Ir ao conteúdo

Posts recomendados

• Membro VIP
Postado

Eu sei que está simplório, mas é pra estimular os comentários.

Atenção! O regulador da imagem abaixo, apesar do rótulo confuso "78xxl", não é um 7805. O produto real seria um LD1117V33 da Sparkfun.

33v1.png

O ESP-01 seria conectado por baixo da placa ilhada. Um obstáculo plástico impediria a inversão de lado. Os headers da placa ilhada são virados para baixo. A antena ficaria descoberta. A placa ilhada montaria numa plataforma, e seria fixada com pingos discretos de cola quente.

Eu tenho ciência de que a parte elétrica, se não estiver errada, precisará ser melhorada. Sei lá com o que! Estou postando para aprender.

Aliás, vou ver o regulador de tensão que terei disponível, e depois é que vou ao datasheet. Não obstante, estou ansioso por dicas sobre proteção, estabilidade e o que mais for importante.

Update

A recomendação de uso que datasheet faz coloca dois capacitores não polarizados, mas sabemos que no mercado é mais comum encontrarmos 10uF polarizado.

LD1117V33-fix.png

• Membro VIP
Postado

acho que o que você quer transcende isso...

50 minutos atrás, alexandre.mbm disse:

pra estimular os comentários.

Tá tudo 1/2 que invertido. Exceto pelo módulo que desconheço a real polaridade da alimentação.

Com quase menos que 1 clique você acha isso:

0359-1.jpg

e muito +

Pode ser + interessante ligar um fonte 5V destas de carregador eliminando o regulador

Ah e por gentileza, corrija teu desenho após conferir e/ou descobrir o engano por si . Nada pessoal, claro. É só pra manter o padrão técnico do forum

• Membro VIP
Postado

Não é um 7805. Seria para 3.3 V. O Fritzing colocou esse 78xxL e inverteu os pinos.

Na verdade, ele diz que é um chip LD1117VXX do pacote 78xxL. Acho que há um erro no rótulo por causa do nome do pacote.

ld1117vxx.png

De qualquer forma, vou consultar o datasheet dele, para me certificar.

Esse rótulo de pacote vai mesmo confundir o pessoal. Caso não tenha como consertar, colocarei observação em vermelho.

Update

@Isadora Ferraz, feitas as correções. Continuemos.

Confesso que não estou gostando do LD1117V33, pois parece-me dificílimo de encontrar. Ainda vou sonda o que será mais fácil aqui no Brasil. Parece-me que o AMS1117, mas seria SMD. Vejo ele num módulo de protoboard que tenho aqui.

Update 2

O problema que estou encontrando é possivelmente uma tensão de entrada muito elevada. Se bem que tenho fonte 12 V. Tenho uma chaveado, que fornece de cara os 12 V, e tenho uma mais antiga, que começa em 16 V para depois cair.

A tensão limite para o LD1117 é 15 V, segundo o datasheet.

Postado

Eu pegaria um carregador de celular 5V e colocaria 3 diodos 1N4007 em série, assim sem obtêm algo próximo de 3,3V pra menos, não tem perigo nenhum em ligar seu módulo nisso.

Se quer aprender a usar reguladores de tensão compre ou encontre alguns como o 7805 ou 7812 e ligue nessas fontes de 12 e 16V que você tem aí e comece alimentando coisas simples, será o mesmo aprendizado que encontrar um regulador de 3,3V que é dificílimo de se achar.

Em tempo: Como a corrente desses módulos é baixa você pode montar um regulador transistorizado, em sua maioria são feitos por componentes simples, fáceis de achar e tem muito material na net e no fórum sobre isso, se achar interessante dê uma pesquisada.

• Curtir 1
  • Membro VIP
Postado
15 horas atrás, Mestre88 disse:

compre ou encontre alguns como o 7805 ou 7812 e ligue nessas fontes de 12 e 16V que você tem aí e comece alimentando coisas simples

Já tenho dois 7805. Não é somente aprender. Quero envelopar um dispositivo para meu irmão.

