Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Fala, galera. Apesar de ter criado minha conta no Clube do Hardware recentemente, conheço e acompanho o site a anos, coisa de 10 anos, por aí. Sou técnico em informática desde os 14 anos, hoje tenho 26. Trabalhei em lojas, peguei várias épocas e hoje tenho um computador que podemos dizer "de respeito". Porém, encontrei um problema nele e de tanto rachar a cabeça, resolvi apelar para vocês.

Antes de continuar, gostaria de ressaltar que, por favor, quem estiver realmente interessado em decifrar esse enigma, ler com atenção até o final e ver bem os testes realizados para não sugerir o que já foi feito. Bem vamos ao enigma:

Decidi trocar meu computador em um novo em Junho/2014. Peguei um i5 4570k, 8gb ddr3 1800mhz, geforce gtx 750 1gb DDR5, SSD, placa-mãe ASROCK h87m-itx (sim, meu gabinete é itx) e uma fonte "Corsair 500m". Passei com ele 2 anos e, com o tempo, algumas quedas de energia aconteceram (usava ele no filtro de linha apenas, não me venham falar de estabilziador. Logo em seguida comprei um nobreak dimensionado para minha fonte). Com essas quedas, apenas na hora de ligar meu computador, eu apertava o botão e ascendia todos os leds mas nao dava imagem. Tinha que tirar o cabo de alimentação, ligar novamente, para ligar o computador corretamente. Feito isso, ele ligava e não apresentava nenhum problema. OBS: Limpei as memórias, processador, etc. Com o passar do tempo, esse problema foi se agravando, toda vez que ia ligar era uma luta, até fazer o bendito dar imagem e funcionar normalmente. Até que chegou um dia e o computador parou de vez, ascendia tudo, mas não dava imagem.

Nisso eu abri ele e testei placa de vídeo, fonte, memória, placa-mãe, etc. E nada desse ***** ligar. CURIOSAMENTE eu liguei uma outra fonte paralela, essas microtek apenas para teste. O resultado? FUNCIONOU! Peguei minha corsair e testei em outro computador. O resultado? FUNCIONOU!

Feito isso eu estava quase convencido que o problema era minha placa-mãe, devia ter algum tipo de curto, sei lá.

Acabei trocando meu kit e adquiri uma Asus Maximus Viii Impact, 8gb de ram ddr4 2400mhz, i5 6600k. Utilizei a mesma placa de video e a mesma fonte. Minha vida voltou a normalidade. Curti meu computador novo por quase 1 mês. Foi quando desliguei ele para dormir e, no outro dia, fui ligar e PUM! O fantasma voltou!!!! Mesmo problema, leds acesos, sem imagem, retirei a placa de video, mesma coisa, memorias, etc, NADA. Me convenci que o problema era a fonte. Nervoso com a Corsair, adquiri uma EVGA de 600w. Aguardei ansiosamente a chegada da mesma eis que o correios bate em minha porta. Fui correndo instalar a nova fonte. Quando fui ligar...... mesmo problema!!!! Levei o computador na loja que eu trabalhava, sentei na bancada e comecei. Todos os outros computadores ali presente recebeu essas duas fontes. TODOS funcionaram. Apenas o meu que não. Foi quando peguei uma fonte Satellite de 600w e por diabos essa ***** ligou novamente. Sem problemas NENHUM. Retirei processador, memória, placa de video e liguei a MB no cru com a fonte corsair /EVGA. e nada. Minha placa-mãe tem um visor atrás que aparece uns códigos. Quando ligo com fonte corsair/evga, etc, ele aparece um código de erro que me esqueci agora, mas pesquisando na asus, eu vi que esse cód nao tinha um significado exato, e que provavelmente a placa precisaria ser trocada.

vale ressaltar que estou usando nobreak desde o outro pc. Eu acabei deixando essa fonte satellite no meu pc e já tem 11 meses que estou usando ele sem, se quer, uma misera falha.

Única coisa que cheguei a conclusão é que essas fontes "boas" estão causando uma espécie de alergia em meu computador. Pois como falei, tudo está correto com essa fonte.

