Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Formatar o HD ao trocar a placa-mãe


BernardoSK
Ir à solução Resolvido por Lucas3301,

Posts recomendados

Salve raça.

Eu sei que já há vários tópicos sobre esse assunto aqui no fórum, mas ainda assim sinto a necessidade de criar um novo. Em todos os outros tópicos eu só encontrei pessoas que estavam substituindo suas peças para um upgrade, então podiam fazer backup de seus dados tranquilamente. Acontece que a minha placa-mãe simplesmente parou de funcionar, e agora vou ter que comprar uma nova.

 

Placa antiga - placa nova

 

Bem, o chipset e até a fabricante são diferentes, então significa que precisa formatar sim, mas eu queria só ligar o computador uma vez pra eu conseguir fazer o backup de todos os dados que eu preciso. Será que funciona?

 

Ainda há uma alternativa que eu estava pensando em recorrer: eu tenho um HD velho (muito velho) de 80 GB. Talvez eu possa instalar o sistema nele pra depois fazer os backups e então instalar o sistema no disco certo. O problema é que eu acho que esse HD nem funciona mais, deve estar queimado, estou com medo de liga-lo a uma placa-mãe novinha.

 

Enfim, peço ajuda da irmandade aí.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Coloque o HD e vê se vai entrar no SO, pode ser que sim porém os drives da placa nova não estarão instalados e se você tentar instalar pode dar problemas de incompatibilidade, perda de desempenho, etc. Se for para ligar apenas para fazer backup, creio que consiga e depois formata por segurança.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Solução

Existe uma chance do sistema bootar tranquilamente, nesse caso nem necessitaria de formatação pois o próprio Windows já baixaria e configuraria os drivers da nova placa. Caso não funcione, você pode simplesmente tentar reparar o Windows (opção disponível no menu da instalação) ou instalar um Windows novo por cima do atual, é só você selecionar o HD e prosseguir com o processo de instalação sem clicar na opção "Formatar" ou não excluir a partição durante o processo, os arquivos não são perdidos em ambos os casos.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Bem raça, cá estou eu novamente.

 

Troquei de placa-mãe, peguei uma Asus que acredito ser de ótima qualidade. Liguei o HD do sistema que já usava antigamente, o PC demorou um pouco pra ligar porque ficou configurando dispositivos, isto é, instalando o driver da minha placa nova. Contudo, ainda sinto a necessidade de formatar. Ele iniciou e tem alguns bugs estranhos acontecendo, por exemplo: não aparece mais a barra de pesquisa na barra de tarefa; algumas contas que eu vinculei ao sistema fizeram logout; e não sei se tem alguma coisa a ver, mas um pouco antes de começar a escrever esta resposta, as caixas de som faziam um barulho bem estranho.

 

Enfim, vou formatar para garantir que tudo fique em ordem. Agradeço à irmandade que dedicou seu tempo a responder a minha dúvida. Espero que encontrem 50 reais no chão amanhã. Valeu.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!