Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Funcionamento de um amplificador


Posts recomendados

  • Membro VIP

Ele é divido em 3 partes: pré amplificador, driver e potência...

já é um bom começo né.....

 

O meio... outros meios...

 

E finalizando... o último par de transistores: No semiciclo positivo, o npn "empurra" (carrega) a corrente pro capacitor causando o deslocamento da membrana do a.f. pra fora. No negativo, o pnp "puxa" (descarrega) a corrente fazendo a membrana deslocar pra dentro. Isto forma o push pull que desloca o ar.

 

Ok. Pode não ter sido um bom final mas desenferrujei um pouco meu velhos neurônios.. acho

  • Curtir 1
  • Amei 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Obrigado @Isadora Ferraz  ajudou sim. Sou novo mexendo na parte de eletrônica.@Mestre88 basicamente a função do primeiro bd136(conversando com alguns amigos disseram que era um transistor de excitação dos transistores de saída). Mas não entendi muito bem o que ele faz . E em relação ao ultimo par de transistores. Um vai trabalhar somente com o ciclo positivo e outro somente com o ciclo negativo? O diodo serve para deixar passar somente um ciclo para o bd136? Se sim qual? E no caso eu entendo que o bd135 pega ambos os ciclos

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Eduardo Luz Barbosa disse:

conversando com alguns amigos disseram que era um transistor de excitação dos transistores de saída

Exatamente isso aí, mas ele faz outras coisas também, veja:

O sinal que sai do BC548 é negativo e invertido, pois o pré amplificador é do tipo inversor. 

O transistor BD136, converte o sinal ou som para o seu estado original, pois ele é PNP e está na configuração emissor comum, ou seja, seu emissor está ligado a fonte. 

Ligado dessa forma ele também amplifica a corrente, deixando-a forte o suficiente para saturar o par de saída. 

Então com o pico máximo positivo na entrada temos tensão da fonte no coletor deste transistor e com o pico mínimo negativo a tensão é zero. 

1 hora atrás, Eduardo Luz Barbosa disse:

E em relação ao ultimo par de transistores. Um vai trabalhar somente com o ciclo positivo e outro somente com o ciclo negativo?

Sim. O BD135 só é saturado com os ciclos positivos, e ele quem vai carregar o capacitor e ao mesmo tempo fazer o alto-falante ir para frente, pois logo de início a resistência do capacitor é zero. 

O BD136 é saturado somente com a tensão negativa, esta que vem através do alto falante e do resistor de 330R, veja que só é possível que ela passe para o BD136 no momento que o capacitor esteja carregado. 

Quando este transistor for saturado ele irá descarregar o capacitor formando um elo junto com o alto falante aplicando uma tensão negativa, fazendo o cone voltar completamente para trás. 

1 hora atrás, Eduardo Luz Barbosa disse:

O diodo serve para deixar passar somente um ciclo para o bd136? Se sim qual? 

Na verdade o diodo serve para deixar o amplificador em equilíbrio, garantindo que os transistores da saída não se saturem ao mesmo tempo. 

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Tava digitando e o amigo respondeu...

Talvez o amigo @Mestre88 confirme isso...

O bd136 sozinho é o driver que te disse. Uma maneira de encará-lo também é como o amplificador propriamente dito. Mas se você colocar ele direto no a.f. vai sair pouca potência porquê o a.f. só tem 8R e o coletor tem muito mais "R"´s de impedância. O par final é o redutor de impedância que vai o toque final neste "casamento".

1 hora atrás, Eduardo Luz Barbosa disse:

Um vai trabalhar somente com o ciclo positivo e outro somente com o ciclo negativo?

É tipo isso sim. "Dentro" do circuito é tudo positivo mas os capacitores fazem a corrente ir e vir

1 hora atrás, Eduardo Luz Barbosa disse:

O diodo serve para deixar passar somente um ciclo para o bd136

O diodo serve pra polarizar os transistores de saída. Perceba que está em paralelo com vbe de ambos , deralmente fica encostado no dissipador pra que a temperatura cause o mesmo ddp e...  opss... será que não está faltando um?

 

Sei lá.. ferrugem, lembra?

 

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Mestre88 Muito obrigado pela explicação. Estava fazendo alguns testes no proteus mas agora ficara mais de entender.

@Isadora Ferraz  não entendi a parte do dissipador de calor rsrs. Nos transistores de saída conectei em ambos dissipadores de calor. É isso que você queria dizer? Agradeço também sua ajuda

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Apenas um detalhe.

Transistor na configuração "Coletor Comum" não satura.

Acredito que o Mestre88 quis se referir ao fato dos transistores de saída necessitarem de mais corrente de base que o transistor bc547 não consegue fornecer. Por isso a necessidade do driver BD136 na configuração "Emissor Comum". (Esse sim pode saturar).

