Ir ao conteúdo
  • Comunicados

• Gabriel Torres

Seja um moderador do Clube do Hardware!   12-02-2016

Prezados membros do Clube do Hardware, Está aberto o processo de seleção de novos moderadores para diversos setores ou áreas do Clube do Hardware. Os requisitos são:   Pelo menos 500 posts e um ano de cadastro; Boa frequência de participação; Ser respeitoso, cordial e educado com os demais membros; Ter bom nível de português; Ter razoável conhecimento da área em que pretende atuar; Saber trabalhar em equipe (com os moderadores, coordenadores e administradores).   Os interessados deverão enviar uma mensagem privada para o usuário @Equipe Clube do Hardware com o título "Candidato a moderador". A mensagem deverá conter respostas às perguntas abaixo:   Qual o seu nome completo? Qual sua data de nascimento? Qual sua formação/profissão? Já atuou como moderador em algo outro fórum, se sim, qual? De forma sucinta, explique o porquê de querer ser moderador do fórum e conte-nos um pouco sobre você.   OBS: Não se trata de função remunerada. Todos que fazem parte do staff são voluntários.
Foxwalt

Tutorial: como recuperar arquivos apagados/HD formatado

Você conseguiu recuperar o que queria?  

7 votos

1. 1. Você conseguiu recuperar o que queria?

• Sim!
      5
    • Parcialmente.
      0
    • Não!
      2

Recommended Posts

Olá pessoal,

este tópico tem como objetivo ser um tutorial rápido e fácil para aqueles momentos difíceis em que você apagou algo por engano e precisa recuperar. Também vale para HD formatado por engano, seja ele interno ou externo.

Você acidentalmente formatou o disco errado? Não se desespere. Dizendo de forma simples, o HD é como se fosse uma reunião de caixas organizadas com um índice que informa a posição dos arquivos em cada uma das caixas. Formatar é simplesmente apagar o índice, os arquivos continuam lá.

"Mas Fox, é possível recuperar esses arquivos já que eles continuam lá?"

Sim! Imagine uma situação real, supondo caixas. Se você perdesse a lista que informa o que está em cada caixa, bastaria abrir cada uma delas e anotar novamente o que está lá. O que você precisa fazer no HD é, de forma bem simplificada, semelhante. Sorte nossa que há diversos programas que conseguem fazer isso, sendo muitos deles gratuitos e bem intuitivos.

Passo 1: não se desespere!

Apagou algo importante por engano? Calma! Respire fundo. É possível recuperar grande parte ou a totalidade dos arquivos. Não dá para garantir a recuperação de tudo, mas com estes passos simples você certamente tem boas chances.

Passo 2: evite sobrescrever arquivos no disco onde está o que você pretende recuperar!

Suponha que você formatou um HD por engano. Como já discutido, o "índice" sumiu, mas os arquivos continuam lá. Se você continuar usando o HD, novos arquivos poderão acabar sendo escritos por cima daqueles que você quer recuperar. Ou seja, faça o possível para deixar esse disco parado.

Passo 3: escolha um software de recuperação de dados!

Há vários no mercado. Neste tutorial será exemplificado o Recuva, por ser gratuito e, geralmente, bem eficaz. Ele pode ser baixado do site oficial por aqui: https://www.piriform.com/recuva

Será necessário instalar o software. Não entrarei em detalhes sobre isso, é do mesmo jeito que com qualquer programa. Apenas evite fazer isto no mesmo disco onde estão os arquivos a serem recuperados.

Nota: existem dezenas de programas do tipo no mercado, muitos deles podem ser até mais eficientes em diversas situações. Você pode procurar por outros programas caso o que foi citado não atenda. Novamente, é um exemplo, escolhido por ser gratuito, eficiente e popular. É relativamente fácil encontrar dicas sobre outros programas pesquisando. Você também pode perguntar abaixo. Participe em nosso Fórum. ;)

Passo 4: pense em onde salvar o que será recuperado!

O software irá ler os arquivos e, para recuperá-los, precisará salvar em algum lugar. Pode ser no próprio disco afetado ou em outro local (ideal que seja em outro local). Tenha noção do tamanho do conteúdo a ser recuperado e prepare outro dispositivo caso necessário.

Passo 5: configurar a varredura.

Abra o programa. É recomendável que seja como administrador. Você verá a tela inicial. Clique em "Avançar". Em seguida, o programa irá perguntar que tipo de arquivo você está tendo recuperar. Ele identifica conforme o formato. É interessante selecionar corretamente para ter precisão no que você quer e não recuperar arquivos quaisquer que não façam sentido:

image.png

Escolha o tipo de arquivo a ser recuperado. A opção "All Files" revela tudo o que for encontrado (até mesmo coisas nada a ver, como arquivos de instalação daquele jogo que você deletou há uns 5 anos, daí a importância de selecionar especificamente o que você quer encontrar). Clique em avançar.

Em seguida, o programa irá perguntar onde procurar. Você deve selecionar o dispositivo ou local onde estava o material que você quer recuperar:

image.png

A opção "Em um local específico" te permite navegar livremente e selecionar uma pasta ou mesmo o disco inteiro. Tente ser o mais preciso possível, indicando o caminho mais próximo do que você quer recuperar (para evitar que o programa encontre coisas nada a ver e que você tenha que ficar filtrando mais para achar o que quer no meio dos arquivos recuperados). Clique em "Avançar".

Você verá a janela final do painel de configurações do programa. Haverá uma opção "verificação profunda", mas não marque por enquanto. Essa opção só será usada depois, se a procura normal não encontrar o que você quer. Demora muito mais tempo e vai achar todo tipo de arquivo ou pedaço de arquivo pelo caminho. Clique em "Iniciar", deixando isso desmarcado por enquanto.

