Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Porta lógica com transistores


Posts recomendados

@Jaime Francisco da Silva A meu ver isso parece funcionar.

 

Eu montaria dessa forma:

xor.GIF.29062df3cbf6cf6db8557b0e51adf4cf.GIF

A impedância de saída é alta, o circuito tem corrente para excitar somente as entradas dos CMOS, TTL e micro controladores.

Com um segundo transistor na saída pode acionar um led ou relé. Da forma que está usando emissor comum a lógica fica invertida.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Mestre88 não consegui fazer funcionar passei a manhã testando, e nada, testei com varios vários transistores ( bc 548, bc 337 ,2n2222 )

Na base do primeiro transitor chega 0,7 mas a partir dai não funciona,  no segundo transistor tem só 0,20 na base e no coletor tem  5v...independente de entrada alta ou baixa, o relé so comuta quando tiro o fio que vai do coletor do primeiro transitor para base do segundo. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Jaime Francisco da Silva ,

 

Posso lhe garantir que o circuito postado pelo @Mestre88 funciona.

 

E tem apenas um transistor ! Daonde surgiu o seu segundo transistor ??????

 

Se você está acrescentando mais algum transistor, poste o esquema para vermos o que está aconteçendo.

 

Paulo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 13/06/2017 às 19:50, Jaime Francisco da Silva disse:

pois quero acionar um relé com 2 sinais diferentes

 

20 horas atrás, Jaime Francisco da Silva disse:

@Sérgio Lembo  seria pedir demais os valores dos componentes? 

 

Precisa ser mosfet , ou posso trocar pro transistores?  Se precisa ser mosfet qual?

O circuito que postei é uma saida totem pole com CMOS. A vantagem do CMOS sobre o transistor bipolar é de conseguir acionar grandes cargas com uma corrente de controle quase zero e aquecimento mínimo. Se for usar bipolar na saida, talvez seja necessário uma configuração darlington.

Para fazer a seleção dos componentes, preciso de algumas informações:

- Tensão de trabalho

- Quanto de capacidade de corrente deseja na saida quando o nivel for zero.

- Quanto de capacidade de corrente deseja na saida quando o nivel for um.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Como você parece ter bastante transistor bipolar, fiz a lógica com eles e coloquei mosfet apenas na saída. Do jeito que o circuito está, vai funcionar com alimentação de 5 a 20V (tensão máxima da alimentação V1 limitada pela tensão máxima dos transistores bipolares que você em aí e pelo Vgs de Q4) e a saída suporta até 200V x 9A, mas também pode usar um mosfet de menor tensão e corrente. Nesse anuncio o IRF630 é vendido 10 peças por R$ 9,00. http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-729195070-transistor-fet-irf630-irf-630-original-canal-n-kit-10-pecas-_JM

Não se esqueça do diodo antiparalelo com a bobina do relé.

 

desenho 3.png

adicionado 37 minutos depois

Os bipolares podem ser os BCs que você tem aí.

adicionado 47 minutos depois

Se desejar, Q4 pode ser substituído por um transistor darlington. Nesse caso, vai ter que adicionar um resistor de 1k em série com a base.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É difícil responder sem estar aí, mas vamos explorar as possibilidades:

- A ligação existente entre os coletores de Q2 e Q3 não encosta no emissor de Q1.

- informe a tensão no coletor de Q3 e a tensão de alimentação utilizada.

- é possível que tenha havido um erro na ligação dos terminais de Q4. Retire Q4 do circuito e informe se Q3 continua aquecendo e a tensão no coletor de Q3.

No aguardo

Sérgio

adicionado 18 minutos depois

Tem mais uma coisa: nivel zero na entrada é zero mesmo, não é entrada flutuante.

adicionado 21 minutos depois

Tem essa versão mais simplificada do circuito, mas aqui a entrada nivel 1 tem que ser de pelo menos 6V com máximo de 20V

desenho 4.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Quando eu monto uma coisa e não funciona, eu começo a dividir em partes até achar o problema. 

Por exemplo, monte o circuito com os dois diodos de cima e veja se ele comporta como a porta OR. 

Depois monte o de baixo e veja se comporta como a porta NAND. 

Quando tiver certeza que ambos funcionam, junte tudo igual no esquema. 

Uma coisa que o @Sérgio Lembo disse que é importante é que o nível zero é levar a entrada ao negativo, deixar lá a toa não funciona. 

O circuito com o mosfet precisa de tensão mais alta pra funcionar, se fizer com 5V não dá certo. 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Mestre88  e @Sérgio Lembo  consegui fazer funcionar...eram 2 problemas

1 eu nao estava colocando o zero na entradas,  porém isso me passou pela cabeça , eu fiz e não deu certo pelo segundo problema. ..

2 meu resistor de 4.7k estava ruim e por isso não consegui fazer funcionar das primeiras vezes...

 

o que me leva outra duvida...na saida do 555 pra garantir o nível zero eu preciso usar resistor pull down, ou o 555 me garante nivel zero?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tirado do datasheet IRF630 da Vishay, pag 2 seção Static. Em negrito a tensão mínima e máxima do limite do Vgs

 

SPECIFICATIONS (TJ = 25 °C, unless otherwise noted) PARAMETER SYMBOL TEST CONDITIONS MIN. TYP. MAX. UNIT  Threshold Voltage VGS(th) VDS = VGS, ID = 250 μA 2.0 - 4.0 V Gate-Source Leakage IGSS VGS = ± 20 V - - ± 100 nA

adicionado 2 minutos depois

Por conta da queda dos diodos, se operar a partir dos 5,5V será mais tranquilo. Tensão ideal: 10V, máxima 20V.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!