Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Tenho uma dúvida muito simples...

Se eu tiver uma tensão de entrada em 12VCC e passar ela em um regulador de tensão de 9VCC (LM7809) ele, o regulador, vai queimar ou vai atuar como uma "resistência"?

Postado

A grosso modo vai atuar como uma resistência segurando 3V e deixando passar somente 9V. 

Porque pergunta se vai queimar? 

Eles são feitos exatamente pra isso. 

• Membro VIP
Postado

Um 7809 pode lidar com até 1 Ampere, continuamente. Como são 3 volts de diferença ele, se puxar essa corrente, terá de dissipar 1A x 3V = 3 Watts. Conseguirá se e somente se colocares ele em um bom e eficaz dissipador..

Postado

ainda tem o consumo do regulador, ele não é mais parecido com um led (sem luz é claro) causando uma queda de tensão da fonte para o circuito?* Tipo se o controle é 9v o regulador vai pegar uns 11v ou mais para atingir essa meta.

Nem todo esses volts a mais serão desperdiçados com calor.

Postado

Observe que a tensão mínima entre a entrada e a saída, que estes reguladores ainda mantém a regulação na saída, é cerca de 2,5v.

Assim, um regulador 7809 precisa ter um mínimo de 9 + 2,5 = 11,5V. Verifique no manual.

Observar, que na maioria dos casos, a tensão de entrada nestes reguladores é proveniente de um retificador e um eletrolítico. Então, com um multímetro, você estaria medindo a tensão média, mas a tensão mínima vai depender, principalmente, da qualidade do trafo, do valor do eletrolítico e da corrente de consumo para a carga. Em outras palavras, verifique se o valor mínimo não cai abaixo do valor mínimo de entrada do 7809. Caso afirmativo, vai perder a regulagem.

MOR_AL

• Membro VIP
Postado
21 minutos atrás, Bommu Perneta disse:

ainda tem o consumo do regulador, ele não é mais parecido com um led (sem luz é claro) causando uma queda de tensão da fonte para o circuito?* Tipo se o controle é 9v o regulador vai pegar uns 11v ou mais para atingir essa meta.

Nem todo esses volts a mais serão desperdiçados com calor.

Se por ele passar 1A e a diferença de tensão, entre o pino de entrada e de saída, for de 3 Volts, não tem alternativa não, nem atenuante de espécie alguma, a dissipação será de 3 Watts. Isso porque aquela corrente de 1A entra pelo pino de entrada e sai pelo pino de saída.para cima da carga..

A corrente de polarização do CI, que sai pelo pino de ajuste, é da ordem de 0,005 Amperes somente, segundo o datasheet..

Postado

Pd= ((Vin-Vout)*iL)+ (Vin*ig)

tirando de outro datasheet de Lm117 qualquer por ai para cálculo de potencia dissipada AQUI

Pag 28.

Pd=Potencia dissipada

iL= corrente que vai para a carga.

Vin=tensão que entra

Vout=tensão que sai

ig= corrente que vai para o GND a partir do regulador e não da carga

.

Essa conta (Vin-Vout)*i= P... é até generoso, pode consumir mais.

Aprendi aqui, valeu ^^ não vou esquecer X)

• Membro VIP
Postado
13 minutos atrás, Bommu Perneta disse:

Essa conta (Vin-Vout)*i= P... é até generoso, pode consumir mais.

Mas nunca sem dissipador.. É só isso que quis lembrar para que não esqueçam..

Postado

Eu já explodi um regulador que um colega colocou sem dissipador no protoboard! Tarde ! mas foi bonito huauhauha ^^

Valeu²

Postado
2 horas atrás, Bommu Perneta disse:

Eu já explodi um regulador que um colega colocou sem dissipador no protoboard! Tarde ! mas foi bonito huauhauha ^^

Valeu²

Cara, você é sádico!!! (rindo sem parar)

Postado
5 horas atrás, Mestre88 disse:

A grosso modo vai atuar como uma resistência segurando 3V e deixando passar somente 9V. 

Porque pergunta se vai queimar? 

Eles são feitos exatamente pra isso. 

Kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

Eu não tinha muita noção do que exatamente o regulador ia fazer, se ia atuar como algo próximo a um capacitor ou se ele funcionaria algo como um resistor :v mas agora já está esclarecido

4 horas atrás, faller disse:

Um 7809 pode lidar com até 1 Ampere, continuamente. Como são 3 volts de diferença ele, se puxar essa corrente, terá de dissipar 1A x 3V = 3 Watts. Conseguirá se e somente se colocares ele em um bom e eficaz dissipador..