Agora uma pergunta para os conhecedores dos detalhes do amplificador. :thumbsup:

Sabem porque o resistor de entrada de 10k está indo para o resistor de 68 ohms e não para o terra? :confused:

MOR_AL

  • Curtir 1
  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
1 hora atrás, MOR disse:

para o resistor de 68 ohms e não para o terra?

Tentando acompanhar o fluxo de elétrons naquele pedaço... me veio a mente algo como... aumentar a impedância de entrada... ou algo do gênero.

Na mesma moeda.. porquê aquele 330R polarizando o pnp com a Vac_saída??

 

1 hora atrás, Eduardo Luz Barbosa disse:

a parte do dissipador de calor

A temperatura afeta o valor de Vbe e Vak algo como 2mV/ºC. Se diodo=frio e Transistor=quente então já era...

2 horas atrás, Mestre88 disse:

o amplificador em equilíbrio

Por isso eles devem ficar coladinhos ao transistor ou seja, ambos vão sofrer a mesma variação de mV/ºC

 

Af.. haja ferrugem... e chutes kk.

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, MOR disse:

Acredito que o Mestre88 quis se referir ao fato dos transistores de saída necessitarem de mais corrente de base que o transistor bc547 não consegue fornecer. Por isso a necessidade do driver BD136 na configuração "Emissor Comum".

SIm, eu me enganei de palavra. Eu queria dizer que o BD136 excita o par de saída, mas a palavra me fugiu da cabeça na hora e acabei escrevendo satura.

 

1 hora atrás, MOR disse:

Sabem porque o resistor de entrada de 10k está indo para o resistor de 68 ohms e não para o terra? :confused:

Me parece uma realimentação, mas fiquei em dúvida também.

 

1 hora atrás, Eduardo Luz Barbosa disse:

não entendi a parte do dissipador de calor rsrs. Nos transistores de saída conectei em ambos dissipadores de calor. É isso que você queria dizer?

E isolou a parte de tras deles com mica ou silicone? Senão vai dar curto circuito.

O diodo fica junto aos transistores no dissipador, ele serve como um sensor de temperatura. A medida que os transistores se esquentam eles diminuem a resistência, isso em alguns casos pode causar distorção ou até queimar o amplificador, pois resistência baixa é corrente alta.

O diodo quente diminui a resistência e e faz diminuir as tensões de Vbe dos transistores de saída.

 

3 minutos atrás, Isadora Ferraz disse:

Na mesma moeda.. porquê aquele 330R polarizando o pnp com a Vac_saída??

Faz o BD136 curto circuitar o capacitor no ritmo da música, só permitindo que ele faça isso no momento que o BD135 está em corte.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Isadora Ferraz disse:

Tentando acompanhar o fluxo de elétrons naquele pedaço... me veio a mente algo como... aumentar a impedância de entrada... ou algo do gênero. Ok, Isa! Muito bem!

Na mesma moeda.. porquê aquele 330R polarizando o pnp com a Vac_saída??

Pelo mesmo motivo, porém com um detalhe. Aumentando a impedância do resistor de coletor, o ganho do estágio do Drive BD136 aumenta. Só que tem que considerar também a impedância de entrada do estágio Push-Pull, que está em paralelo.

A temperatura afeta o valor de Vbe e Vak algo como (-)2mV/ºC. Se diodo=frio e Transistor=quente então já era...

Por isso eles devem ficar coladinhos ao transistor ou seja, ambos vão sofrer a mesma variação de mV/ºC

 

Af.. haja ferrugem... e chutes kk.

 

MOR_AL

adicionado 10 minutos depois

@Mestre88 Me parece uma realimentação, mas fiquei em dúvida também..

 

Isso mesmo.

Uma realimentação do tipo "Bootstrep". Algo como tentar subir puxando os cadarços da bota. É uma realimentação positiva. Porém, como o ganho de base até o emissor é menor que um, o circuito não oscila, mas os dois lados do resistor vão possuir quase a mesma tensão ac. Isso faz com que a corrente ac no resistor diminua bastante, equivalendo a um resistor de maior valor.

MOR_AL

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

21 minutos atrás, Eduardo Luz Barbosa disse:

Usei dois dissipadores de calor. 

Ah sim, eu tinha entendido que estavam no mesmo dissipador. 

 

E quanto a isso:

7 horas atrás, Eduardo Luz Barbosa disse:

O BC usado no circuito é o 547. Ele também é do tipo inversor?

BC547 e BC548 é a mesma coisa, o que muda é que o BC547 suporta mais tensão. 

No caso ele está ligado de forma a ser um inversor, dessa forma ele amplifica a tensão que é o objetivo do circuito de pré amplificador. 

  • Curtir 1
  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!