Alguém tem alguma opinião quanto a isso? A energia de casa está zuada a ponto de danificar a placa-mãe? Minha placa-mãe está de fato em curto e só essas fontes conseguem identificar? mas ela funciona normal. O estranho que aconteceu em 2 placas distintas. Alguém já passou por isso??

Postado

@Daniel Fuzetto Ferreira

Acho que essas fontes ditas de qualidade são mais exigentes para operarem. Qualquer variação pequena no equilíbrio do consumo do hardware elas deixam de funcionar. Isso que acontece com você vem aparecendo aqui no fórum vez por outra.

O Gabriel Torres aqui do CdH afirma em seus testes de fontes que a tolerância na tensão de algumas linhas é de 5% para mais ou para menos estabelecido por ele como sendo qualidade mas eu já vi PCs funcionarem normalmente com variação de até 10% pelo multímetro.

• Coordenador
Postado

@Daniel Fuzetto Ferreira Qual é o modelo exato do nobreak? 

Pode estar subdimensionado ou, pior ainda, pode ser um shortbreak com estabilizador interno e onda retangular. Você sabe que estabilizadores são danosos, mas shortbreaks também são e provocam o mesmo efeito.

Tire ele e veja se o problema desaparece.

3 horas atrás, Henrique - RJ disse:

Acho que essas fontes ditas de qualidade são mais exigentes para operarem. Qualquer variação pequena no equilíbrio do consumo do hardware elas deixam de funcionar. Isso que acontece com você vem aparecendo aqui no fórum vez por outra.

Não são ditas de qualidade, são realmente de qualidade. E poderia explicar melhor essa relação?

3 horas atrás, Henrique - RJ disse:

O Gabriel Torres aqui do CdH afirma em seus testes de fontes que a tolerância na tensão de algumas linhas é de 5% para mais ou para menos estabelecido por ele como sendo qualidade mas eu já vi PCs funcionarem normalmente com variação de até 10% pelo multímetro.

Funcionar pode até ser, mas isso é péssimo, terrível para o computador. E essa tolerância não é estabelecida pelo Gabriel Torres, mas sim inerente ao padrão ATX. Fontes que não cumprem com essas especificacões estão fora do padrão e não deveriam ser usadas em computadores.

Postado

@Foxwalt Agradeço a resposta. Pode ser que você tenha razão, mas o estranho foi que o problema começou antes dele.

Trata-se de um APC  BACK-UPS 1200 VA. A fonte na qual utilizo agora é uma satellite 600w PFC ativo Full Range.

OBS: Mesmo sem o nobreak ele fazia isso...

@Henrique - RJ Seu conceito estou começando a acreditar que tem fundamento.

Obrigado pela resposta galera. Dos casos parecidos que aparecem de vez em quando no forum, lembram de alguma solução? Eu pesquisei e não achei nada parecido com o meu. A maioria limparam a memória e funcionou.

Postado

Hmmmmmm bacana!!!! Precisava saber mais sobre isso.Tipo, a placa-mãe exige demais para aquela fonte? Eu uso watercooler também, um H60. Mas eu tentei sem nada também e dava o mesmo erro. Por isso achei que fosse algum curto. Vou aguardar esses experts em fontes pra ver se consigo extrair algo.

• Coordenador
Postado
Em 17/05/2017 às 17:29, Daniel Fuzetto Ferreira disse:

@Henrique - RJTrata-se de um APC  BACK-UPS 1200 VA.

É exatamente o tipo de equipamento que descrevi. Você está usando estabilizador e nem percebeu. Como você já conhece os males do estabilizador, sabe o que fazer.

A fonte na qual utilizo agora é uma satellite 600w PFC ativo Full Range.

Poderia mandar uma foto da etiqueta, por favor?

Seu conceito estou começando a acreditar que tem fundamento.

