Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Gente, eu estou fazendo sensor "simples" para nível agua com um 555 para disparar um LED quando o nível de agua for inferior a posição do SW1...

Eu fiz da seguinte maneira, está aceitável o tempo de disparo do LED, o nível de agua não é tão crítico...

Capturar.PNG.046c5d4a561ba98df904033c4e541c3d.PNG

No caso... este circuito é ativo quando SW1 está aberto, no caso, quando não houver agua... Gostaria de saber 2 coisinhas @w@

1. Se estou no caminho certo...

2. Para o SW1, vocês usariam o que de chave? Não gostaria de deixar o fio exposto na agua afim de conduzir corrente... a agua pode sujar e algo acabar por conectar os fios...

A Aplicação dele é um medidor de agua para uma bombinha d'água. Por enquanto, este não irá parar a bombinha, somente irá piscar um LED.

Postado

O que se costuma usar é um sensor de caixa d'água. 

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-865850702-sensor-nivel-com-boia-flutuadora-para-caixa-dagua-_JM

Tambem se pode usar um circuitinho simples de baixa tensão (uns 5V, por exemplo), de baixa corrente (limitado por resistores altos) com 2 pontas de fio descascadas no reservatório. Quando a caixa tá cheia, as pontas entram em curto pela água. Quando vazia o circuito fica aberto. Monitorar isso é bico. Por segurança se usam 2 resistores em série, um para cada ponta de fio.

• Curtir 1
Postado

Olá amigo, tenho as seguintes sugestões:

1) Não vejo motivo do D2 existir. Pode ir direto para o negativo da bateria.

2) O resistor de 3M creio ser muito alto e pode dar problemas de estabilidade e robustez. Sugiro diminuí-lo na ordem de 300k, por exemplo, e aumentar o capacitor de 470nF para 4.7uF, por exemplo. Esse sinal vai diretamente para entrada de um amp-op, e um resistor alto fica sujeito a qualquer fuga de corrente advindo do amp-op, além de outras naturezas (estática, rf, etc)

3) Sugiro colocar 10nF no pino 5 para o negativo.

4) Por fim, não precisa controlar diretamente a alimentação para ativar o circuito. Para isso existe o pino 4 que você pode usar para ativar e desativar seu timer. Veja como ele fez aqui.

Espero ter ajudado.

Postado
2 horas atrás, Isadora Ferraz disse:

Eu também...

Que sensor é atualmente o sw1?

O que te impede de usar uma boia elétrica?

O sensor, hoje, seriam 2 fios desemcapados dentro do reservatório.

A altura provavelmente vai me dar trabalho com a boia... Tenho um pote com cerca de 4~6cm de altura e um galão sobre o mesmo... Quando a agua do galao acabar, o nivel de agua do reservatório vai começar a cair... E é aqui que entra o sensor... A boia funciona bem pra essa altura?

adicionado 5 minutos depois
3 horas atrás, diegosoares90 disse:

Olá amigo, tenho as seguintes sugestões:

1) Não vejo motivo do D2 existir. Pode ir direto para o negativo da bateria.

2) O resistor de 3M creio ser muito alto e pode dar problemas de estabilidade e robustez. Sugiro diminuí-lo na ordem de 300k, por exemplo, e aumentar o capacitor de 470nF para 4.7uF, por exemplo. Esse sinal vai diretamente para entrada de um amp-op, e um resistor alto fica sujeito a qualquer fuga de corrente advindo do amp-op, além de outras naturezas (estática, rf, etc)

3) Sugiro colocar 10nF no pino 5 para o negativo.

4) Por fim, não precisa controlar diretamente a alimentação para ativar o circuito. Para isso existe o pino 4 que você pode usar para ativar e desativar seu timer. Veja como ele fez aqui.

Espero ter ajudado.

Sobre o d2... Rapaz, durante o simulador... O led estava explodindo por causa de uma tensão reversa do capacitor descarregando aplicada nele quando abria/fechava... Dai fui para o protoboard sem o d2 achando que era bobagem e realmente queimou o LED.

Sobre o capacitor... Ok :v a ideia era deixar o 555 com frequência baixa mesmo... É que estou sem o 4.7uF (eletrolítico) em mãos, dai montei conforme o que tenho aqui kkkkk

Interessante o 4o pino... Vou dar uma olhada :v e posto resultados

• Membro VIP
Postado

Achei que o 555 era só teste e o que você vai acionar mesmo era

12 horas atrás, Carlos Zanon disse:

uma bombinha d'água

você pode usar mosfet no lugar do transistor. Além da alta impedância do gate que é coerente com a da água, ele pode fornecer mais corrente o que também fica coerente com

12 horas atrás, Carlos Zanon disse:

uma bombinha d'água

e fica bem minimalista tipo isso...(o mais próximo que achei na net)

images?q=tbn:ANd9GcSnJv40jzl5xglmtrA3M-_

o R pode ser bem alto acima de 1M e seu par de fios entre o + e o gate: relou na água, mosfet fecha. O contrário se a água for o R e o R entre + e gate. Fio longo sujeito a ruídos? Sem problemas: capacitor.

• Curtir 1
Postado
1 hora atrás, Carlos Zanon disse:

Sobre o d2... Rapaz, durante o simulador... O led estava explodindo por causa de uma tensão reversa do capacitor descarregando aplicada nele quando abria/fechava... Dai fui para o protoboard sem o d2 achando que era bobagem e realmente queimou o LED.

Essa pra mim é nova, mas penso que o Led queimou porque o resistor era de valor baixo, em 12V se usa acima de 1k. 