15 horas atrás, Mestre88 disse:

Como a corrente desses módulos é baixa você pode montar um regulador transistorizado, em sua maioria são feitos por componentes simples, fáceis de achar e tem muito material na net e no fórum sobre isso, se achar interessante dê uma pesquisada.

Farei isso. Vou dar uma olhada, com certeza. Mas eu também sei que terei de ficar responsável por proteções que o CI regulador de tensão já encapsularia.

Um material norteador que eu havia encontrado:

Mas ele explica pouco, e de fato preciso assisti-lo inteiro e com mais atenção.

Quanto à coisa com diodos em série, estou ciente dela há alguns dias. Mas sou um tanto desconfiado com ela. Deve haver algum detalhe, algum porém, alguma rasteira. Ainda não tive tempo para fazer testes.

Update

Dica do @aphawk:

• Membro VIP
Postado
13 horas atrás, Mestre88 disse:

Eu pegaria um carregador de celular 5V e colocaria 3 diodos 1N4007 em série

té eu... De fato fiz isso recentemente numa campainha sem fio que funcionava com duas pilhas

46 minutos atrás, alexandre.mbm disse:

Deve haver algum detalhe, algum porém,

sua pré intuição está relativamente correta. Diodos variam a V com temperatura pero no mucho... tanto é que a maioria dos projetos made in home não se importam com isso

• Curtir 4
Postado

@alexandre.mbm ,

Diodos em série fazem a impedância da fonte ser bem mais alta do que deveria.

Um circuito que tenha grandes variações de corrente em pequenas unidades de tempo podem sofrer com isso. 

E para piorar mais a coisa, a queda de tensão de um diodo muda conforme a corrente que atravessa ele, podendo variar mais de 0,3 volts EM CADA DIODO !

Uma maneira de abaixar essa impedância seria colocar , após os diodos retificadores, um grande capacitor eletrolítico em paralelo com o seu circuito.

Por exemplo, um ESP que pode consumir cerca de 250 mA nos picos de transmissão, eu colocaria um belo capacitor de uns 1000 uF / 5 volts ou mais de tensão.

Mas como ultima dica, usaria também diodos retificadores do tipo Schottky, possuem uma queda de tensão menor, algo entre 0,3 e 0,4 Volts, e dá para ajustar melhor a tensão. Lembrando aqui que um 1n4001 tem uma queda pouco maior do que 0,8 volts quando a corrente é de cerca de 250 mA. Já um diodo schottky equivalente , tipo o SR1100, tem queda de 0,4 volts com a mesma corrente.

Por exemplo, partindo de 5 Volts, com dois diodos 1N4001 temos uma queda de 1,6 volts, e já conseguiremos cerca de 3,4 Volts quando a corrente é de 250 mA.

Mas .... quando o consumo é bem baixo, tipo 10 mA, a queda dos dois diodos 1N4001 é de apenas 1,4 Volts, e a alimentação final será de 3,6 Volts.   Creio que fica muito em cima dos limites.

Tudo tem de ser previsto ANTES de se partir para a gambiarra !

Paulo

• Curtir 5
  • Membro VIP
Postado

@aphawk , sensacional! Muito obrigado.

Você aprendeu tudo isso na prática? Se teve estudo de teoria, o que andou lendo, hein? Será que está acessível? Não consigo enxergar bem os datasheets. Preciso aprender a lê-los.

• Curtir 1
Postado

@alexandre.mbm ,

Muita coisa foi na prática mesmo, mas a teoria básica eu aprendi lendo revistas e livros, desde os meus 12 anos. E na faculdade tive a parte teórica avançada.

O que eu aprendi na faculdade de engenharia, e o que considero mais importante, é o que eu chamo de "raciocínio de engenheiro", que é encadear os pensamentos, dividindo um problema grande em vários problemas pequenos. E claro, saber colocar cada problema com todas as suas possibilidades.

