Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Windows 10 tem um pequeno problema ( talvez um bug, talvez incompatibilidade)  na qual faz que o S.O utilize 100% do HD sem ao menos executar alguma tarefa. Muitas vezes esse uso torna o sistema utilizável, e foi justamente por isso que abandonei o win10 a um tempo atrás e voltei para 7.

Com tempo, voltei para sistema, pois os clientes estavam solicitando a instalação em suas maquinas, mas claro tive que tirar umas horas para analisar e descobrir finalmente como resolver esse problema.

Resumidamente o uso 100% do disco no windows 10 não tem nada ver com Cortana, Windos Defender ou Windows Seach. Esse problema está em 2 funções que está habilitadas automaticamente : XBOX DVR automático, Desfragmentação automática , esses são os problemas. 

Desabilitando a desfragmentação agendada do HD:

Essa é bem rapida simples e já irá cortar o problema pela metadade. 

1 - Na janela "Meu Computador" aberta, vá em propriedades na Unidade C. 

2 - Abra Janela Ferramentas e depois clique em "otimizar".

3 - Na janela que abrir clique em "alterar configurações"4 - Desmarque a opção "executar seguindo um agendamento ( recomendado). Dê "Ok", feche as janelas abertos. 

Desabilitando opção XBOX DVR.

Se seu windows 10 não for o PRO e/ou não  tiver com as últimas atualizações. Siga esse tutorial. Agora se já estiver atualizado, é bem mais fácil.

1 - Abra o menu "configurações" ( Configurações e não painel de controle.  É representado por um engrenagem no menu iniciar). 

2 - Clique na Opção "Jogos"

3 - Desabilite todas as opções presentes dentro de sessão. 

01.PNG

02.PNG

03.PNG

04.PNG

05.PNG

06.PNG

• Obrigado 2
  • Amei 1
Postado

Cara..

Eu uso o windows 10 e nunca reparei esse uso no HD... inclusive o que reparei que usa muito o disco é o windows defender.

A  desfragmentação é agendada... ela não fica o tempo todo rodando, inclusive, em termo de performance a longo prazo é desaconselhável desabilitar

A dica do DVR é valida, mas na pratica eu já verifiquei e o uso de disco dele é muito baixo.. mas tambem recomendo desligar.

Eu tenho 2 monitores e normalmente deixo aberto o Gerenciador de tarefas quando jogo, e nunca reparei , durando jogos, com o d DVR ligado, o uso disco superior a 2% (com exceção de loadings de fase).

O que eu sei que impacta no uso do disco

1)Sistemas com pouca a ram (menos de 8GB) costumam a ter um uso de disco muito alto, quando se tem muitos programas em background abertos.

2) o superfetch do windows..

3) o Windows Defender anti-malware e alguns outros antivírus.

4) os programas de proteção dos bancos, como o G-buster.. 

Esses são os maiores vilões no uso do disco.

Postado

@bngomes De fato ela só fica agendada e aparentemente não fica o tempo todo rodando a desfragmentação, PORÉM de todos os computadores que ando vendo esse 100% de uso, todos eles resolveram o uso do 100% desabilitando o agendamento da desfragmentação. O serviços em execução de agendamentos como o de atualização do windows e de desfragmentação não aparecem no gerenciador de tarefas. Podem ter casos que esse uso seja devido a outro fatores, mas como disse, nesse 4 meses, já peguei 11 computadores e todos eles foram resolvidos assim e outros notebooks que apresentavam extrema lentidão porém sem demostrar 100% de uso também melhorar e estabilizaram fazendo esse processo. Enfim. 

Sobre Windows Defender, ele anda funcionando mega melhor que todos os anti-vírus free. Alguns problemas podem ser causados por eles ( anti-vírus) justamente devido ao monitoramento que eles fazem nessas tarefas agendadas; eles ficam brigando com usuário para ativar tudo no automático. 

A dica está aí, quiser fazer é só fazer. É testando e vendo pra crer XD 

• Curtir 1
  • 6 meses depois...
  • 5 semanas depois...
Postado

Olá @LukeXP o Notebook da empresa onde trabalho estava com esse problema... Fiz todos os passos da sua dica e mesmo assim continuava usando os 100% de disco.

