Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Ryzen 1800X e cooler Master hyper t4


Posts recomendados

Eu uso o hyper t4 com um Core i5 6600k e ele nunca passa de 45 graus nem em dias quentes e testes de stress. Recomendei pra um amigo que montou um pc com o ryzen 1800x e tanto eu quanto ele ficamos decepcionados. Em idle a temperatura varia de 45 a 55 graus e em uso, bate os 80 graus. 

 

Gostaria de uma recomendação de um cooler com um bom preço que fosse melhor que o hyper t4 pra esse ryzen. 

 

Valeu pessoal! 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Concordo em partes. O gabinete é um nzxt phantom 240, o mesmo que o meu. Sim, é um processador mais forte e eu esperava que fosse esquentar mais. Só que quase 40 graus a mais é muita coisa. Por causa disso estou querendo uma indicação de algum cooler mais eficiente e que não seja tão mais caro.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

23 minutos atrás, vinardo888 disse:

Só que quase 40 graus a mais é muita coisa. Por causa disso estou querendo uma indicação de algum cooler mais eficiente e que não seja tão mais caro.

Esse 1800X tem um Off-Set de temperatura de 20ºC, ou seja, ele informa uma temperatura maior do que realmente tá.. Dependendo, pode ser até o programa usado, informando errado.. 

 

https://www.nzxt.com/products/phantom-240-white

 

Air cooler até 158mm.. Talvez um Water Cooler, mas precisaria saber se o produto em questão, é compatível com soquete AM4.. Nem todo CPU cooler é nativamente compatível, como o T4..

 

Se o @Contiusa puder dar uma dica..

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@vinardo888 45ºC em teste de estresse com o i5-6600K é impossível. Está mais para temperatura em repouso, especialmente "em dias quentes". Ou então você está vendo as temperaturas errado ou a sua CPU / placa-mãe está bugada. Nem com um H115i você vai conseguir 45ºC em teste de estresse "em dias quentes". Acho que nem "em dias frios" também.

 

Eu acho que o offset do Ryzen foi consertado no Ryzen Master. Você precisa atualizar o BIOS para a última versão e atualizar o Ryzen Master se tiver algum update disponível. Ou então baixe a última versão. Mas alguns BIOS ainda vão ler errado, inclusive a curva dos fans (pela minha experiência, acredito que a maioria). Mas só se baseie pelo Ryzen Master. Dizem que o HWmonitor também está consertado, mas a AMD sempre teve esses bugs de temperatura. 

 

São poucas as opções de air cooler para o Ryzen. Em geral são air coolers baratos com presilha, tipo Hyper T4 ou Gammaxx S40. Especialmente se o seu gabinete só aceita coolers de 158mm. Se você está com problemas, não recomendo nenhum. Nem os Noctua vão caber. Talvez o NH-U12S, mas pode ficar apertado. Como os Noctua são caríssimos, vale mais a pena comprar um water cooler.

 

Se não for problema de offset, melhor comprar um water cooler. H60 é compatível, ou então um Maelstrom 240T (precisa comprar o kit adaptador no ML por 15$).

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador
8 horas atrás, vinardo888 disse:

Eu uso o hyper t4 com um Core i5 6600k e ele nunca passa de 45 graus nem em dias quentes e testes de stress.

Testou em mais de um programa? Registrou a máxima durante o teste? Suas leituras estão erradas ou seu computador está com algum problema que o mantém subutilizado.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Valeu pelas respostas galera!  A bios foi atualizada sim. Pra medir a temperatura eu estava usando o aida64. Não conhecia esse ryzen master, vou testar com ele. 

 

No meu pc com o 6600k sempre ficou com temperaturas muito baixas, nunca consegui fazer ele passar de 50 graus, chegou até mesmo a medir 31 num dia que estava 33 de temperatura ambiente. Quando digo stress falo edição de vídeo porque é o que costumo usar, ou o teste de stress do cpu-z mesmo. Ou jogos, costumo deixar o msi afterburner ligado pra medir uso de gpu e cpu e temperaturas. Pode ser por eu não ter feito overclock nele, mas ele não esquenta mesmo. O meu pc tem mais de 2 anos, comprei logo quando lançou a família skylake. Nunca esquentou mesmo, não sei se por eu ter enchido o gabinete com todos os coolers que cabiam. 

 

Vou acabar recomendando esse water cooler mesmo pra ele. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 minuto atrás, vinardo888 disse:

chegou até mesmo a medir 31 num dia que estava 33 de temperatura ambiente.

 

Pois então, isso é uma impossibilidade da física :P Não pode estar mais frio do que a temperatura ambiente. Sempre igual (micro desligado) ou acima (micro ligado). Atualize o seu BIOS (se tiver). Essas temperaturas são bugadas.

 

Instale o Ryzen Master da página da AMD e veja como fica.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@vinardo888 pode ser o BIOS da sua placa-mãe. Aí não tem jeito. O AIDA não costuma errar com CPUs da Intel. O que eu costumo ver é o HWmonitor, Real Temp e HWiNFO. Se entre esses 4 aplicativos (AIDA inclusive) continuar baixo assim, você pode escrever para o suporte da placa-mãe e reclamar. Ou pode ser uim bug do processador, mas eu nunca vi.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Contiusa Então, os 33 graus que ele deve ter falado, é bem possível que seja a medição da cidade, dentro da casa pode estar nos 25 por aí sem problemas. 

Quando eu tinha um i5 6400, ele ficava tão frio no T4 que eu o achava um cooler espetacular, batia 62 graus em prime95 no máximo, em jogos era uns 50 nessa faixa.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Flávio Santana Lima pelo contexto e as temperaturas, não parece. No meu quarto está fazendo 31º, o micro em repouso está a 38-42º. Para que o meu micro mostrasse 28ºC eu teria que estar na serra das Agulhas Negras e vendo as temperaturas do Rio. Talvez nem assim.

 

É muita coisa. E a temperatura no Rio está 27ºC (5ºC abaixo do meu quarto).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador
Em 25/12/2017 às 20:16, vinardo888 disse:

No meu pc com o 6600k sempre ficou com temperaturas muito baixas, nunca consegui fazer ele passar de 50 graus...

Tem algo errado aí mesmo... Medição errada ou processador subutilizado.

 

E, como já comentaram, seu computador ficar abaixo da temperatura ambiente é impossível. Isso viola as Leis da Termodinâmica. Seu processador e seu cooler não podem ficar mais frios que o ar que os cerca.

 

Existem incertezas em todas as medições, nada é perfeito. Mas nunca passar de 50ºC com esse Core i5 6600K e o Hyper T4 é impossível. Abra o HW Monitor e rode um teste de stress. Veja a leitura máxima.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!