Sobre isso dos diodos, tudo está em datasheets... embora o fabricante dos diodos coloque o máximo de informação possível, a gente não precisa ler tudo aquilo. No caso em questão eu apenas procurei pelo gráfico que mostra como varia a tensão direta sobre o diodo conforme a corrente que atravessa ele !

Às vezes falamos aqui mesmo no Fórum para um principiante : Considere a queda de tensão no diodo de cerca de 0,7 Volts. É apenas meio correto !

Isso depende de um montão de coisas : se o diodo é de germânio, se é de silício, se é um diodo de sinal, se é um diodo retificador, se é um diodo Schottky, tudo pode mudar muito.

Por exemplo, um 1N4001 sob corrente de 1A tem uma queda de mais de 1 Volt !

Existem diodos Schottky com queda de menos de 0,3V !

Um diodo de sinal queima se passar 100 mA nele....

E para piorar, quando falamos de semicondutores, as curvas são sempre do tipo exponencial, nunca são lineares, então a maneira mais correta é sempre procurar o datasheet...

Enfim, hoje em dia quem quiser aprender Eletrônica não precisa nem fazer curso, tem tudo o que precisa, e de graça, na Internet. Basta saber procurar a informação, e existem muitos sites em Inglês com cursos e tutoriais sobre Eletrônica Básica.

Quando aprender bastante, aí sim pode procurar um livro mais avançado, por exemplo este aqui, que foi o meu livro base na faculdade :

http://www.introni.it/pdf/Millman Halkias - Integrated Electronics.pdf

Esse livro existe em português, embora seja meio antigo, ele tem muita fundamentação teórica e que sempre é uma grande ajuda.

Eu tive muita sorte de poder ter tido o ensino antigo e muito técnico, e também saber usar a Internet para consultas hoje em dia. Muita gente só tem uma dessas duas coisas. 

Paulo

• Curtir 6
Postado
4 horas atrás, aphawk disse:

Enfim, hoje em dia quem quiser aprender Eletrônica não precisa nem fazer curso, tem tudo o que precisa, e de graça, na Internet. Basta saber procurar a informação, e existem muitos sites em Inglês com cursos e tutoriais sobre Eletrônica Básica.

Meu amigo, eu tenho aprendido muita coisa como auto didata e cheguei a conclusão que se aprende muito bem assim, porém o grande problema é que estudamos errado, não temos um plano de estudo por que não temos professor, não tendo professor para nos dar um rumo, estudamos primeiro Opamp, portas lógicas, Micro controladores e pulamos as leis de Ohm, kirchoff, transistores ou associação de resistências...etc. em fim, não aprendemos...hehehe

Mas hoje em dia não existem mais professores que sabem ensinar!

O professor é pago para fazer o aluno aprender, não para passar matéria.

Veja por exemplo o Mor ou o Faller, tem também um outro rapaz do Acre que não lembro o Nick, eles sabem ensinar, quando eles explicam, entra na cabeça, fixa.

5 horas atrás, aphawk disse:

Eu tive muita sorte de poder ter tido o ensino antigo e muito técnico, e também saber usar a Internet para consultas hoje em dia. Muita gente só tem uma dessas duas coisas. 

Essa molecada prefere perguntar num fórum ou no Yahoo do que passar meia hora pesquisando sobre o assunto.

Nem internet esses aí tem!

• Curtir 2
Postado

@cesardelta1 ,

Exatamente isso que você falou sobre ensinar .....

Faltam professores que gostem de ensinar !   A grande maioria apenas é professor porque é um emprego, mais nada além disso !

Existe uma sequência necessária no ensino de Eletrônica básica. Tentar como autodidata, sem seguir uma boa receita de ensino, só faz a gente desistir, pois logo você chega a coisas que são ininteligíveis por falta de conhecimento básico anterior.

Temos bons professores aqui no Fórum. Talvez devêssemos separar esses posts que agregam um monte de conhecimento em alguns tópicos destacados. 

