Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Kit montagem Zalman para soquete AM4


Posts recomendados

  • Membro VIP

Pessoas,

 

Possuo um Zalman CNPS 9900 Max e não estou achando pra vender o kit de adaptação pra colocar esta belezinha numa placa-mãe AM4.

 

Não tem em lojas nacionais e não achei nem em loja gringa. Não achei uma página nacional da Zalman também pra perguntar, e tentei o suporte internacional, que ainda não me respondeu.

 

Vi outros tópicos falando pra entrar em contato com o fabricante, mas nenhum falava de Zalman, e achei kits para outros fabricantes na WAZ, mas tenho forte suspeita que não vai servir, confere?

 

Tem alguma outra coisa que eu possa fazer pra conseguir este kit, ou vai ser o caso de passar o cooler adiante pra quem tenha um sistema compatível com ele?

 

Obrigado!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Evandro eu escrevi várias vezes para a Zalman este ano e no ano passado e não recebi nenhuma resposta :P

 

Já tentou mandar mensagem pelo Facebook? Todas essas marcas respondem mais rápido pelo Facebook. 

 

Acho que não vai dar para usar kit de outro cooler porque é com backplate. Mesmo que você encontre um kit semelhante (acho difícil bater com o encaixe do dissipador), tem a pressão dos parafusos na montagem (perigoso, porque eles são dimensionados para o cooler específico).

 

Mas você pode tentar fazer uma gambiarra com a presilha para prender na moldura do soquete. Tipo presilha do TX3, dos Gammaxx, etc. Porque é uma presilha de pressão, tipo mola. Só seria perigoso se o miolo do 9900 MAX (por onde a presilha passa) for muito alto. Aí você faria uma pressão muito forte. 

 

Talvez tenha essas presilhas de moldura no ML.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

@Contiusa o facebook dos caras tá menos atualizado que o da prefeitura aqui da cidade, mas vou tentar. :D

 

O backplate aqui tem uma penca de possibilidades, mas acho que não vai dar, por poucos milímetros, a não ser que eu use o backplate do processador, mas aí ficam faltando as presilhas, que eu poderia fazer uma gambiarra com alguma peça de metal.

 

To vendo que vai ser mais fácil achar algum Magáiver de ferramental hehehe

O duro de gambiarra desse nível é que o cooler é uma jubarte, e o medo disso cair?

 

Ah, outra coisa, eu to aqui sem a chavinha dos parafusos.. é padrão Allen?

 

valeu!

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Evandro lembrei que o meu 9900 NT (modelo antigo) está instalado com presilha no meu FX-6300. A montagem é diferente da do MAX. Eu dei uma olhada na base do NT e do MAX e as duas tem o pino redondo (foto abaixo). O do NT eu sei que é para encaixar a presilha (que tem um furo no meio). Não sei se o do MAX tem dimensão diferente.

 

E a presilha é a foto abaixo. Se você pedir uma para a Zalman ou encontrar no Mercado Livre, mesmo que o pino do MAX seja maior em diâmetro, você pode tentar desbastar o furo da presilha em uma serralheria. O pino do MAX parece tem uma base mais alta, mas essas presilhas são de pressão e o soquete AMD não tem perigo de espremer os pinos. Provavelmente vai se adaptar normalmente. Se ficar muito apertado para prender, pode entortar um pouco.

 

Se a Zalman responder, pede essa presilha do NT que vai servir. Eu acho difícil eles terem feito kit adaptador para o MAX. Já é um cooler antigo e já deve ter saído de linha.

 

 

O 9900 NT é a foto de cima e o MAX é a foto de baixo.

 

9900.jpg

9900-2.jpg

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 meses depois...
  • 7 meses depois...

Parece que a Zalman estava em dificuldades depois que a Moneual faliu (Zalman é subsidiária). Ou eles vão fechar ou no momento eles devem estar no piloto automático. Eles tinham tentado voltar ao mercado com uma nova linha de gabinetes e fontes, mas acho que eles ficaram defasados. Pelo menos aqui no Brasil a Zalman tem uma participação mínima.

 

Pena, pois eles tinham produtos legais.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Boas novas! Mas não por parte da Zalman infelizmente....

 

Como moro em apto pequeno, eu costumo deixar caixas e acessórios das coisas que compro na casa da minha mãe. Eis que fui visitá-la ontem e aproveitei pra pegar as partes do Zalman. E  não é que o conector AMD dele encaixa na placa-mãe! Para ser mais claro, a Asus X470-f gaming veio com um par de suportes plásticos que tive de remover para colocar o cooler box Wrait. "achei estranho e melhor não comentar" como um dia disse Renato Russo.

Acontece que esse suporte aparentemente inútil era justamente o adaptador para coolers da AMD. Bastou recolocar os suportes, pegar o grampo da AMD do cooler e voilá! No momento estou testando um OC de 4.0 GHZ no Ryzen 7 2700 (não X) com temperatura máxima abaixo dos 62ºC.

Para quem ficou preso ao mesmo impasse, no mercado livre tem a venda já um adaptador igual ao que veio com minha placa-mãe. (não estou fazendo propaganda, é apenas um modelo de referencia)

https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-1002964422-suporte-base-cooler-am4-ryzen-amd-_JM#reco_item_pos=3&reco_backend=v2p-p2i-v2p-i2i-v2v-mp2v&reco_backend_type=function&reco_client=navigation_trend_homes&reco_id=19c8fdd8-9d3d-49ff-ae79-9618c3810849&c_id=/home/navigation-trends-recommendations/element&c_order=0

 

 

Abaixo fotos de como ficou meu pc com o cooler, obviamente desativei todas aquelas luzes "LGBT" que estão na moda atualmente

 

mbas-394_mbas_394_04_800x800.thumb.jpg.fd59f99f88747ca0a0a50258d1962c84.jpgIMG_9144.thumb.JPG.bc51cbbe63fcf1964971a240a7cc7258.JPG

IMG_9147.JPG

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 ano depois...
  • 10 meses depois...

Bom dia a todos do fórum, passei pelo mesmo problema de todos aqui. Tenho um cooler, modelo cnps 14x, da Zalman para sistema AM3/AM3+.

Entrei em contato com a empresa por e-mails e pelo Facebook. Me disseram que a empresa não tem interesse em criar tal produto. Pesquisando, encontrei algo em sites chineses que me deixaram meio na dúvida.

Então decidi partir para gambiarra caseira:

 

EU PRECISAVA DE UMA BASE QUE ENCAIXASSE NO COOLER E NA placa-mãe, ENTÃO:

 

1- Desenhei num papel a parte da presilha original que encaixa no meu cooler e na posição dos parafusos que vão para a placa, eu demarquei, com a base plástica da própria placa-mãe.

 

2- Passei as marcações para uma chapa da capa de uma fonte velha, cortei, furei, vi se encaixava e fui pra galera! 😍

Peça simples, fácil de fazer e funcional. 

É só medir direitinho a posição dos furos e, se precisar, dar uma dobradinha na chapa para a distância dos parafusos ficar em contato com a base da placa-mãe.

 

Obs.: No meu caso a gambiarra nem aparece depois que o sistema está montado mas, caso queira, basta dar uma mãozinha de tinta para deixar as peças  com uma aparência mais apresentável.

 

Eis as fotos:

20201103_142409.jpg

20201103_153806.jpg

20201103_153828.jpg

1604577672356-531671322.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!