Seria mais interessante eu colocar um resistor então...

R = (12-9)/1 = 3 ohms

P = (12-9) * 1 = 3 watts

Um resistor de 3ohms de 5watts, deve ser mais que o suficiente pra resolver o problema do dissipador meio grande...

E um fusível de segurança antes do resistor @w@...

2 horas atrás, Bommu Perneta disse:

Valeu²

Vou fazer essa da explosão pra brincar :3

Postado
12 horas atrás, Carlos Zanon disse:

...

Seria mais interessante eu colocar um resistor então...

R = (12-9)/1 = 3 ohms

P = (12-9) * 1 = 3 watts

Um resistor de 3ohms de 5watts, deve ser mais que o suficiente pra resolver o problema do dissipador meio grande...

É!

Mas a única diferença (e crucial), é que o regulador vai agir como um resistor VARIÁVEL, para manter os 9V na saída.

Imagine que você colocou um resistor de 3 ohms, mas que sua carga está solicitando apenas 0,1A. Se você tem 12V na entrada do resistor, na saída terá 12V - 3 ohms * 0,1A = 11,7V

Considerando que sua tensão dos 12V não é regulada. A sua resistência vai alterar ainda mais a tensão de saída (na carga). Já o regulador também vai compensar esta variação e deixar tudo com 9V REGULADOS.

MOR_AL

• Curtir 1
Postado
1 hora atrás, MOR disse:

É!

Mas a única diferença (e crucial), é que o regulador vai agir como um resistor VARIÁVEL, para manter os 9V na saída.

Imagine que você colocou um resistor de 3 ohms, mas que sua carga está solicitando apenas 0,1A. Se você tem 12V na entrada do resistor, na saída terá 12V - 3 ohms * 0,1A = 11,7V

Considerando que sua tensão dos 12V não é regulada. A sua resistência vai alterar ainda mais a tensão de saída (na carga). Já o regulador também vai compensar esta variação e deixar tudo com 9V REGULADOS.

MOR_AL

Uhum, isso eu tenho noção, só fiz o calculo junto a condição do @faller

Preciso saber a corrente apropriada para dimensionar este resistor... tanto o valor dele quanto a potência, visto que estes são diretamente proporcionais e em função da corrente.

R = U / i

P = U . i

Se eu for usar 0.1A, então:

R = ( 12-3 ) / 0.1 = 90 ohms

P = (12-3) * 0.1 = 0.9 watts

Seria um resistor de 100ohms com 3watts de potencia :P

Postado

Não é bem um consumo, pois você coloca 12V na entrada e tem sempre 9 na saída sem se importar com a carga. O problema é se alimentar com 11 ou 10V aí não vai ter 9V estabilizado na saída. 

O resistor vai ferver mais que o regulador com o dissipador. E não dá pra por dissipador nele. 

Esquece isso [2] 

• Curtir 1
Postado
30 minutos atrás, Mestre88 disse:

Não é bem um consumo, pois você coloca 12V na entrada e tem sempre 9 na saída sem se importar com a carga. O problema é se alimentar com 11 ou 10V aí não vai ter 9V estabilizado na saída. 

O resistor vai ferver mais que o regulador com o dissipador. E não dá pra por dissipador nele. 

Esquece isso [2] 

:thumbsup:

Acho que entendi...

Se eu garantir 9V direto no regulador ele vai dar como saída..
9-2.5 = ~6.5V...
Dai não me vale a pena usar o resistor. Preciso dos 9V.

Pra eu garantir os 9V, devo alimentar com ele com pelo menos 9+2.5 = ~11.5V, nisso eu tenho 3V dissipados, caso minha fonte seja estável e forneça exatamente o valor dos 12V... ele vai usar 2.5V pra alimentação e jogar fora os 0.5V

Dai como a redução de tensão ocorre no regulador... dai seria:

P = U . i, no caso:
P = (12-9) . i
P = 3.i

E fico em função da corrente pra saber o valor de potência dissipada, certo?

Não irei usar o resistor e já entendi o motivo ^~^

Se, a grosso modo, ele já atua como um resistor de corrente variável eu não preciso ficar mexendo nisso. Só deixar ele fazer o serviço. Obrigado gente :v

• Curtir 1
Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!