O melhor exemplo que temos é o @MOR , vários posts deles me surpreendem, fico pensando como ele conseguiu guardar essa teoria toda até hoje kkkkk

O mestre @faller é outro que sempre tenta passar o conhecimento.

De vez em quando vejo alguns posts bem didáticos, de outros membros do Fórum.

Quanto ao pessoal preferir vir perguntar...... tem casos em que acho que a pergunta deve ser respondida pois o autor realmente já pesquisou, já tentou e não conseguiu resolver.

Mas, a maioria dos casos é o que você falou : pura preguiça, acham que vão pegar a resposta prontinha sem sequer terem tentado resolver ....

Eu costumo bater forte contra esses aproveitadores. É porque sei que essa atitude deles não vai ajudar em nada ao longo da vida.

Enfim, ainda bem que existem alguns com boa intenção de ensinar !

Paulo

• Curtir 2
Postado
19 minutos atrás, aphawk disse:

Temos bons professores aqui no Fórum. Talvez devêssemos separar esses posts que agregam um monte de conhecimento em alguns tópicos destacados. 

Não teria espaço na área de destaque hehehe, outra coisa é que tem muita informação valiosíssima espalhada, fragmentada entre esses tópicos todos.

Naquele tópico de uma das fontes do Faller por exemplo, se você tiver saco para olhar todas aquelas páginas, verá que ele fragmentada-mente ensina todos os cálculos daquela topologia, aquele tópico que você fez sobre os picos de corrente em cima do retificador por causa da alta capacitância do filtro, aqueles artigos do Mor sobre transistores de sinal, uns estudos e experiências do Albert...

Cara, são tantos exemplos que se eu fosse falar de metade levaria a noite toda.

De vez em quando, vocês que tem muitos anos de experiência e conhecimento acumulado, soltam umas informações que são verdadeiros tesouros, que não se acha fácil por aí.

Eu fiz um ".Doc" do Word e vou colocando tudo lá, eu vasculho esses tópicos grandes, fico dias "folheando".

Outro dia minha mulher que é professora de português me perguntou se eu estava escrevendo algum artigo, de tão grande e complexo que era o texto.

Eu não deixo passar nada hehehe.

Por isso que de vez em quando eu faço uns agradecimentos a vocês que detém o conhecimento, pela paciência e boa vontade de ensinar de graça a pessoas que nunca viram na vida.   

Obrigado pessoal!

• Curtir 4
  • Membro VIP
Postado
7 horas atrás, aphawk disse:

E para piorar, quando falamos de semicondutores, as curvas são sempre do tipo exponencial, nunca são lineares, então a maneira mais correta é sempre procurar o datasheet...

grafico-diodo-germânio-silício.jpg

Fonte: Saiba Quando usar um Diodo de Silício ou Germânio

7 horas atrás, aphawk disse:

Discordo. Aprendizado autodidata é extremamente custoso, ainda mais quando não se trata de uma área simples.

Eu tive a oportunidade da instrução técnica, em dois cursos superiores que não completei, e a primeira coisa que percebi quase que instantaneamente é que a academia facilita enormemente, desde o primeiro dia de aula. O que era mistério para um "micreiro", logo é pauta até de aulas iniciais. Não lembro bem como se deu, mas acho que sai das três primeiras aulas de introdução à programação como se tivesse acabado de descobrir a América.

Não foi por uma soberba de "independência dos professores" que eu quis sair do caminho. Suspeito que alguns de meus colegas chegaram a pensar isso de mim, já que eu era esforçado e tirava notas razoáveis. Eu realmente quis mudar o rumo da minha vida. E continuo querendo. Mas o controle não é absoluto. Recentemente surgiu mais claramente o dever de aproveitar alguma habilidade antiga. Por causa da doença do meu pai, que requer aplicações tecnológicas. Há muito o que aprender; tento investir apenas no necessário, seja material ou mentalmente, pois se tem uma coisa que eu sei é que não quero é voltar à encruzilhada.

adicionado 12 minutos depois

@cesardelta1 , minha sugestão a seguir pode causar estranheza, pois o Fórum é sem dúvidas o território onde cada um vocês se sente em casa. Mas vou dá-la:

Podia continuar tudo como está e, paralelamente, todos trabalharmos uma wiki. A autoria para cada edição é  atribuída naturalmente. Uma licença de conteúdo acordada previamente impediria exploração comercial através de republicações não autorizadas.

