Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado
2 horas atrás, aphawk disse:

@albert_emule ,

A oscilação nesse caso é de baixa freqüência , em torno de 10 Khz, ou estou entendendo errado ?

Entendí que é ressonante e auto-sintonizável, mas a bobina de Tesla gera frequências bem mais altas.

Mesmo assim achei muito interessante isso !

Paulo

Só mudar a bobina e o capacitor. 

Mudando a bobina e capacitor, muda a sintonia. 

adicionado 6 minutos depois

O cara que fez a engenharia reversa do fogão de indução: 

http://openschemes.com/2010/11/11/1800w-induction-cooktop-teardown/5/

• Curtir 2
Postado
Em 26/02/2018 às 21:05, albert_emule disse:

Não sou da época. Mas eu até que conheço estas tralhas todas. 

Tenho certa curiosidade nas tecnologias medievais. 

https://www.youtube.com/watch?v=VQt_kl70FtM

Descobri porque os caras usam som alto nos carros... é pra cobrir este som de buzina... kkkk zoeira...

adicionado 12 minutos depois
Em 08/03/2018 às 12:25, mlegnari disse:

Experimente um 1n4007 (não é o indicado, mas costuma ajudar muito) o ideal seria um diodo ultra-rápido, mas esse simples pode lhe mostrar o que esta acontecendo....

Em projetos simples (relês de 5 e 12v) estou usando diodos 1n4148... eles são suficientes para isso? o pode queimar meu transistor? obrigado.

Postado
Em 14/03/2018 às 10:28, BloodCeltics Lopes disse:

Descobri porque os caras usam som alto nos carros... é pra cobrir este som de buzina... kkkk zoeira...

adicionado 12 minutos depois

Em projetos simples (relês de 5 e 12v) estou usando diodos 1n4148... eles são suficientes para isso? o pode queimar meu transistor? obrigado.

Meça a tensão no momento do desligamento, em pequenas bobinas eu notei uma tensão na média de 10x maiores do que foi aplicado para 3ms de acionamento

O 1N4007 suporta uma tensão maior de condução, mas não é rápido. Usando mosfet irf640 e o 1n4007 anti-paralelo já acionei uma bobina de tesla pequena por varias horas seguidas em 12v e picos de 100v no desligamento

• Curtir 2
Postado
Em 14/03/2018 às 10:28, BloodCeltics Lopes disse:

O relé não tem corrente suficiente para queimar um diodo desses, pode usar sem problemas. 

Eu também uso eles. 

• Curtir 1
Postado
7 horas atrás, Mestre88 disse:

O relé não tem corrente suficiente para queimar um diodo desses, pode usar sem problemas. 

Eu também uso eles. 

Ufa... tinha acabado de fazer um projeto e enchi deles... ja tinha pensado que ia ter que trocar todos...

Valeu pela dica.

• 3 semanas depois...
Postado
2 horas atrás, BloodCeltics Lopes disse:

Esta bobina mostrada nestes videos com tip31 dá choque? a violencia do choque dela é tipo aqueles teasers? ou dá para colocar a mão de boa?

obrigado.

@Isadora Ferraz testa pra nós !^_^

• Haha 1
  • Membro VIP
Postado

Num róla. Acabei de fazer chapinha.

Amigo, pela distância da faísca e pelo barulho do chhhh ou tic você tem uma ideia da potẽncia do trem. Se der um "pá!" é bem forte mas se der um "tic" é fraquin

Se você colocar um resistor duns 50M em série, eu deixo você colocar o dedo em 10KV. Dica: coloque 50 de 1M em série e numa reta só.

• Haha 2
Postado
18 horas atrás, Sérgio Lembo disse:

O tamanho do tranco eu desconheço, já que a corrente de saída de baixa, mas no mínimo uma agulhada vai sentir.

18 horas atrás, mlegnari disse:

@Isadora Ferraztesta pra nós !^_^

kkkkkkk

17 horas atrás, Isadora Ferraz disse:

Num róla. Acabei de fazer chapinha.

Amigo, pela distância da faísca e pelo barulho do chhhh ou tic você tem uma ideia da potẽncia do trem. Se der um "pá!" é bem forte mas se der um "tic" é fraquin

Se você colocar um resistor duns 50M em série, eu deixo você colocar o dedo em 10KV. Dica: coloque 50 de 1M em série e numa reta só.

Valeu pessoal, muito obrigado entendi perfeitamente.

• Membro VIP
Postado

O que você tomou foi um "tac" (entre o tic e o pá) de descarga de um capacitor.... é isso: o tubo é (era) um capacitor por isso a "história de assombração" que te contavam quando criança que o tubo dava choque mesmo desligado era verdadeira.

Postado
3 horas atrás, Isadora Ferraz disse:

O que você tomou foi um "tac" (entre o tic e o pá) de descarga de um capacitor.... é isso: o tubo é (era) um capacitor por isso a "história de assombração" que te contavam quando criança que o tubo dava choque mesmo desligado era verdadeira.

Pior ainda é que a TV tava ligada, o fly back estava vazando AT e eu não sabia. 

Só descobri quando cheguei com a mão perto dele. 

• Haha 1
  • Membro VIP
Postado

bixo burro kk.

tmj. Já levei um sssssszzzzzssss deste duma tv ... à válvula. Vi tudo azul por uns 5 minutos. Meu ouvido zumbe até hoje.

Sobre por a mão num trem destes com resistor em série... Certa feita fiz um motor iônico tipo este...

15_35_15.gif

15_35_15.gifcom arame mesmo.

Segurei-o numa mão e noutra o resistor 22M duns 5W (de tv a válvula) e este encostei no flyback. Num é que o trem girou magicamente "sozinho" mesmo? O monte de 'Ohhh, uau, nossa!' que ouvi nem compensaram direito. Me deu módor de cabeça depois. kk

http://www.feiradeciencias.com.br/sala15/15_35.asp

• Haha 2

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

GRÁTIS: Aprenda a Ler Resistores e Capacitores

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!