Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Mega capacitores para som automotivo


mateusMX

Posts recomendados

Ola gostaria de saber se seria vantagem montar um banco de capacitores para usar em som automotivo ou comprar megacapacitor próprio pra som.

vi que o mega capacitor Booster de "35 Farad" tem na verdade 13,4 Farad real de acordo com um teste feito por usuarios do mesmo.

https://http2.mlstatic.com/mega-capacitor-35-farad-booster-D_NQ_NP_346911-MLB20652802545_032016-F.jpg

mas vi uns capacitores da maxwell de 350f 2.5v, vi varios videos no youtube de pessoas que usam eles para dar partida em veiculos, o que demanda um pico grande de energia, e eles funcionam muito bem, logo pro som ligando em paralelo um banco deles junto a uma bateria auconseguiria manter a tensão mesmo nos picos dos modulos. segue foto:

567f4c2445c5a362b9fd3f2460ff

fiz as contas e ligando 6 capacitores de 2.5v~350f em serie daria 15v~58farad de capacitância. minhas contas estão corretas? realmente 6 capacitores desses tem toda essa capacitancia a mais que o capacitor da booster? 

agradeço desde ja pelas respostas 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Carlão  acho que o garoto está correto nos 58F afinal está a ligar em série...

 

Sim teoricamente estás correto. Na prática tem fatores obscuros a considerar: pode ser que não carreguem com mesma tensão e ao mesmo tempo, resistência interna reduz a capacidade de pico e etc.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

5 minutos atrás, Isadora Ferraz disse:

Carlão  acho que o garoto está correto nos 58F afinal está a ligar em série...

 

Sim teoricamente estás correto. Na prática tem fatores obscuros a considerar: pode ser que não carreguem com mesma tensão e ao mesmo tempo, resistência interna reduz a capacidade de pico e etc.

 

Obrigado Isadora, vou corrigir ali, entendi errado o post dele x_x

Só corrigi ali, falando que a tensão não muda, permanece os 2.5v x)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

2.5V individual claro não muda mas no conjunto pior que pode somar sim. Algo como pilhas recarregáveis em série. Vislumbro algo miminalista: 4...5 diodos de alta corrente em paralelo com cada um pra limitar tensão em 2.5V. Também um fusível pro conjunto

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O custo beneficio dos supercapacitores maxwell é muito bom então, mesmo que eles entreguem cerca de um terço do que seria o prometido ainda sim daria cerca de 20f, vi no ebay uns circuitos de proteção para eles, gostaria de saber algo mais detalhado de como fazer, sou aprendiz em eletronica ainda, para evitar danos e melhorar o funcionamento deles. agradeço pelas respostas. 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • mês depois...

ressuscitando o topico aqui... acabou de chegar os capacitores que fiz pedido, como eles sao usados gostaria de saber se tem algum teste que possa fazer pra saber se eles estão em bom estado, e como fazer um circuito pra regular a tensão entre eles, ja que eles vão ser ligados em serie e irao funcionar a uma tensão de 14v.  usei uma fonte de 12v para carregar eles usando uma lampada de 12v 21w e para chegar a 7.58v demorou 4,40min, queria calcular igual o do link do primeiro post mas nao achei resistor de 22ohms 5w. com esses dados da pra ter uma noção da capacitancia deles?

 

agradeço desde ja!!

abraços 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@mateusMX Andei dando uma olhada na sua ideia e ela é possível. Comecei a procurar no Aliexpress se achava lá estes capacitores e acabei achando os circuitos prontos para seu intuito. Já vem com placa e componentes para serem montados. Creio que vem com esquema de montagem. Tem alguns que vem com display também, iguais aos mega-capacitores automotivos. Dá uma vasculhada lá que achará.

adicionado 1 minuto depois

https://www.aliexpress.com/w/wholesale-2.7v-500f--farad-capacitor--super-capacitor.html

adicionado 2 minutos depois

Super capacitor, circuito

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Até onde eu saiba... capacitores se somam em paralelo, não em série. Ele tem comportamento inverso ao resistor.

 

Quanto à capacitância resultante, se tu tens um multímetro, ficaria fácil fácil de medir bastando que a escala dele seja boa. 

 

Qual o teu intuito? eu usei capacitores eletrolíticos comuns mesmo, somando 42Farad no carro. Até hoje acho que eu tenho esses caps lá em casa. Eles ficavam ligados na bateria auxiliar. 

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Se o cap é de 2.5V e chegou a ...

Em 17/10/2017 às 15:13, mateusMX disse:

chegar a 7.58v

... correste um sério risco. De fato há de ter o circuito do 2º link do amigo @Wagner Ruaro que ao ligar em série faz o equilíbrio das tensões. Posso considerar cada bloco daquele algo como um "zener de potência" tipo este

miscc-f1.gif

Claro um pouco mais sofisticado mas a essência é esta mesmo. Eu usaria zener de 1,8V ou alguns 1n4148 em série.

Com este circuito em mente, hás de perceber a importância de não exagerar nas corrente e tensão de carga. A mesma mentalidade pode ser aplicada a baterias comuns...

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

@Isadora Ferraz  vamos lá... Eu fiz um teste em casa, e deu certo, desde que, claro, tenha um capacitor de capacitância conhecida (e medida é obvio) na época que eu tinha no carro.

 

Entre dois caps, em série, ele terá o mesmo comportamento do resistor em paralelo, qual seja, a capacitância resultante será menor que a menor delas.

 

Assim sendo, se você tem um multimetro que meça capacitância, e você usar um cap em série a estes ali, de capacitância igual ou menor que a resolução do multímetro, eu entendo que tu terias uma leitura suficiente para fazer o cálculo inverso....

 

exemplo:

 

capacitor de 35.000 farad (que eu acho que tem). capacitor 2 de 470microfarad (que eu sei que tem)

35000x470 / 35470 = 463,77 microfarad. Assim, se a leitura for essa, eu sei que o capacitor grande está com a capacitância correta.

 

Se der 470microfarad, só fazer o cálculo inverso... e terás a capacitância real do grande

 

Na pratica a teoria é outra, é claro, mas eu consegui calcular a capacitância dos meus assim

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Wagner Ruaro opa legal amigo tirando dois componentes que estão lixados o circuito esta bem visiveis, vou procurar algum que esteja completo... 

@ilkyest então amigo eu usei umas calculadoras online para calcular a capacitancia deles em serie, pois como eles vai trabalhar em 12v preciso somar suas voltagens. meu intuito é usa-los pasa suprir picos de enegia em modulos de som automotivo.. no meu caso atualmente uso um soundigital de 3000wrms

 @Isadora Ferraz no caso eles carregaram a 7.58v somando  a tensão dos 6caps em serie. carreguei eles até os12v o que levou mais ou menos uns 12minutos. medi a tensão individual de cada durante todo o processo e eles se mantiveram entre 1.8v a 2.2v, o circuito seria justamente para que todos eles recebam a mesma carga, correto? 

sou bem leigo em circuitos e afins,estou começando a estudar o basico agr hehe se puderem me ajuda a fazer um circuito com componentes que sejam fáceis de se encontrar agradeço rsrs 

 

agradeço a todos que responderam. segue uma foto da ligação que fiz pra teste aqui..

IMG_20171019_155348844.jpg

IMG_20171019_155327504.jpg

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

ops! confundimos...

15 horas atrás, ilkyest disse:

capacitor de 35.000 farad (que eu acho que tem)

Também acho... de fato já ouvi falar de capacitor de 100.000 farads!!!!

Os capacitores em questão são de altíssima capacitância então medir com capacímetro comum é "praticamente" e praticamente impossível. Mas na teoria está certo sim amigo.

 

15 horas atrás, mateusMX disse:

o circuito seria justamente para que todos eles recebam a mesma carga, correto? 

Correto amigo.E jJá que mencionaste...

15 horas atrás, mateusMX disse:

ajuda a fazer um circuito com componentes que sejam fáceis de se encontrar agradeço

, uma opção adicional teórica é colocares uns 4 ou 5 diodos 1n5401..08 em série o que vai formar um zener de média potência duns 2.5V em paralelo com cada capacitor. Sua função, como sabemos, é não deixar ultrapassar a máxima V do cap. Neste caso a corrente de carga não deve ser maior que 3A. Sabendo a capacitância 350/6 F e corrente podes até estimar matematicamente o tempo em que o sistema deve atingir uns 14V da bateria o que envolve matemática complexa , logaritimos e etc mas k entre nós... teoria? aff to fora (com todo o respeito aos adeptos dela). Melhor "sentir" na pele mesmo. Falando nisso...

 

Não sei o comportamento deste treco se colocar direto na bateria. De fato quase sei: um baita picão de corrente cujo resultado pode não ser interessante. A dica teórica que dou: carregue lentamente 1º e depois coloque bem perto do seu som na entrada dos fios + e - já com os 12v da bat  presentes. Antes, consulte e confirme alguém do ramo da sonorização automotiva pois na prática há outra teoria...

 

abç

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
5 horas atrás, Isadora Ferraz disse:

Os capacitores em questão são de altíssima capacitância então medir com capacímetro comum é "praticamente" e praticamente impossível. Mas na teoria está certo sim amigo.

 

Ok, mas o colega ali está ligando em série... para somar capacitância não seria em paralelo?

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

8 horas atrás, ilkyest disse:

Ok, mas o colega ali está ligando em série... para somar capacitância não seria em paralelo?

 

Sim para soma de capacitâncias é em paralelo.

Mas na verdade ele não quer somar capacitâncias. Ele está somando as tensões para chegar a algo em torno de 15V e nessa a capacitância está diminuindo para algo próximo dos 58 F. Para criar um Mega Capacitor automotivo.