Aí pensei direito e fui ver se tinha algo específico sendo o problema, e era o Google Chrome, desinstalei e instalei novamente, agora está tudo certo, funcionando perfeitamente!

Talvez isso ajude alguém.

• 2 meses depois...
Postado

A dica de desativar a agenda do desfragmentador funcionou aqui na hora. Penso se seria melhor alterar o intervalo ou desativar de vez e fazer manualmente, com que frequência?

Postado
Em 12/03/2018 às 15:29, L3M35 disse:

A dica de desativar a agenda do desfragmentador funcionou aqui na hora. Penso se seria melhor alterar o intervalo ou desativar de vez e fazer manualmente, com que frequência?

Minha opinião é deixar ativado, principalmente se você tem momentos do dia que deixa o computador quieto. Mesmo se acontecer de disparar quando está em uso, ele nem dispara, só se estiver ocioso mesmo. Se disparar e você entrar em uso, ele interrompe. Assim, de tiquinho em tiquinho, vai mantendo tudo juntinho.

Putz, que frase tosca! :tw_flushed:

• 2 semanas depois...
Postado

Na build 1709 se não me engano, tem uma opção de "desativar todos os programas em 2º plano" (fica na sessão privacidade.

Talvez possa resolver se o windows realmente impedir os programas de rodar em 2º plano.

• 2 semanas depois...
Postado

Funcionou para mim! Muito obrigada.

Apesar de estar configurado para desfragmentar semanalmente, após desativar o uso do disco caiu na mesma hora de 100% para 45%. Não faz muito sentido visto que está configurado para ocorrer semanalmente, mas funcionou. Pode ser algum bug que será corrigido com alguma atualização futura. De qualquer forma funcionou! 

Postado

Não estou ainda na era do Windows 10, mas como hd é tudo igual, não importa a que versão esteja instalado, então a pergunta é: "Uso ssd faz tempo, seria um retrocesso voltar a usar hd mecânico para o sistema operacional, só uso para salvar arquivos, mas no caso de quem tem o Windows 10 instalado em um ssd, essa situação acontece também?"

Caso ocorra todos sabem que é altamente recomendável não desfragmentar o ssd, ai qual seria a solução?

Postado

SSD por padrão o windows desativa o desfragmentador, mas é sempre bom analisar o nível da desfragmentação 1x por ano e caso necessário desfragmentar (onde trabalho, por padrão desativamos a desfragmentação nas 600 máquinas/servidores e somente em casos extremos paramos a máquina/servidor para desfragmentar, isso ocorre 1x a cada 2 anos).

Algumas explicações sobre desfragmentar SSD (texto + vídeo), vejam todo o conteúdo antes de fazerem algo.

https://www.baboo.com.br/hardware/o-curioso-caso-da-desfragmentacao-de-ssd-no-baboo/

• Curtir 1
Postado
Em 05/01/2018 às 15:50, Daniel Techio disse:

Olá @LukeXP o Notebook da empresa onde trabalho estava com esse problema... Fiz todos os passos da sua dica e mesmo assim continuava usando os 100% de disco.

Aí pensei direito e fui ver se tinha algo específico sendo o problema, e era o Google Chrome, desinstalei e instalei novamente, agora está tudo certo, funcionando perfeitamente!

Talvez isso ajude alguém.

Eu notei esse bug nas primeiras versões do windows 8. Era uma porcaria usar o chrome no w8. Tanto é que abandonei o windows 8 porque ele não funcionava direito com vários programas. Já no inicio do win10, foi a mesma coisa, mas aí eu já jogo a culpa no Google Chrome. Ele ficou meses travando não apenas no windows 10, mas em todos sistema.

• Obrigado 1
Postado
Em 22/04/2018 às 07:56, fcryo disse:

funcionou perfeito!!! foi a única solução, PARABÉNS!!!

Amigo, como tem várias sugestões, coloque aqui a que funcionou, se não perde o sentido de futura ajuda.

• 4 semanas depois...
Postado

Amigo ! Parabéns pelo tópico ! Quando ocorreu do disco passar a usar 100% na primeira vez eu cheguei a formatar o sistema, mas voltou a usar 100% novamente e já tinha até desistido. Aconteceu de descobrir seu tópico e resolvi o problema com os procedimentos que passou ! Obrigado. Sistema funcionando ok com uso de disco normal. Muito grato e novamente PARABÉNS !

Postado

Meu problema de uso do disco tem diminuído por deixar o computador ligado, a dias não desligo.

Esse problema tem me atrapalhado demais em jogos como FIFA 18 e Warcraft (principalmente no wow).

Desliguei o agendamento de desfragmentação, mas geralmente este problema ocorre comigo nas seguintes situações, abro um jogo e fecho depois de jogar e lá se vai o uso de disco pra 100%, depois disso não posso mais fazer muita coisa, se finalizar o procedo causador disso a coisa só piora, vai a cpu pra 70% e disco continua em 100%, se reiniciar o pc continua na mesma coisa. Única opção que me resta é esperar décadas para voltar o normal e não poderei desligar o pc, pois ao reiniciar ele volta o disco a 100% e demora um absurdo pra normalizar.

Tenho muitos jogos instalados e to sofrendo gente, no windows 8.1 seria uma maravilha, pois ele tem um desempenho inigualável e me acostumo com a estética dele, mas ele não se dá com meu FIFA 18, não fica em tela cheia por nada no mundo, só usando programas que forçam o fullscreen e acaba causado atrasos uma hora ou outra no jogo e uma frescura terrível, e não fico sem o fifa. No windows 7 eu perco desempenho na maioria dos jogos e meu controle do one S não funciona nele.

Acabo ficando mesmo no 10, os problemas que reclamava antes era de uso exagerado de rede, mas isso foi transferido pro disco, a rede normalizou e o disco está exagerado agora.

Espero que não ocorra de novo, vou fazer os passos ditos no primeiro post, Desabilitando a desfragmentação agendada do HD e Desabilitando opção XBOX DVR.

Obrigado.

Postado

Passando aqui para deixar algumas novas considerações a respeito do uso 100% do HD no Windows 10. 

1- HDs de 5400Rpm não rodam Windows 10. Tem que ser HD mais rápido, caso contrário sofrerá com uso abusivo do HD.

2 - Google Chrome literalmente ***** com sistema, assim como app otimizador. 

3 - KMS Pico causo alguns bug no Windows 10, e alguns desses bugs foram uso 100% do HD e memoria. Já havia percebido isso no começo do ano passado, porém como só havia visto em 2-3 casos, não levei em consideração, mas hj utilizando algumas versões mais novo do ativador, percebi esse efeito colateral do app pirata. 

Postado

Realmente é um problema muito chato, tenho uma ampla experiencia com computadores e atualmente comprei um notebook novo para trabalho, esse notebook não tem nenhum mês, aí um amigo me recomendou substituir o HD, devido ao problema do uso dos 100% pelo windows 10, realmente é um bug muito incomodo, e me preocupa muito que esse mesmo problema está presente desde  o windows 8,e portanto mesmo com um hardware mediano sofro com esse problema, valeu galera pelas dicas e vamo que vamo tentar resolver esse problema, caso tiver alguma melhora eu posto aqui no tópico.

• 2 semanas depois...
Postado

Boa noite Galera, seguinte vai em Painel de Controle\Sistema e Segurança\Sistema Depois em Configurações avançada de sistemas, ai vai na ultima Aba, REMOTO e desabilita o serviço Remoto, reiniciar o PC e Prontinho!1

Postado

Parece mágica, mas no meu note (Asus VivoBook X510UR) surtiu efeito quase que instantaneamente. O pior é que eu cheguei a resetar o Windows (recovery system), instalando tudo do zero e o bichinho voltou a usar 100% direto. 

Só depois que executar os passos teste tuto, que o uso de Disco caiu.

Valeu LukeXP. Tirou onda.

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!