Em 17/05/2017 às 18:27, Henrique - RJ disse:

Não lembro bem quem foi que comentou ( acho que foi o @faller ) aqui no fórum que ou a linha, power good, ou a, power on, é que são usadas pela fonte para ligar ou não dependendo do valor de tensão que elas apresentam.

Eu mesmo já tive um caso assim. Neste tópico está a explicação do Power_Good:

Percebe-se, portanto, que não se trata disto:

Em 17/05/2017 às 03:37, Henrique - RJ disse:

Qualquer variação pequena no equilíbrio do consumo do hardware elas deixam de funcionar.

Considerando que você trocou as fontes e chegou a trocar placa-mãe e teve o mesmo resultado, meio difícil esse ser o problema. Você tem duas placas modernas e duas fontes de qualidade diferentes apresentando problemas. Isso não parece ser o mesmo caso citado acima. Estranho.

Em 17/05/2017 às 00:07, Daniel Fuzetto Ferreira disse:

Quando ligo com fonte corsair/evga, etc, ele aparece um código de erro que me esqueci agora...

Poderia informar qual é o código? Isso é muito importante.

Já foi na BIOS e desligou o anti-surge da Asus, que é um recurso completamente bugado e que pode provocar problemas como o seu?

Tentou atualizar a BIOS?

Em 17/05/2017 às 20:43, Daniel Fuzetto Ferreira disse:

Tipo, a placa-mãe exige demais para aquela fonte? Eu uso watercooler também, um H60.

Não. As fontes de qualidade citadas suportam com folga.

Em 17/05/2017 às 21:45, Henrique - RJ disse:

É como se a fonte só entregasse as correntes se tudo estivesse dentro do que o seu fabricante considera como normal.

O fabricante da fonte não, e sim o padrão ATX. É o que é considerado normal para um computador. Está fora da faixa, não deve ser usado.

Certamente que a leitura também não é à prova de erros. Contudo, isso acontece geralmente é em placas antigas e/ou defeituosas.

• 2 semanas depois...
  • Coordenador
Postado
6 horas atrás, Daniel Fuzetto Ferreira disse:

@Foxwalt Brother, não se trata de um estabilizador, e sim de um nobreak.

Não se trata de um nobreak, e sim de um shortbreak. É um "nobreak" com onda retangular e estabilizador interno integrado. Portanto, você está usando estabilizador, já que esse "nobreak" tem.

Postado
19 minutos atrás, Daniel Fuzetto Ferreira disse:

Entendi, mas mesmo assim ele está dimensionado para a fonte, não está? Ou mesmo assim tem problema??

Ele inclui um estabilizador interno.. Isso, em si, já é um problema, como demonstrado AQUI..

Outra coisa é que VA é diferente de Watts.. A capacidade máxima, em Watts de um No-Break, depende do fator de potência dele.. No manual, na etiqueta dele ou no site da fabricante, deve ter essa informação.. Se o fator de potência dele for 0.5 (fator de potência sempre será uma valor entre 0 e 1), ele está um pouco sub-dimensionado, na verdade...

• Curtir 1
Postado

@Foxwalt @RS Faria

Mas mesmo assim, como eu disse, esse problema começou muito antes de eu adquirir o nobreak e, mesmo sem ele, o problema continuava quando fiz os testes que a máquina parou de vez. Quanto ao dimensionamento, o desse da exatamente 600W. Atendendo assim o pico máximo da minha fonte que, hoje com uma GTX1060 não chega nem em 500W de consumo (tenho acompanhado o software de monitoramento do próprio nobreak).

• Coordenador
Postado

@Daniel Fuzetto Ferreira Você fez o teste de desabilitar o anti-surge? É bem conhecido que esse sistema da Asus é problemático.

Independentemente do problema ocorrer com ou sem o shortbreak (não é bem um nobreak, como explicado anteriormente), a presença dele e seu estabilizador interno é um problema. Os mesmos males que um estabilizador provoca esse aparelho vai provocar.

Você está ciente do fato, nós alertamos. A decisão sobre continuar usando ou não deve partir de você. Temos uma boa quantidade de material no Fórum sobre isso.

• 2 semanas depois...
Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...