Passo 6: executar a varredura.

O programa irá executar a varredura. Aguarde o término:

image.png

Em discos, dispositivos ou mesmo pastas grandes, pode demorar um pouco. Daí a importância, novamente, de ter precisão nas opções selecionadas anteriormente.

Passo 7: analisar o que foi encontrado.

O programa irá terminar a análise e lhe mostrar uma lista do que encontrou. Alguns arquivos podem estar com nome correto, outros não, depende de seu estado.

Itens em verde estão em excelente estado e devem ser recuperados sem problemas. Itens em amarelo foram sobrescritos em parte ou parcialmente corrompidos e estão em estado ruim, podendo ou não ser recuperados (às vezes inteiros, em outras apenas partes). Itens em vermelho estão em estado crítico e provavelmente não serão recuperados (nem em parte). Selecione o que quer recuperar e clique em "Recuperar".

Se o que você deseja recuperar não apareceu em totalidade, tente a verificação profunda.

Passo 8: recuperar arquivos.

O programa pedirá para escolher um local para salvar o que for recuperado:

image.png

Atente-se para o tamanho dos arquivos ao selecionar. Selecione um local para salvar (preferencialmente em outro dispositivo ou pasta e não onde está o material a ser recuperado) e clique em "OK".

O programa irá executar a recuperação de arquivos (pode demorar, dependendo do tamanho, estado e quantidade de arquivos) e fornecerá estatísticas do que foi recuperado:

image.png

Clique em "OK" e verifique seus arquivos no local de salvamento. Pronto! Acalmou agora? Não deixe de comentar. :D

Para não passar por isso novamente, lembre-se: faça sempre o backup de seus arquivos importantes!

Editado por Foxwalt
Correções e adições.
  • Curtir 6
  • Obrigado 3
  • Amei 1

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Beleza. Aproveita e faz um tutorial ensinando o contrário: a apagar definitivamente os arquivos. 

• Curtir 1

Compartilhar este post

Link para o post
1 hora atrás, Azarack disse:

Beleza. Aproveita e faz um tutorial ensinando o contrário: a apagar definitivamente os arquivos. 

formatar como lowlevel, tem programas com esse nome ou zerofill, ajuda para zerar de vez o HD e se não me engano alguns programas bloqueiam os cluts ruins.

• Curtir 2

Compartilhar este post

Link para o post

@Azarack @Rodrigo.Monteiro É uma ótima ideia. Obrigado pela sugestão. Logo que possível posso montar um. :thumbsup:

Compartilhar este post

Link para o post

Bom dia pessoal instalei o programa HD Speed para testar meu HD, prq  estava pensando  em comprar  um Melhor, fiz o teste na unidade C e na D e para minha surpresa a unidade D foi totalmente apagada, achei  q tinha  só  desfeito Ela, fui no painel de controle e a realoquei para minha surpresa estava lá os 500Gb e sem nada de arquivo, reiniciei o pc para ver se voltava ao normal  e agora  o pc nem liga mostra o erro Reboot select Proper boot device *

Ser a que foi apagado minhas 2 unidades e terei que formatar tudo? E não  tem como recuperar os arquivos? Tinham coisas  muito importantes  nele, minha dúvida  é, não  consigo acessar o Windows  pois na tela inicial mostra  que o HD não  está sendo  localizado, no caso precisaria  formata  a unidade C teria  algum problema?

Compartilhar este post

Link para o post
Em 28/08/2017 às 05:57, Gabriel Terres disse:

Bom dia pessoal instalei o programa HD Speed para testar meu HD, prq  estava pensando  em comprar  um Melhor, fiz o teste na unidade C e na D e para minha surpresa a unidade D foi totalmente apagada, achei  q tinha  só  desfeito Ela, fui no painel de controle e a realoquei para minha surpresa estava lá os 500Gb e sem nada de arquivo, reiniciei o pc para ver se voltava ao normal  e agora  o pc nem liga mostra o erro Reboot select Proper boot device *

Ser a que foi apagado minhas 2 unidades e terei que formatar tudo? E não  tem como recuperar os arquivos? Tinham coisas  muito importantes  nele, minha dúvida  é, não  consigo acessar o Windows  pois na tela inicial mostra  que o HD não  está sendo  localizado, no caso precisaria  formata  a unidade C teria  algum problema?

O recomendado seria você instalar o windows nesses HD's quanto menos você mexer mais fácil a recuperação dos arquivos, arruma um outro computador e coloca esses HD's nele e faz o processo de recuperação como foi explicado, depois salva em algum lugar e ai sim instala o Windows no seu HD antigo.

Compartilhar este post

Link para o post

eu fiz isso, mas quando ele esta analisando ele para nos 13% e fecha sozinho, você pode me ajudar ?

Compartilhar este post

Link para o post

Olá @AndreyCorrea07, você fez a busca no mesmo HD em que está rodando o sistema operacional ou em algum outro? Tente uma verificação de erros antes de realizar o procedimento.

Compartilhar este post

Link para o post

Parabéns pela clareza desse material, 

me permite pitacar?  Reforça na quarta parte que o ideal seria salvar os dados que o recuva tentar recuperar num outro disco, um negrito frisando isso.

Um abraço

• Curtir 1

Compartilhar este post

Link para o post

@Foxwalt putz que sorte man, ontem a noite eu apaguei 1 arquivo sem querer de um projeto no visual studio e tava até agora tentando recuperar, nunca tinha utilizado este recuva, más obrigado pelas dicas e pala ajuda. Meus parabéns.

• Curtir 2

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais