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Tem uma forma bem simples de fazer essa transformação: procure uma oficina que rebobine motores, normalmente eles tb comercializam motores novos e usados. Faz um rolo a base de troca. :P:thumbsup:.

Se usar a sua ideia tb vai funcionar, mas vai ter força reduzida, não foi projetado pra isso, não inventa moda.

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51 minutos atrás, Sérgio Lembo disse:

Se usar a sua ideia tb vai funcionar, mas vai ter força reduzida, não foi projetado pra isso, não inventa moda.

Isso aí. Dependendo da carga pode queimar o motor rapidinho.

Ou troca o motor ou arranja um inversor de frequência (coisa cara).

  • Curtir 2
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34 minutos atrás, Sérgio Lembo disse:

Nem falei disso, um WEG tá 2x o preço do motor novo.

Sim. É só em último caso mesmo, tipo quando é um motor grande que fica muito caro por um monofásico ou quando não dá pra trocar o motor em hipótese nenhuma.

 

Agora, existe um tipo de gambiarra de capacitor que foi elogiada até mesmo por um professor de elétrica:

 

Consiste em ter dois motores trifásicos (no caso o autor disso tinha um motor sobrando).

 

Um motor gira a toa com o capacitor lá naquela gambiarra tradicional e o outro vai na máquina que vamos usar ligado em paralelo com o primeiro motor. O objetivo disto é que o primeiro motor forme um gerador trifásico, as bobinas dele como estão defasadas em 120° vão criar as outras duas tensões que faltam para o 2° motor funcionar corretamente.

 

Claro que existe os contras disso como gastar mais energia do que o necessário, pois temos dois motores ligados ao mesmo tempo. O primeiro motor não queima porque está livre, sem peso no eixo.

 

Os prós foi que o cara não precisou trocar o motor, nem comprar um inversor de frequência e ainda deu utilidade pra um motor que estava a toa.

 

 

 

 

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@Mestre88, me explica esse lance direito, pois é exatamente meu caso, possuo 2 motores trifásicos idênticos, e um está instalado numa granja como ventilador, numa rede 115/230V, usando  a gambiarra do capacitor, e o outro está encostado num canto, poderia usá-lo  para alimentar o outro motor?

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9 minutos atrás, caolne disse:

@Mestre88, me explica esse lance direito, pois é exatamente meu caso, possuo 2 motores trifásicos idênticos, e um está instalado numa granja como ventilador, numa rede 115/230V, usando  a gambiarra do capacitor, e o outro está encostado num canto, poderia usá-lo  para alimentar o outro motor?

Sim. Tem que fazer o fechamento em triângulo e ligar os dois juntos em paralelo com o capacitor. 

O que está a toa vai servir de gerador para o outro. 

Segundo o professor que eu mencionei no post acima o motor a toa gera duas tensões de 220V defasadas em 120º através de suas bobinas. 

O único problema disso é que gasta mais energia elétrica do que o necessário. 

  • 6 meses depois...
Postado

Caro Márcio,

Se sua tensão for 220V, configuração é triângulo; se for 380V, estrela. No entanto, vê as especificações na plaqueta do motor. 

O lado esquerdo da figura abaixo seria a ligação normal, o direito com o capacitor. O valor do capacitor deve ser tal que a corrente no seu ramal deverá ser igual a corrente normal do motor, quanto maior o capacitor maior será essa corrente. Essa corrente será limitada pela Reatância Capacitiva. Para uma ligação em 220V, use um valor da capacitância 12 vezes o valor da corrente; se a tensão for 380V, use um valor da capacitância 7 vezes o valor da corrente.

Essa gambiarra funciona relativamente bem para pequenos motores (2CV, 4CV, no máximo 5CV). O rendimento cai para 80%, ou até mesmo 60%, em relação a configuração normal, isso vai depender das características gerais do motor.

Claro, quanto mais potente for o motor, maior será o desperdício, veja o que é racionalmente mais econômico.

 

 

Trifase2Monofase.png

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