• Curtir 1
Postado
52 minutos atrás, Isadora Ferraz disse:

Achei que o 555 era só teste e o que você vai acionar mesmo era

você pode usar mosfet no lugar do transistor. Além da alta impedância do gate que é coerente com a da água, ele pode fornecer mais corrente o que também fica coerente com

e fica bem minimalista tipo isso...(o mais próximo que achei na net)

images?q=tbn:ANd9GcSnJv40jzl5xglmtrA3M-_

o R pode ser bem alto acima de 1M e seu par de fios entre o + e o gate: relou na água, mosfet fecha. O contrário se a água for o R e o R entre + e gate. Fio longo sujeito a ruídos? Sem problemas: capacitor.

Eu estou dividindo em 3 partes a parte da bombinha...

Esse ai é o primeiro... e é um sensor pra avisar que o nível de agua está baixo mas a bombinha ainda pode continuar em operação. O Nível está baixo, mas não critico.

O Segundo vai ser outro sensor, parecido com este só que ele vai desarmar o relé para proteger a bombinha que vai começar a ficar em nível crítico.

O Terceiro é um PWM para a bombinha. No segundo eu já não preciso de tanta ajuda assim... é mais tranquilo de fazer.

Então... pra acionar a bombinha eu vou mexer nela depois...primeiro vou colocar o sensor de agua e logo após vou adicionar o controle pra parar a bombinha e e etc... mas vou fazer um de cada vez. E já vi também que esse meu controle é furado... cada vez que a agua balançar pela queda de agua do galão, meu sensor vai ficar ativando e desativando... preciso colocar um timer de uns 3~5s ali @w@

41 minutos atrás, Mestre88 disse:

Essa pra mim é nova, mas penso que o Led queimou porque o resistor era de valor baixo, em 12V se usa acima de 1k. 

Vou ver o que consigo melhorar ali :v aumentar resistor, usar o pino 4... etc... acho que deve resolver meu problema...

• Membro VIP
Postado
54 minutos atrás, Carlos Zanon disse:

O Nível está baixo, mas não critico

Neste caso uma sugestão (saidera) pra upgradear seu projeto é adaptar um potenciômetro: ele sendo o eixo, uma haste, uma boia... algo como a boia de combustível do seu carro.... acho que dá pra entender. Assim sendo você pode ter quantos níveis de warning desejar bastando usar comparadores e se for mc - melhor ainda - ler com uma entrada analógica. Pode até saber quantos litros há no recipiente.

Enfim... já ia esquecendo .. de nada. E boa sorte

.

• Curtir 1
Postado
36 minutos atrás, Isadora Ferraz disse:

Neste caso uma sugestão (saidera) pra upgradear seu projeto é adaptar um potenciômetro: ele sendo o eixo, uma haste, uma boia... algo como a boia de combustível do seu carro.... acho que dá pra entender. Assim sendo você pode ter quantos níveis de warning desejar bastando usar comparadores e se for mc - melhor ainda - ler com uma entrada analógica. Pode até saber quantos litros há no recipiente.

Enfim... já ia esquecendo .. de nada. E boa sorte

.

Obrigado Isadora, vou guardar suas dicas pra implementar elas :) Tenho interesse em fazer algo desse nivel sim mas meu conhecimento em eletrônica ainda não chegou nos microcontroladores x)

@Tópico

Modifiquei o circuito, adicionei a sugestão da maioria... acredito que por enquanto irei fazer com o fio desemcapado mesmo, os resistores R8 e R10 deram conta do recado x)

image.png.54f17ec8141d3a8ab06a36da84f20f8a.png

• Membro VIP
Postado

Se você não me levar a mal, permita-me dizer que seu circuito pode ser melhorado/otimizado. Tem coisa desnecessária tipo Q2 e a entrada do seu sensor deve ser alterada - usar npn/mosfet, R8 no vcc, não precisa de 2 555, etc. Enfim, esta análise prévia superficial me foi concedida mentalmente pois é meio incômodo tecnicamente (e reciprocamente) analisar e aprofundar mais.

Mas (ainda bem que sempre tem um mas) dentro de sua limitação, até que obteve algum sucesso e se este te deixou feliz e principalmente:funcionou, intão-tá. Mas... no momento certo, evoluir é preciso ok?

Por gentileza, de novo, sem querer ofender ok? perdão se o fiz.

• Curtir 1
Postado
1 hora atrás, Isadora Ferraz disse:

Se você não me levar a mal, permita-me dizer que seu circuito pode ser melhorado/otimizado. Tem coisa desnecessária tipo Q2 e a entrada do seu sensor deve ser alterada - usar npn/mosfet, R8 no vcc, não precisa de 2 555, etc. Enfim, esta análise prévia superficial me foi concedida mentalmente pois é meio incômodo tecnicamente (e reciprocamente) analisar e aprofundar mais.

Mas (ainda bem que sempre tem um mas) dentro de sua limitação, até que obteve algum sucesso e se este te deixou feliz e principalmente:funcionou, intão-tá. Mas... no momento certo, evoluir é preciso ok?

Por gentileza, de novo, sem querer ofender ok? perdão se o fiz.

Que isso, ofendeu não! Eu vou tentar melhorar o circuito sim! É que não entendo bem e esta foi uma primeira forma de eu conseguir alcançar o objetivo. Vou tentar sim, vou dar uma olhada no que você falou e tentar entender... mosfet ainda não tive contato, funciona da mesma forma que um NPN comum?

• Membro VIP
Postado

Quase ... Ele (eu) gosta mais de trabalhar como chave ou quasi-relé.

Algo como esta essência: Vgs>4V = Rds=bem baixa. O legal é que não tem corrente entrando no gate. Por isso pode usar resistor bem alto pra polarizar o que torna compatível com a resistência da água. (acho que to tendo mais um dejavu...)

Se não entendeu clique aqui e veja um desenho (bem 'próximo' do que eu disse kk)

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...