da PCYes!, apenas com o lixo tecnológico genérico que lá está infelizmente instalado. Pensei em possível problema na fonte nova, mas conectei ao meu computador (configurações na aba "Meu PC", foi necessário usar adaptador para a placa de vídeo) e usei a fonte durante horas, tudo funcionou na mais perfeita normalidade. Ou seja, defeito na fonte não é.

 

Testei com uma fonte Cougar SL 360 tempos atrás (outra fonte ruim, bem meia-boca, nem tem PFC ativo, essa eu uso somente para alimentar câmeras em sistema de circuito fechado) e o resultado foi o mesmo: nada do computador funcionar. Na época julguei que poderia ser algum problema com essa fonte em específico. 

 

Bem, com "não funcionar", na verdade ele liga, acende todos os LEDs, os fans giram normalmente, mas ele não chega a dar boot, fica travado sem nem chegar a exibir o logo da marca na tela, nem apita como deveria apitar ao iniciar.

 

Eis que, dando uma olhada na placa-mãe, encontrei dois capacitores estufados na região central. Minha teoria: a fonte da Cougar, por pior que seja, e a boa fonte da PCYes! possuem sistemas de proteção que entram em ação quando detectam anormalidades na alimentação provocadas pelos capacitores estufados, enquanto a fonte genérica vagabunda lá instalada, sem ter sistemas de proteção, "deixa rolar". Vocês acham que isso poderia explicar o fato? Alguém teria outra teoria? Ressalto que a máquina funciona normalmente com a fonte genérica vagabunda da Spire.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador

@Anderson_Júnior Não tenho experiência, ferramentas e nem material para fazer a troca. Acho que vou desmontar a placa e levar em alguma assistência que faça isso para ver se trocam na hora. Obrigado.

 

@Internet Devo atualizar a BIOS, portanto? Obrigado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador

@Nihal Vou atualizar a BIOS aqui, antes de tomar outras medidas. A placa nem ficaria na assistência, minha ideia seria pedir só para trocarem na hora. Eles não têm que diagnosticar nada e nem o que discutir, já vou levar pronto e simplesmente pedir o reparo.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 25/12/2016 às 14:42, Foxwalt disse:

@Anderson_Júnior @Internet @Nihal Fiz um clear CMOS e atualizei a BIOS com sucesso, mas não obtive mudança. O comportamento continua. Vou prosseguir com a troca dos capacitores.

 

Acho difícil (embora não impossível) que a mudança dos capacitores da placa-mãe resolva. Provavelmente a Asus deixou a placa-mãe sem a correção do firmware em questão.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

6 minutos atrás, Foxwalt disse:

@Internet Bem, trocar eu vou de qualquer forma, até porque se deixar assim logo ele morre de vez.

 

Mas, se for isso que você disse então, não há solução?

 

Acho que não. A menos que a Asus solte alguma correção de firmware... Mas é mais fácil você ganhar na mega-sena do que eles soltarem uma correção de qualquer falha aí. :)

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador

@Internet Que chato isso. :(

 

Bem, é a vida. Vou prosseguir com a troca dos capacitores para preservar a máquina, já que eles estão em um estado muito ruim (provavelmente pela teimosia do meu pai em continuar usando fonte genérica, lixo tecnológico). Quem sabe, por algum milagre, o troço funciona. 

 

Obrigado pela ajuda. :thumbsup:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • mês depois...

Acho inadequado. Mas vai saber, certos bugs nesses firmwares são tão insanos que as vezes é capaz disso funcionar mesmo.

 

Esse tipo me faz sentir falta de fontes como as Thermaltake Toughpower XT, que tem um LED de indicação do sinal de PG. Mas este pequeno artigo sugere que você pode fazer um por conta própria.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador
1 hora atrás, Internet disse:

Se você cortar o fio em questão, a única coisa que vai acontecer é que a placa-mãe vai deixar de receber o sinal. Só isso.

Tentei aqui agora. Com a fonte ruim da Cougar, a SL 360, incrivelmente funcionou. Com a Shocker não deu certo, porque ela provavelmente tem outras proteções.

 

Agora é trocar o computador mesmo. Passou da hora já.

 

1 hora atrás, Internet disse:

Ligar o fio cinza junto com a linha de +5 V? Como assim?

Li em um site de eletrônica sobre tirar o fio cinza da placa da fonte e ligar junto com a linha de +5V, onde saem os fios vermelhos. Mas melhor esquecer isso, é uma bela gambiarra que não quero fazer na fonte nova. E provavelmente não funcionaria também.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Foxwalt disse:

Tentei aqui agora. Com a fonte ruim da Cougar, a SL 360, incrivelmente funcionou. Com a Shocker não deu certo, porque ela provavelmente tem outras proteções.

 

Que tenha funcionado com a COUGAR mostra que a placa-mãe age de forma indiferente à ausência do sinal de PWR_OK.

 

Mas não funcionou com a PCYES em que sentido? Ela chegou a ligar mas o PC não deu partida ou sequer ligou?

 

1 hora atrás, Foxwalt disse:

 

Agora é trocar o computador mesmo. Passou da hora já.

 

Li em um site de eletrônica sobre tirar o fio cinza da placa da fonte e ligar junto com a linha de +5V, onde saem os fios vermelhos. Mas melhor esquecer isso, é uma bela gambiarra que não quero fazer na fonte nova. E provavelmente não funcionaria também.

 

De fato isso é errado. Mas algumas fontes super vagabundas de baixo custo podem usar essa artimanha.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador
29 minutos atrás, Internet disse:

Mas não funcionou com a PCYES em que sentido? Ela chegou a ligar mas o PC não deu partida ou sequer ligou?

O computador liga, os fans giram, o drive de DVD, tudo parece normal. Mas ele não chega a apitar e dar boot, fica parado só nisso. Ligado, mas sem ir para frente. Antes do corte do fio também estava assim. Com a fonte porcaria da Spire funciona normal, com a Cougar funciona com o fio cortado.

 

31 minutos atrás, Internet disse:

De fato isso é errado. Mas algumas fontes super vagabundas de baixo custo podem usar essa artimanha.

Pois é, vi isso. Algumas fontes vagabas fazem isso.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

18 minutos atrás, Foxwalt disse:

O computador liga, os fans giram, o drive de DVD, tudo parece normal. Mas ele não chega a apitar e dar boot, fica parado só nisso. Ligado, mas sem ir para frente. Antes do corte do fio também estava assim. Com a fonte porcaria da Spire funciona normal, com a Cougar funciona com o fio cortado.

 

Pois é, vi isso. Algumas fontes vagabas fazem isso.

 

Isso não faz o menor sentido. 

 

Se fosse alguma proteção da fonte da PCYES, ela deveria simplesmente ter desarmado. Eu checaria os valores de tensão com um multímetro de todas as fontes. Acho que a placa-mãe deve estar ruim a ponto de que o valor de tensão da saída da fonte da PCYES, mesmo estando dentro da faixa dos +/-5%, esteja em um valor em que a placa-mãe não consegue operar, enquanto que com as outras fontes consegue.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!