Esta é a experiência...

adicionado 0 minutos depois

Até eu estou querendo montar um.:D

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

17 horas atrás, Isadora Ferraz disse:

...uma opção adicional teórica é colocares uns 4 ou 5 diodos 1n5401..08 em série o que vai formar um zener de média potência duns 2.5V em paralelo com cada capacitor....a corrente de carga não deve ser maior que 3A. ...Não sei o comportamento deste treco se colocar direto na bateria. De fato quase sei: um baita picão de corrente cujo resultado pode não ser interessante.

justamente, uma bateria de 150ah pode dar picos de até 1000a, essa corrente nos capacitores deve dar bem errado viu kkkk

esse esquema de carregar o capacitor com um resistor ou lampada é aplicado aos automotivos ja. mas me surgiu uma duvida, nos picos de consumo do modulo os capacitores irao descarregar uma parte de sua energia, caindo dos 13.8v que a fonte+bateria produzem.  logo apos essa descarga, a bateria ira mandar a energia de volta para eles, nesse momento nao sei calcular qual a corrente de carga que vai ser mandada para eles. mas acho que vai passar muito esses 3a. nesse caso os capacitores vai funcionar o tempo todo nesse ciclo de carga e descarga ligados a bateria nesse caso corro algum risco de danificar eles?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Penso que ele descarrega no pancadão tum tum do som. Cálculos pra isso não são pra meros mortais. Neste caso estimo que  descarrega relativamente pouco portanto a recarga não demanda tanta corrente.

 

8 horas atrás, mateusMX disse:

carregar o capacitor com um resistor ou lampada é aplicado aos automotivos ja

trem doido. Minha intuição estava correta...

Continuo achando que deves consultar ou aguardar alguém do ramo sonorização automotiva...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Mas o principio dos fundamentos da experiência está correto. Existem os mega capacitores que são um só. E existem as pontes de capacitores como a do post. Capacitores de grande capacidade e baixa tensão. E existem as pontes de capacitores de tensão de 16V ou 24V mas de menor capacitância para serem somadas e chegar na capacitância desejada. Mas realmente como foi dito a questão é calcular os circuitos de controle de carga e descarga desta energia armazenada.

Segue fotos de um mega capacitor único e outro da Audiophonic em ponte paralela.

 

mega-capacitor-tpmos-30-farad-cromo-black-com-voltimetro-D_NQ_NP_718291-MLB25883934717_082017-F.jpg

mega-capacitor-audiophonic-h-tech-amc-12-D_NQ_NP_999209-MLB25602810036_052017-F.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 5 meses depois...

Olá amigos comprei um módulo SOUND DIGITAL 8000 rms.... E um MEGA CAPACITOR BOOSTER 10 farads para ele... Após ler seus inúmeros comentários de todos vocês cheguei a conclusão que este MC não atenderá ao meu módulo já que não entrega a capacidade real dele... Alguém de vcs poderia me mandar um projeto para eu poder fabricar um MC apropriado para este módulo de 8000 rms.... Obrigado a todos que me ajudarem 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Sérgio Lembo meu amigo obrigado por cv com a minha pessoa.... Não entendi muito bem o que você quis dizer.... Pois sou leigo no assunto.... Mas acabei comprando um mega capacitor de 35 farads... Dizem nos post que ele suporta na verdade uns 13,5 farads.... Então a minha conclusão (de leigo) é que vou usar um módulo 8.000 rms tendo um mega capacitor 35 farads qe apresenta uma autonomia 13,5 farads estaria sobrando 5,5 farads.... Sobrando alimentação..... Espero que eu esteja correto com a minha conclusão.... Se você tiver alguma coisa me fala.... Gosto de ler e conversar sobre isso.... Por enquanto um abraço... Observe. : te procurei no Facebook a respeito dessa conversa também... Mas você não tem observado lá há muito tempo... 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Luciano Minarini , suas dúvidas se devem ao fato de não ter entendido a dinâmica de energia no seu circuito.

Quem vai fornecer a energia necessária é a bateria, cabendo ao alternador a recarga quando necessário. Ocorre que em grandes picos de demanda a bateria não vai dar conta. Esses capacitores não conseguem armazenar muita energia, mas conseguem entregar o pouco que armazenam em grande velocidade. Dessa forma, quando houver o pico de consumo, a bateria entrega o que consegue e o capacitor complementa. Terminado o pico, fica a bateria com capacidade ociosa e o capacitor aproveita esse momento para se recarregar.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O@Sérgio Lemboo

O que vou utilizar para carregar as 10 baterias é um carregador elétrico de 200 amp (fonte Automotiva) então não há ligação com o alternador do carro... Talvez eu ainda possa utilizar uma outra fonte de 120 amp junto o que daria 320 amp sómados coloquei uma foto do meu som onde aparece algumas baterias.... É um reboque... 

1523704767751.jpg

adicionado 12 minutos depois

@Sérgio Lemboda pra ver na foto as 02 fontes carregadoras em cima da bancada do reboque... A branca com cooler corresponde a 120 amp e a preta que tem uma caixa de papel em cima corresponde a de 200 amp com regulador da tensão junto com a corrente que vai de 12,6 a 14.4 volts.... 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!