Questão: cada autor teria de se recolocar lá.

Benefício imediato: o fórum poderia passar a linkar o conhecimento já registrado na wiki.

• Curtir 1
Postado

@alexandre.mbm ,

Talvez o que falte nisso tudo seja um tipo de Sequência de estudo, digo por onde começar, e daí em diante, de maneira que não se perca tempo pulando de um lugar para outro e depois tendo de voltar quase ao mesmo lugar....

De resto, lembro a você que eu sempre fui autodidata, pois jå sabia muita coisa ao entrar na faculdade, e aprendí tudo sobre digital enquanto estava estudando outras coisas, inclusive programava em Assembly 3 anos antes de aprender na faculdade.

Portanto, eu sou a prova de que é possível ser um autodidata !

Talvez por acompanhar muitas revistas nacionais e importadas eu tenha aprendido aos poucos conforme as novidades apareciam, mas hoje concordo que tem tanta coisa a ser aprendida que deva ser  necessário seguir algum script para facilitar.

Quanto a criar um Wiki, acho que não seria uma atitude justa com o CDH, que recebeu todos nós e nos dá ferramentas para podermos ensinar e manter os ensinamentos ao longo dos anos.

Quanto ao gráfico que voce postou, sim, é um belo exemplo de condução de diodos !

Repare que a inclinição da reta na região de avalanche de Zener é mais inclinada na vertical do que a reta aproximada da região de condução direta dos diodos de Germanio ou de silício.

Isso justifica que o diodo Zener mantem a tensão praticamente constante para uma grande variação de corrente reversa, ao passo que a tensão direta de um diodo varia bastante com a corrente.

Vou pensar sobre isso de indicar uma sequência de estudos na Internet....

adicionado 6 minutos depois
42 minutos atrás, cesardelta1 disse:

aquele tópico que você fez sobre os picos de corrente em cima do retificador por causa da alta capacitância do filtro,

Caramba voce leu mesmo ele kkkkkk !

Sim, achei interessante para justificar o porquê que os capacitores acabam esquentando e explodindo por causa dos enormes picos de corrente, e também justificar o porquê temos de usar pontes de grande capacidade. E indiretamente leva ao cålculo da capacitância necessária !

Legal que você fica separando isso e fazendo uma seleção, porque às vezes eu tenho essa vontade também... acabo colocando os tópicos interessantes nos meus Favoritos, e de vez em quando dou uma repassada pra tentar fixar esse conhecimento também !

Paulo

• Curtir 1
Postado

Meu mal foi ter estudado eletrônica e não ter ido até o fim, o que eu tinha aprendido a maior parte atrofiou, e na universidade fiz mecânica que é uma das minhas paixões (eu tenho várias). Infelizmente na minha época (pelo que eu sabia) não tinha nenhum curso de mecatrônica, fazer só eletrônica ou só mecânica não era suficiente para mim eu queria mais, mas infelizmente tive que ir pelo caminho possível.

Realmente, tem muita gente com conhecimento impressionante aqui, eu sempre estou aprendendo com eles. Se eu tivesse tempo de me dedicar...

Eu aprendi muita coisa estudando pelos livros (aprendi a programar desse jeito, na unha, mas me falta método para codificar com eficiência), mas ter um rumo melhora a eficiência. Poucos, muito poucos são capazes de aprender (só os verdadeiros gênios) sem precisar de professor (eu não tenho esta capacidade, mas bem que gostaria), o conhecimento fica meio capenga, e no final ter um guia (professor ou professores) faz falta (um professor que motive é claro).

Quantas pessoas não tiveram o seu potencial tolhido por ter tido o azar de topar com algum "professor" incapaz de ensinar direito e motivar os alunos. Já passei por professores tremendamente exigentes, mas que ensinavam de uma forma tão estimulante, que a matéria dificílima deles acabou parecendo fácil. E passei por professores ruins que acabaram fazendo um assunto fácil parecer difícil. Acho que este é o problema do nosso ensino de matemática, a maioria dos professores acaba mesmo é assustando os alunos, e criando pessoas incapazes de lidar com a matemática (a mais bela das ciências) por toda a vida. Para a minha sorte, em momentos de dificuldades com o estudo tive um pai que gostava de matemática e que não me deixou sair do rumo. Infelizmente não consegui passar este gosto para os meus filhos, nunca vou me perdoar por isso, mesmo que talvez isto não seja mesmo a aptidão deles, se é que isto existe ???

• Curtir 3
  • Membro VIP
Postado
20 minutos atrás, aphawk disse:

Talvez por acompanhar muitas revistas nacionais e importadas eu tenha aprendido aos poucos conforme as novidades apareciam, mas hoje concordo que tem tanta coisa a ser aprendida que deva ser  necessário seguir algum script para facilitar.

O conhecimento hoje é amplo demais, e segmentado. Veja que os doutores se tornam autodidatas, mas até lá carecem de muita orientação e base.

20 minutos atrás, aphawk disse:

Quanto a criar um Wiki, acho que não seria uma atitude justa com o CDH, que recebeu todos nós e nos dá ferramentas para podermos ensinar e manter os ensinamentos ao longo dos anos.

OK.

Mas se for um wiki.clubedohardware.com.br/eletronica, sob o comando do @Gabriel Torres?

adicionado 9 minutos depois
13 minutos atrás, Intrudera6 disse:

Poucos, muito poucos são capazes de aprender (só os verdadeiros gênios) sem precisar de professor

Na verdade eles não existem. É uma falsa impressão gerada por marketing [pessoal]. Eu estou me referindo a aprender muita coisa, em diversas áreas, incluindo as humanas e biológicas, sem antolhos.

13 minutos atrás, Intrudera6 disse:

[...] mesmo que talvez isto não seja mesmo a aptidão deles, se é que isto existe ???

Claro que existe. Uma pessoa pode se esforçar muito e se tornar conhecedor razoável de algo com que tenha menor afinidade. Mas ela vai "desperdiçar" energia e tempo.

• Curtir 1
Postado
27 minutos atrás, aphawk disse:

Caramba voce leu mesmo ele kkkkkk !

Aquele tópico está lá no meu .Doc e com link de referencia para o seu tópico.

Você até simulou uma fonte que eu montei, uma negativa, projeto do Faller.

Você sabe que eu não domino a eletrônica analógica ainda, mas na época eu não tinha ideia daquele fenômeno, eu achava que quanto maior o capacitor, melhor seria, a única coisa que restringiria seria o tamanho físico dos capacitores.

A @Isadora Ferraz também tem muito conhecimento acumulado, mas precisamos fazer um curso intensivo na linguagem que ela usa....kkkkk

@Intrudera6 eu concordo com quase tudo aí o que você disse, menos sobre matemática...kkkk

Matemática é osso duro de roer.

• Curtir 2
Postado

Um Leonardo Da Vince, um Galileo, Einsten, Nicolas Tesla, Stephen Hawking, Newton, e muitos outros, eles foram realmente gênios. Pessoas muito além do seu tempo.

adicionado 4 minutos depois
1 minuto atrás, cesardelta1 disse:

@Intrudera6 eu concordo com quase tudo aí o que você disse, menos sobre matemática...kkkk

Matemática é osso duro de roer.

Matemática não é difícil, a gente que tem professor ruim e/ou estuda pouco. Se o professor ajudar e estudarmos bastante ela fica fácil, bem fácil. Mas até hoje eu não consigo entender como aquele ***** do Newton criou o cálculo diferencial e integral, como ele conseguiu deduzir as integrais? Isto eu não consigo entender até hoje (e ele fez isto no século 17).

Postado

@Intrudera6 ,

Posso te dizer uma coisa para você pensar :

Enquanto você tiver tesão por alguma coisa, você pode conseguir aprender !

Ninguém aqui no Fórum tem conhecimento forte sobre todas as áreas de Eletrônica, pois é impossível hoje em dia.

Eu acho que existem tops em várias áreas, mas ninguém é top em mais de uma !

Por exemplo : na parte de Eletrônica de potência, acho que ninguém tem conhecimento melhor do que o Albert; na parte de analógica, em termos de fontes ninguém supera o Faller; em Áudio ninguém supera o Robert; em teoria e explicação ninguém supera o Mor, e nos microprocessadores temos experts conforme a família e a linguagem. Repare que citei dois técnicos e dois engenheiros !

Se você focar na parte que realmente te agrade, acho que fica fácil você aprender !

Quanto ao que você falou sobre matemática.... infelizmente creio que é uma batalha perdida querer que as crianças peguem gosto pela coisa, em um mundo de Whatsapp, Facebook e Playstations.....

Meu avô sempre falava que "quem nasce para vintém nunca chega a conto-de-réis", tipo que cada um tem uma determinada vocação natural, e fazer aprender algo fora dessa vocação é muito difícil. Acho que ele tinha razão sobre isso !

Paulo

• Curtir 2
  • Membro VIP
Postado
14 minutos atrás, Intrudera6 disse:

Um Leonardo Da Vince, um Galileo, Einsten, Nicolas Tesla, Stephen Hawking, Newton, e muitos outros, eles foram realmente gênios. Pessoas muito além do seu tempo.

Mas eu duvido que o tenham sido "sozinhos". Sem o assunto se tornar religião, é como a Igreja Católica diz em outras palavras e contextos: "os grandes se apoiaram nos ombros de gigantes".

8 minutos atrás, aphawk disse:

Repare que citei dois técnicos e dois engenheiros !

Ou seja, eles "não foram sempre" autodidatas, se hoje o são. A vida é curta demais. Precisamos de empurrões. E no aprendizado não há quem saiba empurrar melhor do que a academia.

8 minutos atrás, aphawk disse:

[...] fazer aprender algo fora dessa vocação é muito difícil.

É violência das piores. Alguns tradicionalismos já fizeram muito disso.

• Curtir 2
Postado

@alexandre.mbm ,

Eu quis dizer que não precisa ser engenheiro para conheçer muito sobre um assunto, embora muita gente acha que tenha de ser assim ! Conheçí alguns técnicos que eu tirava o chapéu para eles, e com isso percebí que a prática ajuda muito no conhecimento.

@Gabriel Torres ,

Legal você acompanhar as nossas elocubrações mentais, meu amigo !

Se tiver alguma dica, alguma sugestão, por favor diga para a gente também, ok ?

Paulo

• Curtir 2
Postado
17 minutos atrás, alexandre.mbm disse:

Mas eu duvido que o tenham sido "sozinhos". Sem o assunto se tornar religião, é como a Igreja Católica diz em outras palavras e contextos: "os grandes se apoiaram nos ombros de gigantes".

Sim, mas eles não deixam de serem gênios, foram sementes grandiosas que caíram em terreno fértil.

As vezes eu tenho vontade de voltar a universidade e fazer física, desde o início reaprendendo cálculo, tirando a ferrugem da física e etc.. E com os recursos e a disponibilidade financeira que eu tenho hoje, iria ser bastante divertido (estudante sem dinheiro sofre). Para fazer isto antes de me aposentar está meio difícil (falta de tempo), mas está na minha lista de coisas que eu quero muito fazer para ocupar a mente quando finalmente deixarem que eu me aposentar (para evitar de atrofiar o cérebro).

Acho que o estudo é o verdadeiro exercício da mente, quanto mais se estuda, mais melhora a inteligência (agilidade mental, o que é a mesma coisa), porque seria diferente do treinamento no esporte ??? O meu trabalho atualmente e a idade passando do meio século (há alguns anos) me faz atrofiar a mente (é perceptível para mim), se não fosse estas minhas distrações (hobby) regrediria muito (e tenho pavor de gente *****, não quero me tornar um).

• Curtir 2
Postado
54 minutos atrás, alexandre.mbm disse:

Na verdade eles não existem. É uma falsa impressão gerada por marketing [pessoal]. Eu estou me referindo a aprender muita coisa, em diversas áreas, incluindo as humanas e biológicas, sem antolhos.

Albert Einstein era um péssimo aluno na escola. Trabalhando no escritório de patentes durante anos  ele aprendeu sobre os princípios de funcionamento, sobre a Física e sobre a Matemática. Ele foi um autodidata nesses campos, e revolucionou o mundo. E nunca se jugou um gênio, nem fazia marketing pessoal.

Agora, uma pessoa hoje dominar conhecimento em quase todas as áreas realmente não existe mesmo.

40 minutos atrás, Intrudera6 disse:

Matemática não é difícil, a gente que tem professor ruim e/ou estuda pouco. Se o professor ajudar e estudarmos bastante ela fica fácil, bem fácil. Mas até hoje eu não consigo entender como aquele ***** do Newton criou o cálculo diferencial e integral, como ele conseguiu deduzir as integrais? Isto eu não consigo entender até hoje (e ele fez isto no século 17).

Newton andou junto com Leibniz nesse assunto.... ambos inventaram o cálculo diferencial por que estavam interessados em calcular a Taxa de Variação em qualquer momento, espeçíficamente envolvendo posição e velocidade.

Isso envolve a noção de limites, e claro que a derivada vem exatamente daí ....

A partir disso, eles imaginaram que se soubessem a taxa de variação em um determinado instante, poderiam chegar ã equação original que mostrasse a posição em qualquer momento ( a Integral ). Mas realmente não consigo entender como chegaram nos métodos....

Realmente dois gênios, que para mim só ficam atrás de Einstein.

adicionado 6 minutos depois
15 minutos atrás, Intrudera6 disse:

a idade passando do meio século (há alguns anos) me faz atrofiar a mente (é perceptível para mim), se não fosse estas minhas distrações (hobby) regrediria muito (e tenho pavor de gente *****, não quero me tornar um).

Kkkkkkk bem vindo ao clube, meu amigo ! Eu também tenho pavor disso !

O que faço aqui no CDH tem esse objetivo : manter a mente funcionando, eu faço simulações no Proteus, escrevo programinhas, procuro respostas, tudo para que eu não acabe virando um velho boçal, burro, igual a tantos que vejo por aí !

Paulo

• Curtir 4
  • Membro VIP
Postado
21 minutos atrás, aphawk disse:

E nunca se jugou um gênio, nem fazia marketing pessoal.

O marketing pessoal não precisa ser intencional. É algo que todos nós fazemos naturalmente, de formas diferentes.

Tudo bem considerá-lo um "gênio". Ai daquele que não o fizer! Será muito mal interpretado.

Mas olhe que das maiores descobertas ou invenções surgem os piores usos. Com certeza todos esses "gênios" foram deficientes em não prever isso. Eles estavam muito especializados e não enxergaram.

Cogita-se que Turing suicidou-se. Já era tarde... a ***** estava feita!

Pascal considerou a máquina que criara um canal de desgraça. A única coisa que pôde fazer foi se tornar um recluso e ridicularizar-se. Ou seja, ele não foi gênio para evitar sua infelicidade. Nenhum de nós é. Mas podemos buscar manter olhares no horizonte.

• Curtir 1
Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...